Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo Margot Lee Shetterly

Resenhas - Estrelas Além do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

limanubia 19/03/2024

Temática interessante mas muito técnico
O assunto é bem legal mas da metade pro final é só uma romantização estadunidense sobre a soberania deles em relação a Rússia. Mulheres pretas na ciência e na nasa é um tema bem nobre, porém a narrativa vai pra um viés de meritocracia e umas ideias bem liberais, li na força do ódio. Em determinado momento a narrativa vai pra um campo bem técnico dos cálculos e muita descrição de dos ?onibus espaciais? o que é uma chatice - ao menos pra mim que não tenho interesse nesse campo.

thamyrescas 14/01/2024

O livro retrata a história real das matemáticas negras que levaram o homem à lua durante segunda guerra mundial. Além de retratar a dificuldade das mulheres em trabalhar em um ambiente dominado por homens o livro tb retrata o forte racismo vivido nos ?? na época. Muito bom ??.

Clara 09/01/2024

Achava que seria algo próximo ao filme
O livro é muito bom, principalmente para quem curte história e coletânea de fatos verídicos. A minha decepção maior foi ter comprado com a expectativa de que seria uma narrativa livre e mais detalhada do filme (isso que dá comprar sem ler sinopses).
Para mim foi bem desafiador realizar essa leitura, pelo grande número de informações, nomes e termos técnicos que não conhecia. Mas de modo geral, mesmo com tudo isso, foi super válido!

ArthurBueno 08/01/2024

História inspiradora
?É uma história de esperança, de que, mesmo entre as mais duras realidades de nosso país?segregação legalizada, discriminação racial?, há a evidência do triunfo da meritocracia, que cada um de nós deve ir até onde o talento e o trabalho duro possam levar.?

I.volner2 31/12/2023

A história de mulheres que sonharam quando muitas nem imaginavam ser possível. A difícil e ao mesmo tempo incrível luta das mulheres negras americanas que revolucionaram a história da ciência espacial. Em alguns pontos a história se prolonga no detalhamento dos protótipos dos aviões espaciais, o que acaba cansando um pouco a leitura, mas mesmo assim vale a pena conferir.

canecão 08/10/2023

Fiel a adaptação.
Sim, o filme e o livro são totalmente fiéis uns aos outros, não porque a história é exatamente a mesma, mas sim porque ambos são ruins.
A premissa em si é maravilhosa, é um livro com uma história que é importante mas sendo sincero, é uma leitura muito arrastada. É melhor ver o filme!

Gi 06/10/2023

Estrelas incríveis
Neste livro acompanhamos a história de mulheres negras que de professoras e estudantes de matemática tornaram-se funcionárias da NASA. A vida de mulheres que enfrentaram a segregação racial e o preconceito, trabalhando com homens que não aceitavam a classe, a cor e a inteligência dessas mulheres.
Uma narrativa um pouco densa para quem não tem conhecimento algum de matemática avançada, mas incrível por saber e se inspirar pela dedicação e perseverança dessas mulheres. Dorothy Vaughan, Katherine Johnson, Mary Jackson, as estrelas incríveis.

jmrainho 21/09/2023

Mulheres que sabem contar
Essa é mais uma história verídica de mulheres que fizeram diferença no mundo dos homens. São mulheres e negras, o que aumenta o preconceito e costumam desaparecer da historia. São três protagonistas que participaram do projeto da Nasa que levou o primeiro homem a Lua, e elas foram essenciais, ou melhor, determinantes, com seus trabalhos, para o sucesso do evento. E enfrentaram desafios de sua condição social, gênero e cor de pele. Mas foram determinadas. Vale a pena ver o filme baseado no livro, e cuja nova edição da obra coloca na capa as fotos dos atores e atrizes.

Ana Claudia 12/08/2023

Uma história real que mostra a importância da matemática e das ciências para que possamos realizar trabalhando sempre juntos.

Dorothy Vaughan, Mary Jackson, Katherine Johnson e Christine Darden viveram em uma época em que mulheres e minorias não eram tratadas com igualdade, nem recebiam o crédito pelos seus trabalhos.

Um programa espacial para colocar em prática me deixou muito curiosa com a forma que essas três mulheres souberam lidar com a segregação racial e as humilhações pelas quais tiveram que suportar.

Fio muito legal ver e entender como essas mulheres tão inteligentes se destacaram com seus talentos, suas opiniões e como as conduziu a abrir caminhos para tantas outras conquistas.

Uma história que teve muita pesquisa e foi muito bem escrito.

Gustavo 16/05/2023

Decidi ler esse livro por causa do filme, e fui difícil terminar, pois não é um livro com diálogos, está mais para um documentário, contudo, a história é muito boa, bem narrada, mostra a importância que essas personalidades tiveram na história, pode ser uma leitura cansativa, mas vale a pena.

Mikaela9 12/05/2023

Leitura difícil, mas TÃO necessária
O "difícil" do título se deve unicamente as partes que a autora se aventura a nós explicar, ou as vezes só citar, os termos mais técnicos.

Passado isso, o livro é tão bom, mas tão bom, que tu lê e nem percebe que já se apegou a história de todas as essas mulheres pretas que foram tão necessárias, e além, e tiveram sua importância apagada.

É uma ode a um tempo que com certeza foi, se assim eu posso dizer, mágico porque tudo parecia impossível depois de chegar lá, lá longe mesmo, e uma homenagem incrível de se acompanhar e saber.

Gian 25/04/2023

Muito antes de Neil Armstrong pisar na lua, um grupo de mulheres trabalhavam como matemáticas para a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NACA), que mais tarde se tornou a NASA. Elas eram conhecidas como computadores humanos, pois estimavam com lápis, régua e calculadoras os números que lançariam foguetes e aeronautas para o espaço.
Entre elas várias mulheres afro americanas se destacavam. Eram algumas das maiores mentes de sua geração.
Apesar do racismo e da segregação, elas se mudaram para a cidade de Hampton, na Virgínia, e começaram a trabalhar no impressionante laboratório da Aeronáutica. Graças a isso, os Estados Unidos conquistaram uma grande vitória na corrida espacial contra a URSS, estabelecendo-se como a nação que dominou completamente os céus.

Somente uma coisa a se dizer...
Essas mulheres são FOD4S!

Aline 03/04/2023

Leitura maravilhosa, melhor que o filme (isso pq amo o filme kkk).
Os termos técnicos me deixaram um pouco perdida, mas mesmo assim vale muito a pena.

Mina 15/03/2023

Um livro espetacular, aprendi muito sobre o funcionamento na da NASA e nem é o foco tô livro. Foi uma mergulhada profunda na época da segregação, trazendo muita consciência sobre o empoderamento da mulher negra e como foi o processo. Todo o livro foi embasado em fatos e dados históricos ( foi uma historiadora quem escreveu) mas importante relevar q não é um formato de romance.a corrida especial é detalhada com perfeição com foca na computadoras do oeste e a sua vital partição neste evento, em alguns momentos a leitura fica carregada/ monótona, mas é uma leitura que com toda certeza vale a pena.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6