O Resgate de Althea

O Resgate de Althea E. Samuel

Resenhas - O Resgate de Althea

Patty 12/11/2021

O Resgate de Althea apresenta os amigos Daniel, Júlio e Marcelo, que após deixarem a Mata do Anatema, Daniel passa a ter pesadelos, que são um pedido de ajuda e lhe tiram o sono. Então, os jovens decidem voltar para a Mata em busca de Althea, esposa de Seth, e vão parar dessa vez em Alius, um mundo habitado por criaturas diferentes e governado pela tirana Átira, onde para sobreviver e conseguirem salvar Althea, os meninos terão que usar seus conhecimentos e muita criatividade.
Nesse segundo livro da série As Quatro Portas do Tesouro, temos a mesma narrativa leve e fácil, com um toque de humor e uma leitura rápida, como o livro anterior.
Ao meu ver, os meninos estão mais firmes e decididos nas tomadas de decisões, o que mostra que mesmo sendo jovens, aprenderam bastante com a outra aventura.
Assim como o livro anterior, a história novamente deixa uma lição que serve tanto para o público infanto-juvenil, que é o leitor alvo da série, como também para adultos, ao mostrar que sempre devemos lutar por nossos direitos e que a união faz a força para se atingir um objetivo.
Mais uma vez a Elaine Samuel soube criar uma narrativa fantasiosa cheia de criaturas místicas, que nos transporta para dentro da aventura, como se fôssemos ver os garotos bem na nossa frente assim que saíssemos na rua.
E o final, claro, já me deixou doida pela sequência!

Fox11 15/02/2017

O Resgate de Althea
O Resgate de Althea segue a mesma linha de Em busca do Amuleto de Aloni – primeiro livro da série – porém desta vez nossos queridos protagonistas Daniel, Júlio e Marcelo não irão embarcar em mais uma aventura sozinhos, dessa vez terão um auxílio a mais. De volta da Mata, a vida segue até Daniel começar a ter uns sonhos estranhos que ele interpreta como sendo um pedido de socorro de Althea. Esses sonhos acabam levando Daniel e seus amigos de volta a Mata do Anatema e transportando-os novamente a um mundo cheio de criaturas mágicas e até mais perigosas.

Esse mundo em que os meninos vão parar está em guerra, onde os Doncs (seres comuns sem nenhum poder aparente, a não ser a própria força de vontade) sofrem nas garras da Tirana Átira. Ao chegarem, eles logo se metem em encrenca e terão de achar um jeito de escapar das mãos da tirana, ajudar Althea e quem sabe os Doncs. Uma aventura mais perigosa do que antes e que requer mais união e sabedoria por parte do meninos.

Daniel sabia que aquela mata era especial e que a partir do momento em que tinham tomado conhecimento do que havia lá dentro, eles também passaram a ser especiais, a fazer parte daquele mundo e, de uma certa forma, a ser responsáveis pelo que pudesse acontecer lá. Suas vidas nunca mais seriam as mesmas. – Pág. 17/18
A escrita da autora continua sensacional e cativante. O enredo é fluido e crescente, narrado em terceira pessoa, os acontecimentos vão ganhando mais e mais peso. Todos inseridos... Confira mais no site!

site: https://miaestanteliteraria.wordpress.com/2017/02/16/o-resgate-de-althea-e-samuel/

Keth | Parabatai Books 04/03/2017

[Resenha - Parabatai Books] O Resgate de Althea - Vol: 02
Resenha:
No segundo livro da série As Quatro Portas do Tesouro, embarcamos em uma nova aventura com esses meninos engraçados e inteligentes.
Júlio, Daniel e Marcelo sabem que Althea a amada de Seth está em perigo e precisa de ajuda.
Daniel passa noites sem dormir sonhando com a moça que a anos foi separada de seu companheiro tentando salvá-lo.
Após contarem sobre os sonhos de Daniel para Seth, ele decidi que vai procurar Althea, infelizmente um imprevisto faz com que os meninos a procurem em seu lugar.
Já que lá o tempo é diferente eles aproveitam a oportunidade para colocar o plano em ação.

Quando entram na mata Anatema em busca do portal são surpreendidos ao caírem e acordarem do outro lado.
Quando passam por uma das portas que encontram eles pisam no Estado de Alius. Governado por Átira a chefe de Estado, um ser simplesmente maléfico que tirou do povo a paz.

