Mistborn

Mistborn Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn: The Final Empire

Paulo Matioli 14/12/2020

Surpreendente e Maravilhoso
Como um leitor de fantasia, eu sempre me senti um pouco por ~fora por nunca ter lido nada do famoso Brandon Sanderson, então, nesse final de ano eu resolvi mudar isso.

The Final Empire ou O Império Final, é o primeiro livro da Trilogia Mistborn, uma high fantasy que se passa num mundo completamente próprio e novo onde cinzas caem do céu. Aqui vamos acompanhar a história de vários personagens, porém com um foco maior em dois: O Kelsier e a Vin.

Kelsier é um ladrão muito famoso, conhecido como Sobrevivente de Hatshin, uma "prisão" onde ninguém nunca havia conseguido escapar. E Vin, que também é uma ladra, porém vive numa situação muito precária e hostil. Os dois são Nascidos da Bruma.

A história dos dois se entrelaçará de forma que, juntos, os dois podem derrubar o Tirano que está no Trono de Luthadel, o Senhor Soberano.

Sanderson escreve de uma maneira impecável, com detalhes que são extremamente necessários para que sua leitura seja completa e muito bem entendida. Você se apega aos personagens ao extremo e quer que eles vençam de qualquer jeito.

Ambos os personagens principais (e os secundários também) têm desconstruções durante toda a narrativa, e isso me fez favoritar o livro. Eles saberem que não são invencíveis e que a qualquer momento podem sucumbir. Já iniciei o segundo livro - com muita dor no coração depois do final do primeiro - e mal posso esperar para desbravar todos os segredos de Luthadel. Recomendo muito a leitura para aqueles que amam o gênero.

Queria Estar Lendo 17/08/2021

Resenha: O Império Final
Depois de anos e de complicações e de edições esgotadas no Brasil, chegou a minha hora de conhecer a série Mistborn - nesse caso, a primeira era - com O Império Final, primeiro volume da trilogia do Brandon Sanderson que é um estouro em questão de criatividade e narrativa.

A história se passa em um universo dominado por um grandioso e tirânico império. A maior parte da população já se esqueceu do que significa ter liberdade; há poucos entre os escravos (skaa) dispostos a se arriscar em meio a fracassadas rebeliões e levantes insignificantes. Nada nem ninguém consegue destronar o Senhor Soberano, imperador de tudo que se conhece.

Mas Kelsier está disposto a tentar. Ele reúne um grupo improvável de pilantras, saqueadores, ladrões e escravos-fugitivos em uma missão impossível: derrubar o império final e o Senhor Soberano com ele. Kelsier é um Nascido da Bruma, uma pessoa capaz de conduzir todo tipo de magia que permeia aquele universo; uma pessoa capaz de confrontar o Senhor Soberano, se tiver a coragem para isso.

Com o grupo reunido está Vin, uma adolescente que só conhecia as ruas e os roubos e a sobrevivência sem confiança em ninguém. Com esses malucos rebeldes, no entanto, ela parece encontrar uma família - ou o mais próximo disso. Kelsier se oferece para treiná-la, porque Vin também é uma Nascida da Bruma; em troca, ela vai ajudá-los em seu plano absurdo, infiltrando-se em meio à nobreza.

O Império Final foi meu segundo contato com a escrita do Brandon Sanderson e eu estou muito feliz por dizer que sim, esse homem faz tudo (e estou puta com a Denise de 2014 que perdeu de comprar o box da primeira era de Mistborn por 70 reais). Mas enfim, aprendendo com os erros da vida.

Mistborn é muito sobre política, sobre um sistema mágico extremamente criativo e inesperado e sobre esperança mesclada a caos e vingança. Um mundo que não reconhece a liberdade, que nem mesmo se lembra dela, é um mundo em que a rebeldia é difícil de inflamar. Mas a injustiça e os maus tratos e as diferenças sociais são tão gritantes e explícitas pelo decorrer da história que sentimos o que os protagonistas sentem; essa ânsia de derrubar o império final junto com eles.

É uma missão impossível, mas missões assim pedem por líderes surtados. E entra o Kelsier.

Da primeira cena dele, eu já sabia que me apaixonaria por esse personagem. Ele é bem aquele protótipo de Han Solo que eu amo tanto, com os comentários debochados e sarcásticos sempre na ponta da língua, cheio de si, com um ego do tamanho do mundo - e um coração de ouro também.

