Um Instante de Felicidade

Um Instante de Felicidade Federico Moccia

Resenhas - Um Instante de Felicidade

MILA 04/04/2017

Gostei, mas esperava mais..
Ler Federico Moccia sempre foi um grande sonho, desde que vi o filme Três Metros Acima do Céu e até hoje não consegui comprar o livro, por motivos de não estar disponível. Com este lançamento, vi uma grande oportunidade de conhecer a narrativa do autor.

Em Um Instante de Felicidade, conhecemos Nicco, ele não está em um bom momento da vida, primeiro perdeu o pai, um bom homem que sempre tinha bons conselhos, mesmo que não service à serventia na hora, eles sempre se encaixavam no final.

No dia do aniversário da namorada, ela o deixa sem muitas explicações, simplesmente um "sinto muito", Nicco fica arrasado e sua vida no momento oscila em tentar viver o presente com as lembranças da ex e de tudo o que viveram.

O livro é narrado por Nicco, ele nos conta sua história de vida, conhecemos seu melhor amigo Ciccio, suas irmãs, sua mãe que está um pouco triste desde a morte de seu marido, pai de Nicco. Assim vamos acompanhando toda a trajetória de Nicco que tenta ser o homem da casa enquanto tenta lidar com a perda da ex-namorada, seus dois trabalhos e suas lembranças.

A narrativa do autor é gostosa, aos poucos vamos conhecendo Nicco e suas histórias como se estivéssemos conhecendo ele por inteiro, além disso o autor usa de referências literárias, músicas como as de Tiziano Ferro, chego a lembrar até de uma música muito conhecida dele, Imbramanato, é tão linda, foi uma nostalgia só ler este livro.

Resenha completa no blog Daily of books mila

Lê Golz 31/03/2017

Bom!
Um instante de felicidade, publicado pela Editora Planeta, é o primeiro livro que leio de Frederico Moccia. Aqui temos a história de Nicco, que acabou de terminar um namoro de um ano e perder o pai. Como se ainda não bastasse, como homem da família, ele tem que lidar com os problemas das irmãs e cuidar da mãe, e ainda se virar com dois empregos. Sofrendo com o momento que está passando, Nicco não esperava conhecer a americana Ann, que está visitando Roma. Será que ele conseguiria redescobrir a felicidade?

"Olha, é um instante de felicidade. Mas chega logo um pensamento, basta um nada para que o momento passe. Não existe mais. Eu o perdi e já estou me perguntando quando o encontrei novamente." (p. 303)

A narrativa é feita em primeira pessoa aos olhos de Nicco e isso nos aproxima mais do protagonista. Durante todo o livro acompanhamos todas as suas reflexões e anseios sobre o momento que está vivendo. A escrita de Moccia é leve, envolvente e rapidamente terminamos a leitura.

Apesar da escrita fluída e do autor ter trabalhado muito bem o drama do personagem, o que me incomodou foi o excesso de reflexões do protagonista. É estranho, porque isso é o ponto positivo do livro, mas chega um momento que Nicco fala tanto, mais tanto na ex-namorada que começa a cansar. Além disso, o autor detalha sempre cada cena, cada encontro do protagonista com outros personagens. Acredito que o autor poderia ter dado uma enxugada em muitas coisas, para não deixar o livro um pouco maçante.

Mesmo com essas ressalvas, a história é muito boa. Os pensamentos de Nicco fazem o leitor torcer para que ele esqueça de vez a ex-namorada e siga em frente. Além de levar um fora e ainda perder o pai, ele tem que lidar com as irmãs problemáticas. Esses, para mim, foram um dos momentos cômicos do livro. Elas não conseguiam resolver os próprios problemas sozinhas e queriam que ele resolvesse tudo por elas. Uma delas até marcou um encontro de Nicco com seu marido para ELE explicar que ela estava com outro! Oi?? Totalmente sem noção, as duas! E ainda temos Cicco, o amigo de Nicco. Devo confessar que não gostei dele no começo. O cara têm duas namoradas, sai com uma terceira e ainda pega geral! O pior que acabei rindo com algumas situações em que ele meteu nosso protagonista. Então, no geral, o livro acaba sendo divertido, apesar de ter achado que o autor favoreceu muito os homens nessa história.

