O Talismã do Poder

O Talismã do Poder Licia Troisi

Resenhas - O Talismã Do Poder

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marlos 24/07/2021

Neste último livro da trilogia, Nihal e Senar entram em uma jornada para executar um plano que tem a intenção de acabar com o poder absoluto do Tirano.

É possível observar uma evolução muito interessante de narrativa, onde a autora aprofunda mais os tons cinzas das motivações dos heróis e vilões.

A autora aborda também as escolhas feitas pelos personagens e o peso dos sacrifícios, que nem sempre acabam valendo a pena, demonstrando um amadurecimento da narrativa.

Achei muito pertinente a concepção de que a paz nunca existiu de verdade do Mundo Emerso, sempre permeado por tempos de injustiças e consequentes conflitos motivados pela resistência de pessoas dispostas a mudar o mundo para melhor, mesmo que nem sempre pelos meios mais éticos.

A trilogia ficou parada por alguns anos na minha estante, cheguei a começar a leitura certa vez, mas abandonei por não ter gostado da narrativa. Hoje posso afirmar que foi uma das leituras mais divertidas. Havia sido o livro certo na hora errada.

JP Schneider 05/02/2023

A paz é subjetiva, sempre houve guerra e sempre haverá.
Gostei desse final encerrou muito bem a história. Já esperava algo nesse sentido.

Neste livro dá pra ver a evolução da autora. A narrativa mais sombria, com perdas pelo caminho, sacrifícios que não valeram a pena. Pensei que seria cansativo a busca pelas pedras, mas agregou muito a história, entendi não haver lutas contra os guardiões, até pq são sábios, e o conselhos ajudaram muito a Nihal, pois ela começou a busca por obrigação, não sabia o que queria da vida, e ela foi se encontrando na busca.

Ido foi o melhor personagem que toda a saga, foi muito em trabalhado, possui várias camadas, e mereceu o final que teve.

Uma coisa que me surpreendeu demais foi a questão do Tirano. Pensei que seria corrido a batalha entre ele e Nihal, mas na verdade não teve batalha.
O discurso do Tirano foi sensacional, e praticamente tudo faz sentido. A motivação dele é justa, só foi executada da forma errada. Ele está completamente certo, a paz é algo subjetivo, sempre houve guerra e sempre haverá, não importa o que eles façam.

Foi uma boa leitura, os livros vieram numa crescente e se encerrou muito bem. Foi um prazer acompanhar a jornada de Nihal, Senar e Ido.

Milena Cecília 17/11/2011

Uma serie para ler,refletir e se apaixonar!
Comecei essa leitura sem esperar tanto do livro.
Inicialmente você acompanha o raciocínio de uma criança chamada Nihal cheia de sonhos e com receios daquilo que acontece dentro de si.
De repente passei a acompanhar uma pequena família desajustada e muito bonita,as brincadeiras,o comercio de uma pequena cidade e tudo aquilo que torna a nossa leitura um prazeroso sonho. Rapidamente também conheci Senar,o menino mais doce de todos os livros que já li. Acompanhei todas as suas tentativas de ter a amizade de Nihal,onde aprendiam e brincavam na floresta,catavam framboesas....E foi então que a historia mudou.

Quando a Terra do Vento é tomada pelo tirano eu senti todas as emoções de Nihal. O desespero de ver tudo o que amava se esvair diante de seus olhos,a luta pela sobrevivência e o conhecimento de muitas coisas que até então nunca se perguntara o porquê.

Acompanhei a luta de Senar pela alma da própria Nihal,sempre perdida,nunca compreendendo o verdadeiro sentido de viver.

Reconheci em Nihal a dor e aquele momento em que desligamos tudo o que sentimos e nos tornamos uma maquina com sede de justiça assim como as dificuldades que passamos pelo fato de muitos não acreditarem naquilo que somos capazes de fazer.

Vi em Ido uma historia fascinante e muitos aprendizados. Seria aquela pessoa que passa em nossa vida para nos lembrar como se vive e porque devemos continuar a viver.