Kelsier perdeu o amor da sua vida e sua liberdade anos atrás e quer vingança; ele sabe que é possível inflamar uma rebelião entre aqueles que sofreram tudo que sofreu, mas também sabe o quanto é difícil acreditar na causa quando não se conhece ela. É ele quem dá o primeiro passo para a missão alucinada de derrubar o Império Final; é ele que começa a reunir pessoas de todos os cantos daquele mundo para criar um grupo revolucionário.

Eu gostei demais de todo o desenvolvimento do personagem, de como a narrativa equilibrou suas loucuras movidas pela sede de vingança com momentos de razão e de emoção. Kelsier é um protagonista forte em todos os sentidos da palavra, e é alguém com quem a gente consegue se identificar logo de cara. Pelo sonho impossível e pela vontade de mudar tudo que se conhece.

"O medo é a ferramenta dos tiranos. Infelizmente, quando o destino do mundo está em jogo, deve-se usar todas as ferramentas disponíveis."

Com ele, o grupo de rebeldes se forma e é um leque de personagens de personalidades marcantes e distintas que é quase impossível falar sobre todos eles; o que eu mais curti foi o Ham, braço direito do Kelsier, a razão quando nosso líder estava tomado por ideias surtadas demais. Ham é o cara dos estratagemas de batalha, a espada em meio a um grupo num conflito. Muitos momentos em que o colocavam como líder de alguma situação e ele se mostrava desconfortável porque ele é claramente o general, não o comandante.

Outro personagem muito interessante foi o Sazed, um estudioso responsável por guardar histórias e lendas e tudo que existe de conhecimento. Seu povo foi quase extinto por ordem do Senhor Soberano. Por medo do conhecimento? Das memórias? Das lembranças que se perderam, mas eles ainda guardam? Vamos descobrindo com o passar das páginas e tudo vai ficando mais e mais intrigante por causa disso.

Sazed é uma incógnita e o mistério ao redor dele é essencial para tudo que a gente entende com o passar da história. E sua relação com Vin, a ladra adotada pelo grupo para se passar por espiã, é fraternal e quase paternal, assim como Kelsier.

Eu gostei tanto da found family formada por esses rebeldes que nem sei explicar! O Kelsier e a Vin formam um laço de família tão forte; em alguns momentos parecem irmão e irmã discordando e discutindo, em outras pai e filha convivendo e aprendendo um com o outro. Essa sensação de irmandade e família que o livro constrói é perfeita e ajuda a fisgar nossa emoção para todos os personagens.

A Vin, aliás, é maravilhosa. Uma garota que não conhecia confiança e esperava traição de todo mundo, porque foi tudo que ela conheceu durante a vida vivendo nas ruas, que encontra pessoas dispostas a confiar e se arriscar por ela.

A mudança na personalidade arredia e tensa da Vin é notável com o passar dos capítulos. Ela se torna firme, decidida, inclusive herda algumas características da impulsividade do Kelsier, da certeza do Sazed, e outros traços de coadjuvantes que passam a conviver com ela.

E, claro, desabrocha em uma personagem forte, determinada e extremamente importante para a causa. Eu adorei os momentos de espionagem dela entre as casas nobres; rola até espaço pro começo de um romance que tem carisma e surpreendente por apresentar uma reviravolta na história principal.

Angústia e tensão e desespero são três palavras que a narrativa do Brandon Sanderson sabe trabalhar bem. Por se tratar de uma causa impossível, o tempo todo fica a sensação de que algo vai dar errado. De que ter esperança demais é perigoso. De que o Senhor Soberano é mesmo um deus, e como você confronta um deus? Como mata um deus?

O sistema de magia de Mistborn é uma das coisas mais brilhantes e bizarras que já li em livros de fantasia! É muito criativo e diferente, lidando com metais e propriedades mágicas e pessoas que conseguem controlar alguns deles - até os Mistborn, que conseguem controlar todos.

O modo como o autor constrói esse universo aos poucos, apresentando as diferenças do mundo, a chuva de cinzas, a vegetação estranha, a falta de detalhes que tornam o que conhecemos um mundo mais humano e civilizado - quando aquele foi relegado a um império cruel e um líder monstruoso - dão a ambientação que a gente precisa para imergir completamente na história.

