The Well of Ascension

The Well of Ascension Brandon Sanderson

Resenhas - The Well of Ascension

Jefe 09/04/2023

Sequência manteve o mesmo nível do primeiro livro.
Com a queda do Senhor Soberano eles tentam organizar o reino que está um caos.
História cheia de ação. Guerra. Política e algumas reviravoltas. Com um final que te faz vontade que querer saber mais.

leticia.niehues 09/04/2023

Essa série só não é classificada como Jovem Adulto porque foi escrita por um homem
Vou tentar explicar nessa resenha minha relação de gosto e desgosto pela série Mistborn (não chega nem a ser intensa o suficiente pra ser categorizada como amor e ódio).
Pra mim existem quatro tipos de livro: 1) aqueles que te conduzem na leitura pelos personagens: 2) os que te conduzem pelo plot; 3) os que tentam e falham nas duas categorias; 4) os raros que te conduzem pelo plot E personagens. E O Poço da Ascensão pra mim cai na categoria 3.
Fiel a "síndrome do livro do meio" (a que persegue segundos livros de trilogias a serem medianos), esse livro é um "filler" entre o primeiro e o terceiro - ou seja, naturalmente vai ter uma encheção de linguiça e uma narrativa mais opaca pra criar essa conexão entre livro 1 e 3. Até aí tudo bem, to acostumada com isso. E eu AMO ler intriga política, então entre 30 até perto de 70% desse livro eu tava muito entretida. O problema é que o livro é tão extenso e flutua tanto entre partes muito boas e partes entediantes, que ele teria que segurar o leitor ou pelos personagens que você se apega, ou pelo plot. Mas *não tem plot* nesse livro porque ele tá construindo o plot pro terceiro e os personagens são MUITO fracos.
Ao longo das 800 paginas de O Poço da Ascensão, o leitor tem que se contentar com os dilemas da Vin, que "não pode usar vestidos porque ela não é uma dama da corte, ela não é como as outras garotas" e se frusta porque uma parte dela gosta dos frufrus que ela critica em outras mulheres; que literalmente tem sua crise identitária sobre ser mistborn (e se ela é boa ou má por causa dos seus poderes) sendo resumida a uma escolha romântica entre dois homens; e que fica repetindo a mesma lengalenga desde o primeiro livro sobre a falta de confiança nos outros (mas agora com o adicional de "sou uma pessoa diferente pois agora tenho amigos). Eu tenho um apreço pela Vin pelo quanto o Brandon Sanderson falhou com essa personagem. Num geral, detesto como ele constrói personagens femininas e a Allrianne entra nessa também. É um mundo de fantasia, ele poderia muito bem ter escolhido não fazer uma adolescente de 18 anos se jogar pra cima de um cara de quase 40 e aí mostrar o "quão culpado ele se sentia por ter o dobro da idade dela".
E já que mencionei a parte do romance do livro, eu quero voltar a reiterar nessa resenha como autores homens não sabem construir romance. O triangulo amoroso apareceu e acabou sem eu ter me tocado que ele tava tentando construir um triangulo amoroso. Eu tinha a sensação de "hmmm isso poderia vir a acontecer hein" mas NUNCA desenvolveu alem disso e quando vi a mina já tava tentando que escolher entre os dois e falando sobre estar apaixonada? O romance é tão raso quanto os personagens. E me deu MUITA agonia ter me tocado (com atraso, já que me passou despercebido no primeiro livro) que o romance entre a Vin e o Elend começou quando ela tinha 16 e ele 21.
Em contrapartida, eu gostei MUITO do enredo do Sazed. E uma coisa que o Brendon Sanderson acertou muito foi na construção da mitologia e religiões desse livro. Só que não compensa pelas partes que se arrastam. O final foi igualmente muito bom, mas que também não compensa pelo quão vazia são diversas partes do livro. O plot começa morno, aí melhora, aí fica frio, pra esquentar de vez no final. E num livro tão grande assim o que deveria segurar o leitor são os personagens, mas eles não despertam quase nenhum sentimento em mim a ponto de eu ser indiferente a quase todos.
Eu sinto que vou ler o terceiro livro em algum momento única e exclusivamente pelo plot da mitologia e religiões e pelo Sazed. Também porque eu to esperando desde o primeiro livro descobrir da onde que vem todo o alvoroço com o Brandon Sanderson no mundo da fantasia e tenho esperanças que o terceiro faça mais jus a essa fama.