Os Dragões Vesa e Oarf mostram por sua vez que os animais também podem sentir e sofrer as baixas desse mundo assim como a gente e a lealdade para com aqueles que amam.

A cada fato, a cada novo personagem mais um afeto.

A pureza do coração de Laio,a determinação de Aires,A dor sofrida pelo pequeno Phos,o pré conceito sofrido por Ondine,a missão de Senar, o amor incondicional de Senar...
E por fim a missão de Nihal.
Essa missão deixou uma pergunta que ficou sem resposta: "Sera que existe algo de fato que possamos fazer para livrar o mal do mundo e devolver a paz a aqueles que são subjugados?"

Certa vez JK Rowling argumentou sobre o fim de Harry Potter. Ela afirmou que tinha o intuito de mostrar naquele final cheio de mortes que o difícil não é morrer na guerra mas sim seguir adiante depois das perdas daqueles que morreram na batalha.
Agora posso afirmar com convicção que ela nunca conseguiu passar essa mensagem.

Licia Troisi, por outro lado,mostrou uma guerra real,onde não se trata de viver ou morrer mas de suportar consequências que por vezes são ainda mais dolorosas. Mostrou também que o fim de uma guerra não faz brotar flores do nada e que as pessoas não ficam repentinamente felizes! Ha escombros e terra morta por toda parte e é preciso novamente limpar,plantar,fazer ressurgir algo que simplesmente não é fácil de remontar.

é realmente muito difícil falar sobre essa série e expressar os sentimentos que ela passa. é necessário ler e compreender aquilo que só o livro pode de fato mostrar.

John 11/06/2021

Não julgue o livro pela capa
O terceiro volume dessa série não havia me despertado muito interesse, uma vez que o livro é bem simples e segundo não tem nada de realmente inovador no gênero, porém as histórias sempre muito bem escritas e fluidas.

Pra ajudar ele tem uma capa terrível. Que entrega a esperança de uma luta em cima de dragões (teve uma série recente aí que já estragou esse tipo de luta) que ia beirar o clichê.

Mas esse livro vai além disso. Ele entrega uma aventura divertida, cheia de diálogos bem propostos e um desenvolvimento das personagens muito melhor que anteriormente feito.
E a batalha final tem um desfecho excelente. Não é clichê, é previsível, mas feito com bastante emoção.

Muito bom e fez valer pela série toda.

Wagner Fernandes 15/11/2023

Fim de uma trilogia épica
"CRÔNICAS DO MUNDO EMERSO" é uma boa aventura de fantasia que eu gostaria de ter lido em minha adolescência, lá pelos 14 ou 15 anos.Você fica preso à narrativa e quer acompanhar e saber o que acontece com os personagens e como sairão de determinada situação. É um enredo básico de fantasia e que ficaria perfeita como uma série de desenho animado (especialmente de animes). Tem aventura, mistério, suspense. As melhores cenas foram as que Nihal encontra os guardiões das pedras de poder. A mulher de água foi bem descrita e causou arrepios.
Enfim, no geral é um livro juvenil mesmo, excelente para essa faixa entre 11 a 15 anos. E me despertou a vontade de ler algo mais maduro.
O final foi  surpreendente! A revelação de QUEM é o Tirano foi uma das mais incríveis reviravoltas que vi num livro de fantasia. Apesar da história em si ter ficado um pouco na média, esse encontro entre Nihal e o Tirano foi a melhor cena da trilogia.
De fato, a trilogia como um todo é bem legal. Dou nota 4,5. E, como citei antes, Brandon Sanderson leu "Crônicas do Mundo Emerso" para compor o encontro final entre Vin e o Senhor Soberano em "Mistborn: O Império Final". Quase uma xerox do plot. O crédito, porém, se deve a Licia Troisi, já que ela escreveu sua obra ANTES de Sanderson.
De qualquer modo, ambas são ótimas histórias, muito bem escritas e cativantes (mesmo Nihal sendo uma garota chatinha!).
As cenas com o gnomo Ido na Academia (o mentor de Nihal) também cansam um pouco, embora aprendemos bastante sobre o papel de Nihal. E Ido foi importante ao procurar a maga Reis e descobrir a identidade dela própria e de detalhes sobre o Tirano. (Estou até agora surpreso por saber quem ele era, e seu discurso final para Nihal na sala do trono foi épico! Vou até reler esse trecho!). Enfim, cheguei ao final de mais uma trilogia neste 2023 repleto de aventuras fantásticas!

