O Design do Dia-a-dia

O Design do Dia-a-dia Donald A. Norman




Resenhas - O Design do Dia-a-dia


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Babi 24/03/2021

Essencial
Os ensinamentos desse livro são essenciais pra qualquer pessoa que queira saber mais sobre design, seja para produtos físicos ou digitais. O autor consegue escrever de forma tão didática que diversas vezes esqueci que estava lendo um livro técnico. Recomendo muito!
comentários(0)comente



vitorandre 17/02/2021

Um livro bom, com bom conteúdo, mas essa edição já ficou pra trás
O livro em si é muito bom. Excelente.
Um convite a analisar os artefatos do cotidiano de forma muito diferente, sob a perspectiva do design. Traz métodos, conceitos, dicas. Não fica apenas falando dos problemas, mas mostra como resolvê-los e como enxergá-los.
Porém, nessa edição, tem muitos exemplos antigos, previsões sobre coisas que já se concretizaram, principalmente na área de informática.
Mas isso, se lido com bons olhos, atento e consciente, não é um problema e sim mais uma qualidade.
comentários(0)comente



Marquete 12/01/2021

Livro excelente!
Recomendo bastante a leitura para quem quer aprender sobre usabilidade dos produtos do dia a dia, sejam eles físicos ou digitais. O autor apresenta de forma divertida exemplos que nos deixam claro o quanto pequenos detalhes, geralmente imperceptíveis a um olhar rápido, são importantes na usabilidade das coisas. Alguns exemplos, na versão menos recente da obra, são de produtos já retrógrados, mas os ensinamentos continuam válidos e contemporâneos. De forma leve, o autor apresenta seis princípios da usabilidade: visibilidade, feedback, restrição, mapeamento, coerência e affordance. Livro obrigatório para UX Designers e Designers de Produtos, mas tão útil quanto para Engenheiros de Software ou Arquitetos, por exemplo. Após a leitura, você passará a ver tudo a sua volta de uma maneira totalmente diferente.
comentários(0)comente



Gabriela.Mello 20/12/2020

Livro necessário para todos...
Especialmente designers, engenheiros e arquitetos, qualquer pessoa que trabalhe elaborando produtos, digitais ou físicos. Dá uma nova forma de ver o mundo.
comentários(0)comente



Dalmo 23/10/2020

Um clássico do design
Publicado no final dos anos 80, onde a internet ainda não havia sido popularizada e muitas das tecnologias que revolucionaram a forma como usuários e produtos interagem atualmente eram embrionárias, Design do Dia a Dia é um clássico. A abordagem do foco no usuário e dos desafios do design abordados no livro são, em alguns casos, premonições para o futuro da daquela época e nosso atual presente. Há uma associação discreta com estudos psicológicos e temas conectados à economia comportamental que enriquecem ainda mais a leitura para os mais atentos. Um livro que deve ser lido.

site: https://www.redumbrella.me/blog/categories/arte-e-fotografia
comentários(0)comente



Renata 11/10/2020

Livro base para o Design
Donald Norman é ficha marcada na área de Design. O conceito de usabilidade, de design centrado no usuário, são base de suas obras.
O livro Design do Dia a Dia é fundamental para compreender a necessidade de se pensar em um projeto centrado no usuário. Leitura-chave para um Design ético e responsável!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Daniela 03/04/2020

Uma grande aula
Esse livro não é uma leitura leve e divertida em que você vai captando vários insights a medida que vai lendo. Don Norman cria uma estrutura lógica e profunda sobre os sistemas de design, dando inúmeros exemplos de design de produtos e equipamentos. Demora um pouco para você digerir tudo o que aprende, mas nessa hora é quando você realmente faz o paralelo da lição de Don para o design que você aplica no seu dia a dia. Achei que o livro é um pouco desatualizado e extenso, mas ainda valeu muito a pena tê-lo lido, cada capítulo foi como uma grande aula. Existem vários exemplos de equipamentos antigos no livro, que eu nunca nem sequer ouvi falar, então essas partes podem ser um pouco confusas, ainda sim os ensinamentos ainda são muito relevantes para até design de interfaces.
comentários(0)comente



guimarin 20/06/2018

Ótimo livro sobre a importância do design
Gostei bastante da leitura em cada capítulo é possível chegar em alguma conclusão importante sobre o desenvolvimento de produto. Abre os olhos para quem não conhece ou não entende muito sobre o assunto e destaca (assim como no título) a importância no design do dia-a-dia. Também demonstra que muita vezes o design não é pensado ou planejado e por isso falho. Recomendo a leitura para quem pretende assim como eu desenvolver um produto e para aqueles que atuam na área.
comentários(0)comente



happymoon 09/06/2018

Chato mas obrigatório
Leitura fundamental para estudantes e profissionais da área de UI e UX.
comentários(0)comente



Thiago 01/12/2017

Um clássico, de fato
Apesar de ser um livro antigo (edição original de 1988), apresenta muitos conceitos que continuam valendo para os dias de hoje. É um ótimo livro para introduzir designers a questões de usabilidade, e principalmente para refletir sobre a importância disso em seu trabalho. Ao longo das páginas, Norman vai apresentando elementos importantes para pensar em um design voltado para melhoria da qualidade de vida das pessoas, e põe em cheque a preocupação limitada á parte estética que muitas vezes domina a área.
Mesmo utilizando alguns exemplos datados (o livro foi lançado quando a o computador ainda era uma tecnologia em desenvolvimento, e ainda se fala em vídeo cassete em determinadas partes), é um livro essencial para quem quer começar a entender o design como ferramenta de mudança a partir da melhoria de experiência do usuário.
comentários(0)comente



Bianca 08/02/2016

Um ótimo livro para criar um design de produto funcional
O livro conta os problemas que as pessoas enfrentam ao utilizar produtos com design ruim. O autor explica como deve ser o processo de criação de produtos ergonomicamente corretos, com manual de uso compreensível, evitando erros de quem vai utilizar. Erros comuns que muitas vezes as pessoas atribuem à elas mesmas e não ao design. Vale muito a pena ler esse livro, pois é repleto de exemplos e muito claro no que se propõe.
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12