O Fim do Mundo

O Fim do Mundo Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - O Fim do Mundo


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Magda14 19/04/2020

Do mesmo autor de "A Moreninha", esse romance-folhetim faz parte das primeiras publicações de ficção científica do Brasil. É contada a história do fim do mundo causado por um cometa que passaria pela terra no ano no ano de 1857. A ironia presente na obra faz com que o livro perca um pouco o seu caráter científico e adquira um tom humorístico que beira o sarcasmo.
comentários(0)comente



Rahmati 19/02/2018

Vale conferir
O fim do mundo é um conto satírico sobre, bem, o fim do mundo — dessa vez por causa de um cometa. Claro que não é para ser “levado a sério”, mesmo porque ele é mais uma sátira à sociedade da época do que, propriamente, uma história de fantasia ou ficção científica. A graça dele é exatamente usar esse tema, tendo em vista ter sido publicado em 1857. Sim, você leu certo — mil OITOCENTOS e cinquenta e sete. E, se você ainda não reparou, é uma história de Joaquim Manuel de Macedo, aquele mesmo, que escreveu A moreninha. Essa versão que li é em e–book, da editora EX!, e traz uns extras bem legais, além dessa ótima capa. Vale conferir.

site: www.rahmati.com.br
comentários(0)comente



Ricardo Santos 06/03/2017

Sátira delirante
Conto especulativo do autor de A Moreninha e A Luneta Mágica, publicado em jornal em 1857. Mais fantasia do que ficção científica, o texto foi inspirado em uma notícia vinda de Paris, de muita repercussão na época: a colisão de um comenta contra a Terra. Na verdade, a notícia não passou de um erro de cálculo de alguns astrônomos europeus. O autor utilizou a premissa de fim de mundo e pânico para escrever uma sátira ao Império e sua estrutura administrativa. O conto é divertido. Ainda mais quando as referências são contextualizadas por meio de notas e textos de apoio. Ilustrações de Daumier completam esta bela edição.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR