Crianças da Noite

Crianças da Noite Juliano Sasseron

Resenhas - Crianças da Noite

Fabio.Chagas 11/07/2021

Aquela leitura que diverte os menos exigentes ...
Sangue, intrigas, mentiras, lutas, ação, uma rede invisível de poder e, para calibrar tudo, um universo vampiro. Quem tem predileção por esses temas encontra no livro Crianças da Noite (Novo Século, 287 páginas), de Juliano Sasseron, um momento de degustar esses elementos. E é preciso fôlego, pois a ação corre do começo ao fim e se mescla num mundo paralelo ao humano, onde os vampiros travam uma luta pelo poder.

A linguagem é simples e direta. O detalhamento das personagens segue o ritmo acelerado do livro: é rápido, indolor, sem tempo para firulas. O que importa na história não são os mínimos detalhes, mas as lutas, as brigas, o mundo ensandecido e obscuro dos vampiros. E claro: o jogo pelo poder de seus clãs.

Na história surgem diversas personagens, muitos com papel secundário, mas relevantes para o curso narrativo. Trata-se de uma história que, em seu princípio, mostra como se dá a hegemonia dos clãs vampiros, com suas lutas, traições, seus modos de se fazer política e obter influências. No decorrer da narração, o foco é a busca de um grupo de vampiros pelos ?documentos do Início?, ou seja, um material produzido pelos primeiros seres sanguinolentos, que guarda uma série de profecias.

Também há demônios, seres obscuros das trevas e, é claro, lobisomens que, nesse caso, são guardiões das florestas. Há também pequenas críticas veladas à corrupção que está presente em todos os cantos, principalmente no poder executivo, com seus ?mensalões? da vida (e da roubalheira).

Mas o grande lance do livro é aquela sensação de correria, de pura aventura em 287 páginas. É necessário fôlego. E, para quem gosta de ação, mesclada com muita magia, Crianças da Noite é um excelente pedido.

Lobão 29/04/2013

Um dos melhores livros sobre vampiros!
Ô mãeeee, traz uma toalha que meu livro está derramando litros de sangue em cima de mim... Brincadeiras a parte, o livro é exatamente isso um banho de sangue em cada pagina que se passa.

Juliano Sasseron conseguiu tirar do foco a pobre e pacata cidade que de repente é atacada por vampiros sedentos de sangue.

O drama do livro se baseia na busca de um grupo de vampiros, pelos “Documentos do Inicio”, relatos sobre profecias e a origem desses seres admirados/temíveis que dão poderes divinos a quem os possuir, e nas disputas entre sociedades vampíricas.

Um dos diversos pontos muito grande a favor do livro foi manter o mito original do vampiro, sol mata, tem que dormir e outras coisas que os amantes desse gênero ama, na verdade são dois pontos favoráveis, um eu acabei de dizer, o outro, é que o autor não ficou enrolando com nada, ia direito ao ponto, um drama rápido focado na ação.

Legal demais, um livro para toda garotada, e para os marmanjos também!

Pontes 29/10/2012

Surpreendente
Magnífico!
A linguagem é simples, o que faz a história fluir muito bem.
O autor mostra uma criatividade incrível ao montar o cenário de ação.
Meu tipo preferido de histórias de vampiro.
Poucas pessoas gostam de livros nacionais. Talvez o preconceito ainda fale alto.
O diferencial é que aqui a história não passa somente em um país. Vemos cenas no Brasil, no México, nos Estados Unidos, na Itália, o que nos faz pensar que os acontecimentos narrados no livro são globais, afetando toda a humanidade.
Adorei!

Lucas 25/08/2012

Bom, primeiramente quero deixar claro que é ótimo que autores brasileiros cada vez mais escrevem esse tipo de literatura e por isso acho louvavel a iniciativa de Juliano Sasseron.
O livro começa bem e até empolga no começo tendo alguns personagens até bem carismaticos mas de certa forma, não muito bem construidos, mas dá para relevar esse fato, o problema maior é o objetivo dos personagens, no começo querem algo, depois sem ter muita explicação eles mudam de objetivo, nunca tem muito porque o que cada personagem faz, o ritmo começa a ficar muito rapido e as coisas vão acontecendo muitas vezes sem ter sentido ou só para narrar uma briga, que pra quem gosta só de briga ele tem uma narrativa boa dos combates entre os vampiros, voltando ao livro, no meio do livro voce já perde qualquer empatia pelos personagens do começo e vão sendo incluidos personagens novos sem historia nenhuma, simplesmente aparecem e já compartilham da mesma vontade dos personagens mais antigos, em varios pontos não faz muito sentido, fora que as coisas são muito rapidas e faceis, em uma pagina eles começam a procurar alguém e na outra já o acharam e já estão lutando, e assim a trama vai sem muito sentido até o final que tambem não empolga, pois como eu disse as razões do inicio do jogo não tem mais nada a ver com as do final.
Concluindo eu penso que temos mesmo de cada vez mais ter autores com esse tipo de literatura porém creio que ainda precise de uma certa refinação em alguns pontos do livro.

