Casamento de Conveniência

Dixie Browning, Zoe Dozier, Bronwyn Williams

Resenhas - Casamento de Conveniência

Mara 03/06/2023

América do Norte, 1898.

Matthew se vê em uma situação difícil, pois um de seus empregados é assassinado junto com a mulher que era casada e tinha um bebê dele, deixando a bebê órfã.
Ele precisa voltar ao mar, para o seu barco que tinha recuperado, na verdade, ele perdeu por se iludir por uma interesseira, caiu num golpe.
Pede a ajuda a tia Bess, escritora e doida rs, que tinha uma amiga doida e uma neta sofrida (e considerada feia), que perdera todo o dinheiro. Também se tornara viuva de um interesseiro e violento, que tanto a agrediu e ela perde o bebê que esperava. A avó de Rose Faleceu e deixou-a desamparada, e a tia Bess vê aí um plano de casar o sobrinho e Rose. Eles se casam por procuração e Matthew não sabe quem é sua noiva...E aí começa a história...Mas ele acha que é casado com outra e fica se punindo por se interessar por Rose, mas quando ele tem que disputa-la com 2 grandes oponentes, começa a se consentizar que se apaixonou por ela, ainda mais quando descobre que é seu marido...o final foi corrido, esperava mais...Amo epílogo...

Mari 25/11/2012

Quatro marinheiros e um bebê
A história começa com o assassinato do jovem Billy e sua amante pelo marido traído, seguido de seu suicídio, deixando uma bebê recém-nascida, bastarda e órfã, nas mãos de quatro marinheiros ainda em choque com a morte de seu amigo Billy.
Desesperado e sem saber como cuidar da pequena Annie, a bebê, o capitão Matt pede socorro a sua tia Bess, uma escritora famosa, solteirona, idosa, desbocada, mentirosa e que adora um trago. Tia Bess já está preocupada em ajudar Rose, a neta de uma grande amiga que acabara de falecer, sem deixar nada além de dívidas para a moça. Então surge a ideia de acabar com dois problemas de uma vez, arrumando um lugar para Rose morar e uma babá para Annie. Como não era decente que uma jovem fosse morar em uma ilha com quatro marinheiros, Bess consegue convencer Matt e Rose a se casarem, se nem mesmo se conhecerem. Para isso precisou usar de algumas mentirinhas e brincar com o desespero de Matt, que não achava ninguém para cuidar da criança e de Rose, que já perdera vários empregos em poucas semanas e não tinha mais um centavo na bolsa.
Acabam então casados por procuração, mas assim que assina o contrato de casamento, Rose se arrepende e entra em desespero, afinal, já fora casada e seu falecido marido era um bêbado que só a maltratava, a espancando tanto que ela perdeu a criança que esperava.
Tia Bess então tem a brilhante ideia de acompanhar Rose até a ilha onde Matt morava, para fazer pesquisas para seu novo livro, apresentando Rose como sua secretária e mentindo que a esposa de Matt teve que realizar uma viagem inesperada para cuidar de um parente enfermo. Assim Rose poderia conhecer melhor o marido e caso não gostasse dele, poderia então pedir para anular o casamento.
É claro que essa mentira complicou toda a situação, e o tempo ia passando e elas não tinham coragem de contar a verdade, enquanto Rose ia se apegando cada vez mais ao bebê e ao marido, que andava surtando porque sua esposa não chegava nunca e ele precisava viajar, fora que estava ficando interessado pela secretária de sua tia.
O livro é bem divertido, Rose é uma graça, apesar de toda vida ter sofrido humilhações por sua aparência desajeitada - ela é considerada fora dos padrões de beleza da época, por ser muito alta, com cabelos cor de capim morto e olhos amarelados. Enfim, apesar de se considerar feiosa, ela não se afunda em um poço de autopiedade, ao contrário, consegue rir de si mesma.
E a gente ri dela, de seus pensamentos, de suas conversas com a bebê ou com a mula Angel, de suas tentativas de aprender a cavalgar ou de conseguir ficar cinco minutos dentro de um barco sem passar mal, de sua mania de fazer paisagismo no jardim, que segundo Matt não passava de encher o quintal de matinhos mortos que ela nunca conseguia fazer brotarem.
Os problemas começam quando Matt descobre toda a mentira e resolve se vingar dela, e ainda por cima aparece a tia interesseira de Annie, louca para se apossar não da sobrinha, mas do marido de Rose.

Silvana Barbosa 18/11/2013minha estante
Rsrsr adorei a resenha !