Se tem algumas coisas datadas - porque Mistborn é de 2006 - é aquela coisa de faltar personagens femininas, recair no man pain para alguns personagens masculinos serem motivados, ter uma construção de universo um pouquinho misógina (com o papel das mulheres relegado a servas, ladies da nobreza, prostitutas, etc). Poderia ser muito pior, porque tem sensibilidade na maneira com que a história desenvolve essa construção. É um mundo desgraçado, então todo mundo tá bem ferrado nele.

Mas, considerando as histórias mais recentes do Sanderson, a gente sente que esses detalhes ficaram para trás - e a Vin por si só, para a época que o livro saiu, é um marco que eu sinceramente não esperava ler. É uma personagem feminina tão bem escrita que nem parece ter sido escrita por um homem cis (isso é um baita elogio).

"Há beleza na compaixão, mas é importante ter sensatez também."

Mistborn tem ação, reviravoltas chocantes, mistério e fantasia na medida certa. É uma pena essa série ter se perdido aqui no Brasil, porque ela merecia toda a atenção do mundo em questão de criatividade, personagens cativantes e história incrível.

Se você lê um pouco de inglês e quer se arriscar numa série de fantasia, eu super indico O Império Final. A narrativa é fluida e fácil de acompanhar e você vai encontrar nela uma história sobre esperança e rebeldia em um mundo tomado por cinzas.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/08/resenha-mistborn-o-imperio-final.html

Andre 21/03/2022

Releitura desse livro, ele pareceu melhor pra mim. Lembro que dá primeira vez que eu li não tinha gostado tanto.
Tenho que fazer as contas de quantos livros do Sanderson eu já li, já deve passar uns 10 eu acho.

Bookarina 06/05/2021

O hype é merecido
QUE COMEÇO DE SÉRIE!!!
Sempre ouvi falar do autor, e havia lido a trilogia dos executores, mas ainda não entendia o hype. Depois de ler o primeiro livro da primeira era de Mistborn, tudo faz sentido! Esse livro entrega TUDO!
Fiz uma resenha mais completa no meu canal do youtube e convido a todos para assistirem!

site: https://www.youtube.com/watch?v=5Wms8bUnokQ

Padfoots 17/11/2020

Quase morri, mas passo bem
Ainda estou na adrenalina pós-final, por isso essa resenha provavelmente não vai fazer muito sentido. Já peço perdão pelos surtos.

MEU DEUS DO CÉU, ESSE LIVRO ME MATOU, OKAY? Faz muito tempo que um livro não me atinge da forma como The Final Empire me atingiu, nem consigo pensar direito. PARABÉNS, SR. SANDERSON, O SENHOR CONSEGUIU ACABAR COMIGO!!!

As sequências de ação são boas demais, me deixaram numa ansiedade absurda, e eu mal conseguia acompanhar de tanta ânsia para descobrir o que acontecia depois. A ambientação, como já era esperado, também é excelente e foi uma experiência interessante conhecer um outro mundo da Cosmere do Sanderson. Esse homem não cansa de me impressionar com o world building dele.

E os personagens! Senhor, eu amo todos! A Vin é maravilhosa, o Elend é a coisa mais fofinha e querida desse mundo e o Kelsier... ai, ele simplesmente entrou para a seleta lista dos personagens que eu mais amo. Socorro, não consigo nem encontrar palavras para explicar o quanto o Kelsier me cativou e o quão importante ele se tornou para mim. Ele foi o primeiro personagem, em anos, a me fazer chorar de verdade. Amo tanto que nem sei.

Em resumo: a história é excelente, apesar de bem mais simples e mais direta que Stormlight Archive, e te deixa sempre na expectativa, como toda boa história de fantasia deve ser. Tem ação, personagens carismáticos e reviravoltas e eu já estou aqui me coçando para começar logo a sequência. Well of Ascension, a gente se vê em breve.

Madu 31/01/2021

maravilhoso
eu estou doida pra ler The Stormlight Archives mas decidi ler todos os livros do Sanderson antes. Gostei muito de warbreaker(pulei elantris KKK) e comecei mistborn. Eu de cara me senti imersa no livro e me encantei com todos os personagens. Depois que cheguei na metade do livro não consegui soltar até realmente terminar. Mais uma vez o Sanderson não desapontou.

