The Hero of Ages

Resenhas - The Hero of Ages

1 | 2 | 3 | 4

Braz 07/04/2024

Mistborn, Mistborn
Nem sei o que dizer direito, que livro incrivel, o terceiro livros continua a série e fecha com chave de ouro, muitos plots incríveis, já estou ansioso para a segunda era.

Pão de queijo 06/04/2024

Incrivel
Sinceramente como livro n acho q mereça um 5, mas o conjunto da obra merece.
O meio do livro é realmente meio monótono, mas o final mais q compensa que história incrível.

Bruna 31/03/2024

It was ok.
No final eu estava tão cansada dos personagens que eu nem me importava mais como ia acabar. Me falaram que eu ia chorar, que era pra eu me preparar mas infelizmente não senti nada. Foi com deus, good bye, adios, hasta la vista.

Não posso negar que Brandon Sanderson tem uma criatividade incrível e a criação de mundo é super interessante mas tem um pequeno problema e esse problema se chama info dump.

No início de cada capítulo Sanderson usa a ferramenta chamada epígrafe, que são frases usadas para situar ou motivar durante a obra. No primeiro livro, The Final Empire, os epígrafes eram excitantes e eu ficava animada para chegar logo no começo de cada novo capítulo. No segundo livro, The Well of Ascension, os epígrafes já me deixaram meio... Meh. Eram informações que eu não estava mais interessada em saber. Mas nesse terceiro livro... Meu deus. Brandon Sanderson claramente não sabia como adicionar aquelas informações de worldbuilding no texto do livro, na história em si e escolheu a forma mais terrível de fazer isso. Em epígrafes gigantes com uma enxurrada de informações que ele não conseguiu introduzir na história. Yeah.

Ou seja, além do info dump maldito ainda tinha a mania de repetição do autor. O tempo todo ele repetindo coisas que já foram repetidas mil vezes. Esqueceu o que um metal faz? Não se preocupe ele vai repetir mais umas 3 vezes em cada livro. Esqueceu quem é Kelsier? Não se preocupe ele vai repetir mais 50 vezes com palavras poéticas sobre como ele era só um homem nem tão bom assim.

Quase 700 páginas de nadas. Vin e Elend casal mais tedioso possível. Spook o único que tava fazendo alguma coisa interessante. Sazed com essa crise cristã de meia idade foi um terror de aguentar.

Na real, não sei se é a religião mórmon do autor, mas isso aqui não é uma fantasia adulta NUNCA. Ele usa todas as ferramentas possíveis pra não precisar usar gore ou sexo na escrita. O cara literalmente escreveu uma cena sobre um metamorfo retirando as genitais do corpo pra andar pelado ala Ken da Barbie. Like?! WHY????? Um povo que pode usar qualquer tipo de corpo, que pode tirar os genitais e mesmo assim são referidos como ele ou ela? Como assim eles tem gênero?

Sem falar nas questões de personagens femininas... Já reclamei em uma resenha anterior mas só pra constar. Livro final continuou sem nenhuma mulher que fizesse diferença na história. Mas pra que mais né? Só a Vin já está bom, quem precisa de mais mulheres poderosas?! Eu hein.

Graças a deus li essa trilogia com minha querida Aria pois sem ela não sei se teria sobrevivido. Provavelmente eu teria deixado de lado pra pegar de novo daqui uns 5 anos. Se pegasse.

Manu 18/02/2024

Alguém quer catar os meu cacos?
Ahhhhhhh senhor que conclusão, eu nem sei o que falar, terminei nessa madrugada e cada vez que eu paro para pensar começo a chorar.

Foi o final que deveria ter sido, o tom foi deixado bem claro a partir do segundo livro, mas por mais que eu já suspeitasse do que iria acontecer, não ficou mais fácil. Mas ver tudo se fechar, todas as explicações, os plots bem resolvidos, vale muito a pena, mesmo que tenham muitas lágrimas envolvidas. Apenas não dei 5 estrelas, porque o ritmo inicial não tava me pegando, e tenho algumas considerações...

A partir daqui bastante SPOILERS:

Primeiro, me desculpe, mas depois do final de The Well of Ascention, eu fiquei assim: Ta, blza o Elend ser Mistborn, mas não vai ser fácil pra ele né? Errado, o cara mal deuscobre a Alomancia e já é o mais poderoso, e eu fiquei: "Oi? Turo bom? A gente acompanhou a Vin se esguelar no primeiro livro, para o Elend em poucas páginas já ser o mais forte? Eu entendo os motivos dessa decisão, mas mesmo assim, tenho um pouco de problema com o autor dando mais uma vez o intervalo de 1 ano, de um livro para o outro, e não mostrando nada do que foi essa descoberta pro próprio Elend, pra mim ficou meio dificil acreditar que ele era o mais poderoso, "Ah, mas o poder dele é cru, não é diluído", mesmo assim.

Outro ponto que pode ter me incomodado, foi que a Vin no início do livro quase não aparece, e eu entendo, pois ela cedeu espaço para outros personagens que precisavam mostrar mais peças desse quebra-cabeça, porém tem um dele, que eu não consegui aproveitar 100%, que foi o Spook. Sim, ele é importante e tals, mas eu não tive muita paciência, pois toda hora o mesmo só se compara com a Vin e o Kelsier, e como ele não é importante, são uns pensamentos que precisam amadurecer, até porque o personagem é ainda mais novo que a Vin, então é normal que apresente essas necessidades de superação, só que a gente já acompanhou isso uma vez através da Vin, no primeiro livro, então para mim ficou um tanto repetitivo e a leitura acabou não fluindo tanto.

