The Final Empire

The Final Empire Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn: The Final Empire

fatimaria 18/04/2024

é uma experiência muito curiosa ter começado a ler brandon sanderson por stormlight archive, seu trabalho mais recente e grandioso, para depois voltar no tempo e consumir os primeiros livros que ele conseguiu publicar. foi muito incrível ver a habilidade dele como escritor em um estágio mais inicial, suas marcas registradas ainda se desenvolvendo e procurando seus devidos lugares dentro da história.

adorei muito o worldbuilding, os personagens, as suas relações. foi uma leitura muito divertida, que te prende e principalmente te instiga MUITO a continuar essa trilogia, pois aparentemente desde sempre o brandon sabe dosar muito bem o minino de respostas que ele pode nos entregar sem nos irritar kkkkkkkkk ele é um salafrário, e mal posso esperar para ler todo o resto da sua obra

Nando Brekker 17/04/2024

Um plot que eu achei que levaria uma trilogia para completar, foi concluído em apenas um livro! Estou ansioso para saber aonde o Brandan vai nos levar nos próximos livros.
Gostei muito da escrita, do mundo criado, do sistema de magia único e dos personagens super carismáticos.
Adoro acompanhar a Vin e quero saber mais!

Gustavo.Teixeira 16/04/2024

Vale o seu tempo
Um dos melhores livros de fantasia que já li, found family, ação, romance, mundo intrigante e sistema de magia único. Ansioso para continuar a saga.

Maybeinabook 26/03/2024

Mistborn: The Final Empire - Brandon Sanderson
E então eu finalmente me rendi e li um livro do Brandon Sanderson.

QUE LEITURA! Que história incrível, que sistema de magia maravilhoso! Mesmo tendo minhas críticas, não tem como não dar 5 estrelas para esse livro.

Eu não me senti perdida ou entediada em momento nenhum, nem nas partes que claramente eram mais introdutórias, pois o autor enriqueceu tanto esse mundo que cada parágrafo tem um detalhe, uma informação, uma alusão, uma dica sobre o universo e a magia nele contida que, vai por mim, são todos de extrema importância. Esses detalhes se interconectam de tal maneira que a conclusão desse livro, mais especificamente os últimos 10%, foram uma avalanche de sentimentos, com plot twists atrás de plot twists atrás de plot twists, tão intensos que eu mal consigo colocar em palavras.

A escrita do Brandon Sanderson é simples e encantadora, quase que te guiando por tudo dentro da história, te envolvendo sem inventar muita frescura. Tem quem não curta, mas para quem gosta de um estilo mais direto e reto, é uma delícia. Sobre o domínio do inglês, recomendo pegar este livro só se você tiver um inglês intermediário para cima, mais por conta da grande quantidade de detalhes mesmo.

Apesar dos vários pontos positivos, acho importante destacar aquilo que de certa forma me incomodou: primeiro, a completa ausência de personagens femininas relevantes para a história, além da protagonista, até uns 45% do livro. E segundo, o romance. Não me entendam mal, o romance é muito fofo, e o desenvolvimento é bom; mas, quando tantos outros aspectos do livro são magníficos, o que é simplesmente bom de certa forma deixa a desejar. Está na cara que o romance é o calcanhar de Aquiles do livro.

Enfim, esse livro foi simplesmente sensacional. Recomendo a todos os leitores de fantasia, principalmente aqueles que, assim como eu, ficam mais felizes do que se estivessem em um parque de diversões quando encontram uma história tão detalhada e cheia de camadas como esta.

Bekky.Marty 18/03/2024

OMG! What was this ending!?!? So many plot twists, it's amazing!
At the begining it was kind of confusing, but than it was surprise after surprise that glued my eyes on te pages, I couldn't look away!

