O Livro de Moriarty

O Livro de Moriarty Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Rosie 02/07/2023

"Reconheço uma obra de Moriarty quando a vejo"
Inicialmente você pode pensar que este livro conta uma história inédita do maior inimigo do nosso queridinho Sherlock Holmes, mas na verdade não passa de compilados dos contos onde o nome de Moriarty é dito.

Aqui temos um compilado, não organizado na ordem de cronológica de publicação, de 6 contos e 1 romance chamado "O Vale do Medo" ou também conhecido como "O Vale do Terror" dependendo da edição separada.

Ao todo gosto muito do Sherlock e todas as suas histórias, é um personagem que sou extremamente apaixonada. Também gosto muito da visão que Sherlock tinha do Professor Moriarty.

Para livros de compilados costumo rankear meus contos favoritos, mas neste aqui não farei isso, e aqui todos os contos são vem envolventes.

O Vale do Medo não é lá um dos meus romances favoritos do Sherlock, mas ele é muito bom também. É o primeiro em que somos apresentados ao professor Moriarty, não poderia ter uma introdução melhor.

"Mas, ao chamar Moriarty de criminoso, você cometeu um ato de difamação aos olhos da lei; e eis aí algo de esplêndido e assombroso! O maior conspirador de todos os tempos, o arquiteto das mais diabólicas maquinações, o cérebro que controla o submundo - um cérebro que poderia abrilhantar ou devastar o destino de nações inteiras. É com esse homem que estamos lidando. Mas ele paira tão acima das suspeitas gerais - é tão imune à críticas; tão destro ao articular suas jogadas; tão hábil na arte de apagar seus rastros e de se fazer invisível - que, por essas palavras que você acaba de pronunciar, ele bem poderia arrastá-lo a um tribunal e lhe arrancar todos os rendimentos de um inteiro, como compensação pela honra ferida."

Obrigada por ler, se cuide :)

Aliluz 14/01/2023

Achei o livro bom assim como todos do Arthur, mas confesso que achei que fosse um livro diferente dos outros, falando só do Moriarty. Mas no geral o livro é muito bom, só não é uma novidade porque eu já tinha lido os livros de Sherlock Holmes.

Giu 28/12/2022

Histórias para ser relembradas
Não é nenhum istério que fãs de Sherlock amam reler suas histórias e nesse livro temos um compilado de histórias com o real e mais perigo inimigo do nosso investigador....Moriarty se transforma no personagem principal e podemos relembrar de cada passo e história que a maldade de faz presente.
Gostei, mas não acho que é um livro que falta na coleção, pois os textos são os mesmos da coletânia completa.

JuKirchhof 01/07/2022

Meu primeiro Holmes
Um compilado de histórias que mencionam Moriarty, mas ele nunca chega a ser a estrela principal do bailinho.

O artigo introdutório é muito bom, elucidativo principalmente para quem nunca teve contato com o texto de Doyle e os "causos" narrados por Watson.

Livian.Maciel 03/05/2022

O livro de Moriarty
Simplesmente me apaixonei pelo livro!! E bem explicado e as histórias são ótimas! Pena que acabou :)

Adria Raquel 24/01/2022

O livro de Moriarty nada mais é que um compilado das aventuras de Sherlock Holmes e o romance O Vale do Medo (O Vale do Terror) onde se faz presente a pessoa física ou só a menção de Moriarty.

É uma edição bem legal para aqueles que querem só ver Sherlock e o Napoleão do Crime mas essas mesmas histórias estão presentes na coleção completa da Haper Collins.

No mais é ótimo reler, já que eu sou completamente viciada hahaha

Shadai.Vieira 10/11/2021

gostei bastante do romance Vale do Medo, pois só metade dele tem o Sherlock Holmes. a segunda parte se passa nos EUA numa trama sobre um grupo de bandidos que aterroriza uma pequena cidade, baseado numa história real.

Moacir 09/06/2021

Trata-se de um compêndio das aventuras de Sherlock Holmes nas quais está presente a figura de seu maior oponente: o professor Moriarty.

Arthur Conan Doyle sabe como prender nossa atenção.

Que venham agora as aventuras de Sherlock Holmes completas, onde encontrarei essas mesmas que aqui li e outras tantas, sob nova tradução.

Jonas 05/04/2021

“O sol já se pusera, mas um rasgão vermelho-sangue ainda manchava, como ferida aberta, a longínqua curva do ocidente.”
Ao concluir a leitura dessa obra fantástica admito que em muitos momentos permaneço imóvel, aturdido, fulminado ao acompanhar tantos embustes, imbróglios, tramas, intrigas, situações irresolutas e dificuldades. E a partir da ótica de Holmes começo a perceber que os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Por diletantismo, me tornei um apreciador e fã de Sherlock Holmes. Porque suas histórias são de tirar o folego com um clímax excepcional e gosto demais.

Esse homem tão arguto e que nos seduz com suas provocativas deduções e observações é incrível. Ah Holmes, como eu queria aprender mais com você! É necessário perscrutar muito para acompanhar o raciocínio e intelectualidade de Holmes. A sua inestimável compreensão sobre os acontecimentos, mistérios, aventuras, pistas escondidas, emoção alucinante e traições são impressionantes.

