Rogue One: Uma História Star Wars

Rogue One: Uma História Star Wars Alexander Freed

Resenhas -

Guilherme Dehon 14/03/2024

Rogue One: Uma História Star Wars...
Quando anunciaram o lançamento do filme para 2016, e tão logo vi o trailer, fiquei em um estado de êxtase total...

Contei cada milhonesimo de segundos para o lançamento e assim que chegou ao cinema corri e garanti meu ingresso...

Gosto de toda a Saga Start Wars, assisti a todos os filmes várias veze e também algumas séries, (mesmo tendo a essência da obra de George ter Lucas ter sido desconstruída pela Disney e sua "adoração" à cultura woke).

Acho que pelo clima mais sombrio, tendo, sem muitas "piadinhas de fim de mundo", Rogue One é de todos os filmes o que mais gostei, o que ganhou meu coração de tal maneira que não sei definir claramente...

Quando descobri que haviam lançado um livro não pensei duas vezes e comprei (merecia uma edição Especial em capa dura)...

E após protelar, terminei a leitura...

O livro é realmente muito bom e esclarece muito mais do que vemos no filme. É mais imersivo, dinâmico, envolvente, angustiante...

Há mais detalhes que preenchem algumas lacunas que o filme não detalha e que ao meu ver, são cruciais para a melhor compreensão da obra.

Para que é familiarizado com o universo Start Wars, será uma leitura muito fácil de entender por já conhecer alguns termos sobre a Saga.

Já quem não conhece nada da Saga, poderá até ficar uma tanto perdido, mas ainda assim, entenderá a estória, pois é muito fluída e dinâmica.

Sinceramente, até o presente momento em 2024, é o meu livro favorito.

Gabrielly.Recalcat 23/11/2023

Rogue One: Uma história Star Wars
O livro retrata a mesma história do filme, mas com uma profundidade maior!

Por se tratar de um livro, onde é possível adicionar mais detalhes do que em um filme, somos presenteados com pensamentos e descrições que enriquecem a obra, momentos marcantes do filme, como a famosa frase: "estou nessa luta desde o seis anos de idade", tornam-se muito mais intensas

Devo admitir, spoilers a frente, que a morte dos personagens gerou um impacto muito maior em mim agora.

Pra concluir, lembrem-se, rebeliões são feitas de esperança.

Invasão Bárbara 05/11/2023

Rogue One e as novelizações
Durante a aula, um colega comentou que encontrou o livro de um filme por aí, perguntei se tinha sido escrito antes ou depois e ele bugou: “Se escreve livro depois do filme?”, “sim, se chamam novelizações” respondi, “Isso não faz sentido!”, concordei e pensei: “Nunca li nada desse tipo, minha opinião é baseada em achismos. Talvez um dia deva dar uma chance”.

Vale ressaltar que as novelizações geralmente só acontecem com filmes e franquias absurdamente populares. Além disso, elas não são outras aventuras com os mesmos personagens e nem foram escritas simultaneamente às filmagens, como em 2001: Uma Odisseia no Espaço.

Quase um ano após a conversa com meu colega, surgiu a oportunidade. Depois de chorar de rir ao notar que o funko do Cassian Andor (Diego Luna) pode ser reaproveitado como Paul McCartney quando lançarem uma edição dos Beatles no Telhado, e de descobrir que para assistir a série Andor só precisaria ver Rogue One antes, fiz uma minimaratona de Star Wars.

As conclusões foram que o filme é legal, já a série é uma obra didática sobre regimes políticos opressores combinada com as viagens de Simbad, O Marujo. E o Luna está maravilhoso, mais uma prova que esse ator nasceu para interpretar homens com emoções reprimidas para sobreviverem em ambientes hostis.

E aí estava a publicação que queria: Rogue One - Uma História Star Wars, do Alexander Freed.

O livro traz os mesmos acontecimentos da versão cinematográfica, acrescentando uma ou outra cena intermediária. Também se criou realidades internas, ou seja, enquanto as ações vão acontecendo, acompanhamos como um dos personagens está se sentindo, suas memórias e pensamentos. Freed troca os focos narrativos a todo instante, uma hora estamos com a Jyn, logo mudamos para o Cassian e, em seguida, vamos para a mente de um terceiro.