Izabela 27/01/2017

Romance fofo
A história se passa em um local esquecido pelo resto do mundo, onde quatro marinheiros precisam criar uma bebezinha cujos pais foram assassinados. Assim, o Capitão Matthew Powers pede ajuda para sua tia Bess para arranjar uma mulher que os ajude na missão. Porém, não pegaria bem uma mulher morando sozinha numa casa com quatro homens. Tia Bess propõem que o capitão se case com uma jovem viúva que ela conhece, por procuração, antes mesmo de ambos se conhecerem.
A viúva, Rose, está sozinha no mundo e em apuros, e aceita se casar com o desconhecido, mas logo depois se arrepende, e vai para a casa do capitão como uma ajudante. Como explicar depois a todos que ela era a verdadeira esposa?

A história gira em torno desse empasse de Rose, e como um bom romance clichê já se pode esperar brotar o amor.
É um livro de distração, não é dos melhores romances de época, mas nos leva para um cenário diferente, sem luxo, vestidos exuberantes e tantas normas da sociedade, e tem uma pitada cômica.
A narrativa as vezes fica um pouco confusa, e acredito que seja por problemas de tradução, mas no todo, é um livro bom, leve e divertido.

Nana 21/08/2010

gostei

Arissia 19/01/2017

Mediano
O Livro não é de todo ruim, mas acho que as autoras se perderam e a história ficou muito tempo empacada entre a Rose não conseguir contar que não tinha ido apenas cuidar da filha adotiva do mocinho e sim ser a esposa de conveniência dele e o mocinho que quase nem dialogava com ela, senti falta de mais romantismo entre o casal sem contar no final que foi muito rápido em comparação ao ritmo da história, eles resolveram todos os maus entendidos em menos de 3 páginas e as autoras enrolaram mais de 300 páginas com quase nada?? Como assim?

Bruna 09/02/2017

Cada um tem uma opinião, é o que sempre digo, antes de ler esse livro, dei uma conferida nas resenhas das meninas, enquanto uma não gostou muito, a outra adorou, então resolvi dar uma chance. O começo do livro até q é bom, as coisas acontecem, tem dialogo, mas ao passar das paginas, o livro vai ficando cansativo, eu mesmo li bem por cima algumas coisas depois q Matt recupera seu precioso banco. O casal quase não tem dialogo, ela conversa mais o bebe do que com o marido. O livro tem lá seu lado bom, realmente algumas partes são engraçadas, o bebê e a mula são encantadoras, a Tia Bess é meia louca, mentirosa e vê q Matt e Rose foram feitos um para o outro. O final é meio corrido, senti falta de um epílogo.
Conclusão: Se você, como eu, tem uma lista de livros, de prioridade para aqueles q vc sabe q vai gostar, e na falta de um bom, ou é um daqueles dias sem nada para fazer ou ler, então de uma conferida nessa historia. Esse provavelmente não vai para a minha lista de releitura

Janise Martins 01/03/2019

Casamento de Conveniência
Gostei da escrita da autora, da história e dos personagens. Acho que faltou um pouco de sintonia, ligação mais forte entre o casal. Foi um livro pequeno demais para desenvolver algo mais sólido entre eles, mas, mesmo assim, ele é bom. Indico.
Por uma série de situações Matthew ficou responsável por um bebê recém-nascido e em seu desespero ele pediu ajuda a sua única parente, uma tia intrometida. Essa tia por sua vez queria que ele casasse e com seu jeitinho e mentiras, conseguiu com que ele casasse por correspondência, com a neta de uma amiga sua que acabou de falecer.
Essa neta é Rose, uma viúva que teve uma tragédia atrás da outra e ficou com uma mão na frente e outra atrás, por isso aceitou o casamento. Como ela já tinha sofrido demais na vida e tinha muito receio, ela foi para casa do então marido, sem se dar a conhecer, como se fosse dama de companhia da tia de Matthew.
Depois que eles se envolvem ele descobre que ela mentiu, por isso ele pede anulação do casamento sem ela saber, mas quando chega a confirmação da anulação eles já estão apaixonados.
Tem personagens secundários interessantes, tem momentos doces, meio engraçados, preocupantes, personagens que surgem quase no final para tocar o horror. Mas sinceramente, achei que faltou mais momentos com eles, algo mais forte. Acho que Rose merecia. Eu sou uma pessoa que não dou a mínima para epílogo, mas dessa vez, faltou.
E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2019/03/casamento-de-conveniencia.html

Mha 19/03/2023

Bom mas enrolado
Gosto do tema de fingir não ser casados pra revelar depois, mas este não foi o dos melhores, achei fraca a história apesar de gostar dos personagens, poderia ter sido um pouco melhor, mas foi bom passatempo

Flavinha 07/04/2024

Acredito que seja algo na escrita delas
Se não me engano esse é o quarto ou quinto livro que leio dessas escritores e embora a história seja boa o sentimento é o mesmo... Acabam quando deveriam começar, mas no geral valem a leitura.

Gostei de todos os personagens dessa história, queria que tivesse mais algumas páginas com o desenrolar dos demais personagens.