Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

Myh 29/09/2021

Relíquias da Morte
O que dizer desse livro senão SENSACIONAL?!

Aproveitando que foi o último pra já dizer que fiquei muito feliz por ter começado essa saga maravilhosa e também ter lido tudo

O livro tem muita ação desde o início, mas confesso que senti um pouco mais morno até a metade da narrativa, porém na reta final dá uma guinada tão forte que a cada capítulo só consigo descrever com expressões UOOW, WTF, NÃÃO,QUE? (haha) e aqui ressalto que mesmo dizendo da parte "morna" não posso esquecer da nossa coruja preferida...Edwiges, foi a grande perda da primeira parte e só de lembrar bate uma tristeza. Esse animalzinho que foi companhia, amizade e ajuda para Harry desde o momento em que ele descobriu ser bruxo, acho difícil ela ser substituída.

Mas voltando a história, gostei bastante de toda amarração com o restante dos livros e como tudo foi lembrado, encaixado como num quebra-cabeças, as Horcruxes, Relíquias e tantos outros segredos deixados sutilmente ao longo dos anos, só que PRA MIM a grande revelação é a história de Snape ou Principe Mestiço, foi incrivelmente reveladora, triste e corajosa, mais uma vez mostra que a grande fraqueza de Lorde Voldemort era não reconhecer o amor que as pessoas podem sentir e isso é algo que Dumbledore diz desde o começo, né?! Falo isso pois foi esse o motivo para fazer com quem Snape se ligasse tão fielmente ao diretor de Hogwarts e garantisse a certeza que ele tinha da lealdade, lembro muito daquela cena em que Dumbledore suplica ao professor chamando-o pelo nome antes de morrer, parecia que ele pedia sua salvação, porém não...ele implorava que o matasse como deveria ser. Ao ver todas essas lembranças e pensar em como Severo morreu, dá mais tristeza ainda, de pensar que se ele e Lilian tivesse dado certo seria um outro futuro

Temos tantos personagens importantes nessa história que é difícil elencar um principal, nem o Harry eu diria que foi, pois Dumbledore com seus palpites extraordinários preveu toda a história conseguindo manipular as pessoas ao seu redor, Snape teve uma revirada na história se mostrando fiel ao amor que sentiu (quando ele mostra seu patrono é de cortar o coração), Harry, Rony e Hermione com suas valentias ao enfrentar tantos assassinos, pensando de forma calma para sair de cada situação, a família Weasley que sempre apoiou esses 3 amigos e tiveram grandes feitos (Arthur, Molly, Gui, Carlinhos, Percy, Fred, Jorge e Gina), Lupin e Tonsky com sua lealdade admirável que optaram por lutar até a morte para garantir um futuro ao Teddy, NEVILLE (eu vou falar mais sobre ele), Luna, Lino Jordan, Dino, os duendes, elfos (MONSTRO, DOBBY) e tantos outros que marcaram profundamente, cada um com sua contribuição na luta

Deixo minhas condolências à personagens que se foram com realmente muita tristeza, Edwiges já comentada, Fred, aquele gêmeo esperto, engraçado e inteligente que nunca fugiu à luta, que morreu mas nunca será esquecido. Ao Lupin e Tonsky que lutaram bravamente e só sabemos que morreram em algum momento. Ao Dobby, esse serzinho tão especial que ajudou Harry em todos os livros, um elfo livre porém leal aos seus valores, ele lutou e defendeu quem amava. Tantos outros que morreram lutando para garantir que a sociedade não fosse massacrada pelo regime de Voldemort

Fiquei impressionada que tantos alunos de Hogwarts quiseram ficar para lutar ou apareceram em algum momento para ajudar, é admirável ver uma verdadeira armada do Dumbledore. E falando em admirar, queria dizer que o personagem que mais cresceu nessa narrativa foi Neville, sim, aquele menino medroso que mal conseguia lançar um feitiço foi um dos responsáveis pelo ganho da batalha contra o Lorde das trevas, ele passou muito tempo com medo, sofrendo bullying e penando para conseguir passar pelas matérias, ele encontrou um amor por Herbologia e também amor pela resistência, começou no grupo de defesa com as artes das trevas, aprendendo grandes feitiços. Com a ascensão de Voldemort, ele evoluiu de forma grandiosa, em relação à magia e à sua personalidade, incorporou a força de seus pais, lutando na escola, resistindo, juntando as pessoas e liderando um movimento, para concluir sua participação na saga, ele concretizou o pedido de Harry de matar Nagini em caso de acontecer algo aos outros 3, não só realizou o pedido como foi reconhecido pela espada da Grifinória como verdadeiro aluno da casa ao mostrar coragem e força

Tudo o que se desenrolou no final, foi bem incrível, o que Dumbledore escondeu de Harry, sua atuação no duelo com Voldemort, sua certeza de que naquele momento iria dar certo, toda a ajuda dos professores, alunos, elfos, centauros, floresta e população, que cena espetacular quando todos atacam ao mesmo tempo vendo o "corpo" de Harry abatido, QUE CENA.

