Psicologia Aplicada no Cotidiano

Resenhas - PSICOLOGIA APLICADA NO COTIDIANO

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pam 07/01/2022

Espera mais.
A parte mais interessante do livro é quando fala da psicologia das cores, que traz os significados de algumas cores.
Tirando essa parte, o livro é pura decepção.
Srta.Lira 01/06/2022minha estante
Passou mais tempo falando de gato do que de adolecente. Incrível.

KaoKao 30/01/2023minha estante
O que acha da parte que fala sobre o amor?

Ogaiht 07/04/2023

Introdução à Psicologia
Este livro é uma boa introdução aos estudos da psicologia, abordando de forma simples e resumida, os principais temas e aplicações da psicologia como divórcio, prolongamento da adolescência, amor e há até mesmo um capítulo sobre animais domésticos. É uma abordagem bem básica, servindo apenas como um ponto de partida para se familiarizar com o tema, devendo o leitor procurar depois leituras mais específicas e complexas dos temos propostos na obra.

João 13/01/2021

Decepção
Esse livro propõe ser um resumo da psicologia e sua aplicação no cotidiano.

Começa bem, mas logo decepciona e culmina no desastroso último capítulo, que sendo ele o maior do livro, trata exclusivamente sobre gatos e seus comportamentos, apenas pontuando no final sobre gatoterapia sem relacionar ao que foi dito anteriormente. O livro ainda conta com diversos capítulos genéricos e citações sem fontes, parecendo que tudo foi escrito às pressas copiando partes da internet. Apenas o início realmente me pareceu informativo e interessante.

Resumindo, este livro mais parece uma postagem de blog impressa (e não é das melhores).

Não recomendo a leitura, há livros melhores sobre o assunto.
Camila.Scaranaro 28/09/2021minha estante
Concordo plenamente.

Matheus 08/01/2022

Livro pequeno, com a proposta de apresentar problemáticas e objetos de estudo da psicologia, é um livro voltado para todo o público, ou seja, tem uma linguagem macia e bem fluida, é um bom livro para quem quer Uma introdução rápida e bem superficial dos assuntos.

Emilly1245 11/04/2023

Legal
Mais um livrinho lido esse mes, esse comprei na promoção ano passado e tô lendo agora, achei bem de boas, letra grande, leitura rápida

Jamis 13/09/2021

O livro é minimamente informativo, até levanta pontos interessantes sobre os temas propostos, por exemplo: gatos, psicologia das cores, ou como crianças podem ser afetadas em um divórcio, mas não menciona os autores das citações, tem diversos erros de ortografia e é bem raso de forma geral.

MARI 25/06/2023

Simplesmente introdutório
Esse é um livro que demonstra um pouco da psicologia aplicada no nosso dia a dia. é interessante, bom para quem se interessa no assunto, e não sabe por onde começar.

ametista 31/08/2022

O capítulo 4 desse livro sobre o "amor e paixão" me senti como se eu tivesse 14 anos de novo lendo um daqueles livros da Isabela Freitas de "Não se apega, não"
esperava: estudos científicos sobre psicologia que fossem coesos e coerentes e com escrita fluida mas ainda refinada pq n estamos lendo fanfic né
recebi: sessão de autoajuda com trechos científicos aleatórios jogados entre capítulos e retirados diretamente da wikipedia ?
Não me entendam mal, não é de todo ruim até porque dei uma avaliação até ok e tem umas partes bem informativas, mas achei que faltou aquela revisada básica do editor, e uma boa aula de como organizar e separar textos.

MArcio183 04/02/2022

Da trilogia este foi o pior, com poucas informações relevantes e na maior parte o autor expõe sua opinião pessoal e ideológica e pra finalizar o último capítulo inteiro dedicado a falar sobre gatos. Obs Demonstrou que o autor ama deve ter mais de um em casa.

Gabi 01/05/2022

Legal para adquirir conhecimento.
Se você é uma pessoa que nunca leu nada sobre o assunto provavelmente vai gostar desse livro, ele é fácil de entender e provavelmente é voltado para um público leigo. Mas se você já tem uma noção sobre o assunto é melhor investir em livros mais profundos.

Brenda// 12/10/2022

1/3
Finalmente, tomei vergonha na cara e comecei esse Box. Na verdade, não sei porque enrolei tanto, a psicologia é uma das ciências mais fascinantes, engloba tantos assustos e se divide em em tantas vertentes.

Nesse livro é falado assuntos incríveis como: sonhos e distúrbios do sono (eu amei esse), amor e paixão, divórcio, adolescência, psicologia das cores. enfim, amei demais.

