Kafka e a marca do corvo:

Kafka e a marca do corvo: Franz Kafka

Resenhas - Kafka e a marca do corvo

Tatá 02/02/2012

Eu nem sabia quem era Franz Krafka. Pra falar a verdade quando vi a capa pensei que fosse um terror ou suspense. Enfim, descobri que não é rsrs Enfim, este é uma das biografias mais fascinantes que eu já li. Vale muito a pena.
Victor Carvalho 03/08/2012minha estante
Eu também jurei que fosse um desses dois gêneros, mas depois que comecei a ler, não consegui mais parar. Tanto que terminei o livro em três dias...

Tatá 08/08/2013minha estante
Sou fã do Kafka até hoje, ele é uma grande inspiração.

Karol 12/08/2022minha estante
Estou amando ler esta me prendendo muito e um livro que tenho certeza que vai me prender do começo ao final

Evelin 19/04/2023

Li essa biografia sem nem saber quem é Franz Kafka, só pela curiosidade de ler uma biografia romanceada, e acabei esse livro morrendo de vontade de ler as obras dele. Achei interessante conhecer primeiro a história do autor para depois procurar ler e entender as suas obras. Claro que só foi possível eu me interessar de verdade pelo Kafka, sem nem ao menos ter ouvido falar dele antes, por causa da forma incrível de como a história dele foi contada pela Jeanette; eu realmente me apaixonei pela escrita dela, impressionante o quanto conseguiu me prender e fazer gostar verdadeiramente do Kafka.

Dr.Danco 20/03/2024

História boa, narrativa mediana
A história de Kafka (do qual só tinha lido a Metamorfose e não sabia mais nada sobre) é incrível, é sempre bom saber qual foi o contexto pra obra dele e acho necessário conhecer, agora sobre o livro, a narrativa chega a ser piegas e parece muito juvenil em várias partes, mas vale a pena sim

Guilherme 10/12/2009

introdução infatil
O livro conta a histório do autor, porém o tom do livro me parece meio infantil, acredito que sirva para introduzir o autor à jovens leitores (13 e 14 anos).

Agora que acabo de ler o livro, posso avaliar melhor, apesar desse começo que parece meio infatil, é interessante ler até o final (para os que gostam de Kafka). O relato de seus últimos dias é emocionante.
Bruna 16/12/2011minha estante
Guilherme concordo com vc quando diz que o livro é uma forma de introduzir o autor mas tenho que discordar quando a critica geral. Pra mim o livro é simplesmente muitoo bom. No inicio parece uma historinha água com açúcar mas a medida que você vai lendo e fazendo o link com as obras dele o livro vai se mostrando cada vez melhor.

Victor Carvalho 03/08/2012minha estante
Não acho que seja "meio infantil", Guilherme.
Todavia, gostei de mais do livro e, de fato, o final da vida de Kafka é muito emocionante.

Miah.Kan-Po 09/01/2022

Apaixonada!!
Sempre gostei dos escritos do Kafka, no entanto, sempre tive dificuldades para interpretar as entrelinhas, embora a escrita dele seja bem direta.

Nunca parei para ler sua história, e com essa biografia romanceada tive o prazer imensurável de conhecer a fundo quem foi Kafka.
O garoto tímido que morre de medo do pai tirano, o jovem inseguro, o homem lutou contra seus próprios demônios.

Através desse livro pude compreender o porquê Kafka escreveu de forma tão seca e cortante.
Sua literatura é, no mínimo, perturbadora.

Se eu já era fã do autor, agora sou muito mais e já quero ler tudo que ele escreveu.

A autora transformou a vida sem graça de Kafka numa emocionante aventura existencial.
A leitura fluiu deliciosamente, e é notório a intensa e meticulosa pesquisa que alicerça toda a construção.

Que livro maravilhoso, gente!!!

Kafka merece essa homenagem!! Ele merece o título de um dos melhores autores do Século 20. E lamento ele não ter vivido para ver suas obras no topo. Lamento que o reconhecimento só veio postumamente, embora ele fosse admirado no seu meio social.

Leiam, se tiverem a oportunidade!!

Basilcalado 11/03/2023

Mto bem feito
Achei mto interessante, o Kafka sempre foi um escritor q eu me interessava muito, gostei da forma que a autora contou a história dele e organizou as informações ! me deixou com muita vontade de ler as obras dele

Alline 29/12/2022

Achei a vida dele emocionante, para o fim que teve. Eu gostei muito da biografia.
Os amores, as confusões com o pai.

Apolo 10/07/2013

arte de escrever
Escrever é uma arte, uma arte que está ligada a existência humana, desde que o homem desenhava nas paredes das cavernas, contando histórias ou relatado o dia a dia; escrever tornou-se uma ferramenta de expressão e conhecimento, que se vária em sua estética e e classificação literária; a arte da escrita se tornou essencial para o ser humano, acrescentando ao ser humano como uma indivíduo de intelectualidade e de genialidade, e esse contexto Franz Kafka acrescentou e muito as suas obras literárias, basta observar essa obra CARTA AO PAI escrito em que Kafka relata sua difícil relação com o pai Hermann Kafka, homem bruto, medíocre que humilhou desde sua infância fazendo cicatrizes para a vida toda ,e não ostante, apesar de soar, e o que poderia ser uma acerto de contas piegas, não!, ele narra com muita desenvoltura uma capacidade de análise e argumentação crítica de sua situação em um nível altamente brilhante, gerando uma aproximação direta com a vida do escritor, além disso Kafka relata seus defeitos, fracassos e principalmente a influência que seu pai exerceu sobre sua vida, mostrando apenas que os dois permeiam por caminhos diferentes e complexos. A pretensão desse escrito era de apenas ser um desabafo ao pai, que não chegou a ler ( muitos dizem que sua mãe e irmã Ottla interviram) e não um caráter de literatura,tanto é que só foi publicada por seu amigo Max Brod depois de sua morte prematura em 1924 e então livro se tornou um documento perene da literatura universal. Recomendo a leitura !