Maree 10/01/2011

Decepção
Tudo o que posso dizer após ler esse livro é que me decepcionei....

Onde foi parar a criatividade da autora? O livro foi mal escrito, mal desenvolvido, mal trabalhado....um caos completo, as pontas soltas deixadas no segundo livro (lembrando que o andamento da história no primeiro e segundo livros até então estava ótimo, tanto que dei 5 estrelas)foram resolvidas de maneira simplória, isso quando foram resolvidas.....

Zalênia, que foi tema do segundo inteiro praticamente, foi totalmente esquecida, sendo citada em apenas um paragrafo.... e a batalha final? parecia que a autora queria se livrar desse livro o mais rápido possivel, aliás, eu também me senti assim

A busca pelo talismã é cansativa e enfadonha, tanto que até mesmo nas pequenas reviravoltas que acontecem, não conseguem alavancar a leitura...

O romance do casal principal também foi porcamente desenvolvido, corrido, sem prender o leitor....

Enfim, espero que a seguda trilogia recupere o fôlego perdido...
carlosmrocha 10/03/2011minha estante
Concordo Maree, escrevi uma resenha, mas fui "bonzinho" com autora. Sempre tenho essa tendência... Queria conseguir escrever algo parecido com o que você escreveu a respeito.

Maree 11/03/2011minha estante
esse livro me indignou tanto que tive que desabafar....

sagonTHX 05/07/2011minha estante
Maree, você disse tudo. É mais do que um desabafo, é indignação TOTAL. E o pior é que tem tanta gente elogiando que me faz pensa que, ou essa gente é cega e tem gosto duvidoso, o que não duvido, ou emtão, nós é que estamos postando opiniões no lugar errado. Não consigo acreditar que alguém leia um livro e não faça a mínima ideia sobre o que está lendo; ler por ler é fácil, entender o que tá lendo é que são elas. Será que alguém comeria peixe estragado e diria: Oh, que delicioso, estava suculento!?

Rodrigo 12/07/2012minha estante
esse ultimo livro também ñ me agradou muito, achei a leitura até cansativa. as buscas pelos santuários eram cansativas e pouco desenvolvidas. também acho que o romance de senar e Nihal foi poucamente desenvolvido, mas ñ achei que ñ prendesse o leitor à história (pelo ao menos prendeu à mim). mas gostei muito do fim da trilogia, e a história pode ser cansativa, mas ñ deixa de ser boa.

Art 17/06/2013minha estante
Todos temos direitos a opinar quanto a gostarmos ou não de um certo livro. Agora dizer que por a pessoa não ter tido a mesma opinião que você ela não sabe ler? Ah, pera lá, neh, amigo? Vamo parar com a prepotencia, querido "sagonTHX".

Tiago.Guedes 06/12/2023

Vencemos, mas problemas continuam
Neste 3° livro e último livro temos Nihal e Senar na luta final contra o Tirano.
Resumidamente o livro é bom, melhor que o primeiro, mas o final é bem fraquinho em vários aspectos, desde o vilão com passado que justifica suas ações, personagens que não morrem e batalhas que não acontecem e um pós guerra este sim bem parecido com a realidade.
A trilogia no contexto geral foi bacana, senti muitos furos e inclusão de inimigos de forma muito aleatória e o inimigo principalmente sendo no fim uma pessoa já derrotada.
Vale a pena ler, mas não é algo para se criar muita espectativa, longe de ser um clássico de aventuras, mas da para passar o tempo.

