Amor de Puta

Amor de Puta Ricardo Daumas

Resenhas - Amor de Puta

Paulinha 14/08/2021

Péssimo
Livro muito ruim, personagem principal totalmente machista. Eu terminei de ler por dois motivos. 1 tenho toc e preciso terminar oq começo. 2 pensei que a moral do filme podia ser ele deixar de ser escroto no final. Não aconteceu. Não recomendo.

Nelmaliana 03/07/2018

João Maurício é carioca, e um funcionário bem sucedido de um renomado banco, que em certo momento se vê obrigado a ir pra matriz que fica em São Paulo.

Chega na cidade em uma tarde tipicamente paulistana: fria e chuvosa. Instala-se na sua nova residência, um flat no bairro de Moema, e de cara demonstra seu desagrado em estar nesse local, quando logo ao chegar abre a janela e em seguida a fecha, dizendo que "... o ar frio de São Paulo tem um cheiro duro...". Além dessa mudança repentina pra outra cidade, João também está passando por um momento delicado no casamento. Ele e Lúcia há muito vivem de aparências, e ele acredita que essa mudança poderá ser, de alguma força, boa para ambos.

Em meio a inúmeras adaptações, ele conhece Celeste. Linda, jovem e garota de programa, ou puta, como o próprio título nos revela.

Quando recebi o livro da LC - Agência de Comunicação, a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título, forte, direto, em letras garrafais. Lendo a sinopse, vem outro ponto que me causou curiosidade, o editor Marcelo Duarte, na orelha do livro diz que o livro O Doce Veneno do Escopião por Bruna Surfistinha, foi lançado pela sua editora e ele faz um paralelo entre as duas histórias. Apesar de não ter lido o livro, acredito que seja de conhecimento de uma grande parte da população que ela relata sua história de vida e de seus relacionamentos com os clientes. Então, imaginei que na obra de Daumas encontraria algo parecido. Ledo engano.

A obra nos trás a história de um homem que está perdido, e é nesse novo ambiente que ele irá se descobrir.

A narrativa é feita em primeira pessoa, sob a ótica do João. Mas a visão dele é ampla, e conseguimos entender todos os acontecimentos e nos ambientar na história sem nenhuma problema.

Existem várias personagens na história, mas João é o ponto de encontro de todas elas, e todas de alguma maneira fazem parte desse momento de descoberta do protagonista.

A vida dele é cercada por 3 mulheres. Lúcia, a espoca, Alice, uma colega de trabalho com quem ele tem um affair e Celeste, a vizinha por quem ele se apaixona. São três personagens muito diferentes entre si, mas com papeis de suma importância no desenrolar da hisória. Fora elas, temos os colegas de trabalho dele, amigos e familiares. De todos a que me apeguei mais foi a Alice, mas todas as personagens são bem desenvolvidas, o apego ou não vai de gosto pessoal.

Confesso, que me surpreendi com esse livro. A narrativa do autor chega em certos momentos a ser poética, e isso me encantou.

"Não há charme que resista a uma vida sem propósito, e é assim que tem sido, como comer sem sentir gosto, só pra se alimentar." pg 17

"Seu poder sobre mim era insuportável, e eu senti o arrepio da violação consentida, desejada, inevitável e sem volta ao entregar meu desejo sincero a uma profissional como um adolescente desavisado, vulnerável, mas que ela respeitou." pg 74

Existem momentos de romantismo e momentos um pouco mais hot, por assim dizer, mas em todas a linguagem é sempre permeada por delicadeza.

Um outro ponto (foram muitos na verdade) que me agradou demais na leitura, foi um homem escrevendo sobre a história de outro homem. Temos a ideia de que os homens são sempre fortes e decididos, mas nessa leitura foi possível perceber que antes de mais nada, são seres humanos, e como tal também são inseguros, indecisos, apaixonados.

