Clube do Livro

Clube do Livro Luzia de Maria

Resenhas - Clube do Livro

Tassi 11/12/2013

Ser leitor- que diferença faz?
Para dizer a verdade, se algum dia eu me tornar metade da pessoa que Luzia de Maria é, ficaria demasiadamente realizada e feliz. Já li outros livros dela, mas este, com certeza se tornou o meu favorito.
O clube do livro surgiu graças a um projeto da própria autora no colégio Liceu Nilo Peçanha, em meados da década de 80. Uma escola pública, alunos humildes, e que em sua maioria não tinham intimidade com o mundo da leitura.Pode-se imaginar a surpresa que estes jovens tiveram quando uma professora anunciou que, naquele ano eles não estuariam gramática, nem fariam exercícios e todas aquelas coisas que esperavam. Naquele ano eles iriam ler. No mínimo, cinco livros por mês. Máximo não existia.
Os alunos tiveram receio no início. Mas, à medida que eles embarcavam no mundo da leitura, perceberam a magia das letras.Muitos alunos que antes não liam começaram a devorar vários exemplares. Muitos chegaram no fim do ano tendo lido mais de 50 livros só naquele ano.E todos eles obtiveram êxito, e hoje são profissionais bem qualificados. Alguns deram seu depoimento neste livro.
Este é o tema principal do livro: o poder transformador da leitura. Não só para os alunos, mas para os professores também. Pois o professor é um grande influenciador na vida de seus alunos, assim como os pais. Ninguém aprendeu tudo que deveria saber. A busca por conhecimento não termina na escola ou na universidade. Afinal de contas, a vida é uma eterna escola.
O livro também fala da da importância da leitura desde os primeiros anos de vida. A leitura é o principal exercício para o cérebro. Protege o leitor contra diversas doenças da mente, entre elas o mal de Alzheimer e a pior de todas: a ignorância.
Outro ponto interessante que o livro traz são os benefícios da leitura. Ao devorar bons livros, o leitor escreve melhor, entende melhor, fala melhor, e se torna melhor, não só em Português mas em outras disciplinas também. Não existe essa de "dom". Um bom leitor certamente é um bom escritor.
Além de relatar todas as maravilhas do mundo da leitura, a escritora ainda indica vários livros maravilhosos, que já entraram para a minha lista de desejados. E termina dando o exemplo do gênio Machado de Assis, que é sem dúvida, um grande exemplo do poder transformador da leitura.
Márcio Arthur 08/07/2014minha estante
Adorei o seu comentário. Pena sutileza e, ao mesmo tempo, detalhes bons e pontualidade.

Blanda 26/01/2010

O clube do livro.Resenha
Este livro,apesar de não ter uma história,como eu estava acostumada,ficção,ou uma bela fantasia épica...não,não é.O surprendente é que eu amei este livro como tantos outros,uma história de aventura mesmo estando parada.

Um livro apaixonado,não...não é romance,lendo ele é fácil notar o amor,a paixão o fascíonio da escritora pela leitura,era como se ela estivesse relatando o que eu não conseguia expressar em palavras,o amor aos livros,às aventuras de cada história,emoção de cada batalha travada...Lendo ele era como estar conversando com ela,não virando as páginas,mas ao vivo,no real.

Imaginava como em um café ao modo inglês,sentadas em duas poltronas ao ar da tarde...um brisa soprando os minutos não corriam,várias questões entravamo no assunto,e no final da conversa,a minha indecisão em que livro seria o próxima havia sumido.Ela fala de tantos livros que é impossível ficar sem vontade de pagar um.Não fala como escritora,mas como leitora,uma das nossas,"apaixonada,adoradora,estasiada,mergulha como nós nas histórias e às devora com voracida".Como não gostar de um livro assim?

Podem ler sem medo,não fala de como a gramática é importante.Fala da importancia da leitura com prazer...Leirtura por prazer.

Dri Ornellas 18/10/2013

Gostei !! Mas não é o que eu esperava (e isso não tira o mérito do livro rs) O livro é o relato da professora que trabalhou de uma forma diferente a literatura e leitura na escola que trabalhava e como esse jeito não convencional foi MUITO mais produtivo que o jeito escolarizado comum. Li procurando informações sobre a influência da literatura na formação das pessoas e o livro acaba tendo poucos dados sobre isso, os que tem são só reflexões ainda que traga algumas boas referências de autores que tratam sobre o tema. É uma boa leitura para quem gosta de ler sobre leitura ;)

meriam lazaro 13/07/2017

Pitacos sobre O Clube do Livro
De forma entusiasta, Luzia de Maria criou em sala de aula um clube do livro na escola pública em que lecionava. Seu entusiasmo contagiou grupos de jovens para além da leitura bimestral obrigatória.
No clube era necessária a leitura mínima de 5 livros por bimestre valendo nota de classificação. Quem quisesse uma nota dez, teria que ler pelo menos 10 livros. A lista continha livros indicados por Luzia de Maria, por outros professores e sugestões de alunos. Não só romances eram citados para aguçar a gula do leitor, mas também livros de conteúdo científico apresentados de forma atrativa aos jovens. A molezinha era que não havia prova, mas para avaliar a compreensão do texto era necessário escrever duas páginas de comentários sobre o livro escolhido pelo aluno. A redação, corrigida com rigor, apontava erros gramaticais, indicação de releitura de trechos da obra para melhor compreensão. Escritores convidados compareceram ao Clube do Livro para conversar com os alunos, como foi o caso de Ubaldo Ribeiro.
Luzia de Maria faz distinção entre LEITURA e LITERATURA. Sendo necessário primeiro formar leitores, o prazer em ler deve falar mais alto que a sistematização de períodos e escolas literárias, conhecimentos que depois entram naturalmente na rotina do aluno. Para formação da linguagem, inclusive escrita, sugere a leitura em voz alta como de maior eficácia para as crianças, ao invés de contarmos a história com palavras diversas daquelas do livro. A autora exemplifica, em especial, com a experiência adquirida com sua neta, para quem histórias infantis eram lidas desde bebê.
Ao final encontramos relatos divertidos e comoventes de ex-alunos da escola (nem todos eram alunos de Luzia de Maria), quase trinta anos depois dos primeiros Clubes de Leitura. Em entrevistas no You Tube ficamos sabendo que Luzia de Maria continua pensando e incentivando projetos de leitura como instrumento necessário para a verdadeira democracia.

Frase escolhida:

"No mundo contemporâneo, o conceito de verdadeira democracia passa pelo decisivo investimento na formação de leitores."