Kafka e a marca do corvo:

Kafka e a marca do corvo: Franz Kafka

Resenhas - Kafka e a marca do corvo

Dr. Danco 20/03/2024

História boa, narrativa mediana
A história de Kafka (do qual só tinha lido a Metamorfose e não sabia mais nada sobre) é incrível, é sempre bom saber qual foi o contexto pra obra dele e acho necessário conhecer, agora sobre o livro, a narrativa chega a ser piegas e parece muito juvenil em várias partes, mas vale a pena sim

sophia ceregatto 13/03/2024

Kafka e a marca do corvo.
Esse livro é um romance biográfico da vida de Franz Kafka, que narra as primeiras recordações desde seu nascimento até o seu último suspiro. Coisas como relação com os parentes, amigos, relacionamentos amorosos, obras, foram muito destacados ao decorrer da biografia.

Ao decorrer da leitura, me senti muito próxima ao Kafka, sua vida foi muito sofrida, principalmente na infância e na juventude, e isso acabou fazendo com que eu me simpatizasse MUITO com ele.
E sabendo de (quase) todos os fatos que ocorreram na vida dele, é nítido, por exemplo, na sua obra A Metamorfose, analisar alguns acontecimentos que são bem semelhantes aos que ocorreram com o próprio Kafka, que foram narrados nessa biografia.

A leitura foi maravilhosa, consegui ler rapidinho e ainda me fez ter aquele gostinho de "quero mais" em relação às obras do Kafka (apesar desse livro não ser uma autobiografia).

Super recomendo pra quem gostaria de se aprofundar na vida do nosso querido Franz, autor do maior clássico da literatura alemã.

Laura.Barreiros 30/01/2024

Que jeito incrível de escrever uma biografia
Eu não sou muito de ler biografias, mas me encantei com esse estilo narrativo biográfico. A autora precisou fazer uma extensa pesquisa para construir uma história tão rica em detalhes.

Eu já sabia que ele iria morrer e qual seria o fim da família, mas ler isso depois de ser ambientada no mundo dele, foi bem triste.
É surreal pensar que naquele mundo civilizado, há menos de 100 anos atrás, ocorreu um genocídio de pessoas por conta de sua crença religiosa.
Fico feliz pelos os que conseguiram fugir dessa fatalidade, e lamento a morte dos demais.

ingrxds 27/01/2024

Kafka e a marca do corvo
É uma biografia, mas do jeito como a autora escreveu, parece mais uma história mesmo, e eu amei esse fato.

Foi uma leitura rápida e muito fluída e que eu gostei muito.

leticia2055 14/06/2023

Muito boa essa biografia. Inclusive, nem sabia quem era ele antes de ler.

O tenho como figura paterna, não ironicamente

Evelin 19/04/2023

Li essa biografia sem nem saber quem é Franz Kafka, só pela curiosidade de ler uma biografia romanceada, e acabei esse livro morrendo de vontade de ler as obras dele. Achei interessante conhecer primeiro a história do autor para depois procurar ler e entender as suas obras. Claro que só foi possível eu me interessar de verdade pelo Kafka, sem nem ao menos ter ouvido falar dele antes, por causa da forma incrível de como a história dele foi contada pela Jeanette; eu realmente me apaixonei pela escrita dela, impressionante o quanto conseguiu me prender e fazer gostar verdadeiramente do Kafka.

dudis 12/04/2023

Achei que fosse uma leitura dificil, me surpreendeu
Nao estou acostumada a ler biografias, me surpreendi. muito fluida, a autora nos leva para os tempos de 1890, é como se fossemos uma mosquinha acompanhando o grande franz!
lendario

Basilcalado 11/03/2023

Mto bem feito
Achei mto interessante, o Kafka sempre foi um escritor q eu me interessava muito, gostei da forma que a autora contou a história dele e organizou as informações ! me deixou com muita vontade de ler as obras dele

madu.taveira 21/02/2023

Ele de novo
Termino esse livro aos prantos (que eu mesma considero ridículo até certo ponto) porque a história de alguém tão famoso e relevante dificilmente passa despercebida, até mesmo pra quem não a procura por vontade própria. Justamente por isso, apesar de muito não ser novidade, por ser um romance bibliográfico essa mesma história ganha um caráter ainda mais poético, melancólico, único em todos os sentidos. Toda vida de Kafka retratada nessas páginas faz com que a afeição por ele cresça ainda mais. É impossível não se envolver e compadecer, não se entristecer e temer, não sorrir e suspirar com uma alma tão encantadora. Essa é outra obra sobre o escritor, no qual há meses venho me debruçando sobre, ele que é um ser humano ímpar e que deixou sua marca nesse mundo, que causou em mim a mais profunda e boa impressão e que certamente se tornou o meu autor favorito ? graças a essas e outras qualidades.

Roberta.Biasioli 18/01/2023

Se você admira a obra de Kafka, não pode deixar de ler esta biografia romanceada. Depois dela, pretendo reler todos os livros dele. Certamente com outros olhos.

Josiane.Castro 09/01/2023

Brilhante e triste!
Décadas depois de sua morte, o que deve ficar de um homem talentoso? A poeira de uma existência trivial ou as palavras que o tranformarão em um mito? As palavras , sempre , porque só os mitos vencem a morte . Kafka continua vivo graças a seus escritos e principalmente aos escritos de outros escritores que , magnetizados pelo absurdo kafkiano, transformaram o escritor tcheco no protagonista de outra aventura literária: sua própria vida .

Alline 29/12/2022

Achei a vida dele emocionante, para o fim que teve. Eu gostei muito da biografia.
Os amores, as confusões com o pai.

Wellington.Pimente 21/12/2022

Enriquecedor
A biografia é muito bem dividida, relatando por período de vida temporal do Kafka e principalmente, o relato é bem objetivo e muito enriquecedor, descobrir um autor tão consagrado e perceber a forma brilhante e criatividade, em que ele coloca seu sofrimento e luta pessoal em sua narrativa, não tem preço.