Mariottoni 14/02/2023

???
Senti q esse livro foi mt mais focado nos personagens do q o primeiro, msm c td a guerra rolando o autor foca dmsss, nos problemas e questionamentos q os personagens estão tendo, tanto p lidar c os acontecimentos do primeiro livro qnt c oq ta rolando nesse. E gostei bastante tbm, q apesar da Vin e do Elend serem meio q os fodoes ali, eles ainda agem cm uma pessoa da idade deles agiria.

Whoama 13/02/2023

Mais um livro excelente do Brandinho
O ritmo desse livro foi igual ao outro (estou começando a achar que talvez esse seja o padrão do Brandon), o ? inicial e o ? final do livro foram bem mais interessantes nos acontecimentos e afins, enquanto que o meio teve um ritmo mais lento (entendo que um livro não pode ser movimentado o tempo todo, mas não sei porque acho mais notável esse aspecto no 1 e 2 de Mistborn). Os plot twists shocked me to the core, a jornada de Vin nesse livro foi ótima, já a de Elend, minha nossa, como eu passei raiva lendo certas decisões dele (como pode Elend?!!!?). Acho que o Brandon não soube desenvolver bem as relações amorosas nesse livro, ainda estou com a sensação de que o relacionamento de Vin e Elend está faltando alguma coisa pra me fazer acreditar nesse amor tão grande que um tem pelo o outro, sei lá... Enfim, amei o livro!!! Mais um lido da minha listinha da Cosmere ??

Bebel 26/12/2022

Fiquei tão agoniada pelo fim q corri pra ler o proximo e esqueci de resenhar
QUE SABOR esse livro! Eu gostei tanto que li ele no físico em português (achei no sebo baratíssimo) e dps li em inglês acompanhando pelo audiobook da graphic audio. Simplesmente perfeito!
Mano do ceu, como esse livro tem reviravoltas. Quando eu achava estar 100% preparada para uma coisa, brandon vinha e batia na minha cara enquanto ria. Quando acreditava ter decifrado um enigma, ele dava uma cambalhota e me surpreendia de outra maneira q me deixou louca. Do começo ao fim, O Poço da Ascensão é digno daquela sensação de crescente tensão que permeou o primeiro volume. Aqui, nós vemos essa tensão se multiplicar mil vezes.

Clara / Adhara 09/11/2022

4.5/5

Releitura de explodir cabeças. A quantidade de coisas que esse autor consegue colocar ao longo do caminho pra depois se encaixarem perfeitamente me deixa completamente chocada. Mesmo eu já esperando os twists, ainda fico impressionada.

Esse segundo livro é mais lento que o primeiro, focando bastante na parte política e no conflito pós queda do governo e tals. Pode ser um pouco entediante mas é essencial pro desenvolvimento da história. Minha reclamação mesmo é em relação ao Zane. Lembrava de ter achado as partes envolvendo o personagem bem chatas na primeira leitura mas agora as achei insuportáveis. O propósito dele na história é interessante, principalmente se considerarmos a importância que a voz que ele escuta tem no futuro, mas se torna repetitivo e maçante depois de um tempo.

Enfim, continuo cadelinha de mistborn (e consequentemente da cosmere) e já tô surtando querendo reler o próximo.

Felipe 18/10/2022

Incrível mas chato demais
Pensei em largar esse livro várias vezes, se não fosse a o universo tão grande e com tanta informação boa eu não conseguiria continuar.

