Estrelas Além do Tempo

Estrelas Além do Tempo Margot Lee Shetterly

Resenhas - Estrelas Além do Tempo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Poli 27/04/2020

Mulheres fortes e inteligentes que fizeram história
Estrelas além do tempo é resultado de um magnífico trabalho de pesquisa realizado pela autora Margot Lee Shetterly, que transporta para as páginas diversas histórias de mulheres negras que contribuíram significativamente para a história da NASA. O livro é uma bela viagem pelo trabalho das computadoras - matemáticas, especialmente as negras, desde o tempo em que as mulheres precisaram ser convocadas para compor a força de trabalho e inteligência necessária para ajudar a vencer a Segunda Guerra Mundial; até as glórias da corrida espacial que culminou com os primeiros passos do homem na Lua. A história narra com sensibilidade as dificuldades existentes em um cenário de discriminação, segregação racial e privilégios masculinos.

Gi 06/10/2023

Estrelas incríveis
Neste livro acompanhamos a história de mulheres negras que de professoras e estudantes de matemática tornaram-se funcionárias da NASA. A vida de mulheres que enfrentaram a segregação racial e o preconceito, trabalhando com homens que não aceitavam a classe, a cor e a inteligência dessas mulheres.
Uma narrativa um pouco densa para quem não tem conhecimento algum de matemática avançada, mas incrível por saber e se inspirar pela dedicação e perseverança dessas mulheres. Dorothy Vaughan, Katherine Johnson, Mary Jackson, as estrelas incríveis.

Emi 24/08/2022

A história é linda e acho que todo mundo deveria ler e conhecer a história dessas mulheres?
O livro me fez refletir muitas coisas, principalmente a diferença entre EUA e Brasil.
A escritora é de primeira viagem e acho que isso colaborou em algumas coisas que poderiam ter sido melhores. Como algumas personagens têm nomes iguais ou parecidos, pode ir ficando meio confuso. Principalmente com o vai e vem no tempo e nas personagens que estão sendo relatadas.
No final folheei o livro todo novamente relembrando trechos, pq até o final consegui visualizar bem quem era quem.
Achei a leitura muito válida!
Agora falta ver o filme
Tati 24/08/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso

C. P. 05/09/2022

Mulheres calculadoras e inspiradoras
Acredito que de início me senti meio burra frente a tamanha inteligência e capacidade das estrelas desse livro. Pois aqui não caímos direto na nasa nem nada disso, vamos sim conhecendo Katherine, Mary e Dorothy. Desde suas formações cursos, faculdades pós, carreiras como professoras e como chegaram a onde chegaram. Esse livro não é como um romance, é mais como um artigo, talvez uma tese, não sei e explicar, só sei que de início parece ser muita gente muita informação, mas com a leitura vc vai pegando e juntando. E quando junta. Nossa, não é só sobre como elas foram importantes na nasa. Elas entraram ali e nem era Nasa. A escrita nos envolve e mostra de forma sutil como foi a luta contra a segregação e como eles lidavam. Achei incrível o sentimento de cooperação., de se ajudarem como um grupo. E no fim, claro, chorei. Lá no epílogo a gente vai conhecendo mais outras mulheres incríveis e também vendo como foi a pesquisa da autora e tal. Lindo demais. Super recomendado *_*

Nat 12/04/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Com o título original de Hidden Figures, que seria algo como figuras escondidas, Estrelas Além do Tempo conta a história de algumas “computadoras femininas” – matemáticas mulheres que trabalharam na NASA e foram muito importantes em várias descobertas, porém foram quase que apagadas da história, porque, afinal, além de mulheres eram negras. Acho esse livro de uma importância incrível, bem como o filme (que chegou a ser indicado ao Oscar por melhor atriz coadjuvante). O livro em si, não achei tão bem escrito e me desestimulei em algumas partes (o que também pode ser porque é biografia, e não aaamooo o gênero). No entanto, vale muito pela história. Ainda não vi o filme ^^

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat
wanessa 02/02/2024minha estante
Também achei arrastado e não curti a escrita. O filme é bom porque pegou as partes mais interessantes do livro.

Ana Claudia 12/08/2023

Uma história real que mostra a importância da matemática e das ciências para que possamos realizar trabalhando sempre juntos.

Dorothy Vaughan, Mary Jackson, Katherine Johnson e Christine Darden viveram em uma época em que mulheres e minorias não eram tratadas com igualdade, nem recebiam o crédito pelos seus trabalhos.

Um programa espacial para colocar em prática me deixou muito curiosa com a forma que essas três mulheres souberam lidar com a segregação racial e as humilhações pelas quais tiveram que suportar.

Fio muito legal ver e entender como essas mulheres tão inteligentes se destacaram com seus talentos, suas opiniões e como as conduziu a abrir caminhos para tantas outras conquistas.

Uma história que teve muita pesquisa e foi muito bem escrito.

Gio 04/04/2022

Muito bom, mas é devagar
A história é incrível, muito interessante e tem uma grande quantidade de informações, completíssimo.

Porém pra mim foi extremamente arrastado porque em alguns momentos ele fica muito técnico, com uma linguagem mais complexa então eu não considero uma leitura fluída, achei que eu não fosse conseguir acabar apesar de ter gostado muito.