TerSoon e todo o arco dos Kandras é muito bom, eu comecei meio assim: mas o que tem de tão importante nesse Primeiro Contrato, e depois minhas cabeça fez um BOOM quando tudo se encaixou.

Sazed, meu querido, vontade de te pegar e colocar pra dormir, me deu muita tristeza acompanhar o personagem no seu luto, e a forma como o Brandon descreve isso, é muito palpável, mas o seu final... só digo uma coisa: Meu Deus.

Sobre o meu casal, Vin e Elend, que honra acompanhar a trajetória de vocês, todo o amadurecimento, os erros e acertos de cada um , como se respeitavam e confiavam um no outro, foi lindo, e mesmo já desconfiando (gente, quando veio aquela cena no baile, eu já tinha a certeza, porque não teria sentido ter outra cena igual aquela no final, ou seja, era um sinal do autor dizendo "Oh, aproveitem aqui, porque é isso, daqui pra frente é só pra trás") do final, não doeu menos, por mais que eu saiba que os protagonista tinham que virar essa espécie de mártir mesmo, até pra conduzir a Segunda Era, foi muito doloroso ler e ao mesmo tempo lindo, porque é de uma sensibilidade a forma que foi escrita, ai gente sério (😭😭😭😭 alguém me diz como que supera isso), só me acalma um pouco, saber que os dois estão juntos e bem, como nosso Sazed fala, eles PRECISAVAM descansar.

Enfim, vou catar os meus caquinhos aqui, e tomar coragem para ler a História Secreta, pois "Sempre há outro segredo"

katerpillar 16/01/2024

SENSACIONAL. A forma como o Brandon Sanderson conseguiu pegar elementos que pareciam insignificantes, lá no comecinho do primeiro livro, e transformar em algo totalmente mindblowing pra fechar redondinha a história, é algo realmente surpreendente. Muito difícil encontrar fantasias tão geniais, emocionantes e bem escritas como essa. Já estou com saudade desse universo.

Notonto (Natinho-Natete) 08/01/2024

Sim
O final mais amarrado e satisfatório - ainda que doloroso - que já consumi em uma história.
Digno dessa trilogia e universo tão incríveis. Como diria o outro: peak fiction.

Zehh.Brandur 04/01/2024

Brandon fucking Sanderson
Eu poderia gastar algum tempo escrevendo um resenha descente, mas estou em frangalhos, então:
Pqp! Tnc!! Matou a pau essa merda?. Chupa mundo.
Obrigado.

Nathiê 10/12/2023

Hero of ages!
É o final merecido e pomposo que a trilogia merece!

Brandon sabe fazer mundo e personagens pesados e carismáticos!
Nicolas94 10/12/2023minha estante
Sanderson é absurdo!

Gabriella 20/11/2023

Brandon Sanderson toma aqui meu coração
?I am unfortunately the Hero of Ages.? - QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!!!

Eu sempre tive uma problema com religiões e ele traz uma visão PERFEITA do que eu acredito, me trouxe paz (depois de quase me matar de chorar).

Shxro 04/10/2023

Simplesmente a melhor fantasia já escrita
Finalmente terminei a primeira era de Mistborn e eu realmente não sei se fico feliz ou triste por isso. Fui ler Mistborn com a expectativa de ser a melhor fantasia que já li e sim, ela além de atingir, conseguiu superar minhas expectativas. Sinceramente, acho muito difícil tentar explicar o quanto eu amo esses livros. A genialidade do Brandon não tem fim, ela se mantém fielmente durante os três livros e tudo é muito bem conexo e coeso. Brandon conseguiu criar um universo extremamente rico de criaturas, religiões e culturas completamente originais. E se engana quem pensa que Mistborn é só fantasia, pois temos presente uma trama política sensacional e um dos melhores romances que eu já li.

Como falar de Mistborn sem falar do sistema de magia, né? Já falei nas duas outras sinopses, mas vou sempre repetir. No primeiro livro você já fica encantado com a complexidade do sistema mágico, mas o Brandon consegue desenvolver ainda mais a complexidade com o passar dos livros.
Mistborn possui os melhores plot twists que eu já vi, pois TODOS são muito coesos com toda a história e tudo se liga perfeitamente, até mesmo aqueles pequenos detalhes que você jurou que não era importante. Não sei bem qual dos três tornou-se o meu favorito, pois a qualidade se mantém durante os três.
O desenvolvimento de personagens é surreal de bom, mas infelizmente tive algumas ressalvas quanto a isso no último livro. Percebi que alguns personagens foram bem apagados da história e que poderiam ter ganhado um destaque.

E obrigada, Brandon Sanderson, por criar um dos melhores casais literários que eu já li. Acho que eu nunca serei capaz de conseguir esses dois, eles tomaram cada parte do meu coração.

Acredito que dificilmente algum livro será capaz de superar Mistborn, talvez algum outro do Brandon, mas até lá, na minha opinião esta é a melhor fantasia que eu já li.

1 | 2 | 3 | 4