Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

nina 12/01/2022

favoritado
esse livro é incrível. um dos melhores da saga, se nao o melhor. o tanto de reviravoltas e foi incrível o jeito que a autora conectou tantas coisas aos livros passados, fazendo completamente tudo interligado. tô ainda chocada, nunca vou conseguir superar o tanto de coisa que teve aqui. completamente perfeito, vai ter sempre o lugar de honra em mim.

usaidx 09/01/2022

nesse último livro achei que as coisas se resolveram puramente na sorte de protagonista, mas no geral eu gostei de acompanhar e meus favoritos foram o prisioneiro de azkaban e o enigma do principe, acho que por ter gostado tanto do anterior me decepcionei um pouco com as relíquias da morte.
não gostei do último capítulo, na minha opinião os casais foram bem forçados só pra mostrar os filhos deles no final e eu achei bem desnecessário, pra mim se tivesse acabado no penúltimo capítulo seria um final melhor.

Bia 07/01/2022

Hogwarts sempre será a minha casa ?
Ano passado resolvi pegar todos os livros para ler, pois, embora eu viva assistindo aos filmes e ame incondicionalmente essa saga, nunca tinha parado para ler todos os livros, somente o primeiro e os extras.

Ao ver que eu já estava no último, não sei o que aconteceu, mas eu não queria terminar ele logo, não queria dar adeus a Hogwarts, embora eu saiba que nunca é realmente um adeus, e que eu sempre poderia voltar quando eu quisesse.

Ler o último livro de Harry Potter foi um misto de emoções, senti alegria, por saber que tudo terminará bem, senti pesar e tristeza, pois, infelizmente perdemos grandes pessoas ao decorrer dos livros, e embora sejam só personagens, embora sejam apenas livros, Harry Potter sempre terá o poder de fazer com que todos se sinta como parte da família, parte desse universo espetacular.

Não consigo descrever com palavras o amor que sinto, e sempre sentirei, por Harry Potter, mas digo, com a maior certeza do mundo, que ele sempre vai ter um imenso espaço no meu coração, pois a sua história, e de todos os seus personagens, conseguiram me transformar para sempre.

milinha.gomes 31/12/2021

Que saga...
Harry Potter é a primeira saga que consegui ler inteira. Foi uma experiência indescritível.
A verdade é que era pra eu ter lido quando eu era ainda adolescente, mas por motivos que não valem ser citados, tive que adiar a leitura. Mas nunca é tarde pra isso.
Com personagens bem construídos e a trama super bem feita, posso dizer que valeu a pena cada minuto de leitura. Sem contar os ensinamentos que vem inclusos, que vale pra vida.

Lari 31/12/2021

O melhor livro da saga, nunca estive preparada para dar adeus a essa história? Não sei explicar o tanto que essa história me deu, que experiência.

Lari 20/12/2021

O mundo bruxo faz parte de mim agora.
Em maio, decidi ler como quem não quer nada. Só para saber se a história é realmente boa assim mesmo ou se aumentavam.

Comecei por Pedra Filosofal e quando eu vi, já estava em Relíquias da Morte.

Foram 7 meses maravilhosos em que eu estive em centenas de lugares diferentes, conheci personalidades diferentes, me apaixonei, chorei e me irritei. Mas acima de tudo me encantei.

Personagem preferido: Rony Weasley.
Matéria preferida: Feitiços
Professor preferido: Remo

Minha casa é a Corvinal, meu patrono é um faisão e a minha varinha tem núcleo de pelo de unicórnio.

Enigma do Príncipe é o melhor livro da saga e ponto final.

E ah,  os filmes, para minha pessoa, foram  ruins. O que fizeram com Ginny??

Reading.kah 06/12/2021

Perfeito demais
O fim de uma era, por mais que tenha demorado a ler essa saga, o final foi simplesmente incrível, e VALEU MUITO A PENA. A escrita desse livro me prendeu do início ao fim, tem muita ação, e tudo É explicado muito bem.

O-menino-que-sobreviveu, eu amei muito acompanhar esses livros e ver o Harry crescendo, e nesse último a pegada do livro é completamente diferente.

Harry perdeu muitas pessoas e vemos como essas perdas o fizeram crescer e amadurecer. Me fez chorar em alguns momentos. A amizade entre Rony, Harry e Hermione é o tipo de amizade que devemos levar pra vida, os dois acompanharam o Harry apesar dos riscos, os dois são a família dele.