Quanto a parte gráfica, o livro apresenta alguns erros de revisão, mas nada que atrapalhe a leitura ou o entendimento do leitor. No início da obra temos a divisão dos capítulos por nomes, mas esses não aparecerem no decorrer da narrativa. Algo que no início me causou um de pouco estranheza e até um certo incômodo, foi a escolha das margens na diagramação, foi usado o "texto à esquerda". Não me lembro de ter lido outra obra assim, apenas em livros de poesia. Mas com o decorrer da leitura, me adaptei e nem percebi mais isso.

Em resumo, é um obra de leitura extremamente agradável, onde é possível ver a nós mesmos em diversos momentos. A narrativa é linear, mas o final me surpreendeu, e confesso que adorei. Mais que recomendo essa leitura, e não se assustem com título, é forte, mas a história é de uma delicadeza ímpar.

Post original no blog:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com/2017/11/amor-de-puta-por-ricardo-daumas.html

10/04/2017

Amor de Puta
Trago hoje para vocês a resenha do livro Amor de Puta, do autor Ricardo Daumas e que faz parte do Desafio Literário 2017 do mês de Abril do meu blog, onde eu devo resenhar o livro de um autor brasileiro.

O livro foi enviado-me pela assessoria para resenha e logo pensei em deixar para o desafio.

Ao ver o título do livro, a priori, achei bem impactante e já imaginei a história. Sim, deve falar sobre prostituta e fiquei curiosa para saber como o autor teria abordado a história. Enfim, comecei e já me apaixonei pelas primeiras páginas.

Confira mais no blog.

site: http://www.lucianadequeiroz.com/2017/04/resenha-amor-de-puta.html

Laura Brand 04/03/2017

Uma escrita ótima, uma história fraca
Amor de puta é um livro que pode ser lido de diversas maneiras. É uma história ao mesmo tempo complexa e que levanta questões acerca do conceito de amor como conhecemos e extremamente simplista no que diz respeito aos dilemas vividos pelo protagonista. É um livro em que a escrita me surpreendeu de forma revigorante, mas perde pela personalidade do protagonista e seus dilemas pessoais.

Amor de puta começa com a mudança de João para São Paulo. Carioca de raiz, ele se vê largado nesse novo e incessante planeta que é São Paulo. Não demora para que o ambiente de trabalho seja apresentado, alguns personagens que terão papéis significativos ao longo da narrativa aparecem logo de cara e claro, Celeste, a vizinha, logo chama a atenção de João.

Apesar do que sugere o título, o amor de Celeste por João não é o enfoque. Ao contrário, fica a impressão de que Celeste não chega nem a ser uma coadjuvante nessa aventura de João por seu eu interior.

João me incomodou como há muito não me sentia incomodada por um personagem. Não percebi muito na sua personalidade além da posição social que justificasse o número de mulheres que se sentem atraído por ele. Isso não fica claro nas suas ações e, às vezes, nem o próprio personagem consegue compreender.

A forma rasa com que ele se encanta por quase toda mulher que lhe cruza o caminho nadou contra a correnteza de uma história que eu acreditava ser sobre quebrar barreiras. Ele não demonstra um genuíno encantamento por suas personalidades ou até mesmo por sua beleza. De certa forma, todas elas estão ali para servirem como algo para ele, seja uma escapatória de pensamentos que ele quer evitar, seja para o envaidecer (como o próprio diz algumas vezes ao longo do livro) ou para participar de alguma fantasia implícita que ele tem.

Com o passar do tempo, João vai se encontrando em São Paulo. É uma lição sobre seguir em frente apresar de todas as barreiras e obstáculos que a vida pode colocar em nosso caminho. João abraça a nova cidade da mesma forma como começa a abraçar sua nova vida.

O livro não é dividido em capítulos da forma como a maioria dos livros é escrita. Ele segue a narrativa quase que ininterruptamente. Apenas algumas pequenas imagens dividem parágrafos e só é possível saber que o capítulo mudou quando alguma frase ou expressão aparece grifada. Ao mesmo tempo em que essa escolha é algo diferente e inusitado, deixa a leitura mais cansativa. Já é mais difícil se envolver em uma narrativa em que são poucos os diálogos, quando o texto segue sem “quebras”, a impressão que fica é a de que se está lendo a mesma página por muito tempo.