Diego.Ferreira 11/03/2023

Raso...
Tinha todo o potencial. Aborda temas excelente de maneira extremamente rasa. Quis entregar tudo de uma vez e não entregou nada.
Rebeca294 10/04/2023minha estante
Na minha compreensão, esse livro não foi escrito no intuito de abordar os temas e ter toda uma escrita completa sobre determinado assunto. É só pra introduzir mesmo!!! Você pode notar que ele te direciona a livros específicos daquele assunto

Leandro.Bonizi 22/01/2023

O livro inicia com uma introdução à psicanálise e seus principais conceitos de forma concisa e resumida. Conforme ela, a mente é dividida em três partes:

1) O ego que se identifica com nossa consciência.
2) O superego que seria a nossa consciência moral, ou seja, os princípios sociais e proibições que nos colocam nos primeiros anos de vida e que nos aco.panham de forma inconsciente pela vida inteira.
3) O id, isto é, os impulsos múltiplos da libido, dirigindo-se sempre para o prazer.

Para a psicanálise as tendências sexuais dominam os processos psíquicos inconscientes. A libido pode não estar relacionada às áreas genitais. Elas se relacionam aos sonhos:

"Há manifestações da psique como um conflito entre as tendências sexuais ou a libido e as fórmulas morais e as limitações sociais impostas ao indivíduo. Esses conflitos geram os sonhos, que seriam, segundo a interpretação freudiana, as expressões deformadas ou simbólicas dos desejos reprimidos".

Jung, seguidor de Freud por um tempo desenvolveu outros conceitos, tais como:

Inconsciente coletivo: "Uma camada mais ou menos superficial do inconsciente é indubitavelmente pessoal. Nós a denominamos de inconsciente pessoal. Este, porém, repousa sobre uma camada mais profunda, que já não tem sua origem em experiências ou aquisições pessoais, sendo inata. Esta camada mais profunda é o que chamamos inconsciente coletivo"

Arquétipo: "deriva da observação reiterada do que os mitos e os contos da literatura universal encerram temas bem definidos que reaparecem sempre e por toda parte. Encontramos esses mesmos temas nas fantasias, nos sonhos, nas ideias delirantes e ilusões dos indivíduos que vivem atualmente".

Em seguida os mais variados temas são tratados baseado nessas teorias. Vou me deter ao amor:

"Atualmente, existe um consenso de que podemos amar milhares de vezes ao longo da vida e cada vez mais. Contudo, pra isso, temos de aprender a ficar sozinhos". Contesta amor e paixão como coisas separadas.

Fala de alguns mitos sobre o amor: Alma gêmea, química à primeira vista, signficação de liberdade, a pessoa amada não tem defeitos, etc.

Fala de verdades sobre o amor:

• Não tema perguntar o que for preciso por medo de que o outro entenda mal. Isso nos impede de saber muita coisa ou só sabermos depois.
• Seja o mais sincero que puder. (...) Seja você mesmo sem disfarces.
• Não faça nada que realmente não goste somente para agradar. Abra o jogo. Não faça elogios vazios. Elogia apenas o que realmente goste.
• Não disperdice a frase "Eu te amo", mas se sentir impulsos a dizê-la, mesmo fora de hora e lugar, diga.

Fala sobre o que não dá certo:

• Preocupar-se mais com o outro do que consigo.
• Apaixonar-se por uma concepção sua.
• Ter pena ou querer 'salvar' o outro.
• Ficar com alguém por falta de opção ou desespero.
• Ficar para ter uma parceria na velhice.
• 'Ah, ele não deixa faltar nada em casa'. Quando isso é desculpa para os defeitos dele.
• 'Mas ela cozinha bem'. Quando isso é desculpa para os defeitos dela (BACK, p. 43)

O que vale a pena:

• Alguém que confesse gostar muito de aprender.
• Reconhecimento de defeitos e intenção (não promessas) de mudança.
• Total franqueza e abertura emocional.
• Integridade e maturidade.
• Responsabilidade.
• Humor refinado.
• Autoestima alta.

Também há capítulos de temas relacionados, como o casamento,o divórcio e suas coisas, uma que achei interessante pontuar é mais provável de acontecer quanto mais novos forem os parceiros: quando eles amadurecem e mudam, tomando rumos diferentes até se tornarem incompatíveis. E o efeito do divórcio nos filhos, que podem ser muito destrutivos, quanto mais nova for a criança.

Yohana 08/06/2021

Psicologia Aplicada no Cotidiano
Extremamente decepcionada com esse livro. O autor pega um monte de assuntos aleatórios e trata deles superficialmente para no fim falar brevemente sobre uma aplicação da psicologia. Muito desconexo e sem aprofundamento.

FlaviosParanhos 10/05/2022

Muito ruim.
A PSICOLÓGIA APLICADA NO COTIDIANO:

E termino o primeiro livro do box, o essencial da psicológia e, meus amigos que bomba! Uma mistura de Wikipedia, opinião, autoajuda e, encheção de linguiça. Nada aqui é essencial, vc aprende muito mais no YouTube, Wikipedia, lives de profissionais etc. Isso aqui é no maximo um trabalho escolar e, daqueles que vc copia, cola e enrola com as informações que tem. E pra fechar com chave de ouro temos um capítulo inteiro falando só de gatos, da personalidade dos gatos, mas de uma forma tão genérica que parece reportagem de programa da tarde em TV aberta. Não recomendo isso pra ninguém não.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6