Tratados como Doncs eles ficam presos, por serem considerados escravos. Os dias são intensos, os Doncs não podem se comunicar, apenas um deles tem coragem de contar um pouco sobre o que está acontecendo para os meninos.
Zoia, passa a trocar algumas palavras com eles e tenta coloca-los na linha para não serem pegos conversando entre si.
Mesmo insistindo para eles não tem jeito, o silêncio entre os meninos é impossível permanecer por muito tempo e acabam sendo pegos por Sífiro.

Para salvarem suas vidas precisam contar para a Átira que não são Doncs, achando que iria seria bom... Infelizmente o que os meninos não sabiam era que estavam sendo enganados.

Não era apenas suas vidas que estava em jogo... A de Zoia também, contra sua própria vontade, infelizmente nada poderiam fazer para ajuda-la. Precisavam se manter vivos, salvar Althea e voltar para casa o quantos antes.

Mas parece que a cada passo que davam mais segredos aparecia os fazendo voltar a estaca zero...

"Dessa vez, Daniel foi na frente. Aproximou-se da porta lentamente, esticou o braço e encostou levemente a mão na maçaneta dourada. Girou-a devagar até ouvir um estalo e a porta se soltar. Uma fumaça espessa saiu de lá de dentro."

Opinião:
Amei esse livro!
Achei mais envolvente que o primeiro.
Os meninos são mega inteligentes e com essas ironias de adolescentes me diverti um pouquinho com eles.
O enredo é bem desenvolvido, a ligação entre o primeiro e o segundo livro é perfeita, no início da obra durante os primeiros capítulos os personagens conversam sobre a aventura anterior o que nos ajuda a ter 'flashs' lembrando dos acontecimentos passados.

A Átira é marcante, uma personagem ruim que ficou na minha cabeça o tempo todo, fiquei imaginando o que ela estava aprontando e no final ela já tinha aprontado e eu fui pega de surpresa.

Não imaginava o final que teve, meu pensamento era outro sobre os acontecimentos, fiquei feliz por não encontrar um desenvolvimento obvio.
Esse momento que cito é quando foram encontrar Caputren, um ser cujo eles devem lutar para salvar a conselheira, supostamente Althea até então.

O final revolucionário foi maravilhoso. A ação dessa galera (mais pessoas se envolvem na causa) acaba trazendo muitas coisas boas.

Sobre a edição:
Achei a edição do livro linda! Apesar do livro não ter 'orelhas' essas abas que muitos usam como marca páginas, a qualidade de impressão é ótima!
A textura da capa é gostosa, é aquele tipo de capa que você não para de passar a mão.
As folhas são amarelas com uma boa espessura e a fonte das letras tem um tamanho confortável para uma boa leitura.
Não encontrei nenhum erro de digitação, o que está virando raro ultimamente. Entrou encontrando tanto erro em livros que está me dando pavor!
Uma coisa que preciso desabafar aqui é que eu amo pegar um livro com as letras no mesmo tom! Não tem nada mais gratificante do que ler um livro com todas as letrinhas no tom certo, um capítulo mais claro, outro mais forte, algumas palavras quase apagadas...Ah, eu odeio isso, odeio profundamente... Sinceramente os livros do Grupo Editorial Record são os que mais encontro isso.... Da uma dor no coração quando estou lendo e tem uma paragrafo parecendo que está em negrito quando não está! Neste livro é tudo certinho. Achei necessário declarar isso pois para mim é difícil demais encontrar um livro físico assim.

Recomendo o livro para quem gosta de uma aventura leve e prazerosa.

site: http://parbataibooks.blogspot.com.br/2017/01/resenha-o-resgate-de-althea.html

@livrosmundofantastico 06/04/2017

Aventura, superação e desafios.
Em O Resgate de Althea os três amigos Daniel, Marcelo e Júlio precisam viver uma nova aventura pela mata do Anatema para resgatarem Althea.

Daniel começa a ter vários sonhos e neles uma mulher de cabelos ruivos começa a pedir ajuda, logo ele percebe que é a esposa de Seth que tinha entrando em uma das portas em busca do Amuleto de Aloni para libertar-ló do feitiço.