Samuell.Vilas 15/03/2024

Versão Estendida
O livro poderia facilmente receber uma nota 10 impecável, não fosse pela trama prolongada sem propósito, as vezes parecendo uma versão estendida dos fatos. O universo é espetacular, a história repleta de significados para além da fantasia. Os personagens são verdadeiramente marcantes. No entanto, o livro poderia ter facilmente 300 páginas a menos. Por vezes, a narrativa se perde em pontos pouco relevantes, especialmente no meio da trama, o que compromete o ritmo. Essa questão retira a emoção, o impacto e o momentum da história. Por isso, estou em dúvida se continuarei com a série, apesar de tudo.
@senhoritaprateleira 15/03/2024minha estante
até a resenha do skoob do homem é bem escrita. habla muito amo te amo

justjuliacx 09/03/2024

Decidi reler a trilogia esse ano e não me arrependi. Continua sendo uma das minhas séries favoritas e eu amo de coração todos os personagens. Não achei que ia chorar de novo com o final, mas a escrita do Brandon Sanderson é tão sensacional que não tive como evitar.
Com certeza estou muito animada em continuar minha leitura dos livros do cosmeare.

julAa0 02/03/2024

MARAVILHOSO
Quem diria? Eu comecei a ler esse livro há um ano atrás, na época eu estava achando a leitura devagar e não estava conseguindo me envolver, por isso acabei parando na página cento e alguma coisa.

Dessa vez eu resolvi começar do início novamente. Eu estava determinada a acabar esse livro, e nem percebi quando de apenas ?determinada? eu passei a estar genuinamente envolvida na história e interessada para saber o que aconteceria em seguida.

Acho que, grande parte do meu desinteresse na primeira leitura era resultado de alguns spoilers que eu acabei descobrindo, e isso me deixou com a sensação de que não havia mais mistério para ser desvendado.

No fim das contas, percebi que eu não sabia de nada mesmoKKKKKK O que pra mim é ótimo já que tudo o que eu pensava que faria parte da conclusão da trilogia já aconteceu nesse primeiro volume.

Eu amei os personagens, o carisma do Kelsier, a sabedoria do Sazed, o idealismo do Elend?
Todos os personagens me cativaram, especialmente a Vin.

Vi algumas pessoas comentando que achavam a Vin meio emoKKKKK e cara pode até ser verdade, mas é totalmente justificável considerado o contexto! Anormal seria se de repente, após ter vivido a vida inteira na merda, ela mudasse de personalidade de uma hora pra outra.

Toda a insegurança em relação a se relacionar e confiar em outras pessoas fazia sentido. Além disso, é possível ver a mudança que ocorre na forma de pensar da Vin ao longo da história, eu achei isso incrível. A forma como pequenos momentos mostram que ela passou a confiar mais nos membros do seu grupo. A voz que ela escuta no nas últimas páginas do livro me quebrou!!

Não posso finalizar sem comentar sobre o sistema de magia incrível né? Eu já tinha pensado que a premissa era interessante antes de ler o livro, mas após ter lido a conclusão desse volume e a explicação por trás do poder de certo personagem eu fiquei totalmente obcecada com isso. Adoro como o o mistério é resolvido sem burlar nenhuma das regras já estabelecidas no universo do livro.
Estou muito curiosa para saber o que vai acontecer daqui para frente, esse livro definitivamente não terminou como eu esperava! eu ameiii muito bomm

niconicori 01/03/2024

Perfeito!!
Estava ansiosa pra ler esse livro porque era uma indicação, e não me arrependi nem um pouco! O tamanho do livro assustou inicialmente, mas sinceramente tem história o suficiente pra prender a atenção do início ao fim, é cheio de plot twists e eu não esperava mesmo pelo final ?? tô curiosa pra ver como a história vai seguir daqui em diante.
Enfim, foi bem gostoso acompanhar todo o crescimento e mudança dos personagens, a ideia crua do começo pra algo mais elaborado ao longo da trama. Muito bom mesmo, tô ansiosa pra continuar a saga e até mesmo outros livros do autor também.
justjuliacx 06/03/2024minha estante
Bem vinda ao esquema de pirâmide do Brandy Sandy ??

Bruna 28/01/2024

Veio aí
Okay. Wow.

Sempre vi todo mundo falando bem de Mistborn e nunca vi ninguém falando mal, então minhas espectativas estavam elevadíssimas.

Bem, posso dizer com certeza que não estou decepcionada.

A história é ótima, a criação de mundo é muito bem desenvolvido e o sistema de magia é incrível! Estou ansiosa para ler as sequências.

Acho que um problema que eu vi e não gostei muito é que o Sanderson deixa bastante coisa acontecer off screen e isso dá uma sensação de que não teve desenvolvimento quando aparentemente teve sim.