Mina 15/03/2023

Um livro espetacular, aprendi muito sobre o funcionamento na da NASA e nem é o foco tô livro. Foi uma mergulhada profunda na época da segregação, trazendo muita consciência sobre o empoderamento da mulher negra e como foi o processo. Todo o livro foi embasado em fatos e dados históricos ( foi uma historiadora quem escreveu) mas importante relevar q não é um formato de romance.a corrida especial é detalhada com perfeição com foca na computadoras do oeste e a sua vital partição neste evento, em alguns momentos a leitura fica carregada/ monótona, mas é uma leitura que com toda certeza vale a pena.

Lulu 25/11/2021

Esse livro é muito interessante, apesar de achar triste o fato de mulheres, principalmente as negras, precisarem lutar para ter acesso a direitos básicos, acho muito incrível ver como elas eram mulheres sensacionais, inteligentes e guerreiras.

Gabiii 15/03/2021

Esse livro é muito necessário, conhecer a história de pessoas que tiveram seus feitos "escondidos" da grande mídia por tantos anos devido à sua cor e à seu gênero. É uma verdadeira inspiração, principalmente para as garotas que são interessadas e/ou pretendem seguir uma carreira nas áreas de STEM (eu mesma, por um momento, me senti inspirada a ser matemática ou engenheira devido ao filme). Apesar disso tudo, achei a leitura muita arrastada (por isso demorei quase um mês). O livro é menos dramático e mais fiel que o filme, e ele é cheio de explicações, para você entender a ciência envolvida nas pesquisas, o que pode deixar a leitura um pouco "chata". Mas recomendo do mesmo jeito!

Ralibô 23/10/2022

Prefiro o filme
A adaptação cinematográfica é mais contagiante que o livro, que narra tudo de maneira um tanto técnica, acredito que por expor acontecimentos historicos, não houve qualquer sentimento esenvolvido. É basicamente uma narrativa de como as mulheres negras super inteligentes, conseguiram alcançar um pouco de reconhecimento, nesse processo derrubando vários preconceitos
wanessa 02/02/2024minha estante
Também gostei mais do filme

Tathi (@Doidosporserieselivros) 19/05/2021

Olá queridos amigos leitores! Seguimos no projeto de zerar os não lidos da estante, a minha última leitura foi esse livraço maravilhoso e super pertinente ao momento que vivemos chamado Estrelas Além do Tempo que foi publicado no Brasil pela Harper Collins em 2016 e adaptado para as telas no mesmo ano.

A trama conta a história de três mulheres negras a frente de seu tempo, matemáticas tentando se afirmar em uma geração e meio de trabalho dominado por homens, nada mais nada menos que a NASA.
A história é baseada em fatos reais e chegou a ganhar o Oscar em três categorias, incluindo a de melhor filme.

A escrita da autora é maravilhosa e a introdução e a forma que foi feita fazem com que nos conectemos nas primeiras palavras.

A edição também traz as fotos das pessoas reais que inspiraram o livro, fotos dos projetos e dos espaços em que trabalhavam na época .

Estrelas além do tempo é um livro brilhante, necessário e genial para todos os tipos de leitores, para inspirar, mas também para conscientizar.

#hiddenfigures
#estrelasalemdotempo
#harpercollins #blacklivesmatter #vidasnegrasimportam

Flá Costa 28/05/2017

Não se iluda com o filme
Inspirada pelo filme, quis ler o livro e já achei uma chatice logo nas primeiras páginas. A ideia é sensacional e de maneira nenhuma desmereço a história dessas incríveis mulheres que venceram tantas barreiras. Porém, não gosto da maneira como a autora resolveu contar essa história. É enfadonha, cansativa, parece um monte de dados soltos, com tantos nomes que nos distraem e nos deixam sem a oportunidade de conhecer nenhum!
Acabo de abandonar.
isa.leitora 13/09/2017minha estante
Exatamente o mesmo sentimento que tive. Fiquei confusa com tantos dados. E abandonei quando não sabia de qual Dorothy estava se falando, já que duas protagonistas tinham esse nome.

Jacqueline 30/12/2017minha estante
É porquê o livro é um trabalho historiográfico, não um romance, então pra quem não está habituado ao método de escrita na produção histórica realmente pode ser chato enfadonho.

Adiel.Cobucci 30/01/2018minha estante
Concordo plenamente. Persisti até 25% do livro, mas não consegui continuar pela mesma justificativa sua: É enfadonha, cansativa, parece um monte de dados soltos, com tantos nomes que nos distraem e nos deixam sem a oportunidade de conhecer nenhum! Infelizmente abandonei também.

Roseane 06/11/2018minha estante
Pessoas brancas tem dificuldade em lidar com o racismo bem descrito, se sentem desconfortaveis. O filme veio para romantizar a historia cruel de quem sofre segregacao racial. E francamente falar da vida de profissionais de matematica sem falar de seus grandes feitos em matematica seria estranho, e como falar da vida de Pitangi sem poder falar dos detalhes das inovacoes que ele fez na cirirgia plasticas.

Sol 27/08/2020

A história precisa ser preservada para não ser esquecida. E ainda bem que existem livros para que a gente descubra coisas tão incríveis como as que essas mulheres fizeram.

jfs_ 27/03/2017

Que livro inspirador! Indico a leitura para todas as mulheres, e principalmente as mulheres negras. Livro rico em informações e referências. Extremamente bem escrito, e de um cuidado sem igual para contar uma história que precisava ser revelada para o mundo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6