Amanda Reznor 06/05/2011

Entre socos e mordidas
Juliano Sasseron apresenta-nos o mundo brutal dos Vampiros através de uma leitura fácil e repleta de ação: não há cenas paradas em Crianças da Noite, onde cada minuto é contado numa corrida contra o tempo de diferentes seitas imortais, cada uma em busca de artigos e interesses valiosos do meio vampírico.

Não perca essa viagem assombrosa e dilacerante de Crianças da Noite, ou o próximo a levar uma mordida pode ser você!

Raquel 06/03/2011

Horrivel, deveria ser recolhido e queimado
Livro horrivel! Muito mal escrito, muita ação e muito rapido. Fiquei perdida varias vezes sobre quem eram os personagens que estavam atuando no momento. O autor, inexperiente, parece ter muitas ideias para colocar no papel mas não sabe descrever direito e já passa pra outra cena.

Não recomendo e já vendi o meu exemplar (que paguei uma fortuna numa livraria) num sebo
LUCIANA 22/11/2012minha estante
Concordo. Muito chato!!!

Felipe Santos 09/10/2010

Um olhar diferente sobre a mitologia
Um olhar diferente sobre a mitologia vampírica é o que o livro "Crianças da Noite" nos presenteia. A historia é baseada num grupo de vampiros que busca uma relíquia sagrada dos vampiros: a escrita sobre a origem dos vampiros e suas profecias sobre o fim do mundo.

"Crianças da Noite" mostra o mundo vampírico vivendo às margens da sociedade. A estrutura é quase medieval com vampiros ocupando diversos cargos na organização vampírica. Os vampiros não podem se revelar aos humanos son pena de quebrar a tradição vampírica, o que limita bastante o "poder" de um vampiro (parte que eu gostei bastante).

O livro é dinâmico e com muita ação. Os poderes dos vampiros são um ponto criativo à parte. Estão lá a força sobrehumana, a regeneração sobrenatural e a velocidade predatória. Mas existem outros poderes muito legais, como o poder de manipular as sombras ou mexer com os medos mais sombrios. As lutas vampíricas são excelentes. Outro ponto forte do livro são as "brincadeiras" vampíricas.

Um ponto polêmico é a falta de personagem principal. Por ser muito dinâmico o livro pouco se prende a um ou outro personagem. O que também se traduz na falta de um vilão. O que se trata aqui é a busca pelos fragmentos perdidos, pouco importando quem está atrás deles. Eu gostei desta forma narrativa, uma vez que o objetivo do livro é te envolver numa grande aventura. Parabéns ao Juliano Sasseron e que venham mais livros.

Felipe Santos
Autor do "O Preço da Imortalidade"
Blog: williambrenauder.blogspot.com

Juliano 07/08/2010

Um livro ágil, com muita ação

Devido a velocidade da narrativa, fica uma sensação de confusão. Falta um pouco de detalhamento, lapidação das tramas. O que importa na história não são os mínimos detalhes, mas as lutas, as brigas, o mundo ensandecido e obscuro dos vampiros. E claro: o jogo pelo poder de seus clãs. É indicado principalmente para quem gosta de luta, muita luta e sangue.

Na história surgem diversas personagens, muitos com papel secundário. Trata-se de uma história que, em seu princípio, mostra como se dá a hegemonia dos clãs vampiros, com suas lutas, traições, seus modos de se fazer política e obter influências. No decorrer da narração, o foco é a busca de um grupo de vampiros pelos “documentos do Início”, ou seja, um material produzido pelos primeiros seres sanguinolentos, que guarda uma série de profecias.

Há de se destacar que os vampiros não são simples imortais. De acordo com seus clãs, possuem certas peculiaridades: podem ter poderes mágicos, praticarem necromancia, enganar a todos com ilusões, se transformarem em seres silenciosos, brincarem com sombras e ter habilidades inimagináveis com as mais diversas armas. Para quem está acostumado com vampiros mais comuns, esses daqui são diferentes.

Também há demônios, seres obscuros das trevas e, é claro, lobisomens que, nesse caso, são guardiões das florestas. Há também pequenas críticas veladas à corrupção que está presente em todos os cantos, principalmente no poder executivo, com seus “mensalões” da vida (e da roubalheira). Poderia ser editada esta parte, para melhorar a fluência e cortar possíveis sensos comuns, como o fato da política ter podridão.