Daniel junto com seus amigos avisa a Seth que Althea precisa de ajuda e ele resolve ir atrás dela, mas um imprevisto acontece e os meninos decidem ir no seu lugar e viver novamente uma aventura. Quando passam pela porta escolhida eles se vêm em um beco escuro e fedido, tentam saber onde estão mas acabam sendo capturados por um homem com cara de peixe e são levados para o castelo e presos juntos com várias pessoas.

Nesse lugar eles descobrem que os humanos são conhecidos com Doncs e que são forçados a trabalhar como escravos no castelo que é governado por Átira que é uma Drageuns (tem os dentes afiados e é muito perigosa).

O objetivo deles é apenas encontrar Althea, no castelo eles acabam descobrindo que a conselheira de Átira foi sequestrada por um grupo de rebeldes e mantida por um Caputren (Quimera) logo eles imaginam que seja Althea e propõem para a governante ir resgata-lá em troca de suas vidas, eles recebem ajuda de Zoia que também era mantida como escrava e a contragosto ela acaba indo com eles.

Mais algo insperado acontece e muitas coisas acabam sendo reveladas para Daniel, Marcelo e Júlio.

Mais uma vez me diverti muito com esses três e vivi essa aventura, uma leitura leve e descontraída que mostram pontos importantes sobre amizade e superação. A autora construiu uma história não só para ser lida por crianças e sim para todas as idades. Para conferir a resenha do primeiro, Clique Aqui!

site: http://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br/2017/04/resenha-o-resgate-de-althea.html

eugilvanarocha 14/06/2017

Vamos lá para mais uma aventura? Sim por que com esses meninos o que não falta é aventura... Já resenhei aqui no blog o primeiro livro da Série As Quatro portas dos Tesouro, que é Em Busca do Amuleto Aloni, é uma série infanto-juvenil onde três garotos que moram numa cidade de interior e por causa da curiosidade natural das crianças acabam embarcando em uma aventura na Mata de Anatema, que segundo os moradores da cidade é amaldiçoada.

Peguei esse livro, sentei em minha confortável poltrona de leitura, preparada para aquele inicio calmo do livro onde são apresentados os personagens, os ambientes, etc...Mas me deparo com uma cena de perseguição eletrizante, eu penso como assim? Começar prendendo o folego de tensão, pode produção? Mas algumas páginas depois descubro que foi apenas um sonho...Ufa! O Daniel está tendo uns sonhos sinistros, onde Althea pede socorro, ele tenta chagar até ela mas é perseguido e nunca consegue chegar até ela, mas agora neste último sonho ele conseguiu, mas ela desapareceu...

Althea é a esposa de Seth, um personagem que conhecemos no livro anterior, ela tinha entrado na Mata em busca do Amuleto Aloni, que salvaria Seth da maldição, mas ela nunca conseguiu sair de lá, estava presa, e agora Daniel estava tendo esses sonhos com ela pedindo socorro.

Eles contam para Seth o que está ocorrendo e ele decide que vai entrar na Mata para salvar a esposa e pede para os meninos cuidarem da D. Aída enquanto ele estiver ausente. Mas o que eles não previram é que na data combinada, Seth cai da escada e quebra uma perna, adiando os planos, mas Daniel acha que não podem esperar mais um mês, sendo que Althea corre perigo, então Daniel, Marcelo e Júlio se metem em mais uma aventura da perigosa Mata Anatema.

Quero ressaltar que esse livro é INFANTO-JUVENIL, mesmo podendo ser lido por pessoas de qualquer idade, eu sou apaixonada por esses meninos desde o primeiro livro, me divirto demais com seus diálogos cheios de humor e suas estripulias e molecagens, pois a Elaine Samuel criou uma trama muito interessante, onde acompanhamos o dia a dia de três garotos com a idade de 12 anos, com um linguajar e atitudes coerentes com a idade deles. Que se metem em confusões, ficam zoando um com o outro, tem problemas na escola e tem que obedecer os pais. Isso que eu achei fantástico na escrita da autora, ela conseguiu capturar a essência de garotos nessa idade dando vida aos personagens, tanto que temos a impressão que iremos encontrá-los com suas bicicletas ao dobrar a esquina.