Maia Franco 25/08/2010

O término.
Licia Troisi mereceu que seus livros vendessem tanto.

Ela fez personagens diferentes entre si e os fez manter suas principais características do inicio ao fim do livro, claro que com um ótimo amadurecimento da maioria.

Ela criou uma menina que fez, creio eu, com que muitas outras se identificaram, fez uma menina que tem os sentimentos a flor da pele para que mesmo as que não se identificassem com ela sentissem simpatia e compaixão pela situação de Nihal.

Criou também Senar, jovem e poderoso mago, papel que muitos, inclusive eu, não se importariam em desempenhar. Fez de Senar um homem digno que apesar de não gostar de matar o fez quando necessário.

E claro, vários outros personagens que ganham a simpatia do leitor com suas histórias passadas e suas decisões para o futuro.

Por ultimo temos O Tirano, que se mostrou um incrível personagem mostrando que bem e mal não passam de um mero ponto de vista e colocando em dúvida as convicções não só dos personagens do Mundo Emerso, mas também daqueles que leram o livro com o coração.

Enfim, isso tudo forma uma obra excelente que começa com leitura leve e fácil, com personagens para todos os gostos que crescem junto com o número de páginas e descrições de lutas muito bem feitas. Esperem por um final que segue o bom ritmo da obra. 4 estrelas muito bem medidas.

P.S.: Confesso que eu torci para o Tirano!
Ariel 24/10/2010minha estante
Eu também queria que o Tirano tivesse um fim mais bonito. Mas ele queria a morte, então...

danona23 21/05/2011minha estante
Não esperava por um final tão bom, desde que tinha terminado o segundo livro. Demorei uns bons meses (por sorte, arrependimento não mata) para ter coragem de pegar o terceiro livro para ler.

O final me surpreendeu genuinamente. Acho que das duas possibilidades, nenhuma realmente me faria ficar menos feliz, querendo matar a autora. Foi o melhor livro da trilogia, na minha opinião (mesmo que uma parte quisesse que ela tivesse se prolongado um pouco mais em alguns pontos).

Gin 24/02/2013minha estante
Aster foi a razão por eu ter dado 5 estrelinhas a esse livro. Não me lembro muito bem das palavras que li no final do livro onde acontece o dialogo deles, mas me lembro do meu sentimento de fascinio pelo Tirano.

Tulliu Cardia 30/01/2009

Os dois motivos que mais me fizeram nao gostar dessa série, foram:
Nihal é mto chata. Prefisivel, mesquinha e outras coisas que nao me lembro.
E o livro é mto superficial, o autora ás vezes quer botar emoçao na história mas fica pior.
Nao recomendo.
sagonTHX 05/07/2011minha estante
Tulliu, vc me parece que é um dos poucos que sabe o que tá falando por aqui, acerca dessa saga mediana (pra não dizer medíocre) de Licia Troisi. Parabéns.

Emerson146 07/02/2023

Paz com cicatrizes
A evolução da escrita da autora foi muito perceptível nessa saga, este último livro foi muito bom, todos os personagens tiveram o devido desenvolvimento.

Fiquei triste com as mortes apresentadas, e gostei q msm eles ganhando a batalha final, todos tiveram sequelas da guerra, não terminou tudo bonitinho com todos felizes e intactos.

Sobre o tirano eu n esperava q ele fosse esse tipo de criatura, e gostei de saber a história dele, mas o plano dele n tinha muito sentido para mim.

Nihal e Senar jnts finalmente.

Lu 01/11/2012

Depois de três dias sem pegar "O Talismã do Poder" para ler e sem qualquer ânimo para fazê-lo, decidi abandoná-lo. Não sem um certo sentimento de tristeza. Essa trilogia me foi recomendada por uma amiga de skoob e eu gostei muito dos primeiros dois volumes. Mas a leitura desse terceiro se mostrou problemática desde o início.