Rogue One foi minha companhia nos intervalos e no ônibus. Mas, sendo fã de ficção científica, guardei o capítulo do primeiro teste da Estrela da Morte para ler em casa, com a atenção e respeito que esse momento solene exige.

Enfim, não é um formato que me atrai, porém fiquei entretida com a leitura. A partir de hoje, vou olhar com mais carinho para as novelizações.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

lotrings 20/09/2023

Ja sabia de todo o decorrer do livro pq né veio depois do filme e achei as descrições muito boas e imersivas, realmente parece um livro e não um roteiro e apesar de detalhar bem fica melhor se você ver o filme primeiro porque a impressao que deixou foi que o livro é mais para os fãs. unico ponto negativo foi que a mudança de ponto de vista dos personagens é muito crua me deixando um pouco perdida durante a leitura.

Nat 29/04/2023

Galen Erso não é um simples fazendeiro como quer se fazer parecer. Quando o seu passado sombrio vem bater em sua porta para leva-lo de volta ao trabalho sob a máquina imperialista de Palpatine, sua família acaba. Jyn Erso, sua filha, é resgatada por Saw Guerrera, um rebelde a parte que lida com imperialistas de forma mais “contundente”. Anos depois, Jyn, agora uma jovem mulher, está nas mãos dos líderes da rebelião, que querem a todo custo saber mais sobre seu pai e sobre um piloto que foi mandado por ele com informações sobre uma grande máquina de guerra. Assim, Jyn se junta a Cassian Andor, conhece pelo caminho Chirrut e Baze, e junto ao piloto Bhodi e vários outros rebeldes, partem para Scarif, em busca dos planos da Estrela da Morte e de seu ponto fraco, que pode mudar o curso da guerra.

Tido pela grande maioria dos fãs de Star Wars como o melhor filme da nova “leva” de filmes desde que a Disney adquiriu a marca (não só pela história que é realmente muito boa, mas também por uma das melhores aparições de Darth Vader), a novelização da história também não decepciona em nada. Pelo contrário. Os detalhes que são adicionados a história, como por exemplo, sobre a mãe de Jyn Erso, sobre os sentimentos da jovem quando descobre a verdade sobre o pai, e os próprios pensamentos de Orson Krennic, Saw Guerrera e Cassian, sobre os quais o filme só entrega vislumbres, tudo isso agrega em muito a história. Irrelevante dizer que eu li o livro inteiro com a voz dos atores na cabeça.
Uma coisa sobre a qual eu me surpreendi. Quando montei os temas que seriam sugeridos para o Desafio Livrerário Livreando 2023, esse foi um dos que eu pensei que deveriam entrar na lista dos temas fixos. Quando fui procurar livros que encaixassem no tema, só pensava em livros escritos por mulheres, afinal, não seria bacana um livro com uma heroína de protagonista que ainda fosse escrito por uma mulher? Seria a cereja no topo do bolo. Mas aí lembrei desse, e escolhi porque como fã de Star Wars, eu amei o filme e adoro as novelizações (quando se trata desse tipo de livro, os autores que trabalham com esse universo nunca falham). Depois da leitura e enquanto escrevia essa resenha, me dei conta de quão bom um homem também pode escrever sobre uma heroína em um ambiente militarizado, como são as histórias de Star Wars. Sem apelos sexuais, sem masculinizar a mulher, mas dando a ela direito de ser forte e frágil de acordo com as situações, e também dando aos homens em torno dela a capacidade de verem a fragilidade dela sem diminuírem-na por isso. O autor também deu direito aos homens de serem tanto fortes como traumatizados. Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida nenhuma.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2023/03/rogue-one-alexander-freed-dll-2023.html

JuBarros_ 25/04/2023

3,5/5
Sou suspeita pra avaliar esse livro, porque eu amo o filme. A novelização conseguiu aprofundar ainda mais a história, especialmente as motivações dos personagens. A parte em que o Saw Guerrera aparece ficou ainda melhor com todo o diálogo interno da Jyn de pano de fundo.

Esse livro brilha nos momentos em que adiciona detalhes na história do filme. No entanto, quando é necessário adaptar cenas do filme e não são feitas muitas adições/alterações, o livro perde um pouco da sua força. Alguns momentos funcionam muito bem no filme, mas ficam apressados no livro.

