O Diário de Anne Frank

Mirella Spinelli

Resenhas -

Lu_Anjos 17/02/2024

Tensão e angústia?
Em 2023 com a divulgação em massa da guerra entre Rússia e Ucrânia, meus alunos começaram a perguntar sobre a vida das crianças e adolescentes nesses países.
Aproveitei esse questionamento, uma turma de 5º ano, e os HQs que a escola recebeu com a História de Anne Frank, e fizemos a leitura compartilhada.
No começo quando ela relata sobre sua vida como menina, muitos alunos foram se reconhecendo, coisas que gostam de fazer, de ver e brincar.
Quando o livro começou a apresentar o esconderijo, era palpável em sala a tensão.
As descobertas de Anne adolescente trouxe risos para a turma, mas a invasão do esconderijo, trouxe lágrimas.
O envolvimento dos alunos com o livro foi gratificante.
Uma história com quase 90 anos que pode dar uma dica de como vivem as crianças em uma região de guerra, escondidas, longe das escolas, dos amigos e sempre com medo.
Lendo a HQ, podemos ?sentir? tudo isso sem viver, por imagens bem elaboradas e belíssimas.
Conhecer a história, nos ajuda a não cometer os mesmos erros, precisamos ler mais sobre fatos reais, e colocar em nossa mente e coração a certeza de que podemos fazer diferente, não mudamos o que já aconteceu, mas não podemos permitir que aconteça novamente!

Alexandre 04/02/2024

Ainda não tinha relido nada desde que visitei o Anexo Secreto em Amsterdã em 2018. Esse quadrinho trouxe de volta lembranças emocionantes daquele dia. Ainda me questiono sobre as atrocidades da Segunda Guerra Mundial, e estou me preparando para a visita a Auschwitz em abril deste ano. Será uma experiência difícil, mas sempre quis conhecer essa parte sombria da história de perto. Anne Frank deixou seu legado, sua história para o mundo, e nunca será esquecida.

Any04020 29/01/2024

A passagem no anexo
Muito ver em quadrinhos essa história, foi bem rápida de ler, gostei dos traços da HQ, muito linda mesmo.

Azbra 12/12/2023

De tocar o coração
Eu trabalho numa biblioteca e nesse último mês do ano pedi que alguns alunos me indicassem livros curtos que gostaram. Uma aluna especial me indicou esta história em quadrinho.

Eu tinha tentado ler o Diário de Anne Frank e não cheguei a terminar, ler esta HQ me fez lembrar de umas partes que tinha lido do livro e me fez perceber o quanto o Diário de Anne Frank é um documento importante para se entender o período da Segunda Guerra Mundial no olhar de quem passou pelo momento.

Os relatos são dos dias de junho de 1942 até agosto de 1944 de uma menina dos 13 aos 15 anos. Ela conta seu dia a dia tendo que se esconder com a família, fala do seus sentimentos, sonhos e esperança. Seus relatos tocaram meu coração em pensar que tudo ali escrito aconteceu com Anne.

Ler a história em quadrinho O Diário de Anne Frank serviu de estímulo para eu ler o livro.

laura2290 15/11/2023

Lido por causa da escola. O desenho e a anatomia da HQ, horríveis. Não é nem uma forma de estilo, é a falta de estudo e técnica.
As informações trazidas todas sem nexo, numa página a autora trouxe a Anne falando sobre a guerra e o que ela tá passando no anexo (um assunto sério) e na seguinte é ela beijando o Peter e falando o quanto tá apaixonada. A autora escolheu os momento menos marcantes e importantes do diário completo e fez uma HQ com eles.

Letty Rosse Ga 20/09/2023

Quero continuar vivendo após a minha morte!
Essa frase me deixa extremamente triste e comovida, essa é uma história linda com um final que todos tentam mudar mas nunca será possível. Todas crianças tem que ler esse livro, vai abrir bem a cabeça delas fechadas com a imersão nos celulares. Amo demais essa leitura

Bia 14/09/2023

Cativante
Mas um livro lido pela escola, é que experiência amigos! Anne Frank em quadrinhos é um jeito mais leve, simples e fluido, mas ao mesmo tempo tão completo, uma história trágica.

Sofiaagns 13/07/2023

!!
Li por uma curiosidade mesmo, acabei encontrando online para ler mais cedo e acabei hoje mesmo, pois me empolguei muito. Eu sou muito curiosa em questão do que a Anne Frank passou, e sinceramente, muito lindinha as ilustrações do livro.. Amei e muito ??

Laura2284 15/06/2023

HQ O DIÁRIO DE ANNE FRANK!
Bom sempre tive interesse em ler o diário original da Anne, mas decidi ler primeiro a HQ e eu AMEI!!!!
Que HQ maravilhosa, do jeito que foi colocado no livro foi perfeitamente de um jeito "delicado".
Eu indico muito para ler, primeiro porque é uma história que assim todo mundo tem que conhecer um pouquinho pelo menos é um livro maravilhoso de ler !
Não é à toa que eu li em 1/2 dias.
Escrita maravilhosa e desenho impecável.
Essa HQ já tem meu coração ??

Larissa2197 23/05/2023

Minha leitura favorita. Anne frank é um dos meus livros favoritos, e trazê-la em quadrinhos me fez me apaixonar ainda mais nessa incrível história

nuzinha 15/04/2023

Só pra relembrar
Li esse para relembrar a história de Anne Frank. Achei que faltou muitos detalhes importantes, mas no geral eu gostei.

oie 15/01/2023

Minha escola forneceu esse livro pra um trabalho escolar, é ilustrativo e bem resumido rapidinho de terminar

Mas eu gostei

Lu :) 31/12/2022

Essa HQ é muito boa tem uma linguagem de fácil entendimento, uma boa ilustração. Li faz alguns meses, e leria novamente.

Lívia 26/12/2022

Excelente leitura para adultos e adolescentes, a HQ é uma forma diferente de acompanhar a triste rotina de Anne no anexo secreto, durante a Segunda Guerra mundial

ericabooks 11/10/2022

HQ da Anne Frank
Li por causa da escola.Rápido de ler,li praticamente de uma vez,e mostra um pouco da vida de Anne Frank,na minha visão de uma maneira bem resumida.

Achei que a história foi contada de uma maneira bem superficial,mas é uma versão resumida.