10 Segundos

10 Segundos Robson Gabriel

Resenhas - 10 Segundos

Nana Barcellos | @cantocultzineo 11/08/2022

Revendo ex? Dels me dibre. Este conto se passa durante o Ano Novo. Quem nunca idealizou aquela viagem especial para Nova York? E no fim de ano para observar a badalada virada na Times Square? Will está realizando esse sonho, embora soe meio perdido perante a grande movimentação do aeroporto e com os tramites. Na busca pela cafeína, Will reencontra seu antigo crush da época do colegial - o músico Thiago. Em defensiva, Will tenta escapar daquela cilada, mas logo rende-se a uma nostálgica conversa. Thiago está disposto a deixar todas as tretas do passado em pratos limpos, só basta Will escutá-lo. Sentindo o chamado do recomeço, Will cede e permite que Thiago o guie por uma aventura antes do badalar da meia-noite. Conto super curtinho e perfeito para os amantes de leituras rápidas. O autor apresenta uma narrativa alegre e apaixonante. Mencionei que Thiago é músico, né? Então espere uma cena lindinha, de deixar Will todo derretido. A escrita entretém, apesar que, talvez, a linguagem tão informal não agrade a todos - e acrescento a questão da quebra da quarta parede. Parte da construção de Will é muito moderna, repleta de humor e dominada por neologismos das redes sociais. As expressões do personagem também abusam de referências culturais amadas pelo público LGBTQ+. A narrativa é linear e sem grandes obstáculos, pois a ideia é entregar um momento feliz para celebrar a passagem do ano, o reencontro e um possível recomeço entre eles. E os dois moços são bem diferentes, Will é o agitado, enquanto Thiago é o mar de tranquilidade. Peca um pouco em algumas quebras de regras e vazios em relação ao cenário.

site: https://cantocultzineo.blogspot.com/2022/07/contos-del-canto-6-tocandoamor.html

Andy 11/09/2019

"E no balanço das horas tudo pode mudar..." ?
Leve, divertido, muito bem escrito. Envolve e cativa, nos faz querer conhecer mais dos personagens, entender melhor o que aconteceu antes, como vai ser dali pra frente.
Gostoso de ler, como um café com chantilly.

Lisse 26/12/2017

Mega indicação
Oficialmente esse é meu primeiro livro LGBT e fiquei maravilhada por ter começado justamente por uma indicação do meu amigo Henri. Ele tem um gosto que respeito e admiro.

O sonho pelo qual Willian trabalhou arduamente foi passar a virada de ano na Times Square com todas aquelas luzes e aguardando a Bola de Ano Novo descer. E ao desembarcar no aeroporto, ele tem a absoluta certeza de que o esforço valeu a pena - mesmo não sabendo muita coisa de inglês.

E foi aí que já amei as características de Willian. Ele é determinado, divertido e aventureiro, mas isso não o desanima, pois tudo o que nosso protagonista quer é ser feliz. No passado já passou por preconceito, comentários negativos sobre ser gordo ou negro, mas isso só o tornou mais firme.

Quote: "Já pensou se eu fosse me importar com todo 'Nossa, além de preto, ainda é gordo e veado?'."

Com a ajuda do cupido, Willian reencontra um amigo de longa data que será como viajar no tempo e topar com lembranças nem tão boas, mas que os ajudarão a perceber o agora.

Quote: "Um reencontro como este nunca é por acaso, alguma coisa esse tal de destino está aprontando."

É preciso lembrar que peguei esse livro ás cegas, apenas com o entusiasmo de um amigo que curte esse gênero do qual nunca li e nem sabia o que esperar. Mas o que encontrei nessas 30 páginas me encheram de animação em conhecer outros livros do Robson (e também dentro do gênero), pois o autor tem uma visão sagaz e divertida sobre a vida.

Mas o que realmente me cativou durante a leitura foram os problemas e a caracterização muito reais para seus personagens. Willian e seu interesse amoroso eram pessoas que já vi por aí e isso é essencial. Não quero ler sobre personagens que parecem ter sido programados para fazer isso ou aquilo. Quero ler sobre pessoas reais, com problemas parecidos com os meus (ou de outros com quem já conversei). Willian foi real.

"10 Segundos" é um conto cheio de referências ao mundo LGBT que me fez dar muitas gargalhadas. É também sobre olhar as pessoas com os olhos do coração e dos verdadeiros sentimentos. E quebra padrões literários do gênero. Obrigada Robson, você arrasou!

Aninha de Tróia 27/07/2017

Amei completamente o conto. Will me ganhou logo de cara ("Não é porque sou gordinho e baixinho, que não posso rebolar minha bunda sempre que quiser, né fofas?"), e o Thiago é um amor. Torci muito por eles. Pena que foi tão curto.

Fernando - @ExploradorLiterário 30/05/2017

Hoje eu trago pra você, 10 segundos, um conto de ano novo do querido escritor Robson Gabriel, esta narrativa que trago ela nos traz uma visão de como o universo pode nos surpreender e mostrar uma outra visão da história, mesmo que em algum momento não tenhamos sido merecedores.