Gostei muito da leitura, mas de forma geral ainda acho que o filme é superior. Eu reassisti o filme antes de ler a novelização, quem sabe eu teria gostado mais do livro sem ter o filme tão fresco na memória.

louise118 07/01/2023

"rebeliões são feitas de esperança."
que livro!
preciso dizer o quanto essa novelização se torna indeclinável no que diz respeito ao que a aliança rebelde de fato era e no que ela se tornou após os acontecimentos de 'rogue one'. não irei me prolongar muito a respeito da história, é simplesmente star wars sendo star wars ? a ferocidade, a entrega completa de todos aqueles que buscam humanidade, que buscam paz e justiça por tudo aquilo que lhes foi tomado ao longo de toda a vida pela tirania já conhecida do Império.

mas a forma como o autor apreendeu o amâgo, a essência da história e captou as chamas acesas ? tão distintas e ao mesmo tempo tão similares ? no interior de cada personagem através da escrita? surreal.

pra quem gosta e pra quem reconhece o impacto e a profundidade concedida por rogue one na saga, eu diria que é uma leitura ? praticamente ? essencial.

Carla 31/12/2022

Antes de uma nova esperança
A tão aguardada história de como a aliança rebelde conseguiu os planos da primeira estrela da morte.
Você já sabe como essa história termina, mas vai querer ler mesmo assim.
Um dos melhores star wars dos últimos tempos, vale a pena, tanto o filme quanto o livro.
Tem bônus que todos esperavam no final e foi muito bem feito no filme.
É mais do mesmo sim e amei por isso.
Luchi 31/12/2022minha estante
Aahhh, amei muito esse filme, consegue te prender mais do alguns filmes principais da saga

LAPLACE 12/10/2022

Rogue One (Alexander Freed)
A novelização é fiel ao filme, está tudo lá, porém com um enriquecimento de narrativa que só um livro pode oferecer por dispor de mais tempo que um longa-metragem. O autor agrega valor aos personagens, nos mostra sentimentos, personalidade, um contexto de cada personagem que não temos tempo de ver nas telas. O final da narrativa é tão emocionante como se você tivesse assistido o filme. Inclusive, se não assistiu, assista o filme antes de ler o livro. A cada página as cenas vão se reconstruindo em sua cabeça e a leitura se torna de arrepiar.

anna 24/09/2022

"i'm not used to people sticking around when things go bad," she said, by way of explanation.
she didn't know if cassian really understood, but he said, "welcome home," and she knew she was.

apanhei disso aqui o suficiente pra ter certeza que nunca mais irei sorrir. odeio esse universo infeliz

completamente INSANAS as descrições da ferocidade e da necessidade que a jyn e o cassian enxergam nos olhos um do outro. insanas.

os últimos 20% dessa [censurado] são TORTURA PSICÓLOGICA. porém..... rogue one é, objetivamente, o melhor filme de star wars. e a novelização honrou muito bem essa história.

"in [ jyn's ] short life, she had seen relentless hardship and become hard herself. but her fine shone bright."
louise118 19/12/2022minha estante
AI EU TO DOIDA PRA LER

anna 19/12/2022minha estante
é insano!!!!!!!!

Danniel.Ricardo 03/06/2022

Mais Star Wars
A leitura consegue passar a atmosfera do filme, frenético e calmo ao mesmo tempo, acrescenta pouco de quem assistiu atentamente ao filme, mas como fã recomendo demais

Gian 25/01/2022

????
Rebeliões são feitas de esperança!

Star wars sendo star wars!

Amo dms esse universo e com os livros amo cada vez mais!

Mônica B. Lopes 29/04/2021

Incrível
Amo essa história. O livro trouxe mais informações e momentos bem marcantes da trajetória e dos pensamentos dos personagens. É o filme só que mais aprofundado nos personagens.
Os capítulos finais me arrasaram com detalhes dos últimos momentos.
Leiam é maravilhoso.

Osmar Weyh 18/04/2021

Esperança
Jin Erso perdeu tudo aquilo que mais amava, cada dia de sua existência era uma constante sobrevivência. Mas lutou até o fim, trazendo uma chance, uma fagulha de Esperança para a Rebelião.

Tron 12/04/2021

Desnecessário
Sinceramente o "conteúdo adicional" não foi relevante. Foi uns dos piores livros/filmes que já li. O estilo de escrita não me cativou. Uma completa perda de tempo.