Todo enredo de relíquias da morte é bem concluído e as cenas de ação são eletrizantes, não tenho palavras para descrever, sem dúvida nenhuma deixei uma parte de mim no fim dessa saga e nesse universo.

Alexandre Issao 29/11/2021

Sensacional!
Achei incrível ler detalhadamente o que acontecia os fatos que antecederam a batalha final e a final em si! Cada vez que eu chegava perto do fim eu queria ler mais rápido e ao mesmo tempo não queria que acabasse!

Kelly 16/11/2021

Sem palavras!
Foi um final fantástico e acho que não existem palavras suficientes pra expressar o quanto gostei da saga, principalmente desse último.

Mika 01/11/2021

Melhor saga de todos os tempos!
Eu nunca tive nenhum contato com Harry Potter até esse ano, e que desperdício de tempo! Simplesmente, maravilhoso.
Eu amei cada segundo que eu passei lendo esses 7 livros, e as relíquias da morte foi o melhor desfecho.

tabeeatriz 25/10/2021

O-Menino-Que-Sobreviveu.
Eu nunca pensei que, após acabar esse livro, desejaria voltar aos primeiros livros e aproveitar mais.

"Harry Potter e as Relíquias da Morte" se desenvolve expondo questões que eu não sabia que precisavam de respostas. São muitas coisas, uma montanha russa de informações necessárias.

O livro se estende lentamente, mesmo durante a batalha em Hogwarts. Deu a impressão de um livro corrido, em que muitas coisas poderiam ser evitadas e deixando os capítulos finais sobre a batalha fracos diante das muitas informações.

Harry é usado como um instrumento necessário para a vitória e ele compreendeu isso perfeitamente. Mesmo diante de dúvidas e questionamentos, se manteve determinado em seu objetivo com o apoio de seus dois melhor amigos, se não irmãos, Rony e Hermione.

O último capítulo no entando deixou apenas migalhas para imaginarmos o futuro, sem mostrar outros personagens e me senti super triste com isso. No entando, levarei em meu coração o caminho de Hagrid, Monstro, Luna e Jorge sem Fred e nos pensamentos o destino dos Dursley.

Alerta! Spoiler ?

Não posso deixar de mencionar como acontece muita desgraça e nunca vou perdoar a autora por isso. Snape não mereceu o destino da morte por Voldemort, mesmo quão chato fosse. Ele sofreu a vida toda com desprezo e humilhação, merecia estar vivo para contar história. Assim como, esperava um aprofundamento da vida dele em "O Enigma do Príncipe".

Lembrar de Sirius e Snape me deixam arrasada, eu só consigo chorar ao lembrar da história de ambos. O amor de Severo por Lilian, por mais incrível que pareça, era puro e ele merecia se sentir amado. Talvez esse sentimento que possuo sobre o Snape seja pena:

"Não tenha piedade dos mortos, Harry. Tenha piedade dos vivos e, acima de tudo, dos que vivem sem amor."

E não há palavras para descrever a morte de Edwiges, Dobby e Fred, é simplesmente ridículo. Assim como, Remo Lupin e Tonks deveriam estar vivos! A autora simplesmente quis destruir TODO o laço por parte do Thiago que o Harry poderia ter.

Ao menos ela acertou na derrota de Voldemort, em que o feitiço virou contra o feiticeiro. Devo ressaltar a importância de Dumbledore para a derrota do Lorde, mesmo com os segredos do passado conturbando Harry, sem ele nada disso poderia ter acontecido.

Mesmo com muitas coisas em que só consegui chorar, vou sentir muita saudades de Harry e seu mundo mágico. Uma saga maravilhosa e muito melhor do que eu esperava. Me envolvi por completo na história e agora não sei como me despedir, eu não quero me despedir...

Enfim, acabou.

"A todo minuto e toda hora
Sinto sua falta, sinto sua falta, sinto mais a sua falta."
(Bastille - Good Grief)

"E as paredes continuaram a desmoronar
Na cidade que amamos
Nuvens cinzas rolam sobre as colinas
Trazendo a escuridão de cima."
(Pompeii - Bastille)

Myh 29/09/2021

Relíquias da Morte
O que dizer desse livro senão SENSACIONAL?!

Aproveitando que foi o último pra já dizer que fiquei muito feliz por ter começado essa saga maravilhosa e também ter lido tudo

O livro tem muita ação desde o início, mas confesso que senti um pouco mais morno até a metade da narrativa, porém na reta final dá uma guinada tão forte que a cada capítulo só consigo descrever com expressões UOOW, WTF, NÃÃO,QUE? (haha) e aqui ressalto que mesmo dizendo da parte "morna" não posso esquecer da nossa coruja preferida...Edwiges, foi a grande perda da primeira parte e só de lembrar bate uma tristeza. Esse animalzinho que foi companhia, amizade e ajuda para Harry desde o momento em que ele descobriu ser bruxo, acho difícil ela ser substituída.

