Carl Gustav Jung Carl Gustav Jung

Resenhas - CARL GUSTAV JUNG

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gab 07/01/2022

O Número 2
Nesse livro somos apresentados de forma breve e superficial sobre a vida e obra de um dos maiores nomes da psicologia - Carl Gustav Jung.
Um bom livro para quem quer ter uma ideia geral de quem foi e qual a importância da sua obra para a posteridade.

Volnei 25/05/2023

Carl Gustav Jung
O livro começa dando uma breve biografia de Jung e a seguir vai mostrar todo o seu trabalho na area dfa psicologia
Luca.Hosken 25/05/2023minha estante

Ogaiht 06/04/2023

O Fundador da Psicologia Analítica
Nascido na Suíça, Carl Gustav Jung talvez seja o segundo grande nome da psicologia. Influenciado no início de sua carreira pelas teorias de Freud, chegou a conhecer este e manter uma amizade durante muitos anos, mas por desvaneças de ideias acabaram rompendo a amizade. Este fato é até tema de um filme dirigido por David Cronenberg chamado Um Método Perigoso.
Jung aproveitou as teorias de Freud com que concordava e as complementou com as suas. Diferente dele, Jung acreditava que que religião era sim um assunto a ser analisado e considerado ao tratar os pacientes, diferente de Freud, que acreditava que a religião nada mais era que um meio de controle das massas. Jung chegou a fazer um estudo sério sobre os fenômenos espíritas que estavam muito em moda na Europa naquela época.
Apesar de não haver provas cabais, foi acusado de antissemitismo e de cooperar com o regime nazista, fato que sempre negou. Assim como Sigmund Freud, Carl Gustav Jung deixou um imenso legado não apenas para a psicologia mas também para diversas outras áreas de estudos e esta livro é uma ótima apresentação desse legado.

Sra. Saldanha 06/09/2021

Adorei
É sim um livro básico mais é ótimo para quem está iniciando no assunto leitura bem leve gosto de leitura assim leve mesmo para iniciantes adorei o conteúdo.

Thauany 07/04/2022

A teoria do Jung é top, já ele ...
Último livro do box e assim como os outros volumes é um recorte que aborda superficialmente alguns das teorias do Jung, eu sou simpatizante da teoria Junguiana acho que ela faz muito sentido, porém suas questões pessoais com o nazismo (não comprovadas) e a relação com a paciente me fazem não ser tão entusiasta assim do Jung como pessoa.

Branca 02/11/2020

Carl Gustav Jung
Livro de linguagem simples, mas que explica muito sobre psicologia de Jung. Gostei muito.

Recomendo a todos.

_Biiasn 19/09/2022

É um ótimo livro, mas bem arrastado!
Não sei de era o momento ou o conteúdo, mas boa parte do livro foi bem difícil!
Em alguns momentos eu estava realmente amando tudo, e em outras do rezava para acabar!

Lico 30/07/2021

O livro e seus "pecados"
A leitura é fascinante e rápida. O termo "em uma única leitura você o termina" nunca coube tão bem.
As informações nele contida, suas referências e disposições são maravilhosas e fluides com que a leitura ocorre é tão boa que é necessário ter cuidado pra não ler o livro de uma vezada só.
Apesar de o livro não conter partidarismos ou pender pra um lado, o capítulo sobre a influência de Jung na educação foi o capítulo crucial para que eu dispusesse a dar esta nota. Não existe comparações entre Jung e P. freire, mas citar esse senhor num mesmo livro de tamanha genialidade é inaceitável nos tempos atuais.
Nos primórdios, onde as informações eram restritas a consultas em livrarias ou bibliotecas públicas seria aceitável, porém, a pesquisa na rede mundial disponibiliza materiais (ainda que em inglês) de Frank Laubach, o jesuíta usurpado por P. Freire, mostra evidências claras de plágio. Ainda assim, insistem em referências este senhor, que faz joguetes de palavras, textos embaralhados e outros truques de quem escreve mal.
O livro em si é ótimo, mas essa parte deveria ser retirada para não contaminar a obra.

Alice @leituras_da_alice 17/05/2021

Não conheço tanto ainda sobre a teoria de Jung, mas esse livro funciona bem como porta de entrada, já que ele contextualiza bem desde a infância dele.

A infância de Jung é bem conturbada e da pra se pensar que ele foi muito longe e conseguiu fazer um trabalho incrível..

Eu gostei muito do que já li e estudei da psicanálise de Freud, mas depois de ler esse livro, eu fiquei mais interessada na psicologia analítica de Jung..

Em um capítulo específico do livro chamado: As principais contribuições de Jung para a prática da psicoterapia foi tão bom de ler e conhecer mais de como ele era com seus pacientes que não tem como não pegar os ensinamentos pra si.

No livro é comentado sobre o jeito como ele tratava seus pacientes, que era como um ser humano e não apenas como pacientes e de um jeito muito real.. o que fazia seus pacientes o admirarem.

Jung ensinava ?Aprenda as teorias e quando seu paciente entrar pela porta, esqueça-as.?

?A terapia só começa quando o paciente vê que quem lhe barra o caminho não é mais pai e mãe, mas sim ele próprio.?

Amanda Andrade 31/10/2020

Recomendo a todos.

Vitão 29/04/2021

Bem explicativo
O livro de forma geral mostra uma visão bem imparcial de Jung, nos apresentando sua psicologia analítica, mostra suas polêmicas e sua relação com o Freud. Muito bom, direto ao ponto

Becky 15/07/2020

Uma leitura rápida e informativa
Trata-se da trajetória do psicanalista Carl Jung, abordando superficialmente tanto a vida profissional quanto a pessoal. Acredito ser uma ótima introdução, a linguagem é acessível, o desenvolvimento é rápido. E temos as obras dele referenciada em notas e, cada parte, ajudando na pesquisa posterior(que certamente irei fazer). Mesmo sendo um livro mais geral, já me proporcionou muitas reflexões e insights, estou ansiosa para conhecer mais.

05/10/2021

Leitura introdutória
O livro cumpre o que é proposto: um panorama da teoria Jungiana e da vida do autor.
Demorei a ler porquê a faculdade exigiu muito da minha atenção, porém a leitura do livro é bem fluida e rápida.

Rafa Doresi 03/12/2021

"JuNgue-se"
Livro muito bom.
Ele trata da vida e obra de Jung. Claro que não de forma integral. Precisaria de mais volumes.
A história de Jung nos é mostrada de forma breve, porém bem objetiva.
O ponto negativo é que partes de um capítulo fazem "correlações" com pensamentos de outro autor que normalmente tem a obra agregada a ideais controversos.
Por fim, leitura recomendada a todo o que quer comer da obra e vida de Jung e/ou entender um pouco sobre seus métodos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5