IMIGRANTES E MASCATES

IMIGRANTES E MASCATES Bernardo Kucinski

Resenhas - IMIGRANTES E MASCATES

Nat 21/01/2022

^^ Pilha de Leitura ^^
Livro infanto juvenil e ilustrado, Imigrantes e Mascastes conta a história da família de Bernardo Kucinski (autor de K. Relato de uma Busca): como seus pais fugiram da Segunda Guerra e como se instalaram em São Paulo. Pitadas de história em meio à história familiar. Gostei muito da leitura!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

NARA DIAS 23/01/2017

Imigrantes e Mascates
Em Imigrantes e Mascates, as memórias do autor Bernardo Kucinski são expostas de modo bastante interessante. Apesar dele ter nascido no Brasil, seus familiares paternos – pai, mãe e irmão mais velho, imigraram da Polônia e Alemanha. Kucinski inicia seu relato contando suas primeiras lembranças morando no bairro de Água Fria, em São Paulo, e já impressiona por suas declarações sobre a família:

“… só percebi o peso do Holocausto na minha infância depois de adulto. Era algo tão terrível que meus pais não falavam disso. Hoje atribuo ao Holocausto as crises de melancolia de minha mãe, que nele perdeu seus pais, seus irmãos e quase todos os tios e primos.”

Seu relato menciona muito o pai e toda sua trajetória como orador, influenciador político, sapateiro não tão bem sucedido, mascate andarilho, mascate de charrete e lojista.

“…uma família de respeito, embora muito pobre”

“Aos poucos meu pai foi dando certo como mascate. Os ambulantes judeus vendiam com facilidade porque dividiam o pagamento em prestações mensais. Foram os inventores do crediário.”

A parte política é bastante relevante. Ler a percepção de um jornalista como Kucinski, com o olhar de quem viveu a história, é fantástico. Se o livro for usado dentro da escola, como ferramenta para complementar o ensino de história, será excelente.

oi divertido ler sobre as banalidades do cotidiano do garoto aqui no Brasil, que para nós que vivemos no século XXI se tornam ainda mais fascinantes. Muito interessante ver o documento do pai de cocheiro profissional, hábil para um animal, entre outras:

“A cada dia da semana um vendedor percorria nossa rua tocando um sininho ou apregoando sua mercadoria. Um dia era o peixeiro, e nesse dia comíamos sardinha; outro dia, o homem tocando os cabritos, e nesse dia bebíamos leite de cabra; depois o entregador de gelo, e assim por diante.”

Para se deliciar, há um capítulo intitulado “A descoberta dos livros”. Ao contrário do irmão mais velho, Bernardo gostava de ir mais cedo para cama só para ler os livros que buscava na biblioteca municipal Monteiro Lobato, já os quadrinhos ele lia escondido, já que o pai acreditava que idiotizava as crianças.

Como pontos que não chegam a ser de todo negativos, o fato de ter apenas duas fotos de Bernardo, uma de bebê, ao longe no colo da mãe e outra já um pouco maior, talvez com uns dez anos, junto com a mãe e a irmã mais nova. Fez falta fotos do autor adolescente e adulto, bem como uma foto atual. Outro ponto foi que a história é apenas contada, sem estar em ordem cronológica. Apenas uma ou outra informação é apresentada com data, mas isso não chega a atrapalhar, apenas parece que o autor está ao nosso lado nos falando de sua infância e isso é até bastante reconfortante.

O livro faz parte da Coleção Memória e História e mescla fotos, documentos e as ilustrações de Maria Eugênia. O primeiro livro da coleção foi lançado em 1998, esse é o 10º título. Depois dessa leitura, fiquei curiosa para ler os anteriores.

Kucinski é jornalista, professor universitário aposentado da USP, além de ter sido assessor da Presidência da República. Esse foi seu primeiro livro voltado para o público infantojuvenil, mais uma ótima leitura oferecida pela Companhia das Letrinhas.

site: http://www.viagensdepapel.com/2017/01/23/resenha-imigrantes-e-mascates-de-b-kucinski/

yasminkfouri 01/12/2023

...
Esse livro é meio que uma biografia, mas não é... o autor conta sobre sua infância e parte da vida de seu pai, e só depois eu fui entender o porque!!! Gostei das ilustrações mas não é o melhor livro!!