Mas voltando a história, gostei bastante de toda amarração com o restante dos livros e como tudo foi lembrado, encaixado como num quebra-cabeças, as Horcruxes, Relíquias e tantos outros segredos deixados sutilmente ao longo dos anos, só que PRA MIM a grande revelação é a história de Snape ou Principe Mestiço, foi incrivelmente reveladora, triste e corajosa, mais uma vez mostra que a grande fraqueza de Lorde Voldemort era não reconhecer o amor que as pessoas podem sentir e isso é algo que Dumbledore diz desde o começo, né?! Falo isso pois foi esse o motivo para fazer com quem Snape se ligasse tão fielmente ao diretor de Hogwarts e garantisse a certeza que ele tinha da lealdade, lembro muito daquela cena em que Dumbledore suplica ao professor chamando-o pelo nome antes de morrer, parecia que ele pedia sua salvação, porém não...ele implorava que o matasse como deveria ser. Ao ver todas essas lembranças e pensar em como Severo morreu, dá mais tristeza ainda, de pensar que se ele e Lilian tivesse dado certo seria um outro futuro

Temos tantos personagens importantes nessa história que é difícil elencar um principal, nem o Harry eu diria que foi, pois Dumbledore com seus palpites extraordinários preveu toda a história conseguindo manipular as pessoas ao seu redor, Snape teve uma revirada na história se mostrando fiel ao amor que sentiu (quando ele mostra seu patrono é de cortar o coração), Harry, Rony e Hermione com suas valentias ao enfrentar tantos assassinos, pensando de forma calma para sair de cada situação, a família Weasley que sempre apoiou esses 3 amigos e tiveram grandes feitos (Arthur, Molly, Gui, Carlinhos, Percy, Fred, Jorge e Gina), Lupin e Tonsky com sua lealdade admirável que optaram por lutar até a morte para garantir um futuro ao Teddy, NEVILLE (eu vou falar mais sobre ele), Luna, Lino Jordan, Dino, os duendes, elfos (MONSTRO, DOBBY) e tantos outros que marcaram profundamente, cada um com sua contribuição na luta

Deixo minhas condolências à personagens que se foram com realmente muita tristeza, Edwiges já comentada, Fred, aquele gêmeo esperto, engraçado e inteligente que nunca fugiu à luta, que morreu mas nunca será esquecido. Ao Lupin e Tonsky que lutaram bravamente e só sabemos que morreram em algum momento. Ao Dobby, esse serzinho tão especial que ajudou Harry em todos os livros, um elfo livre porém leal aos seus valores, ele lutou e defendeu quem amava. Tantos outros que morreram lutando para garantir que a sociedade não fosse massacrada pelo regime de Voldemort

Fiquei impressionada que tantos alunos de Hogwarts quiseram ficar para lutar ou apareceram em algum momento para ajudar, é admirável ver uma verdadeira armada do Dumbledore. E falando em admirar, queria dizer que o personagem que mais cresceu nessa narrativa foi Neville, sim, aquele menino medroso que mal conseguia lançar um feitiço foi um dos responsáveis pelo ganho da batalha contra o Lorde das trevas, ele passou muito tempo com medo, sofrendo bullying e penando para conseguir passar pelas matérias, ele encontrou um amor por Herbologia e também amor pela resistência, começou no grupo de defesa com as artes das trevas, aprendendo grandes feitiços. Com a ascensão de Voldemort, ele evoluiu de forma grandiosa, em relação à magia e à sua personalidade, incorporou a força de seus pais, lutando na escola, resistindo, juntando as pessoas e liderando um movimento, para concluir sua participação na saga, ele concretizou o pedido de Harry de matar Nagini em caso de acontecer algo aos outros 3, não só realizou o pedido como foi reconhecido pela espada da Grifinória como verdadeiro aluno da casa ao mostrar coragem e força

Tudo o que se desenrolou no final, foi bem incrível, o que Dumbledore escondeu de Harry, sua atuação no duelo com Voldemort, sua certeza de que naquele momento iria dar certo, toda a ajuda dos professores, alunos, elfos, centauros, floresta e população, que cena espetacular quando todos atacam ao mesmo tempo vendo o "corpo" de Harry abatido, QUE CENA.