O ponto alto do livro acaba sendo quando Nicco conhece Ann, e os dois se aventuram pelas ruas de Roma. Nesses momentos podemos desfrutar um pouco da cidade e conhecer um pedacinho da Itália. O romance em si, não foi algo muito forte e intenso, pelo menos não do jeito que eu estava esperando. Mas também gostei da maneira leve e descontraída com que tudo aconteceu. Afinal, Nicco descobriu que quando menos se espera encontramos o nosso instante de felicidade.

No geral, Um instante de felicidade não é um romance arrebatador que vai te fazer suspirar, mas tem muitos bons momentos que irão agradar o leitor. Principalmente quando te levar às ruas de Roma. Fiz minhas ressalvas, pois o livro não me agradou completamente, mas recomendo sim! Muitas pessoas amam os livros do autor e pretendo ler outro dele quando puder. Se você já ama os livros do autor, não deixe de ler!

site: http://livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br/2017/03/resenha-um-instante-de-felicidade.html

Bia 21/03/2017

Apaixonante...
Nicco é um italiano que está passando por um momento muito difícil em sua vida: a perda do seu pai. Se não bastasse, Alessia, sua então namorada, o abandonara sem motivo aparente.

Por esse cabeçalho vocês já poderiam concluir que Um instante de Felicidade é mais um dramalhão regado a um bom romance. Mero engano caros leitores.

O livro já começou sendo original por termos como narrador o próprio Nicco. Eu particularmente quase não leio livros narrados pelo mocinho. O personagem tem algo especial, uma empatia tão única que desde as primeiras páginas já me envolvi com sua estória.

Nicco trabalha em uma banca de jornal, na verdade tomou o lugar de seu pai após a sua morte. A situação em sua casa não está nada boa, sua mãe entrara em depressão e suas duas irmãs pareciam estar fora de controle sem a presença do pai.

E neste cenário entra Alessia, a tal namorada que o abandonou. Pelo ponto de vista de Nicco, Alessia é uma mulher incrível. Ele nos conta sobre seu presente, mas por vezes relata como era seu relacionamento, nos proporcionando um maior entendimento sobre seu passado.

Assim como Nicco, ficamos na tentativa de desvendar o motivo desse abandono. Ficamos ali tentando encontrar alguma falha, algum impasse.
“Quando estamos bem com uma pessoa, não é tão importante como fazemos, e sim como o fazemos. Tudo. Até esperar. Um homem não está mais apaixonado por uma mulher quando, ao espera-la, começa a bufar.”
Nicco poderia enlouquecer com todo o peso que a vida lhe oferecia. Por sorte, seu grande amigo Ciccio, colocava mais diversão em seus dias.

Ciccio é uma comédia. O tipo de personagem que nos arranca risos sem fazer graça. Ele tem um espírito irresponsável, é galanteador e tem sua própria maneira de aproveitar a vida. É tudo que Nicco precisava.

Em um dos passeios entre os amigos, eles acabam se deparando com duas lindas estrangeiras. Ann é uma delas, acaba por se aproximar de Nicco, e assim, um romance se inicia ao tempero dos mais badalados restaurantes e pontos turísticos de Roma.

Basicamente é esse o enredo do livro. Não esperem uma história de amor intensa, com loucuras e juras de amor. Não é isso que o autor nos traz. Claro que como todo livro, cada leitor poderá ter seu próprio instante de felicidade durante a leitura. Considero uma obra cujas sensações são bem particulares a cada leitor.