dudis 12/04/2023

Achei que fosse uma leitura dificil, me surpreendeu
Nao estou acostumada a ler biografias, me surpreendi. muito fluida, a autora nos leva para os tempos de 1890, é como se fossemos uma mosquinha acompanhando o grande franz!
lendario

Marinara.Klem 23/06/2020

Na luta entre você e o mundo...
Um livro sobre um dos maiores autores da história (segundo minha experiência). Kafka teve uma vida complicada, repleta de autos e baixos. Sua biografia contém muitos ensinamentos...
@cinthia.lereplanejar 23/06/2020minha estante
Nossa! Já curti! Quero ler esse livro!

Marinara.Klem 23/06/2020minha estante
Cinthia ?, depois vamos falar sobre ele hahah

@cinthia.lereplanejar 23/06/2020minha estante
Sim.

madu.taveira 21/02/2023

Ele de novo
Termino esse livro aos prantos (que eu mesma considero ridículo até certo ponto) porque a história de alguém tão famoso e relevante dificilmente passa despercebida, até mesmo pra quem não a procura por vontade própria. Justamente por isso, apesar de muito não ser novidade, por ser um romance bibliográfico essa mesma história ganha um caráter ainda mais poético, melancólico, único em todos os sentidos. Toda vida de Kafka retratada nessas páginas faz com que a afeição por ele cresça ainda mais. É impossível não se envolver e compadecer, não se entristecer e temer, não sorrir e suspirar com uma alma tão encantadora. Essa é outra obra sobre o escritor, no qual há meses venho me debruçando sobre, ele que é um ser humano ímpar e que deixou sua marca nesse mundo, que causou em mim a mais profunda e boa impressão e que certamente se tornou o meu autor favorito ? graças a essas e outras qualidades.

sophia ceregatto 13/03/2024

Kafka e a marca do corvo.
Esse livro é um romance biográfico da vida de Franz Kafka, que narra as primeiras recordações desde seu nascimento até o seu último suspiro. Coisas como relação com os parentes, amigos, relacionamentos amorosos, obras, foram muito destacados ao decorrer da biografia.

Ao decorrer da leitura, me senti muito próxima ao Kafka, sua vida foi muito sofrida, principalmente na infância e na juventude, e isso acabou fazendo com que eu me simpatizasse MUITO com ele.
E sabendo de (quase) todos os fatos que ocorreram na vida dele, é nítido, por exemplo, na sua obra A Metamorfose, analisar alguns acontecimentos que são bem semelhantes aos que ocorreram com o próprio Kafka, que foram narrados nessa biografia.

A leitura foi maravilhosa, consegui ler rapidinho e ainda me fez ter aquele gostinho de "quero mais" em relação às obras do Kafka (apesar desse livro não ser uma autobiografia).

Super recomendo pra quem gostaria de se aprofundar na vida do nosso querido Franz, autor do maior clássico da literatura alemã.

Johnny B. 18/01/2013

Kafka sem angustia
Kafka é um dos escritores mais importantes do século XX, Sua literatura surreal cheia de dor e incongruencias influenciou centenas de escritores, que viram em sua literatura e retrato mais cru e profundo da contemporaneidade.
Jeanette Roazsas faz da vida do ilustre filho de Praga uma aventura fácil e leve, descrevevndo as angustias do homem Kafka, seu relacionamento familiar tumultuoso, suas relações amorosas fracassadas e sua vida profissional infeliz de maneira simples e sutil, sem cair num romantismo que não teria a nada ver com a literatura kafkiana, mas que não transmite a angustia deste personagem tão incomum.
E uma grande sacada de Jeanette foi dar voz a Kafka nos dialogos com o que o próprio escreveu em seus diários e epistolas, o que deu muita confiabilidade no livro, por essa informação você realmente compra a idéia da história.
Um unico pormenor é a vida sexual de Kafka que, como é do conhecimento de todos, foi um problema enorme para ele, e que no entanto, foi quase inteiramente ignorado pela biografa.
Mas no todo vale com certeza a leitura se você é fãn de Kafka.

Marcos Dhonatha 08/04/2020

Por que todas as lendas morrem??
"Escritores, mesmo os mais geniais, geralmente levam uma vida muito sem graça, por isso escrevem: para recompor seu monótono mundo de maneira mais surpreendente e impactante. Como a maioria dos leitores os escritores buscam na literatura a superação e superexcitacão que não costumam encontrar no dia a dia."
Décadas depois de sua morte o que deve ficar de homem talentoso? A poeira de uma existência trivial ou as palavras que o transformarão em imortal? As palavras sempre, porque só os mitos vencem a morte. Kafka continua vivo graças a seus escritos e principalmente ao escrito de outros escritores que, magnetizados pelo absurdo kafkiano, transformam o escritor tcheco no protagonista de uma aventura literária: sua própria vida.
Kafka era cercado por um labirinto cheio de angústias, impasses, realizações e paixões. Em tcheco seu nome significa corvo. Que ave condensaria melhor todas as sombras e assombrações de uma vida tendida ao pesadelo, ao fracasso e a punição?
Mesmo com sua saúde debilitada seu psicológico frágil e toda escuridão que o cercava, Kafka fez de suas obras um espelho de sua própria realidade, e até seus últimos dias ele continuou com o amor da sua vida: a literatura.