Allegra

Allegra Andreia Evaristo

Resenhas - Allegra: antes do play

Eduardo.Reghim 11/06/2022

Conto de fadas moderno.
Adorei a leitura dessa obra, uma versão moderna do conto de fadas Cinderela.
O ponto principal, a essência dessa leitura está na descrição do amor, onde a autora optou por ressaltar o encontro de almas, o admirar da personalidade do outro, ao invés de focar na aparência física. A meu ver, acertou em cheio.

Juliana 27/03/2022

Era tudo o que eu estava precisando.
Sabe aqueles dias em que você não está muito bem? Está no chão por causa da vida e dos problemas? E, de repente, do nada recebe aquela injeção de ânimo para sair da estagnação? Foi mais ou menos o que "Allegra: antes do play" fez comigo.
A começar pela própria Allegra, que é uma protagonista com todos os motivos do mundo para se sentir insegura: órfã de pai e mãe, vive na casa da madrasta em troca de servir como produtora de vídeos das filhas dela, as famosas e poderosas youtubers Be Twins; além disso, é gorda, introspectiva e aversa aos meios de comunicação. Sua mediadora entre si e o mundo é a extrovertida Verônica, sua melhor amiga. Aproveitando, quero já elogiar a dinâmica da amizade das duas, Allegra e Verônica: o modo como ambas são desinteressadas, como se perocupam com o futuro e vida uma da outra. Verônica é o tipo de amizade que todos necessitam: daquelas que te dão uma mãozinha pra engatar.
Embora o livro seja uma releitura de "Cinderela", possui uma narrativa 100% moderna. A madrasta e "irmãs" de Allegra, diferente das caricaturas dos contos de fadas, são pessoas manipuladoras e narcisistas, parecidíssimas com tipos com que nos deparamos na vida real.
O romance de Allegra e Orfeu é lindo e perfeito, do tipo que me arrancou suspiros e aqueceu meu coração.
Mais um livro favoritado da autora.

Michelle 07/01/2022

Conto de fadas ultra moderno
Allegra Presley é o pseudônimo de Allegra Meneghini , um jovem de apenas 19 anos. Ela adotou esse pseudônimo em homenagem à mãe, que era fã do Rei do Rock, Elvis Presley. Mais que o nome, ela assumiu também as roupas da década de ouro do rei, os anos 50 e 60, e aprendeu a costurar para fazer os próprios vestidos cheios de estilo!
"De todos os contos de fadas,tenho certeza, por mais clichê que possa parecer, eu sou a Cinderela. Estou sempre à margem, escondida entre borragens e trapos, acompanhada de sombras e sobras.Falta-me mãe, falta-me pai, falta-me coragem de tomar o rumo da minha própria vida(...) Triste destino o meu.Não há fada madrinha em minha vida, embora haja borralhos pelos cantos da minha existência. Tenho medo de sonhar"
Allegra tem uma mãe, ou melhor dizendo, uma madrasta, que é uma verdadeira megera, a Maura, e duas meia-irmãs gêmeas, Melissa e Pam. Maura cuidou de Allegra quando o seu marido, que já era viúvo ao se casar com ela e pai de Allegra,veio a falecer.

As gêmeas possuem um canal no Youtube onde fazem de tudo um pouco, o Be Twins . Allegra é a editora do canal,filma, edita, faz de tudo um pouco. E mesmo assim, não é reconhecida pelas irmãs e tampouco pela madrasta, que explora não só o sucesso do canal das filhas, como o trabalho de Allegra.

Verônica é muito mais que sua amiga, é sua fada madrinha, e lhe dá conselhos, puxões de orelha e até comete a loucura de pegar um livro da Allegra, e dar um jeito de postar em um concurso.

Allegra até então publicava suas obras exclusivamente no wattpad, de forma gratuita, pois acha que ninguém pagaria para ler seus escritos. assim como acha que será incapaz de conquistar um príncipe por ser baixa, gorda e branquela, o oposto da beleza das meia- irmãs, altas, negras e bonitas.