E no vasto reino da conjectura Holmes substancia as suas alegações com expertise e maestria. Não é à toa que o Dr. John H. Watson, fiel companheiro de Holmes, o chama de o principal paladino da justiça que nossos tempos haverão de ver para sempre.

Em todo esse entremeio se deparamos com pugilistas arruinados, batedores de carteira, capangas, chantagistas, trapaceiros e centenas de outros criminosos que rodeiam essas aventuras. Entretanto vou citar o líder nato de todos os bandidos e malfeitores de todos os tempos.

Professor Moriarty, celebridade matemática, é o maior inimigo de Holmes, “ele é o Napoleão do crime”, o mais perigoso malfeitor. Ele é o responsável por metade das ações malignas e quase todos os delitos ocultos nesta grande cidade. É um gênio, um filósofo, um pensador abstrato, dotado de um cérebro de primeira grandeza. Permanece imóvel como uma aranha no centro de sua teia; mas nessa teia há mil irradiações, e ele percebe o menor estremecimento em cada fio. Sua astúcia é infinita. Ele é um verdadeiro artista do crime.

São tantos outros personagens e histórias magníficas que podemos explorar, mas encerro aqui esse breve relato de mais uma experiência intelectual brilhante que é acompanhar o maior detetive que a humanidade já conheceu.

Michele Soares 24/01/2021

Em busca de um propósito para um livro
Este é um livro que me surpreendeu, sem dúvidas, mas não acho que isso tenha acontecido pelos motivos corretos. No meio de minha jornada intensiva pela Londres do detetive Sherlock Holmes e seu amigo dr. John Watson, me deparei com este livro, que, a julgar pela sinopse, passa a falsa impressão de ser ele mesmo um apêndice, um acréscimo a história de Moriarty da forma como a conhecemos. O livro de Moriary dá a impressão de ser um livro... sobre Moriarty. Não é exatamente o que acontece e recomendo que o leitor tome o devido cuidado em relação as expectativas.

Este livro, na verdade, apresenta um compilado de contos em que o professor Moriarty é citado, em qualquer momento que seja, além de um romance, "O Vale do Medo", que, por se passar em momento cronologicamente anterior aos dos eventos de "O Problema Final", é o único romance onde podemos vislumbrar um pouco de Moriarty. Neste ponto, incentivo o leitor a questionar o propósito dessa edição, à princípio interessante. A introdução de José Francisco Botelho, que faz as notas e a excelente tradução, com certeza é de ótima qualidade e através dela temos alguma noção do projeto que esta obra ambiciona apresentar: os fragmentos da face de uma sombra, tal como o professor Moriarty se apresenta na maior parte das histórias de Sherlock. O que, a princípio, parece uma ideia frutífera, entretanto, parece ser infundamentada no plano dos fatos, no que de temos de concreto acerca do professor.

Como exemplo, acredito ser possível nomear o conto "O construtor de Norwood" que figura entre os que compõe este volume. A sua razão de ser aqui é meramente a da fala inicial de Sherlock, que suspira sobre o seu arqui-inimigo:

" ? Do ponto de vista de um especialista criminal ? disse o sr. Sherlock Holmes ?, Londres tornou-se um lugar singularmente monótono após o passamento do saudoso professor Moriarty."

Bom, além de exemplificar algo desta relação estranha entre Moriarty e Sherlock, que fica menos estranha quando pensamos no quão sem sentido passa a ser a existência de um, sem o outro, moldado para ser um reflexo às avessas, não vejo como esse suspiro saudoso pode motivar a entrada de um conto que, fora essa menção, nada tem relação com o Napoleão do crime. O mesmo motiva a presença dos outros contos, com exceção d'O problema final.

Por fim, as quatro estrelas de avaliação se justificam antes pela qualidade da seleta (afinal, estamos falando de excelentes contos compilados ao lado de um excelente romance, que é "O Vale do Medo") do que pelo projeto em si. Quem moldou esse projeto poderia antes ter construído um simples artigo com o material deixado por Sir Arthur Conan Doyle, ao invés de propor um volume inteiro de Penguin Classics apenas com o propósito de copiar e colar a produção de Doyle em uma nova organização. Como projeto, daria apenas uma estrela, pois não sou uma apreciadora da ideia de reorganizar/compilar chamar de novo e ainda sob a luz de um nome tão sugestivo e definitivo quanto o título "O Livro de Moriarty". Não há como forçar provas, ou histórias ou aparições e, por isso, recomendo que deixemos o professor Moriarty continuar, como sempre quis, por trás das cortinas escarlates da ribalta, deixando os esforços de desvendá-lo nas mãos competentes de outra figura à sua altura ? e também ela, como sabemos, há de falhar e vencer na mesma medida.

Mano 23/08/2020

Arthur sabe surpreender!
A proposta do livro em contar todos os momentos em que o professor Moriarty se encontra na vida de Sherlock Holmes me chamou muito a atenção. Porém, tem que ser feito um bom aviso de que não é bem assim.