O que sustenta bem a narrativa é a escrita de Ricardo Dumas. O autor tem uma forma leve de conduzir a história e escolhe muito bem as palavras. Sua habilidade de situar o leitor exatamente sobre o que se passa na cabeça de um homem adulto lidando com mudanças irrevogáveis é admirável.

Toda vez parece que João chega a uma revelação e encontra um rumo para sua vida, ele se perde de novo sem motivo aparente. É algo bem parecido com a vida, estamos sempre tendo altos e baixos e nunca vamos ter certeza de praticamente nada. Esse é outro ponto positivo da história, a verossimilhança.

Apesar de ter gostado bastante da escrita de Ricardo Dumas e da sua habilidade de criar personagens complexos e de personalidade bem estabelecida, me decepcionei com Amor de puta. Acreditava que o livro iria desconstruir paradigmas, derrubar tabus e representar a mente de um homem que se apaixona por uma garota de programa com enfoque nessa questão. Talvez não tenha sido bem essa a proposta do autor, mas penso que o terreno estava pronto para que nos fosse apresentada uma história de amor genuína, uma que se encaixa perfeitamente no século 21 e que conseguisse conquistar a mente de uma leitora ávida por narrativas envolventes e inovadoras.

Vanessa 05/02/2017

Resenha Amor de Puta
Amor de Puta é aquele livro que muita gente torce o nariz para o título e se surpreende quando tem a coragem de abrir a primeira página. Ricardo Daumas, nos presenteia com uma história de amor e descoberta.
Eu adorei a escrita de Ricardo Daumas. Clara, sucinta, quase poética. Cheio de descrições, aromas, sabores, que fazem você sentir cada momento passado pelo personagem. Confesso que, por causa disso, esse livro me deixou mal em alguns momentos. Não por motivos ruins e sim porque me fez pensar. Pensar na vida. E só por isso já faz valer a leitura.
Amor de Puta é um livro para quem gosta de histórias de amor, dramas e mesmo histórias de vida. Porque acima de tudo ele á uma história sobre a dura transformação de um homem, perdido, que se reencontra através de um novo amor. Então deixe o seu preconceito bobo de lado e se entregue a esse amor de puta.

site: www.dicadoleitor.com.br

MILA 31/01/2017

Não foi a sinopse que me chamou atenção e nem a capa propriamente dita, o que mais me chamou atenção neste livro foi o título inusitado, Amor de Puta, é o tipo de título que chama atenção, que provoca curiosidade e foi assim que embarquei na história de João Maurício.

"Não há ninguém no comando desse corpo, apenas uma memória do que fui e que me orienta resgatando as respostas num repertório que já não reconheço como legítimo, é apenas mecânico, lógico, consequente. Nada combina comigo, não há o que combinar com um eu que se descaracterizou, não deseja nem rejeita, perdeu a capacidade de aderir ao que quer que seja e vive das migalhas de um espírito selado, trancado em segurança até recuperar a capacidade de interagir com naturalidade no mundo que o rodeia."

João não está em um bom momento de sua vida, na verdade está desgostoso com sua nova perspectiva, ter que se mudar do Rio de Janeiro para São Paulo não caiu bem, para piorar tudo ele não se sente feliz em seu trabalho e na sua vida pessoal.

"Quinta-feira, quase uma semana inteira de trabalho na minha nova vida, que vai se desenrolando a passos curtos. Já abasteci a geladeira com as coisas básicas: leite, água, iogurte, cocada e cerveja de trigo. Já sei como ter as roupas lavadas e aprendi o significado real do estrangeirismo "flat"; um cubículo desagradável mas com vizinhas bonitas e alguns serviços vitais como lavanderia e faxina. Nada mal para quem começou a semana pensando em cortar os pulsos."

Resenha completa no Blog Daily of Books Mila

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/