Verônica coloca o livro da amiga, "Elefantes não sabem voar", na Amazon inscreve num concurso no youtube, patrocinado pelos YouTubers descolados, Os MosqueteiroZ, que promoveram um concurso "seja a melhor versão de você mesmo", concurso para o qual Allegra terá que fazer um vídeo arrebatador ....para as gêmeas ganharem o prêmio!

Aliás,essa é uma parte interessante do enredo: um dos "mosqueteiros" assina um e-mail para Allegra usando o pseudônimo de Orfeu, e o mistério da identidade de Orfeu é mantido até o terço final da obra, e foi muito interessante tentar adivinhar a identidade desse personagem;

Confesso que minha aposta inicial era sobre o mais popular, pois achava que era o popular que se escondia atrás da identidade de um poeta apaixonado. Mas, não vou contar para você se acertei- ou não- essa aposta, você terá que ler para descobrir!😆
Allegra se sabota em cada página do enredo. Embora exista todo um discurso de representatividade, trazido na ponta da língua, a verdade é que ela é a expressão do " Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço". Ela fala contra a gordofobia de um lado, para logo ali em diante, falar como é feia por ser gorda. É uma escritora apaixonada, escreve regularmente em uma rede social para escritores, mas acha que ninguém a leria em uma plataforma de venda de livros porque ninguém a consideraria uma escritora digna. Fala mal e com certo desprezo de Youtubers mas não só passa a se envolver afetivamente com um como usa uma plataforma virtual para guardar todo seu passado com a mãe, o diário e lembranças, além de escrever regularmente no wattpad. É estilosa, costura as próprias roupas cheias de estilo, mas se comporta como se andasse em andrajos.

Em dado momento, ela fala de si mesmo que estava se comportando como se fosse uma adolescente... e não uma mulher adulta!A questão toda que boa parte dessa instabilidade de Allegra é sim, porque ela é uma adolescente. É curiosos como muitos jovens dessa faixa etária se esquecem que 18 anos é ainda um adolescente sim, talvez com mais responsabilidades, inclusive legais, do que na primeira fase da adolescência, dos 12 aos 18 anos. Os adolescentes de 18 anos ainda são inseguros, voláteis e maleáveis, pelo menos, muito mais que os adultos, com vícios cristalizados pelo tempo e pelo hábito.

Mesmo Darta com seu perfil galanteador ou as gêmeas deslumbradas pela fama repentina com o canal, tudo isso ainda pode mudar com o passar dos anos. Porém, muitas escolhas feitas nessa fase trazem consequências muitas vezes difíceis de lidar.

Há muitas questões para se comentar nessa obra, mas queria salientar duas questões em especial:

Maura é um megera? Para mim, Maura é uma incógnita. É uma mulher que aceitou cuidar de um filho de seu marido com a primeira esposa, e mesmo após sua morte, ainda cuida da enteada. Allegra poderia tomar uma atitude e sair dessa dependência, mas Maura e ela tem uma relação simbiótica: Uma precisa da outra. Maura, sozinha, é incapaz de cuidar das necessidades das filhas e Allegra, sozinha, se mostra incapaz de cuidar de si mesma. Ela tem um papel relevante na vida de Allegra , apesar de tudo.

Verônica é a fada madrinha? Sim...mas, tal como no conto, ela põe limites para os sonhos da sua protegida, pois seu encanto tem hora para acabar; Ou Cinderela vive seu sonho até meia noite, ou terá sua carruagem transformada em abóbora, vestido de baile transformado em farrapos e os cocheiros da carruagem, vão virar ratinhos!

Verônica empurra Allegra em tomadas de decisão,mas não respeita o tempo da amiga, e toma atitudes em seu nome, quase como se dissesse que, se dependesse de Allegra, nada na vida da amiga se resolveria. Ainda que com boa intenção, Verônica também sabota a estima da amiga, é um discurso contraditório, que ao mesmo tempo que incentiva diz que não considera a a amiga capaz de resolver a própria vida.