Outro fato que gosto muito é dos ensinamentos que a Elaine passa nas entrelinhas das história, muito importante para a faixa etária que eles são destinados, e que para nós "adultos" também pode ser uma fonte reflexão. No primeiro livro ela destacou o valor das verdadeiras amizades, a responsabilidade com os outros e acima de tudo que a ganância e o egoísmo aprisionam o ser humano. Já neste livro o que eu achei mais interessante é que todos devemos lutar por nossos direitos, mesmo sendo uma minoria, a união faz a força e agindo com inteligencia conseguiremos chegar aos nossos objetivos.

site: www.livrosemretalhos.com.br

Dani Ramos 14/02/2018

Indico muito!
Esse segundo livro da série ?As Quatro Portas do Tesouro? nos apresenta um mundo novo e cheio de personagens marcantes e únicos! Júlio, Marcelo e Daniel voltaram para a Mata de Anatema para solucionar um super problema: resgatar Althea. Porém, quando aparecem em terras desconhecidas e descobrem estar em um reino chamado Alius, as adversidades começam a ficar mais complicadas.

Em consequência disso, os garotos são obrigados a servir a chefe de Estado, Átira, para tentarem saber onde se encontra Althea. Entretanto, quando são pegos em uma confusão, os três são sentenciados à morte, no entanto, quando por fim dizem vir resgatar Althea, Átira vê uma grande oportunidade para ter de volta sua Conselheira que foi raptada por um monstro terrível e assim poupar a vida dos meninos. Mas o que eles NÃO esperavam, é serem iludidos pela governanta do reino!

Com uma pitada de humor e várias cenas de ação, voltamos ao mundo mágico que a autora E. Samuel nos apresenta no primeiro livro. A continuação da série foi bem desenvolvida e interessante, nos deixando com o gostinho de quero mais no fim. Achei os garotos bem mais firmes e decisivos em suas escolhas e objetivos, assim como uma trama com um enredo onde tudo de encaixa perfeitamente.

Estou muito feliz em conhecer essa série de infanto-juvenil! E espero mesmo que tenha uma continuação ainda mais promissora que os dois primeiros volumes. Como será que Marcelo, Daniel e Júlio irão resgatar Althea? Onde ela se encontra? E qual o segredo por trás de Átira, a Chefe de Estado e a Conselheira?  Eu super indico para quem gosta de um livro leve, com uma escrita super fluída e rápida. Devorei em dois dias!

@estantedajulia 14/05/2018

O resgate de Althea, de E. Samuel

E. Samuel | 203 páginas | Aventura | Autora independente | Nota: 3.5/5🌟’s

Há anos percorre algumas lendas sobre a Mata de Anatema. Um lugar que você nunca achará se não souber onde está. De todos os cantos da cidade, dos mais baixos aos mais altos, ela não é vista. Apenas quando estiver literalmente em frente, você a verá.

Daniel, Júlio e Marcelo sabem disso melhor do que ninguém. Na verdade os amigos viveram boas aventuras e descobriram um novo mundo dentro da Mata. Eles acreditavam que aquela viagem ficaria apenas na lembrança, porém sonhos estão atormentando Daniel e o jovem acredita ser impossível deixar de responder a mensagem por trás desse devaneio.

É preciso regastar Althea, mas essa tarefa não será nada fácil. Os garotos vão parar em um reino repleto de peculiaridades, chamado Alius. Lá os habitantes possuem rosto de felinos ou peixes, e os humanos são considerados uma espécie inferior, servindo como escravos. Se tudo isso não fosse suficiente, a rainha desse lugar é péssima e muito perigosa.

Logo eles descobrem que Althea na verdade é a Conselheira desse estado e precisam entrar em uma missão para salvar a garota, e as próprias vidas, das garras da rainha Átira.

Monstros, criaturas terríveis e os próprios limites, são algumas das questões que precisarão ser superadas para chegar ao fim dessa aventura e vencer todos os inimigos. Será que esse trio de amigos vai conseguir?

O segundo volume da série “As quatro portas do tesouro” apresenta uma estória repleta de aventura, mistérios e muitas descobertas, assim como o antecessor. A autora E. Samuel explora diversos detalhes e é fácil sentir-se inserido nas páginas. Uma leitura leve, fácil e rápida.

A sequência intitulada “O segredo de Lúcio” já está disponível e não vejo a hora de tirar um tempo para lê-lo.

Para ler mais resenhas acesse o blog http://lunaliteraria.com/ ou o Instagram @lunaliteraria

site: https://www.instagram.com/lunaliteraria/