O Sofá Estampado

O Sofá Estampado Lygia Bojunga

Resenhas -

Cinara... 29/06/2022

Quantos buracos a vida já nos fez cavar?
" Lá fora era a floresta. Terra. Cheiro de folha. Sol. Um ar assim de que já choveu. O Vítor cheirou o ar: forte, bem forte; e cheirou de novo. Ficou parado. Se espantando de ter esquecido que lá fora era tão bom."

Quantos buracos já cavamos pra nos esconder da vida?
O realismo mágico da Lygia é incrível, a angústia do Vítor também se torna a sua angústia, esse Tatu se torna mais humano que o próprio ser humano.
A crítica social, a exploração da Amazônia só me fez lembrar das últimas atrocidades relatadas ultimamente, mas lembrando que este livro foi escrito em 1980, 42 anos depois nada mudou.
Espero que o Vítor tenha sobrevivido na sua empreitada.
Tantos livros lidos na infância que só iremos entender o contexto quando estivermos adultos! ?

Emily 21/09/2023

Reflexivo
O livro é voltado para o público juvenil, mas achei muito significativo e de difícil compreensão para esse público. Talvez esteja me baseando na minha juventude, pois não entendia muitas coisas importantes naquela época.

O livro nos remete a assuntos de nossa vivência e nos faz refletir que muitas vezes agimos, pensamos e nos submetemos a determinadas situações que não nos deixam felizes. Traz de modo descontraído assuntos que vivenciamos, mas que não temos a coragem e ousadia de enfrentarmos e nos posicionarmos.

Esse é o tipo de leitura que todo mundo deveria se submeter um dia na vida, se permitir com a mente aberta.