O Livre Mercado e Seus Inimigos

O Livre Mercado e Seus Inimigos Ludwig Von Mises




Resenhas - O Livre Mercado e Seus Inimigos


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Erismar 28/05/2020

O livro é oriundo de nove palestras. Ludwig aborda temas como: dinheiro e inflação; marxismo, socialismo e pseudo-ciência etc.
comentários(0)comente



Enzo.Baleeiro 18/08/2020

Pobre Ludwig.
Poderia ser melhor esse livro, embora tenha sido de uma Palestra, Ludwig von Mises foi extremamente superficial em seus assuntos, e nada crítico, simplismente enrolando sobre a história da economia ( uma parte dela), como lucrar em momentos de crise capitalista, e claro, abordando o erro, como diz ele, o coração do marxismo, que nem dei muita atenção, pois só ter uma base em Marx, que qualquer criança refuta aquilo.
comentários(0)comente



Anielle.Gomes 01/06/2022

o livro é bem interessante apesar de levar um século pra termina-lo. os primeiros capítulos eu consegui absorver melhor o conteúdo se comparado ao final do livro. leitura rica principalmente para aqles que buscam entender mais sobre economia.
comentários(0)comente



rafaelrochax 19/02/2021

A leitura de Mises é sempre muito suave, principalmente esse livro que é a transcrição de sua palestra. Com muita maestria, Mises aborda temas complexos de uma maneira muito simples, fazendo com que leigos sejam capazes de compreender. Além de aprender o que o livro deseja explicar, você acaba tendo uma aula de história e de várias outras teorias de outros autores, que de alguma maneira Mises consegue linkar com o tema em questão. Neste livro você aprenderá sobre economia e progresso econômico, uma refutação de algumas teorias marxistas e keynesianas, capitalismo, dinheiro e inflação, padrão-ouro e sua importância e ciclos econômicos.
comentários(0)comente



Luiz 23/08/2021

Flexibiliidaxe teórica de Mises em um livro.
Livro: Livre Mercado e Seus Inimigos: Pseudo-ciência, socialismo e inflação.
Autor: Ludwig von Mises

"Se a maioria é dominada por ideias ruins, nada pode ser feito sobre isso, exceto tentar mudar as idéias ruins. Este é o papel dos escritores, autores, economistas e assim por diante. Infelizmente, há muitos escritores ruins, autores ruins, e economistas ruins. Ainda assim, não há outra maneira de tentar substituir idéias ruins por idéias boas."
(Mises, p. 81)

"A essência da economia de mercado é que as ações econômicas dos indivíduos não são executadas por ordem de um governo, mas espontaneamente pelos indivíduos. Isso requer também que o dinheiro, o meio de troca, seja independente da influência política. Se não for assim, os anos seguintes serão nada além de uma série de fracassos de diversas políticas monetárias e de crédito. Para prevenir isso, é necessário fazer com que todos percebam que não existem milagres Keynesianos possíveis, e que você não pode melhorar a situação das pessoas através da expansão de crédito."
(Mises, p. 137)

Tá aí um livro de Mises que mostra sua grande flexibilidade teórica, assim como o livro "a mentalidade anticapitalista", o autor remonta idéias que permeiam a sociedade sobre diversos fatores, como a questão da ciência econômica que se distingue das ciências tradicionais como a matemática e a física, a crítica de Mises as idéias socialistas e como elas se difundidaram na sociedade sem nem ao menos passar por duras críticas filosóficas, e por fim a a ideia de inflação e círculos econômicos.

Não é um livro tão simples, principalmente nos seus últimos capítulos, mas ainda assim, de grande relevância para o aprendizado sobre o grande nome da Escola Austríaca. O prefácio possui um resumo da da vida do autor e sua relevante participação ao agregar novos olhares a ciência econômica.
comentários(0)comente



Cezar Souza 29/12/2021

Espetacular
Assim como o 6 lições, o livro se refere à uma série de palestras do Mises, que com uma linguagem simples demonstra o raciocínio do pensamento contra o livre mercado, crítica as ideias destes críticos e também introduz um pouco sobre a sua ideia de política monetária.
comentários(0)comente



Ju.Cardozo 12/05/2023

O Crítico Desonesto (ou burro)
"O Livre Mercado e Seus Inimigos", escrito pelo economista Ludwig von Mises, apresenta não apenas uma defesa do livre mercado, mas também uma crítica contundente aos fundamentos das ciências sociais.
Mises argumenta que a economia, assim como outras ciências sociais, é uma ciência que não pode ser comprovada ou testada de maneira empírica, mas sim por meio da razão e da lógica. Segundo o autor, as ciências sociais não podem seguir o mesmo método científico utilizado nas ciências naturais, pois o comportamento humano é inconstante e não pode ser controlado ou medido da mesma maneira que as variáveis físicas.
Para Mises, o conhecimento científico só pode ser adquirido através da dedução lógica a partir de axiomas e proposições fundamentais. Ele defende que a ciência econômica deve ser fundamentada em conceitos como a ação humana, a preferência temporal e a teoria do valor subjetivo, e não em dados empíricos e estatísticas.
O autor também critica o uso de modelos matemáticos na economia, argumentando que esses modelos são baseados em premissas simplistas e abstrações irrealistas que não refletem a complexidade da realidade econômica. Em vez disso, Mises defende a importância da teoria econômica como um meio de entender a dinâmica do mercado e suas implicações para a sociedade como um todo.
Mas, acima de tudo o que expus acima, o autor não entende o método científico, faz comparativos esdrúxulos entre deus e ciência e por diversas vezes deixa claro que, ou não leu ou não entendeu nada que Marx e Engels escreveram.
Li esperando um contraponto às ideias expostas pelos pensadores de esquerda, mas encontrei um show de horrores em matéria de senso comum e nenhum fundamento.
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR