Modos inacabados de morrer

Modos inacabados de morrer André Timm

Resenhas - Modos Inacabados de Morrer

Stefânea 09/02/2020

Inovador e especial
"Qual o crime mais grave: dar vazão a um desejo ou cometer assassinato?"

Essa obra é perfeita. O autor abre e fecha todas as pontas, assim como toca em diversos temas importantíssimos como suicídio, trauma, doenças na adolescência e abuso. Por o personagem principal ter narcolepsia, um distúrbio grave no sono, pude vivenciar pela primeira vez entender minimamente como é a vida de quem passa por isso. A narração é muito precisa e tocante, sentimos que estamos praticamente na pele de Santigo, Sofri o livro inteiro.
Santiago é um personagem totalmente humano. Sentimos pena dele por sua condição, mas ao mesmo tempo vemos ele fazendo coisas imperdoáveis e ficamos de mãos atadas sobre como reagir.
Um livro incrível que só mostra como a literatura nacional é maravilhosa. Queria que todos pudessem ler e se apaixonar.

Compre pela capa 06/01/2018

MODOS INACABADOS DE MORRER, DE ANDRÉ TIMM
ENREDO

O romance dramático Modos Inacabados de Morrer inicia-se com nosso protagonista Santiago pegando a arma do pai para se matar. Mas um de seus ataques de sono profundo o impossibilita de terminar a tarefa.

Mas porque um adolescente de apenas 13 anos ia querer se matar? Existem sim muitos possíveis motivos, mas o caso de Santi é totalmente diferente. Um acidente terrível resultado de um de seus ataques de sono muda completamente o futuro do nosso protagonista, que acha que não tem mais motivos para viver.

Narcolepsia, uma doença devastadora que impede que o adolescente tenha contato normal com o mundo e com as pessoas é a causadora do acidente e da vida infeliz que o jovem levará pelo resto da vida. Até o êxtase por receber um presente faz com que ele caia no sono, quanto mais os fortes sentimentos de um relacionamento amoroso, que nunca terá.

Na primeira parte do livro acompanhamos Santi adolescente descobrindo sua doença, junto com seus pais, sua melhor amiga Agnes e sua paixão Valerie, a filha do professor Levi.Na segunda parte Santi já é um homem adulto com seus 33 anos, acompanhado sempre de Pestana, seu cão, Tales, um menino de 13 anos e sua fiel amiga Agnes. Valerie já não está mais na cidade. Ela parte com seus pais sem dizer o porquê, apenas promete a Santi que um dia voltará para lhe revelar o motivo da partida repentina.

A terceira parte conta com o retorno de Valerie, e sua revelação devastadora.

OPINIÃO

Um livro totalmente único. Narrativa rápida e totalmente diferente e seus personagens carismáticos é o que torna Modos Inacabados de Morrer um romance dramático delicioso de se ler.

Abordando uma doença rara e pouco conhecida, o autor nos leva para uma teia de acontecimentos resultados dessa doença tão aterradora que nosso protagonista sofre.

Além da doença, suas conseqüências também são muito bem abordadas no livro, como a perda de pessoas amadas, a culpa e a vingança.

Modos Inacabados de Morres merece todos os prêmios de elogios que já ganhou e ainda ganhará, pois é um livro magnífico!

Sem contar na edição maravilhosa e super caprichada da Editora Oito e Meio, com sua capa incrível.