Essa é a segunda obra que leio do Robson, trata -se de um conto narrado em primeira pessoa, onde ele nos traz personagens bem peculiares, e vem para nos mostrar de como a vida é uma caixinha de surpresa, e quando algo é para ser seu não existe nada que possa mudar.
Esse conto nos trás a história de Will, um rapaz que podemos considerar que ele se adequa a uma minoria, por ser negro, gordo e gay. Ele é um personagem bem carismático, que conta a vida de uma maneira bem engraçada. E o mesmo tem o sonho de passar a virada do ano Times Square. Ele batalhou e trabalhou muito para realizar este sonho, até que ele consegue ir.
Porém a vida é cheia de surpresas, ao desembarcar em Nova York, ele percebe que as coisas não seriam tão fáceis como ele imaginou. Como fazer para ir para Times Square? Como se virar ser falar o idioma local?

“Em que mundinho estava minha cabeça, quando pensei que conseguiria me virar como uma diva nesse país, sem falar uma palavra sequer do idioma deles? Eu só posso ser meio idiota.”

A característica que mais me marcou de Will foi sua personalidade, o mesmo sempre tenta dar aquele jeitinho brasileiro para se virar nas adversidades que a vida lhe coloca. Então Will anda pelo saguão do aeroporto buscando uma ajuda, até que encontra uma cafeteria brasileira e resolve tomar aquele belo café.

“- Pronto eu não sei, mas vou agarrar nas mãos de Iansã e deixar ela me levar! “

Para surpresa de Will, algo inusitado, praticamente impossível acontece, Thiago um pessoa do seu passado aparece no café. Will fica com duas opções aproveitar a oportunidades que a vida lhe deu ou simplesmente aceitar seu orgulho. Só tem um jeito de descobri, lendo este conto maravilhoso.

site: http://srexploradorliterario.blogspot.com.br/2017/05/resenha-10-segundos-robson-gabriel.html

Maravilhosas Descobertas 15/01/2017

TE CONTO UM CONTO: 10 Segundos, de Robson Gabriel

10 Segundos é um conto lançado pelo autor brasileiro Robson Gabriel (autor de Imperfeito), no fim do ano, que se passa exatamente no reveillon. Will é um jovem negro, gay e gordo, e pra ele, esses são motivos suficiente para que qualquer um se sentisse mal consigo mesmo. Mas nem por isso ele se sente assim. Andando sempre de cabeça erguida e com todo o glamour que possui, dando a maior pinta, como ele mesmo diz.

Will sempre teve o sonho de assistir a virada do ano na avenida mais famosa do mundo, Times Square, vendo a famosa descida da bola. E apesar de acharem que ele era louco, will juntou dinheiro e mesmo sem saber uma única palavra em inglês, ele chega em Nova York no dia 31 de dezembro. De cara já completamente perdido no aeroporto, sem saber o que fazer, ele reencontra a última pessoa que imaginaria, Thiago, um antigo amigo e amor, que foi embora de repente, deixando muita magoa para trás. Mas Thiago está disposto a se reaproximar de Willian e decide leva-lo pelas ruas de Nova York, para cumprir o sonho de Will, e quem sabe conseguir seu amigo, e amor, de volta.

Pensem em um conto que junta o momento e o lugar certo. Este é 10 Segundos. Nova York e Ano novo, dois temas que fascinam e trazem grandes possibilidades para o autor e leitor. E junto a isso temos um casal bem incomum. Temos Will e Thiago, gays e que se encontram por acaso no aeroporto. Apesar de já ter lido histórias LGBT, nunca tinha pegado uma em quem o protagonista fosse tão abertamente gay. Will é exatamente assim, e o leitor se diverte com sua personalidade e como ele conta a história. Até parece que ele está do seu lado te contando o que aconteceu. 10 Segundos é uma história pequena, mas consegue trazer boas sensações ao leitor, e vale a pena ser lido.

site: http://www.maravilhosasdescobertas.com.br/2017/01/te-conto-um-conto-10-segundos-de-robson.html

Mari 07/01/2017

Quero mais de Thiago e Will.
Robson 10/01/2017minha estante
Seu desejo é uma ordem ;)

Janaina S 30/12/2016

Adorei!
É o primeiro trabalho do Robson Gabriel que eu leio e ache super leve e divertido. Você torce para que, no final, Will fique numa boa!

Duda Salvation 29/12/2016

Um conto fofíssimo: sim ou claro?
10 segundos é um conto bem curtinho (infelizmente), mas que em poucas páginas conseguiu apresentar muito bem um protagonista super seguro de si e com características bem diferentes das que vemos em histórias por aí.

''Já pensou se eu fosse me importar com todo 'Nossa, além de preto, ainda é gordo e veado!?' Eu já estaria mortinha da silva! Santa RuPaul das gays que nasceram pra brilhar me livre disso, euein!''

Tudo começa quando ele chega a Nova York disposto a realizar um de seus sonhos (que é ver a bola descer no ano novo) e acaba cometendo várias gafes no caminho (tudo isso sem sair do salto, claro!). E para piorar tudo, ele ainda precisa lidar com um reencontro inesperado com um amor antigo.

Fã de RuPaul e Shawn Mendes, confesso que Willian já me ganhou no primeiro parágrafo, porque além do show de representatividade que ele dá, ainda nos arranca várias risadas com sua narração leve e fluída.

Esse é um daqueles contos que quando você termina, fica com um quentinho no coração e ansiando por mais!
Duda 01/02/2022minha estante
Onde tem pra lerr?