Duda 24/07/2022

Mistborn é um livro muito bem construído, com personagens complexos e uma história única e surpreendente. O desenvolvimento excelente da narrativa juntamente com a escrita objetiva do autor tornam o livro um prato cheio para os apreciadores de fantasia.

Amei os detalhes que o autor forneceu a cada capítulo sobre a história daquele mundo, as eras, os povos, culturas e os seres com habilidades especiais. Além disso, nunca tinha visto poderes como os apresentados nesse universo, são complexos, intrigantes e muito bem utilizados na trama.

Desde o início, me senti ligada a história e as personagens e sempre ficava a vontade de ler só mais um capítulo. Já estou ansiosa para começar o próximo volume.

Samuell.Vilas 15/03/2024

Versão Estendida
O livro poderia facilmente receber uma nota 10 impecável, não fosse pela trama prolongada sem propósito, as vezes parecendo uma versão estendida dos fatos. O universo é espetacular, a história repleta de significados para além da fantasia. Os personagens são verdadeiramente marcantes. No entanto, o livro poderia ter facilmente 300 páginas a menos. Por vezes, a narrativa se perde em pontos pouco relevantes, especialmente no meio da trama, o que compromete o ritmo. Essa questão retira a emoção, o impacto e o momentum da história. Por isso, estou em dúvida se continuarei com a série, apesar de tudo.
@senhoritaprateleira 15/03/2024minha estante
até a resenha do skoob do homem é bem escrita. habla muito amo te amo

Jessyca 26/06/2023

Me deixou sem palavras
Oq dizer desse livro?
Comecei a ler pensando "vamos ver se esse Brandon Sanderson é tudo isso mesmo..." e acabei certa de que ele é tudo isso e muito mais.
Fazia muito tempo que uma leitura me deixava assim, fazia tempo que não lia algo tão bom.

Se vc gosta de fantasia, esse recomendo esse livro. Se vc não gosta de fantasia, tbm recomendo esse livro. Todos deveriam ter a oportunidade de lê-lo. Simplesmente incrível!

Vinicius39 10/11/2021

Preciso de mais estrelas para esse livro!!
Meu Deus.. que livro maravilhoso!!

Amei ler Mistborn e já entrou pros Favoritos.

Historia completa com tudo se encaixando da melhor forma. Personagens com evoluções sensacionais. Acontecimentos e reviravoltas inesperadas.

Brandon Sanderson fazendo minha TBR mudar completamente ?

Ana Glowacki 03/09/2020

Leitura necessária para amantes de fantasia
Esse livro é sensacional, não tenho palavras pra expressar o meu amor por tudo que o Brandon Sanderson escreve. O mundo é muito bem descrito, os sistemas mágicos são maravilhosamente construídos.

carlosmrocha 01/08/2013

Uau, que livro!
Mistborn, the Final Emprire é o primeiro de três livros da série de fantasia de Brandon Sanderson conhecida como Mistborn. É o primeiro livro que li deste habilidoso autor. Virei fã instantâneo. Já estou quase na metade do segundo livro e gostando bastante Sanderson já tem um título publicado aqui no Brasil: Elantris (e que já entrou para minha fila de leitura).

Mistborn é fantasia, mas diferente do que lemos por aí A história se passa em Scadrial, um mundo no qual se ergueu um poderoso império governado pela mesma pessoa (Lord Ruler), um ser que alcançou a imortalidade e governa como se fosse um deus. Tudo parte desta premissa: Como seria um mundo dominado por um governo tirânico e milenar de imperador imortal, que fora anteriormente profetizado como o salvador do mundo? É isso que veremos nesta série, cheia de intrigas, magia e uma arte marcial peculiar.

Este mundo é assolado por constantes chuvas de fuligem e cinzas durante os dias, e, durante as noites, é invadido por uma misteriosa névoa que cobre toda sua superfície. Lendas apontam para criaturas horríveis que vivem nestas névoas (ou vem com elas) e poucos tem coragem de sair de suas casas durantes as noites. A economia é baseada na força de trabalho de uma casta de humanos escravizados chamados de Skaa. Os nobres governam com mão de ferro e os Skaa oprimidos são seres abatidos e apáticos. O imperador parece impossível de se derrotar e ninguém acredita que isto pode mudar.