Mas o grande lance do livro é aquela sensação de correria, de pura aventura em 287 páginas. É necessário fôlego e muita atenção para entender a rede invisível de poder das trevas que o livro revela.

O autor – Juliano Sasseron nasceu em 6 de dezembro de 1985, em Andradas – MG e é engenheiro agrônomo. Com 18 anos, escreveu seu primeiro livro Abençoado? e, aos 19, Crianças da Noite, que foi publicado pela editora Novo Século em 2008.

Léo 19/04/2010

Gostei
Bom,quero começar essa resenha dizendo o quanto gostei do livro Crianças da Noite.

Tá legal,é um pouco confuso,e algumas vezes até fraca a narrativa,mas eu discordo da opinião de alguns que o livro é imaturo para ser publicado!

A história é muito boa,foi muito bem desenvolvida,e mostra claramente que Juliano Sasseron tem talento!
Adorei!
E alguns ainda dizem de um livro que não se trata de vampiros. Pelo contrário!Eu nunca vi um livro de vampiros tão democrático e político... rs
Muito organizado, a história é muito bem amarrada e o autor soube desenrolar muito bem a história!No começo,por causa da FRACA narrativa,eu achei que o livro seria ruim. Mas ele tendeu a melhorar cada vez mais,chegando á um ponto em que não queria mas largá-lo e que mergulhei de cabeça na obra criada por Sasseron. Tenho que dar os parabéns a esse autor!Conseguiu me surpreender!
Tá certo que é um livro sem longas descrições de personagens e cenários,mas mesmo assim não deixa de ser uma maravilhosa obra vampiresca, envolvendo assuntos que eu nunca pensava ler em algum lugar e, com a narrativa perfeita, indo direto ao ponto e chegando rápido em seu objetivo.
Por fim, mais do que recomendado para quem é fã de histórias com ação,muita aventura,(Os políticos também vão curtir...)magia e temas simbólicos que podem conquistar qualquer um!
Meu amigo começou a ler quando não tinha nada pra fazer, e agora tá desesperado para que eu o empreste!hehehe

Bom,é isso. Segue a dica:

Se alguém ver o livro na prateleira de alguma livraria,não hesite e compre!Não vai se arrepender! Como sempre digo!

Regina Castro 03/02/2010

Adorei este livro, é de fácil compreensão, claro q num tema q adoro, mas ñ pelo tema mas pela escrita, o autor ñ precisou usar palavras mirabolantes para q seu livro saísse bom do jeito q saiu. É o tipo de leitura q qnt mais se tem, mais se lê e qnd acaba a gente fica esperando pelo próximo, pra ver oq vai acontecer.

Marcus 12/01/2010

...
Como o própio escritor escreve com suas palavras de baixo calão....
UMA BOSTA

Bia 26/12/2009

RPG em folhas de livros
Houve um tempo aqui no Brasil que o RPG era condenado como "coisa do Demo", e até algumas mortes foram ligadas à isso, uma vez que pessoas de mentes fracas haviam jogado "pra valer". O RPG (ROle Player Game) é um jogo de interpretação, no qual consiste em você escolher ou montar seu personagem e interpretar a personalidade dele.

Ver personagens (até alguns que já existem e que tiveram seus nomes roubados sem o menor pudor) sendo "jogados" em "Crianças da Noite" é interessante.

Este livro NÃO é um livro sobre vampiros, é apenas uma ótima campanha para jogar RPG. A história é bem elaborada, mas não há nada de livro de vampiro mesmo. Os personagens são pouco apresentáveis e apresentados. A narração é fraca e muito simples. É como se alguém tivesse contando uma história que leu milênios atrás.

A estrutura da narrativa é simples e fraca: narração, fala, ação, narração, fala, ação, narração, fala, ação. Isso durante todo o livro.

A capa é pouco apresentável e chamativa, o título é fraco e já dá um baita spoiler, o slogan engana.

Não vale a pena ler.

P.S.: eu li porque foi presente de aniversário. Tinha que agradar a pessoa que me deu, porque amo muito ele.
Bruno.Costa 16/05/2017minha estante
Prefiro os nomes originais, mesmo. Sabá e Camarilla podem servir de inspiração literária, além do jogo. Agora trocar os nomes...

Dani 22/12/2009

Videogame
A estória começa bem, mas do meio para o final, a receita desanda. Como quase todos os personagens morrem,fica difícil estabelecer identificação com a estória, que é contada em ritmo de videogame.

maria 12/12/2009

Impressões
Esse livro tem tudo que uma boa historia de terror precisa ter para me encantar,ou seja, tem:

Vampiros
Lobisomens
Magos
Espiões
Seitas
Documentos secretos
Mentiras
Guerra...

É uma leitura bem intensa, muitas batalhas...
EU GOSTO MUITO.. e indico.