ODY-C: Cycle One

ODY-C: Cycle One Matt Fraction...

Resenhas - ODY-C: Cycle One

Gabriel 01/06/2017

cara, ODC-Y de Matt Fraction e Christian Ward!
uma reimaginação de "Odisseia" de Homero (com toques retirados de as "As Mil e Uma Noites" e "A Oresteia" de Ésquilo) num cenário Sci-fi mais orgânico/Space Opera
Odyssia finalmente saiu vitoriosa depois de 100 anos de guerra contra Troiia. mais que tudo, ela quer retornar para casa.
Odyssia? no feminino? não seria Odysseus (ou Ulysses) sim / não. Fraction moldou um universo onde Deuses e Deusas transitam entre gêneros. e entre a humanidade só existem mulheres, exceto por He of Troiia -a contraparte de Helen of Troy. pegou? esperto né?) o primeiro homem nascido em 10 mil anos, colocado num papel de troféu/fetiche, como a Princesa Leia em seu biquini de escrava.
a principal ideia da obra, é colocar as coisas em perspectiva. fazer com que a personagem feminina seja muito mais do que apenas um artifício narrativo para a jornada dO herói. nas palavras de Fraction "killing all men and really exploding things and showing how different literature looks when you invert traditional gender politics.".
falando em narrativa, boa parte do texto do quadrinho é no mesmo esquema composto em hexâmetro dactílico,como a obra original -e cheio de neologismos. duas das edições foram escritas na forma de Limerick (ou limerique?)
com a arte psicodélica de Christian Ward (o designer que passou anos dizendo a adolescente para eles produzirem algo além de quadrinhos, e que no fim virou quadrinista profissional) tenho uma relação de amor/ódio
em alguns momentos o trabalho sai apressado, mas quando ele brilha, deus meu, que piração, que design de personagens, QUE LAYOUTS!!!
agora vou sentar aqui num canto e esperar dois anos pela segunda metade
definitivamente a leitura não é das mais fáceis, mas ODY-C é um trabalho único

essa edição "oversized" compila os dois primeiros volumes, 12 edições no total
os extras:
- um fold-out de 10 páginas! (de um lado,Odyssia, Gamen, and Ene (respectivamente Odisseu, Agamemnon e Menelau) vitoriosas sobre Troiia e do outro um esquema das galáxias e um resumo de milhões de anos de história, dos tempos dos Titãs até a marcha para a guerra retratada em "A Ilíada") esse fold out só é encontrado na edição #1 ou nesse volume deluxe
- uma coleção de ensaios da "Classicista reformada" Dani Colman
entre eles "Homeric Heroes and Manly Tears", "The Wives of Homer", "Women of Mytheme"...
- uma porrada de"concept art" e processos do trabalho do Ward.
- capas variantes.
- e, por fim, uma bibliografia.