O Conceito de Direito

O Conceito de Direito Herbert L. A. Hart

Resenhas - O Conceito de Direito

TalesVR 22/07/2019

Início ou não (?)
Logo de início em qualquer curso a primeira tarefa é delimitar o seu objeto de estudo. Pois bem, a obra de L.A Hart, ''O Conceito de Direito'' faz isso porém de forma não tão fácil assim para iniciantes eu diria. É uma obra virtuosa em explanar conceitos de Sociologia Jurídica, Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito, em um emaranhado de explicações densas porém muito bem colocadas, é preciso admitir. É uma obra que está se tornando clássica mas que não é tão lida assim, principalmente por se tratar de Direito inglês, de tradição de common law, fazendo com que alguns exemplos se percam.

Senti falta de alguns ''pingos nos I'' que Hart poderia ter dado. Por exemplo: ele brinca com conceitos de soberano e súdito mas não chega a colocar que no Direito o soberano é o Estado; essa foi uma intervenção que eu mesmo tive que fazer. Enfim, é bom um livro mas não sei se realmente ''introdutório'' ou ''final''. Como Platão disse: é preciso pesquisar muito para se conhecer pelo menos um pouco, e o que esse conteúdo me proporcionou. Não tive prazer na leitura, tive apenas sede do que estava sendo exposto. Definitivamente uma leitura virtuosa porém pouco agradável. Mas que coisa, não?

Diogo 25/12/2017

Junto à Teoria Pura do Direito, é um livro essencial para entender o atual debate na filosofia. Principalmente para entender a obra de Dworkin.