O Garanhão

O Garanhão Harold Robbins

Resenhas - O Garanhão

amandscorrea 20/08/2023

Turbulências na Pista: Uma Análise do Romance Automobilístico com Toques Sexistas
Angelo Perino, um piloto que sofreu um acidente nas pistas de corrida, é convidado por um amigo a assumir a posição de diretor presidente em uma empresa ligada ao ramo automobilístico, dentro do império da família Hardeman. A história desenrola-se entre passado e presente, enquanto Angelo trabalha no desenvolvimento de um novo carro em segredo e lida com as questões familiares envolvendo o patriarca da família e seu sobrenome. O estilo da trama é comparável ao de um romance novelístico, com diversos personagens interagindo ao longo da narrativa.

Apesar de o enredo girar em torno do mundo automobilístico e das intrigas familiares, a narrativa pode ser percebida como tendo uma perspectiva sexista, inclinada mais para uma visão masculina. Isso pode ser evidenciado pela maneira como os personagens femininos são apresentados e tratados ao longo da história.

A divisão da história em pequenos capítulos pode facilitar a leitura e permitir que o leitor acompanhe diferentes aspectos da trama de forma mais gerenciável. No entanto, a história só se torna interessante após cerca de 70% do livro já ter sido lido. O ritmo da trama é mais lento no início, com uma construção gradual dos elementos da história e dos conflitos. No entanto, a narrativa segue uma sequência contínua, em vez de atingir pontos de virada ou clímax mais envolventes, conforme a leitura avança.

Eclipsenamadrugada 30/07/2022

Um livro meio sem graça, por isso a demora pra termina-lo. Graças a Deus terminei. Não indico não.
É bem fraco

Matheus656 24/11/2018

Pra quem gosta do estilo novela
O livro 'O garanhão' de H. Robbins trata-se, na minha opinião, de uma novela, ao qual diferentes personagens aparecem em momentos apropriados para dar seguimento à narrativa. Para quem gosta desse estilo, onde acontecimentos são jogados apenas para encher o livro, e que o ápice encontra-se apenas na ultima página, é uma boa leitura.
Para mim, que gosto de fatos contextualizados e histórias com significados mais profundos o livro não foi apetitoso, sendo difícil a conclusão.

Ronaldo 27/12/2017

Esse pode ser considerado um dos livros da fase de ouro de Harold Robbins. O autor divide o livro entre passado e presente, tendo como enfoque principal a amizade e parceria entre o ex-piloto de provas Angelo Perino e o velho empresário da indústria automobilística Loren, que tem o projeto de criar um novo modelo de carro. É tocante a relação entre os dois. Homens de diferentes gerações que se respeitam, se complementam e acreditam nos mesmos ideais. Acompanhamos a aventura desses dois homens na construção desse veículo, tendo de enfrentar vários obstáculos, entre eles a oposição do neto de Loren, que guarda um grande ressentimento do avô devido a algo que aconteceu com seu pai. Uma família cheia de segredos podres, cujos ressentimentos se estendem por gerações, desencadeando conflitos que tomam proporções trágicas. Em meio a tantas baixezas, o que mais me causou repulsa foi a traição que o velho Loren e sua nora cometeram em relação ao filho do empresário. Essas intrigas são o ponto alto do livro e é por isso que fico tão contrariado com uma mania do autor. Sempre que uma situação se encaminha para seu clímax, a narrativa no passado é interrompida e quando é retomada, tudo já passou e o autor dá uma explicação apressada sobre o que aconteceu. A impressão que dá é que Robbins não tinha capacidade de escrever essas cenas mais tensas e fugisse delas, retornando para a área que dominava que era o mundo dos negócios. Mas, de qualquer forma é dos bastidores de uma indústria automobilística que o livro trata e isso o autor retrata muito bem. Uma verdadeira selva onde não há escrúpulos para se alcançar um objetivo.

Resenha completa no blog:

alexandrenognas 30/01/2009

Obra fascinante!
Há algum tempo tive a oportunidade de ler esse livro, deste grande autor!
Como é de praxe eu suas obras, H. Robbins prende o leitor do início ao fim da história, com fatos inusitados e surpreendentes.

Além do mais, a temática da indústria automobilística engrandece ainda mais a obra, principalnte para pessoas que, como eu, adoram carros e sua história.

Recomendo a todos esse livro, que está entre os melhores desse autor.