Quando a Vin soltou a L word eu fiquei passada e pensando "amor??? já????". Mas fui lembrada que tem mais história off screen. Um ponto negativo.

Passei a leitura toda comparando o andamento da história com A Roda do Tempo (que li o primeiro recentemente). Não estava comparando porque a história é parecida pois não tem nada a ver, mas sim porque estou lendo essas duas sagas com uma amiga e nós duas combinados de ler 10% por dia. No final do dia nós duas paramos pra conversar sobre o que lemos e infelizmente Mistborn foi meio tedioso pra gente. Tinha dias que não tinhamos o que falar porque o andamento tava bem lento enquanto que em WOT sempre tinha pelo menos uma coisa interessante para comentar. Outro pontou negativo.

Agora Lord Ruler. Caramba! Lord Ruler. Passei simplesmente 87% esperando ele e ele entregou TUDO!

"I never wanted to be feared.

If I regret one thing, it is the fear I have caused. Fear is the tool of tyrants. Unfortunately, when the fate of the world is in question, you use whatever tools are available."

Like!!!! Poetic literature.

Vários quotes maravilhosos do Chosen One durante o livro todo. Ponto positivissimo.

Eu achava que não tinha como melhorar e aí veio o plot twist do final. ?

"If I fail, another shall come to finish my work."

Vem aí!

Ninaa :) 27/01/2024

Livro incrivel, a construção de mundo, magia, religiões é incrível
dessa vez eu não previ praticamente nada dos plot twists
no início a leitura tava mais travada, menos coisa acontecendo, mais construção de mundo, eu fui demorando um bocado pra ler
mas depois de um tempo os personagens foram me pegando mais
nossa depois dos 70% acho q eu não conseguia desgrudar o olho da leitura, de tão intenso
muito bom! espero isso dos outros também, ansiosa pra continuar

Braz 24/01/2024

É muito bommm
Mistborn é incrível literalmente incrível.
Um reino precário e comandado por ódio, morte e destruição aonde um único governante dita a ordem como quer e ninguém consegue fazer nada.
O lord comanda tudo e todos, mantém um povo "inferior" como escravos, porém sempre existe a chama da rebelião a chama que clama pela liberdade, este cara é Kelsier e é sem sombra de dúvidas um dos melhores personagens que já vi em um livro, ao ler você vê como é um personagem profundo aonde você realmente sente o que ele quer e o porque ele faz o que faz, a personagem principal a Vin é muito bem elaborada, nunca perdendo sua essência. Brandon Sanderson não deixa furos na história e mantém um ritmo de escrita que não cansa em nenhum momento com ótimos plots.
Uma das melhores fantasias que já li, personagens enigmáticos e que realmente fazem você si sentir dentro da história,
Empolgado para Mistborn the well of ascension

Mari 07/01/2024

Não existe outra nota possível pra esse livro que não 5 estrelas, favoritado
Todo leitor de fantasia devia ter como obrigação ler esse livro, que só pode ser definido como uma experiência. Com uma construção de mundo incrível, extremamente criativa, uma escrita maravilhosa e personagens quase reais de tão bem construídos, esse livro entrega tudo como um prato cheio que você não consegue largar enquanto não termina

Wallace.Randal 07/01/2024

Um universo a ser explorado
Apesar de amar os livros de Tolkien, não me considero um leitor de fantasia. Sou, no entanto, muito fã de universos compartilhados e a mim foi indicado os livros de Brandon Sanderson. The Final Empire não é um livro apaixonante à primeira vista, mas contém uma história muito rica para quem dedicar algumas horas de sua vida na leitura da obra. Eu me vi tão fisgado na trama que não era raro me encontrar argumentando à favor e contra Vin, Kelsier e Elend.
Encontrei-me, também, emocionado com as cenas mais dramáticas, e fisgado no jogo político apresentado pelo autor. Agora, mal posso esperar para passar muitas outras horas imerso nas sequências do Cosmere.

Ella 23/12/2023

Mistborn
Com um plot genial e alguns personagems carismáticos, mistborn é uma leitura fluida r proveitosa, com um sistema mágico bom e um desenrolar imprevisível.