Ah! por último, o que esconde o subtítulo "antes do play?" Allegra é aquela que está por trás das câmeras, antes de dar play nos vídeos! Gostei muito dessa obra!

site: http://entrelinhasarteopiniaoepoesia.blogspot.com/2022/01/resenha-allegra-antes-do-play-de.html

Crisbooks9 04/01/2022

A Cinderela PIN UP
Acabei a leitura agora dessa releitura do conto de fadas Cinderela.
O que mais gostei foi saber que a Allegra é uma autora de wattpad! Que usa um pseudônimo para não se expor pra sociedade.
Adorei toda a reviravolta do final!

Totta 03/01/2022

Adorável
Tanto a escrita quanto a história já me cativaram nas primeiras páginas. A história leve e descontraídas, trás sua pitada de intriga e um mistério doce, que a autoria soube conduzir muito bem. Um conto de fadas à lá Cinderela super moderno que vale muito a pena ler.

Iza 02/01/2022

Gostinho de quero mais
Uma releitura onde uma personagem quase conseguiu me enganar, se não fosse uma certa "fada madrinha" tentando abrir os olhos da Allegra (e abrindo o meu também, pois tinha esperanças de que, ao contrário do conto original, tivesse alguém bom para Allegra).
O livro trata de assuntos necessários, e uma forma bastante atual (olá, uso de redes sociais, como YouTube e WhatsApp)... Relacionamentos abusivos, baixa auto estima, quem somos e o que (não) mostramos para o mundo, a importância da amizade, são alguns temas que estão ali, no pano de fundo dessa releitura maravilhosa.
O livro flui bem (tanto que li praticamente em uma única manhã), e mesmo com o final fechado, ainda assim nos deixa com gostinho de quero mais.

Anna.Lirim 11/08/2018

Allegra, uma Cinderela retrô no mundo atual
A autora Andreia Evaristo coloca Cinderela num cenário extremamente atual, com direito a Whatsapp, Skipe, Watpad e Netflix, para não dizer, óbvio, o YouTube, que é o pano de fundo do enredo.
A história começa com Allegra sendo explorada pelas irmãs e madrasta. Se você não tinha lido a sinopse e ainda não tinha descoberto qual conto de fadas estava sendo recontado, depois do carro de uma amiga que socorre Allegra ser cor abóbora, haver um prazo de até meia noite logo de cara e a frase "Não esqueça do horário, Cinderela", não tem mais erro. Rsrsrsrsrr
Nessa releitura, as irmãs postiças são youtubers em busca de fama. E enquanto Mel e Pam têm contas em todas as redes sociais e adoram a exposição em todas elas, Cindere..., digo, Allegra é o oposto. Uma vez que ela é a responsável pela edição dos vídeos do canal Be Twins (e por fazer qualquer coisa que dê na telha das duas meninas ou de sua mãe) foi praticamente obrigada a usar Whatsapp. E não é como se usasse muito também. Seu sonho é ser escritora e expor seus textos, não sua imagem.
Para sentir uma ligação com a memória da mãe, Allegra passou a ser fã de Elvis Presley e dos anos 1950. Ela inclusive aprendeu a costurar para poder fazer suas próprias roupas

site: http://www.escrevendoasas.com/2018/06/curiosidades-allegra-antes-do-play.html

Stefanippaludo 07/10/2017

Allegra: Antes do Play foi uma história que comecei a ler e não consegui mais parar. Eu simplesmente não conseguia ir dormir e precisava continuar lendo o resto até saber o que ia acontecer. Me apeguei muito a história e aos personagens e só queria saber como tudo acabaria de uma vez.

E os personagens são maravilhosos! A Allegra, então! Apesar de aceitar o que a madrasta diz e fazer tudo que as irmãs pedem, ela é uma garota cheia de estilo e personalidade e não é uma protagonista clichê de forma alguma. Ela representa uma parte esquecida da população e que precisa ser melhor representada: ela é uma menina gorda, que come quando não está bem psicologicamente e que nem por isso deixa de ser linda e encantadora.

Esse é outro aspecto que a autora aborda muito bem: a autoestima. A história além de divertir, nos faz pensar sobre quem somos, sobre o que realmente importa nessa vida e mais do que tudo, nos ensina que devemos nos aceitar como somos, afinal cada um é bonito do jeito que é, com sua própria beleza e com sua própria personalidade.