Boa parte da história se passa no centro deste império, a capital, Luthadel. O lugar que sustenta um submundo onde gangues de criminosos conseguem sobreviver. Luthadel é o fulcro deste mundo cinzento no qual o verde desapareceu e a população sofre abusos constantes. Crimes como assassinato e estupro cometidos pela nobreza contra os escravos, são tidos como normais e não caem na atenção das autoridades. A própria nobreza é duramente fiscalizada e de certo modo oprimida pelos Obrigadores e Inquisidores que fazem parte do clero que sustenta e executa as leis, promovendo o governo no qual a vontade do imperador deus prevalece. É um mundo triste cruel de onde a esperança parece já ter desaparecido por completo.

É difícil falar mais sobre o livro sem atingir algum nível de spoilers. Tentarei minimizar possíveis spoilers então. Um dos pontos fortes do livro está nos personagens. Acompanhamos o sofrimento destes e como isso os transforma ao longo da narrativa.Temos dois personagens centrais nesta história, Kelsier, um dos líderes dos típicos pequenos grupos de bandidos que vivem de roubar a nobreza e Vin, uma adolescente que tenta sobreviver no perigoso submundo dessas equipes de criminosos altamente especializados. O grupo de ladrões recrutados por Kelsier, a elite dos ladrões do submundo, também são personagens muito interessantes e cativantes. Eles, em companhia de Vin acabam aceitando a missão mais desafiadora, e louca, de todas as suas vidas (bem, leia para saber o que).

Outro ponto muito legal do livro é o sistema de magias bastante diferente e original. Aqui, um pouquinho de spoiler: a magia é chamada de Alomancia e é derivada da transformação de metais e ligas metálicas para convocar um conjunto específico de efeitos mágicos. São quatro pares básicos de metais que permitem convocar poderes como força, agilidade, aguçar de sentidos, influenciar emoções e o mais fantástico destes que é a capacidade de atrair ou repelir metais (uma espécie de telecinese seletiva a metais). Normalmente, os Alomanticos (como são chamados esses magos), só possuem um poder. Os raros seres, talvez algo como um em um milhão, que possuem todos os poderes em conjunto são chamados de Mistborn. E muito do equilíbrio do poder neste império está naqueles que podem contar com estes Mistborns como seus aliados. Além desses, os Inquisidores de Aço, um pequeno secto de clérigos tão ou mais poderosos que os próprios Mistborn servem fielmente o imperador, tornado-o ainda mais poderoso e inatingível.

Os principais temas trabalhados no romance são amizade, confiança, traição e amor. É uma história como muito suspense e ação, com grande ritmo e que prende o leitor. Disto isto tudo, fica a dica: altamente recomendado! Excelente entretenimento. Até o próximo!

site: http://selo-multiversos.net/resenhas-2/mistborn-the-final-empire-brandon-sanderson/

Manu 02/02/2021

Brandon Sanderson dá aula de fantasia
Se tem alguém que sabe escrever fantasia é o Brandon Sanderson.
Esse livro é tudo o que os leitores que amam o gênero precisam. A construção do mundo, da sociedade (e sua estrutura), dos personagens, dos elementos fantásticos, etc... Tudo é feito impecavelmente, tudo faz sentido e se fecha redondinho no final.
Além da história super original e única, esse é um livro inteligente, que brinca com conceitos de química e física.
Já tinha lido ficção científica do autor, mas não se compara ao que ele faz escrevendo fantasia.
A evolução/desenvolvimento dos personagens com o avançar da história é impressionante.
O final me deixou desconcertada, os plots são surpreendentes e me deixaram louca para começar The Well of Ascension.
P.S.: a experiência de ler em inglês, tal como o autor escreveu, tornou tudo mais especial.

May 21/11/2015

Eu li: Mistborn - O império final
QUE LIVRO! Que personagens! Que construção de mundo única! Nunca li nada parecido e fiquei completamente apaixonada. Falei mais sobre o livro no video: https://www.youtube.com/watch?v=KzEBZ5SD6gw

site: https://www.youtube.com/watch?v=KzEBZ5SD6gw