Os seis contos são maravilhosamente bem escritos, somos inseridos deliciosamente em cada história - ao ponto de não se querer deixar a leitura até chegarmos ao final de cada caso!

Confesso que a ordem dos contos escolhidos pela editora me deixou um tanto supreso, mas entendi no final do romance, ao final do livro, o gancho necessário para te fazer reler os contos e entrarmos nesse looping infinito chamado Moriarty-Holmes - romance por si, diga-se de passagem, é magistral!

Como dito no início, a aparição de Moriarty não é direta e, durante a leitura, ficamos sendentos por querer conhecer mais dessa figura tão diabolicamente escrita e que faz o cérebro de Holmes funcionar a todo vapor - é uma pena, mas a proposta é muito boa!

No mais, vale muitíssima a leitura, não só para quem gosta do gênero policial, mas para quem gosta de uma boa história de mistérios, muitas reviravoltas e brilhantismo. Cintilante, Watson!

Nidy 13/03/2020

Me enganou, mas é bom
Pelo título ?O Livro de Moriarty? imaginei que contaria algo de novo sobre o grande adversário de Sherlock Holmes, contudo é mais uma coletânea dos contos de Sherlock. Por ser grande fã já tinha lido os contos, mas é sempre bom reviver as aventuras do maior detetive do mundo.

C. Aguiar 25/04/2017

Nesse livro vamos acompanhando diversos contos que envolvem o professor James Moriarty, o grande vilão do universo de Sherlock Holmes.
Não existe um só crime em Londres que não tenha algum envolvimento com o "napoleão do crime", por isso Sherlock empenha boa parte do seu tempo para tentar desmanchar o criminoso e sua gangue, mas não será tão fácil assim.

Composto de cinco contos e um romance, vamos acompanhando Sherlock tentando colocar Moriarty atrás das grades, mas como ele vai fazer isso quando as pessoas nem sequer suspeitam que um homem tão perigoso como ele sequer exista?
Então para manter seus esforços voltados para a captura do criminoso, o detetive decide colocar um grande plano em prática que poderá custar até mesmo sua vida.

O livro é envolvente, inteligente e cheio de várias tramas, vamos solucionando mistérios com Sherlock e acompanhando as menções das obras malignas de Moriarty, já que é muito difícil de ficar cara a cara com ele.
O poder de dedução e antecipação do detetive é impressionante. Isso fez com que eu me sentisse vendo o seriado, assim pude visualizar completamente o ator enquanto lia o livro.

Resolvi ler o livro, pois nunca havia lido nada do autor e sempre fui interessada nas histórias envolvendo o famoso detetive.
Vale lembrar que você nunca verá o detetive falando Elementar, meu caro Watson. Isso surgiu com o tempo, mas ele fala elementar ou meu caro Watson, nunca os dois juntos na mesma frase.

Esse livro com certeza é uma diversão garantida do começo ao fim, fazendo com que os leitores que conhecem ou não sobre o detetive, tenham uma excelente leitura.
A edição está de parabéns quanto a diagramação! Confesso que acreditava que o livro era de capa dura, por isso fiquei um pouco decepcionada quando eu percebi que ele não era, mas de qualquer forma isso não interfere em nada na leitura.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Thalita R. 25/04/2017minha estante
Louca pra ler

PorEssasPáginas 29/03/2017

Leram ali na sinopse? “Este volume reúne todas as histórias de Sherlock Holmes em que o professor dá as caras”. Não é bem assim. Na verdade, Moriarty aparece em pessoa apenas em O Problema Final e A Aventura da Casa Vazia (neste último quando Holmes conta sua história para Watson). Em O Vale do Medo, no entanto, Moriarty tem uma participação muito importante na trama, mas nunca revelando a si próprio.

O “dar as caras” nada mais é do que as menções que Holmes faz de Moriarty nos contos que fazem parte dessa coletânea e suas aparições nas histórias que mencionei acima.

Por mais que eu ame Sherlock Holmes e não me canse de reler, eu achei que a proposta para um “livro de Moriarty” fosse totalmente diferente, por isso me decepcionei um pouco. Tudo bem que seria viagem, já que o autor não está entre nós, mas e se existissem textos inéditos mostrando como Moriarty agia? (sim, eu sou inocente a ponto de acreditar que poderia ser isso). Seria muito interessante se o livro de Moriarty mostrasse como o vilão agia por trás de todo o pano, como ele conseguia manipular tantas pessoas para ser considerado o “Napoleão do Crime”.

Mas enfim, quando se tem possibilidade de ler Sherlock Holmes, nunca é tempo desperdiçado.
(...)
**Leia resenha completa no blog**

site: http://poressaspaginas.com/resenha-o-livro-de-moriarty
Ana Carolina Santos 14/05/2017minha estante
Nossa, ainda bem que li sua resenha! Tava achando que era um livro sob o ponto de vista de Moriarty, hahaha. Como já tenho todos os livros do detetive, não preciso dessa edição. Obrigada por compartilhar conosco sua visão :)