Allegra é gente como a gente. Eu pelo menos me vi muito nela. Assim como eu, é uma garota de 19 anos, que escreve e publica no Wattpad e sonha em ser uma grande escritora. Também não acredita muito em contos de fadas e vive sua vida como dá, sem esperar muito do amanhã. Ela tem poucos amigos, não gosta muito de sair e prefere ficar em casa escrevendo seus textos. E até mesmo as trocas de mensagens por WhatsApp e os email trocados com seu “crush” são muito semelhantes com o que costumamos fazer na realidade.

A escrita da obra é leve e divertida, é quase como se passasse um filme na sua cabeça e mal se percebe a leitura. Dá pra passar horas e horas lendo, sem nem ao menos cansar. E a comparação entre a história dela e a da Cinderela é perfeita, com elementos muito bem pensados e recriados, mas que facilmente lembram o conto. Por exemplo, a sua melhor amiga faz o papel de fada madrinha, ajudando sempre que necessário e a incentivando na escrita e em outros aspectos (inclusive com o boy). Também ao invés de uma abóbora que se transforma em carruagem, elas têm um carro laranja da mãe de Verônica (melhor amiga), e ao invés de um baile do príncipe encantado, tem a festa de premiação do concurso dos principais youtubers do momento.

site: http://ahyposa.com.br/conheca-allegra-antes-do-play/
qualquersentido 18/06/2018minha estante
Adorei! Adorei! Adorei! Mil vezes adorei!
Obrigada, Sté, pela linda resenha. Obrigada por avaliar, por me deixar ler o livro pelos seus olhos.

Coração de Leitora 11/07/2017

Amei!
Alguém aí afim de uma história estilo sessão da tarde? Allegra chegou para ser nossa Cinderela, dos tempos modernos!

Allegra é uma garota que foge dos “padrões” da sociedade: ela é baixinha, gorda e tem um estilo inusitado, o pin up! Órfã de pai e mãe, as únicas pessoas que restaram na vida de Allegra eram a sua madrasta e as filhas gêmeas, Pam e Mel.
Nossa “Cinderela” trabalha para as suas irmãs, editando vídeos para o canal das garotas.

Enquanto as gêmeas “Be Twins” corriam atrás dos holofotes, Allegra demonstrava ser uma garota reservada, sonhadora e bastante pé no chão. Cursava faculdade de letras e “desabafava” todos seus sentimentos escrevendo textos e publicando “anonimamente” no Wattpad.

Verônica é a sua melhor amiga. Aquela que está ali independente de tudo. E digamos que nessa história, a fada madrinha (ou quase isso).
Nosso príncipe (?) encantado é Orfeu. “Orfeu Apaixonado” é o pseudônimo de um admirador secreto, que acaba trocando e-mails com Allegra. Até que um dia ele acaba se descuidando e envia um e-mail associado a conta de seu canal com mas dois amigos, “Os MosqueteiroZ”.

Como toda boa história de Cinderela, a madrasta e as irmãs faziam de tudo para ofuscar os sonhos da pobre garota, que era descaradamente manipulada. Allegra definitivamente pisava nos seus sonhos para fazer tudo o que elas pediam. Dava um duro danado para editar os vídeos (além de outras coisas) das garotas e nunca recebia um mero obrigado.

Porém o destino estava dando uma chance para tudo mudar: o canal “Os MosqueteiroZ” estavam abrindo um concurso de vídeos com o tema “Seja sua melhor versão”, onde as Be Twins estavam dispostas a fazer de tudo para vencer. Só o que elas não contam, é que a “fada madrinha” dessa história tem uma carta na manga. O que será que vai acontecer?

Se eu adorei essa história? Na verdade eu amei! Adorei a criatividade da autora de trazer uma Cinderela atual! Me envolvi bastante com Allegra, que passa por altos e baixos. Seus sentimentos sem dúvidas foram transportados para fora da história. Foi uma leitura que fluiu deliciosamente!

