O Design do Dia-a-dia

Resenhas - O Design do Dia-a-dia

1 | 2 | 3 | 4

Vidal 29/03/2022

Faz pensar nos detalhes
Livro de 1988 porem decidi ler pois trata-se de coisas do nosso dia a dia! O autor não tinha como prever o mundo on line de hoje mas da uns pitacos de como caminhariam as coisas!
Alem da base do design que não mudou!

Bianca 08/02/2016

Um ótimo livro para criar um design de produto funcional
O livro conta os problemas que as pessoas enfrentam ao utilizar produtos com design ruim. O autor explica como deve ser o processo de criação de produtos ergonomicamente corretos, com manual de uso compreensível, evitando erros de quem vai utilizar. Erros comuns que muitas vezes as pessoas atribuem à elas mesmas e não ao design. Vale muito a pena ler esse livro, pois é repleto de exemplos e muito claro no que se propõe.

Tamer 19/08/2021

Bom mas...
Esse livro é muito bom e essencial para a área de design. É incrível como nos pequenos detalhes os trabalhos de um bom designer são necessários para o bom funcionamento de objetos que utilizamos em nosso cotidiano.
No entanto, pelo livro já ter certa idade, muitas tecnologias que o autor menciona já estão datadas.

Alexia 21/01/2023

O Design do Dia-a-dia
Um livro incrível. Eu adorei todos os assuntos abordados e a forma de escrita.

A escrita é bem equilibrada falando sobre alguns assuntos complexos, mas de uma forma leve e que nos faz questionar várias coisas em relação a tecnologia, principalmente considerando que como o livro foi escrito a algum tempo, algumas das preocupações levantadas pelo autor nós já vivenciamos hoje em dia.

Em todos os temas conseguimos obter o ponto de vista do designer e também do usuário, contando ainda com vários exemplos e imagens detalhadas.

Uma leitura muito interessante que eu recomendo muito não apenas para quem estuda assuntos relacionados ao design em geral, mas também aos curiosos em saber sobre o funcionamento das coisas que usamos no dia a dia.

Daniela 03/04/2020

Uma grande aula
Esse livro não é uma leitura leve e divertida em que você vai captando vários insights a medida que vai lendo. Don Norman cria uma estrutura lógica e profunda sobre os sistemas de design, dando inúmeros exemplos de design de produtos e equipamentos. Demora um pouco para você digerir tudo o que aprende, mas nessa hora é quando você realmente faz o paralelo da lição de Don para o design que você aplica no seu dia a dia. Achei que o livro é um pouco desatualizado e extenso, mas ainda valeu muito a pena tê-lo lido, cada capítulo foi como uma grande aula. Existem vários exemplos de equipamentos antigos no livro, que eu nunca nem sequer ouvi falar, então essas partes podem ser um pouco confusas, ainda sim os ensinamentos ainda são muito relevantes para até design de interfaces.

Dalmo 23/10/2020

Um clássico do design
Publicado no final dos anos 80, onde a internet ainda não havia sido popularizada e muitas das tecnologias que revolucionaram a forma como usuários e produtos interagem atualmente eram embrionárias, Design do Dia a Dia é um clássico. A abordagem do foco no usuário e dos desafios do design abordados no livro são, em alguns casos, premonições para o futuro da daquela época e nosso atual presente. Há uma associação discreta com estudos psicológicos e temas conectados à economia comportamental que enriquecem ainda mais a leitura para os mais atentos. Um livro que deve ser lido.

site: https://www.redumbrella.me/blog/categories/arte-e-fotografia

Anne Balbueno 10/01/2024

Incrível
Sempre ouvi falar do Norman, mas foi a incrível a destreza dele em passar por vários tópicos de design e usabilidade.

Bianka.Gouvea 03/02/2024

Livro técnico e prático
Design do dia a dia deve ser lido por todos que trabalham na área ou se interessam por ela. Nele Norman mostra que os objetos vão muito além da estética, ele nos ensina que saber projetar algo é também entender como a mente humana funciona. Lendo esse livro,as vezes me pegava em umas partes mais psicológicas, outras mais filosóficas. É surreal como ele perpassa por esses mundos e nos mostra o quanto isso impacta na experiência do usuário e principalmente no trabalho do designer. Além disso, gostaria de acrescentar que por ser um livro antigo, os exemplos de objetos e designs trazidos não são tão comuns dos dias a atuais, mas mesmo assim, não prejudica o entendimento e a proposta do livro que permanece atemporal.