Não sei até que ponto o fato de fazer mais de um ano desde que li o segundo volume influenciou as minhas impressões. Eu me sentia desconectada da trama e dos personagens. A batalha contra o Tirano parecia tão cheia perdida, tão desesperançada, que me cansou. Lícia resolveu inventar uns talismãs que poderiam muito bem se chamar horcruxes e invalidou totalmente o segundo livro. Qual a função da viagem do Senar?

Senar, por sua vez, me pareceu apagadíssimo. Tomando atitudes impulsivas e idiotas. Logo ele, que sempre foi o melhor contraponto ao temperamento difícil de Nihal. Parecia completamente submisso. Uma pena.

Nihal segue irascível, como sempre. Mas eu gostava de acompanhar a história do seu crescimento. Como eu já me sentia desgastada em relação à história, confesso que não tive paciência para tentar compreender melhor suas atitudes.

Não vou dizer que o livro é bom ou ruim, porque perdi o gosto de continuar lendo. Talvez por um reflexo do final da trilogia dos Jogos Vorazes, que me deixou um gosto horrível na boca, ou por esse não ter sido o momento certo para pegar esse livro. Por isso, não vou recomendá-lo, nem desaconselhar a leitura.
Gabi C. 31/05/2013minha estante
Tb tô com um bloqueio pra terminar esse livro, Lu. =( Mas vou insistir, pq gostei tanto dos dois primeiros q ainda tenho esperanças.

Klary 12/05/2020

Crônicas do Mundo Emerso
É o último livro da primeira trilogia sobre o mundo emerso. Eu particularmente gostei bastante.

Sara ml. 15/04/2011

Eu disse que teria sido melhor acabar no segundo...
Tá... Não é que eu não tenha gostado do livro, foi bem pouco Clichê, mas caramba!! Em vez dos personagens evoluírem eles regrediram!!
Isso não existe!!
O que salvou a honra dos personagens do livro foi o Ido e acabou... =B
Enfim, eu prefiro deixar que cada um tire sua conclusão, mas eu pessoalmente não gostei... .--.

Jão 28/11/2013

Uma dica para esse livro...não se apegue a ninguém.
Para mim o livro foi um pouco difícil de se acompanhar principalmente pela narrativa rica e profunda da autora, mas depois de um tempo quando se acostuma com a mesma você percebe um livro com uma narrativa deslumbrante e que desperta sentimentos bem construídos.
O livro em si é bom e a unica parte que não ajudou em nada na história foi o relacionamento pouco construído dos personagens principais e os nomes que em meus ouvidos soavam esquisitamente e me impediam de seguir fluidamente a história, os nomes podiam ser um pouquinho menos esquisitos. Mas os defeitos acabam por aí. A cada capítulo do livro a tensão vai aumentando para a batalha final o que vai gerando uma expectativa gradativamente a sua leitura, As características dos personagens são formados a partir das suas falas e atitudes, o que na minha opinião é bem mais eficaz.
Em geral O Talismã do poder é um bom livro, muito bom na verdade, e com toda certeza vale a pena ser lido.

Amanda 03/09/2010

Um fina surpreendente para uma boa história

Vou admitir que não esperava pela carta do final. Provocou em mim um agradável desconforto, se é que isso faz algum sentido. Vejam bem, como a maioria dos leitores compulsivos,estou acostumada a prever o final das historias com bastante facilidade. É raro que algum final me surpreenda faça sentido e me agrade ao mesmo tempo , mas a conclusão dessa saga conseguiu. A parte do desagradável foi pelo sentimento que desenvolvi em relação aos protagonistas, eu meio que queria que o destino deles fosse mais...sei lá , feliz?
Ao mesmo tempo é justamente isso que torna o fim da historia tão imprevisível e marca o livro na memória .Novamente parabéns Licia .

1 | 2 | 3 | 4 | 5