Outro ponto que quero muito destacar, que a história fala sobre aceitação de si mesmo. Quero elogiar a autora porque eu achei SENSACIONAL!
E dizer que queria ler mas sobre os textos de Allegra. Acredito que ela ia fazer bem a várias pessoas! ♥

site: https://blogcoracaodeleitora.blogspot.com/
qualquersentido 18/06/2018minha estante
Que delícia de avaliação!
É tão bom ler nossa obra pelos olhos de outras pessoas... Fico satisfeitíssima que a ideia tenha sido transmitida, que a leitura tenha fluído, que você tenha amado a história. Muito obrigada.

Suka - Pensamentos & Opiniões 05/06/2017

Esse livro é uma maravilha de se ler, você se envolve completamente com a história, fica triste com a personagem e ao mesmo tempo tem raiva de certas atitudes dela, mas também vibra junto com ela quando a felicidade surge.
Iremos conhecer a história de Allegra, uma jovem gorda, baixa e com um estilo pin up. Ela perdeu a sua mãe quando criança e seu pai posteriormente, tendo que viver com sua madrasta e suas duas "irmãs".
Sim! O cenário dessa história nos tás a nossa tão conhecida Cinderela e posso afirmar sem medo de errar a adaptação feita pela Andreia foi fantástica e bastante atual.
Allegra trabalha para as suas irmãs editando os vídeos para o canal delas, faz faculdade de letras e ama escrever, ela põe todos os sentimentos na escrita.
Feita de gato e sapato pelas irmãs e madrasta, Allegra é sonhadora, tem dois amigos. Verônica sua melhor amiga, desde a infância, que a conhece super bem e sabe que Allegra passa e insiste para a amiga corra atrás dos seus e resolve da um empurrãozinho já que a própria Allegra não toma a iniciativa.
E Paulo um rapaz bastante legal que está sempre a disposição quando Allegra precisa.
Então surge um admirador secreto chamado "Orfeu Apaixonado" que mesmo sem a conhecer consegue enxergá-la através dos textos que ela publica no wattpad sob o pseudônimo de Allegra Presley.
Até que seu admirador acaba deixando passar despercebido que o e-mail estava associado a conta do canal MosqueteiroZ que é formada por 3 garotos.
Verônica decide da um empurrãozinho na vida da amiga e envia um vídeo para o concurso "minha melhor versão" que é promovido pelo canal de seu admirador, além de publicar o livro da amiga pela Amazon, tudo isso sem que Allegra soubesse.
Allegra passará por altos e baixos, uma Cinderela da atualidade. Nos iremos mergulhar com ela na sua história e sentimentos.
Será que Allegra conhecerá Orfeu? Será que ela irá continuar deixando ser humilhada e influenciada psicologicamente por aquelas que ela chama de família?

site: www.suka-p.blogspot.com
qualquersentido 18/06/2018minha estante
Oi, Suka, minha parceira linda.
Muito obrigada pela parceria, pela avaliação, pela ajuda na divulgação. Você é show!

Lindsey 18/03/2017

Divertido
Hoje parece que todo mundo quer ser um Youtuber famoso, né?! Allegra não. Ela é gordinha, baixinha, branquela, que acha que não tem muito pra mostrar. É quase uma 'Cinderela moderna': Allegra mora com a madrasta e suas duas filhas más, que possuem um Canal de sucesso. Ela vive infeliz até que descobre que possui um admirador secreto e as coisas começam a mudar. Mas calma que não é ‘mais uma historinha infantojuvenil bobinha’. Seu diferencial está nas grandes doses de humor inteligente, com muito suspense e muito rock’n’roll baby, que prendem o leitor do começo ao fim. E a autora é BR, com cinco estrelas na Amazon, então vale dar uma conferida.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Muito obrigada, Lindsey.

Adriano 27/02/2017

Novo conto de fadas
Aqueles livros que precisam ser lidos e por si só são maiores que a própria criação. Allegra é sem dúvidas o livro mais criativo de 2016 e o será por muitos anos!
qualquersentido 18/06/2018minha estante
Adriano, vindo de qualquer pessoa, esse elogio já me encheria os olhos... Vindo de você, me enche o coração de júbilo. Muito obrigada.