Djeison.Hoerlle 15/03/2022

Dando sequência às minhas leituras-estudo, chegou a vez de "O design do dia-dia". Ok, embora eu seja um designer de produtos digitais e o livro seja de 1988 - época em que nem se pensava em computadores como itens cotidianos - a autoria é do pai do User Experience Design (ou ao menos pai do termo), Donald Norman, portanto achei que seria uma experiência válida. Só que não foi.

O motivo não é nenhuma falta de eloquência no discurso, no conteúdo ou mesmo na forma como é apresentado (embora eu tenha me cansado das infinitas histórias sobre as convenções e viagens do autor) e sim algo inerente à experiência humana: o tempo.

Sim, sempre ele. E mesmo me recusando a utilizar o termo "datado" - até porque tudo é invariavelmente produto de sua época - eu preciso admitir que ele teve sim seu papel de vilão na obra em questão.

Isso porque sou um millennial que nunca precisou discar em um telefone, tampouco usar um projetor. Meu primeiro contato com um computador foi posterior à revolução Macintosh e também à revolução Windows 97, o que me impossibilitou de mergulhar nos dramas das descrições dos sistemas primitivos que eram utilizados na época da publicação. Para falar a verdade, eu sequer conseguia visualizar a maioria dos exemplos.

E embora eu não tenha curtido, jamais ousaria tirar qualquer mérito do do autor, afinal, se as coisas melhoraram a ponto de não conseguirmos sequer empatizar com as dores dos usuários de 40 anos atrás, é porque os apelos aqui descritos foram ouvidos e considerados pelas gerações de designers seguintes.

No fim das contas, acho que essa é a sina das obras que se propõem a melhorar o mundo e as coisas dele: quando de fato conseguem, deixam de ser guias práticos para virar história.

bibizuda 05/10/2021

Muito bom!
Acho que esse livro deveria ser leitura obrigatória pra qualquer designer. Fico um pouco triste de não ter lido antes, mas certamente indicarei pra todos os meus amigos de profissão. Mas em especial, para as pessoas que estudam design centrado no usuário, esse livro é um essencial, não só por auxiliar na lista de atitudes importantes que um designer pode fazer, mas especialmente por ampliar a visão relacionada a todo e qualquer tipo de design presente ao nosso redor. Adorei, vai virar livro de cabeceira.

Renata 11/10/2020

Livro base para o Design
Donald Norman é ficha marcada na área de Design. O conceito de usabilidade, de design centrado no usuário, são base de suas obras.
O livro Design do Dia a Dia é fundamental para compreender a necessidade de se pensar em um projeto centrado no usuário. Leitura-chave para um Design ético e responsável!

_vivics 05/09/2023

O mau design e a falsa causalidade
Eu diria que o foco desse livro é, principalmente, apontar (de forma quase filosófica) diversas questões em relação ao uso dos objetos do cotidiano e como o design desses objetos afeta a forma como interagimos com eles.

Um ponto de muita relevância nesse sentido é a perspectiva de Norman de que muitos erros do cotidiano são causados pelo que o autor chama de "mau design" dos próprios objetos, o que faz com que erros sejam mais prováveis de acontecerem - implicando em consequências que podem ter variados níveis de complexidade. Tendo isso em vista, esses erros devem ser atribuídos muito mais aos objetos em si do que à pessoa que o utiliza, e essa também é uma questão importante a se pensar a respeito da responsabilidade no design.

Além disso, Norman também trata de diversos aspectos comportamentais e cognitivos como memória, atenção e percepção, que são aspectos importantes quando falamos sobre entender a forma como as pessoas aprendem e interagem com o seu ambiente.

No geral, o livro é quase como se fosse um guia do que fazer e o que não fazer em um design, apesar de ser mais focado em objetos físicos do que no contexto digital.

"Não punam as pessoas por cometer erros. Não se ofendam com isso. Mas, sobretudo, não ignorem o erro. Tentem projetar o sistema de maneira a permitir erros. Reconheçam que o comportamento natural nem sempre é exato"

vitorandre 17/02/2021

Um livro bom, com bom conteúdo, mas essa edição já ficou pra trás
O livro em si é muito bom. Excelente.
Um convite a analisar os artefatos do cotidiano de forma muito diferente, sob a perspectiva do design. Traz métodos, conceitos, dicas. Não fica apenas falando dos problemas, mas mostra como resolvê-los e como enxergá-los.
Porém, nessa edição, tem muitos exemplos antigos, previsões sobre coisas que já se concretizaram, principalmente na área de informática.
Mas isso, se lido com bons olhos, atento e consciente, não é um problema e sim mais uma qualidade.

1 | 2 | 3 | 4