O começo do livro é INCRIVELMENTE lento, começou a pegar o ritmo em 30% mas depois decaiu e depois começou a melhorar dnv. Muitas partes do livro eu lia mas parecia que minha cabeça estava em outra realidade, totalmente desfocado da leitura.

Vin e Elend tiveram uma construção muito boa nesse livro, Acho que Elend teve uma maior pq no primeiro não se tem tanto e como nesse ele virou rei então mostrou esse processo todo (ele era um coitado como rei no começo, mas sempre acreditei, gosto dele). Sazed é um personagem bom mas tem horas que eu canso tanto dele. O resto da gangue não fede nem cheira pra mim (apenas fantasma que gosto bastante, porém acho que brandon precisa amadurecer ele mais, ele fala que no 3 vai ser falado mais sobre ele).

Algo que me incomodou bastante foi a repetitiva história sobre Alendi e que a gente não chegava a conclusão nenhuma todo o livro, realmente o Brandon soube transmitir a sensação dos personagens estudando sobre (exaustão e confusão), e já fique sabendo que só no final, final mesmo tá!!, Você vai compreender o que a estava querendo dizer.

Eu não acho um livro ruim mas pra mim ficou muito chato, acho que não funcionou tanto cmg porém ele não é ruim e com certeza irei terminar essa primeira era.

M@g@ 17/10/2022

Romance
Ás vezes as voltas que os autores dão em romances destroem tudo o que já foi construído, cortam o clímax e trazem o tédio.
A maior parte do livro foi tediante, tédio causado pelo romance, porém no fim ele conseguiu voltar a se tornar interessante.
É preciso ter paciência para terminar, más o final vale a pena.

Nath 12/09/2022

Sanderson não decepciona
Demorei bastante na leitura, mas não porque tava achando chata, mas porque gosto de me apropriar desse mundo aos poucos.

O comecinho do livro é bem voltado para questões políticas e, de vez em quando, me senti lendo um pouco de GOT. O primeiro livro é muito mais intenso em questões de luta e resistência, enquanto esse livro foca um pouco mais na transição governamental durante dois terços.

As últimas 200 páginas são plot twists atrás de plot twists que me fizeram surtar no metrô.

Vin ainda continua sendo uma das personagens que eu mais amo. Elend tem o melhor desenvolvimento pessoal neste livro, passei a vê-lo com outros olhos. Senti falta de ver a Crew antiga, mas foi bom vê-los em outra situação.

Irei emendar a leitura no próximo da série, não aguento de curiosidade sobre o que está por vir!

Lucas.Zanco 11/09/2022

O Poço da Ascensão Resenha
O Poço da Ascensão Resenha

Historias maravilhosa, ela inicia-se dois anos após os acontecimentos do Império Final, agora vemos uma Vin mais paranoica com as brumas e seus estranhos espectros das brumas e temos mais desenvolvimento sobre a mitologia e as profecias daquele mundo, temos o inicia a uma guerra para ver quem irar governas Luthathel agora que o Senhor Soberano está morto. Elend é coroado como novo rei, mas ainda ineseriente tendo que proteger sua cidade de um cerco de dois ditadores e um louco controlando um exercito de monstros furiosos, muita ação, muitas cenas de lutas acrobaticas e muitas revelações de explodir a cabeça, estou ansioso para ler o ultimo volume Heroi das Eras e me deliciar com as revelações do terceiro e ultimo livro.

Gabriel 06/08/2022

Eu nem terminei e já quero ler o terceiro
Sanderson continua me surpreendendo, como ele consegue criar um mundo maravilhoso com plot twists que você não consegue pegar mas que fazem todo sentido.

O livro é mais lento do que o primeiro e foca bem mais em política e guerra. Além disso melhora vários aspectos em relação ao primeiro como o desenvolvimento dos personagens secundários e as cenas de luta.

Se vc ainda não leu mistborn leia logo por que Sanderson já anúnciou que está trabalhando em uma adaptação.

Recomendo muito.