Horror Adentro

Horror Adentro Oscar Nestarez

Resenhas - Horror adentro

Ismael.Chaves 17/10/2023

13 pesadelos narrados por Oscar Nestarez
Oscar Nestarez é, sem dúvida, hoje um dos principais nomes do horror nacional. Seja por suas narrativas, seus ensaios acadêmicos ou artigos na internet, ler Nestarez é se abrir para novas abordagens linguísticas e, não raro, algum novo conhecimento sobre nós mesmos.

Se "Bile Negra" é um dos melhores romances do gênero que eu já li, em "Horror adentro" o autor demonstra toda sua versatilidade em contos que transitam em diferentes estilos e formas, não raro causando beleza, estranheza ou medo - ou tudo isso junto!

A partir destes 13 contos, Nestarez passeia entre os mais diferentes tipos de medo que percorrem os calabouços sombrios da mente humana, em uma escrita elaborada que faz jus aos grandes mestres da arte macabra, desde o terror clássico ("Mamãe não está" e "À esquerda do medo"), o cósmico e o profano ("Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que conjuras"), ao irreal e bizarro no onírico ("Oroboro" e "Vencer o Sol"), o choque do body horror ("Horror adentro" e "Morrer de linda") e o horror experimental (":/"). Ou mesmo aquele terror mais sutil, psicológico, que congela sua alma até a última frase - afinal, o Diabo está nos detalhes!

Apontar os melhores contos seria tarefa ingrata e, a meu ver, injusto, já que cada história encerra em si uma forma única de gerar medo ou repulsa no leitor. Trocando em miúdos (tripas, miolos, secreções...), a desgraça não tem limites aqui, mas destaco TRÊS contos que, acredito, representam muito bem o talento versátil da escrita nestareziana: "Oblação" (um terror psicológico com uma atmosfera perturbadoramente claustrofóbica), "Horror adentro" (se a capa do livro te deixou perturbado, aqui você vai entender exatamente o porque!) e o inesperado e surpreendente ":/" (meu preferido!).

Uma obra fantástica que só vem a provar (ainda mais) a inegável qualidade e crescimento do gênero na Literatura Brasileira. Certamente, um livro que deve constar na biblioteca arcana de todo bom leitor das trevas que se preze.

Richxrd 08/02/2022

Devo confessar que, o gênero TERROR não é lá um dos meus preferidos, seja nos filmes ou nos livros... O livro "Horror Adentro" do Oscar Nestarez nos traz 13 contos de terror/suspense, prendendo completamente a atenção do leitor. Alguns dos contos são mais atraentes que os demais, porém todas as histórias nos faz querer saber o que irá acontecer mais adiante. Os finais de cada conto me deixou com vários pontos de interrogação em mente, mesmo não sendo meu gênero preferido deixou um gostinho de quero mais.

Destaques para os seguintes contos:

Resenha completa no meu blog.

site: https://censura-poetica.blogspot.com/search/label/%23Resenha

Saulors 15/03/2021

Esse livro conseguiu me fazer ter sensações que não imaginei que poderia ter com contos curtos. Sofri, amei, me indignei.
A escrita do Oscar é direta, fluída, e entre contos incríveis e alguns mais "fracos", o resultado é super acima da média.
Um autor promissor demais. Vamos prestigiar o horror nacional

Calhamaço da Tati 23/07/2020

Horror adentro são 13 contos de puro terror e mistério.
Oscar tem uma escrita impecável, capaz de construir ambientes horripilantes de uma forma inexplicável.

site: https://www.instagram.com/p/CBweF-bjba1/

meiaxicaraliteraria 19/07/2020

Achei a imaginação do autor super criativa, acho que eu jamais pensaria em contos como o que ele escreveu. Em relação a isso, tiro meu chapéu, tem contos incríveis. Mas meu ponto negativo é que o autor usa um português muito formal, o que dificulta em certos pontos a leitura. A leitura não fluiu tanto para mim, mas espero que agrade outros leitores.

IG LITERÁRIO: @MEIAXICARALITERARIA

Lydia.Fernnanda 16/04/2020

GOSTEI
O livro tem muitas mortes, os contos são bem diferentes um do outro em ambientes diferentes. Algumas histórias são bem lineares e só acontece algo realmente no final.

Contos que gostei:
* Morrer de linda (fiquei com nojo em certos momentos rs)
* Horror a dentro (macabro)
* Touro extintor (bem violento)
* Mamãe não está (muito bom)
* Sombra antiga (nao tem tanta violência ou sangue como alguns outros, tem mais suspense, gostei bastante)
* A esquerda do medo (esse tem umas coisas mais tenebrosas)

Os dois contos abaixo eu gostei, porém algo me incomodou, não vou dizer o quê porque não vou dar spoiler:
* Carne e triunfo
* =/

Recomendo a leitura.

Amanda Reznor 24/12/2016

Original e instigante
Os contos de Oscar Nestarez em Horror Adentro nos conduzem a ambientes horripilantes e, por vezes, inimagináveis.

Com uma escrita repleta de metáforas deliciosas, é possível sentir o desconforto na pele das vítimas, vislumbrar as cores vivas - maioria em tons rubros, claro - salpicando ao seu redor e ouvir os sussurros dos estranhos seres à escolta. Alguns contos divertem pelo humor-negro; outros produzem a mais pura agonia; e alguns te fazem viajar por filosofias intrigantes sobre os mistérios da vida.

Desafio-te a adentrar as câmaras onde o mal se esconde e a conhecer o absurdo irresoluto em Horror Adentro! ;)