Aqui faço uma menção especial ao Monstro, um elfo que já me passou muita raiva mas me cativou ao longo dos livros, como bem descreveu Hermione, ele era um escravo de sua casa que aprendeu o que seus donos falavam/pensavam, ele encontrou afeto em poucas pessoas, por isso era leal a eles, passou tanto tempo sozinho em casa que com a chegada de Sirius esperava mais amor, porém teve rebeldia, por isso ele acaba o traindo. Com a virada de tratamento de Harry, Monstro consegue se abrir e finalmente se tornar livre das amarras dos conceitos das trevas, é muito lindo ver no final ele amando seu "dono". Saber de sua triste história com Régulo é profundo e doloroso, o relato acabou sendo uma porta para confiança entre Harry e o elfo, com lealdade e respeito.

Rony me decepcionou em diversos momentos, mas como bem preveu Dumbledore, ele sempre voltaria, porque acima de tudo ele ama seus amigos, foi um personagem que cresceu tanto durante a história, com força e luta, coragem e respeito, no final quando ele mostra empatia pelos elfos da escola, é quando aciona o gatilho, quando Hermione finalmente não aguenta e o beija

Hermione é uma amiga excepcional, sempre do lado de Harry, independente do que ele fazia ou pensava, inteligente, esperta, previa o que poderia acontecer, foi de grande utilidade com feitiços, história e conhecimento, por causa dela a amizade dos 3 se solidificou, com ela eles foram longe, desvendaram mistérios e conseguiram seguir longe. Seus feitos são tantos que ficaria horas relatando, só posso dizer que foi uma personagem bem construída. Ela sempre foi a razão do grupo e por isso Dumbledore também previu que poderia ajudar Harry na caminhada

Harry, aquele menino inocente mas que durante todos os anos manteve o que tinha de melhor em seu coração, amor. Mesmo sendo impulsivo, ele agiu pensando nos outros, libertando elfos, protegendo e sendo protegido, perdeu pessoas importantes mas aceitou seu destino no final, sua coragem é a grande protagonista da cena em que caminha em direção à morte

Fiquei muito feliz por ler esses 7 livros, ter acompanhado a jornada dos 3 amigos e todas as pessoas em sua volta, conhecer tanta gente inteligente, corajosa, especial, agora fica a sensação de perda, aquela velha tristeza por ter acabado uma grande saga e não ter mais um de continuação, acostumei em sempre pensar "vamos pro próximo", agora não tem mais próximo, só um obrigada.

PS.: estou assistindo aos filmes e impressionada com a péssima qualidade
Iasmine 29/09/2021minha estante
Ah que linda sua resenha! Me transportou de volta para as páginas mágicas que J.K. criou ??

Myh 29/09/2021minha estante
Obrigada!! Tentei descrever na resenha tudo que senti ao ler

Amanda 23/09/2021

Que experiência!
Mesmo demorando anos pra finalmente ler essa saga, posso falar que valeu MUITO a pena! A JK tem lá seus problemas, mas não dá pra negar o quanto a escrita dela aqui é boa e fluida, e mesmo sendo uma linguagem simples, conseguiu nos apresentar todo um universo de maneira bem completa.

Agora falando desse livro, a história é toda fechada, bem amarrada e muito bem construída, fico imaginando quem leu durante os lançamentos e foi crescendo junto com os personagens (aconteceu isso comigo com os filmes, mas com certeza com os livros a experiência é outra). A única coisa de ruim é que eu acho que tudo acontece bem fácil pro Harry, acaba sendo simples demais, mas isso é uma opinião puramente pessoal e também não me fez gostar menos da história.

Harry Potter ainda consegue ser uma história atual e ao mesmo tempo já é um clássico, acho que a leitura é válida pra todo mundo e pra qualquer idade!
RaíssaEverdeen 23/09/2021minha estante
Eu só achei umas mortes meio "desnecessárias", mas ainda é 5 estrelas e favoritado

emilly 20/09/2021

já posso reler a saga inteira?
A história do menino que sobreviveu se encerrou perfeitamente, tudo no seu devido lugar. Esse livro foi um mix de emoções, ansiedade, tristeza, esperança... Tão rico em detalhes, tantos novos elementos, parecia quase impossível terminar a história com tudo devidamente acertado.

Quanto mais eu gosto de um livro mais as palavras me fogem no momento de descrever, mas acho que todos que já leram a saga até aqui sabem exatamente o que eu estou sentindo. Uma parte de mim ficou nesses livros, e eu mal posso esperar para vistar essa história maravilhosa.