“O amor é feito de coisas tolas, daquelas coisas que não tem sentido, que talvez façam rir ou balançar a cabeça, mas que naqueles momentos se tornam belíssimas. O amor é como aquelas mensagens que não querem dizer nada, mas que dizem tudo, as quais não damos muita importância quando chegam todos os dias, mas que se tornam uma obsessão quando começam a minguar. Se todos fossemos apaixonados, este mundo seria lindo. Que besteiras estou dizendo. É isto: o amor faz de você um idiota, mas um idiota belo, e a falta de amor torna você um idiota destrutivo.”
Federico nos proporciona uma verdadeira viagem à Roma com sua descrição incrível dos locais que os personagens visitam. Como uma pessoa que ama conhecer novos lugares e que ainda sonha acordada com o dia que viajará à Roma, me empolguei muito com o "tour".

Me identifiquei com parte dos problemas de Nicco. Também me separei recentemente, em circunstâncias bem diferentes do personagem, mas mesmo assim acabei me enxergando várias vezes nas situações que Nicco enfrentava. Assim sendo, acabei por tirar lições para mim mesma. Esse foi o ápice da leitura pra mim, adoro livros que me passam ensinamentos, que contribuem de alguma forma para minha vida.

“O importante, quando um romance termina, é não ter uma recaída.”
Outro ponto muito positivo, foi a sensibilidade da escrita do autor. Falar de amor exige isso em minha opinião. Cada página continha um quote pra vida, precisei me policiar para não escrever o livro todo na resenha ao separá-los rs.

Comecei a ler no escuro, não sabia a respeito do enredo, então acabei julgando a capa imaginando encontrar apenas uma história de amor. Repito: não se trata disso.

A meu ver, é um livro sobre superação. E como os obstáculos a serem superados são comuns a todos nós (morte, fim de relacionamento), se torna muito fácil e simples a conexão leitor/enredo.

É um livro que fala sobre amor, mas não apenas o de casal, mas o amor como um todo. É tão leve que se torna delicioso de ser lido. Eu mesma li com um sorriso apaixonado nos lábios.

O personagem é muito próximo da realidade, inclusive porque muitas vezes Nicco tem pensamentos preconceituosos e machistas. Mas nada tão grave, é apenas um humano relatando seus pensamentos.
“Não há nada pior que sermos beijados quando não queremos beijar uma pessoa, quer dizer, no fim sentimos que não dá e cedemos apenas por desespero. E ficamos enojados com o seu cheiro, sentimos o que a pessoa comeu, tudo nos incomoda e não sabemos por que aquilo esta acontecendo.”
Outro ponto muito importante que para mim foi positivo: é um livro em que não há mocinha se a gente parar para analisar. Não temos uma grande heroína. Ann cumpre seu papel, mas não é como os demais romances, que tudo depende da formação de um casal para fluir. Isso torna o enredo ainda mais próximo da realidade. Porém, é válido dizer que quando ela aparece tudo fica mais interessante.
“E eu gosto deste seu beijo que parece não acabar nunca, que não enoja, não aborrece, não sacia nunca. Isso, me perco, com ela sei que nos entendemos, é um beijo em todos os idiomas do mundo.”

Terminei o livro ainda mais louca para conhecer Roma e super conformada com o andar da vida. A felicidade plena pode não estar presente diariamente em nossas vidas. Mas com certeza, os instantes de felicidade, se fazem diariamente. Já pensaram em listar os instantes de felicidade do seu dia? Após concluir a leitura, eu passei a fazer isso...

Aquele instante de felicidade em falar sobre um livro que gostamos;
Aquele instante de felicidade ao me dar conta que sou resenhista de um blog lacrador;
Aquele instante de felicidade em acordar e ter meus avós pertinho de mim;
Aquele instante de felicidade em receber uma ligação bem humorada da minha mãe;
Aquele instante de felicidade em receber mensagens carinhosas dos meus amigos...

Agora me diz, quais foram seus instantes de felicidade de hoje? Garanto que a leitura desse livro lhe proporcionará vários instantes de felicidades. Recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2017/03/resenha-um-instante-de-felicidade-de.html
Elis 22/03/2017minha estante
Que resenha linda! Eu amo o Frederico Moccia

Fernanda 10/03/2017

Um instante de felicidade
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/03/resenha-um-instante-de-felicidade.html