Empresas feitas para vencer

Empresas feitas para vencer Jim Collins

Resenhas - Empresas feitas para vencer

MauricioTiso 06/07/2014

Livro de Consulta: Detalha uma sugestão de projeto, passo a passo, para implantar um processo de excelência em Gestão.
Baseado em pesquisa, da segurança nas sugestões.
Conceitos que quebram muitos paradigmas de gestão: Líder Humilde, Foco em uma estratégia, Primeiro pessoas depois tarefas.
Defeito: Menospreza a gestão do dia-a-dia atribuindo ao Líder Nível 5 e às pessoas certas esse papel com ausência de controles. Apesar de ter aparecido isso em sua pesquisa, há de se levar em consideração o legado cultural americano vs o brasileiro no que tange a assumir a responsabilidade ao invés de aguardar a chegada do herói.
Este não é o primeiro livro da série de Collins traduzida para o Português, na verdade, o primeiro é o Feitas para Durar. Porém, recomendo a leitura deste primeiro (O próprio Collins recomenda isso neste livro).
Recomendo para quem estiver assumindo qualquer posição de gerência para cima, em qualquer tipo de Entidade.
Sugiro também, montar um esquema gráfico com os conceitos do livro, ao estilo de um Mind Map.

rrodolfo.lima 30/06/2021

Jim Collins faz um estudo de empresas que fizeram a transição de boas para excelentes, tentando entender o que tem em comum em todas elas e o que aconteceu no período para que tivessem um retorno tão significativo em relação ao mercado

Vanessa.Alessi 08/02/2022

Fundamental, independente do tamanho da empresa
Este trecho resume a essência do livro:

"As empresas que passaram de boas a excelentes construíram um sistema coerente, com restrições claras, mas também deram às pessoas LIBERDADE e RESPONSABILIDADE, dentro do molde do sistema. Contrataram pessoas AUTODISCIPLINADAS, que não tinha necessidade de ser dirigidas e, depois GERENCIARAM O SISTEMA NÃO AS PESSOAS."

Marcelo.Junio 31/07/2021

Baita livro
Achei o livro sensacional e recomendo fortemente. Os conceitos dos líderes de nivel 5, primeiro quem depois o que, porco espinho, paradoxo de Stockdale, construção do volante para a ruptura são sensacionais e me marcaram profundamente, é um baita livro.

Stefrancisn 03/01/2021

Livro dos empreendedores.
Leitura obrigatória para todo empreendedor que almeja levar a sua empresa para o próximo nível em busca da excelência !
Ótimos exemplos de empresas que chegaram lá e indícios de como alcançaram este feito.
Sem bravatas, este livro trabalha com análises, números e comparações diretas.
Recomendo a todos !

ladybaptista 31/01/2022

Leitura Necessária
Um livro fora da curva! O que faz uma empresa sair de "boa" para "excelente" e ainda permanecer por pelo menos 15 anos nessa posição???
Esse livro é um estudo incrível e para quem deseja crescer.
Adorei, achei de fácil leitura!

Boa leitura!

Icaro Sena 18/11/2021

Uma análise muito bem feita de empresas que são excelentes. Analisa a atuação do líder, sobre ideias e o que motiva a empresa e pessoas a serem excelentes. Embasa aquilo que é sabido, paixão + dedicação + ser o melhor = sucesso.
Há ideias no livro que não aceito por completo, mas no geral as ideais apresentadas são ótimas.
Recomendo para líderes, donos de empresas e todos aqueles que querem se tornar excelentes no que fazem.

Tai 08/03/2022

Excelente mas lento
O volante desse livro gira um pouco mais devagar, porém, as lições que tiramos dele são possíveis de serem utilizadas não só em empresas, mas em diversos campos das nossas vidas.

A leitura é um pouco mais densa, com números e gráficos em quase todas às páginas, mas vale muito a pena!

Luan.Brito 07/05/2021

Um livro interessante
Gostei bastante da leitura, da ideia do livro, é muito bom conhecer um pouco sobre a história e as ideias por trás das grandes empresas.

Cotoco 17/01/2022

Inspirador!
Jim Collins apresenta um framework claro, simples e direto para transformar seu negócio ou organização em excelente. A reflexão final sobre porque ser excelente é uma obra prima absolutamente tocante e inspiradora.

Lucas1429 28/04/2023

Epítome da Excelência
Este livro traz um conteúdo muito bem elaborado acerca de seu estudo principal, de como empresas passam de boas para excelentes sem ser técnico demais (qualquer pessoa consegue aproveitar as ideias principais) e cansativo. As lições trazidas aqui não se restringem a atividade corporativa, podendo ser empregadas em diversas áreas de nossas vidas e isso é o que chama atenção, apesar do cerne do livro ser o mundo empresarial, a excelência pode ser atingida nas mais variadas áreas e o autor explica didaticamente, utilizando-se de gráficos e figuras ilustrativas para ajudar a compreensão além de centenas de exemplos de casos reais, a maneira ideal de se realizar a transição de bom para excelente. Este livro é simplesmente a epítome de como atingir a excelência.

Esta foi a minha 4 leitura no ano de 2023.

Constantino 11/07/2021

Leitura excelente uma quem curte negócios
Jim Collins arrebentou nesse livro. Todas as empresas analisadas sao norte americanas, mas a gente consegue ter um entendimento perfeito do que é necessário pra sobreviver no mercado

Sara Férrer 04/10/2021

Esse livro não se aplica só a empresas
Este livro me surpreendeu, as lições que tirei dele vão além da área que ele abrange,muitas coisas podemos usar sobre administração de empresas em nossa vida, as histórias contadas, as analogias feitas e a origem de cada empresa remonta um conjunto completo de ensinamentos. Recomendo a todos.