Aqui faço uma menção especial ao Monstro, um elfo que já me passou muita raiva mas me cativou ao longo dos livros, como bem descreveu Hermione, ele era um escravo de sua casa que aprendeu o que seus donos falavam/pensavam, ele encontrou afeto em poucas pessoas, por isso era leal a eles, passou tanto tempo sozinho em casa que com a chegada de Sirius esperava mais amor, porém teve rebeldia, por isso ele acaba o traindo. Com a virada de tratamento de Harry, Monstro consegue se abrir e finalmente se tornar livre das amarras dos conceitos das trevas, é muito lindo ver no final ele amando seu "dono". Saber de sua triste história com Régulo é profundo e doloroso, o relato acabou sendo uma porta para confiança entre Harry e o elfo, com lealdade e respeito.

Rony me decepcionou em diversos momentos, mas como bem preveu Dumbledore, ele sempre voltaria, porque acima de tudo ele ama seus amigos, foi um personagem que cresceu tanto durante a história, com força e luta, coragem e respeito, no final quando ele mostra empatia pelos elfos da escola, é quando aciona o gatilho, quando Hermione finalmente não aguenta e o beija

Hermione é uma amiga excepcional, sempre do lado de Harry, independente do que ele fazia ou pensava, inteligente, esperta, previa o que poderia acontecer, foi de grande utilidade com feitiços, história e conhecimento, por causa dela a amizade dos 3 se solidificou, com ela eles foram longe, desvendaram mistérios e conseguiram seguir longe. Seus feitos são tantos que ficaria horas relatando, só posso dizer que foi uma personagem bem construída. Ela sempre foi a razão do grupo e por isso Dumbledore também previu que poderia ajudar Harry na caminhada

Harry, aquele menino inocente mas que durante todos os anos manteve o que tinha de melhor em seu coração, amor. Mesmo sendo impulsivo, ele agiu pensando nos outros, libertando elfos, protegendo e sendo protegido, perdeu pessoas importantes mas aceitou seu destino no final, sua coragem é a grande protagonista da cena em que caminha em direção à morte

Fiquei muito feliz por ler esses 7 livros, ter acompanhado a jornada dos 3 amigos e todas as pessoas em sua volta, conhecer tanta gente inteligente, corajosa, especial, agora fica a sensação de perda, aquela velha tristeza por ter acabado uma grande saga e não ter mais um de continuação, acostumei em sempre pensar "vamos pro próximo", agora não tem mais próximo, só um obrigada.

PS.: estou assistindo aos filmes e impressionada com a péssima qualidade
Iasmine 29/09/2021minha estante
Ah que linda sua resenha! Me transportou de volta para as páginas mágicas que J.K. criou ??

Myh 29/09/2021minha estante
Obrigada!! Tentei descrever na resenha tudo que senti ao ler

Lu 15/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Ellen.Seokjin 15/04/2021minha estante
Sim, perfeito! Eu li quando tinha 18 anos, amei e continuo amando.

Allana 31/12/2020

Nossa
Quando terminei o último livro me perguntei como não tinha lido toda essa
história antes. Harry Potter é uma leitura, intrigante, mágica, cheia de criatividade, mostra o lado bom e ruim de cada personagem e uma analogia com o mundo real
Arthur 02/06/2021minha estante
simmm, tô lendo o quarto já comprei o quinto e tô amando demais, muito bom.

usaidx 09/01/2022

nesse último livro achei que as coisas se resolveram puramente na sorte de protagonista, mas no geral eu gostei de acompanhar e meus favoritos foram o prisioneiro de azkaban e o enigma do principe, acho que por ter gostado tanto do anterior me decepcionei um pouco com as relíquias da morte.
não gostei do último capítulo, na minha opinião os casais foram bem forçados só pra mostrar os filhos deles no final e eu achei bem desnecessário, pra mim se tivesse acabado no penúltimo capítulo seria um final melhor.

Naiara 27/08/2021

Muito bem explicado
Achei ótimo o modo como a J.K Rowling explicou muitas coisas que tinha deixado dúvidas ou ainda não tinham sido resolvidas.
Fiquei impressionada com o Harry ter ficado tão fascinado com as relíquias da morte e interessado em ser o senhor da morte.
E no final tudo se resolveu muito rápido, mas amei o livro assim como todos os outros.

Joy 14/08/2021

Nada a dizer, só sentir...
Certamente, ler os sete livros de Harry Potter foi uma das melhores decisões literárias (isso existe?) que tomei neste ano!
Eu já era fã da saga, por conta dos filmes, mas eu não sei explicar como meu amor por esse universo, pelos personagens, pela história aumentou.
Cada livro trouxe tantos sentimentos pra mim, cada rumo que a história tomava era carregado de emoção, mesmo para mim, que já conhecia a história no geral.
Termino a saga com o coração cheio de amor e um certo pesar, pois eu certamente sentirei falta de encontrar com Harry, Rony e Hermione todos os dias em suas aventuras.
Obrigada, J. K. Rowling.

Alexandre Issao 29/11/2021

Sensacional!
Achei incrível ler detalhadamente o que acontecia os fatos que antecederam a batalha final e a final em si! Cada vez que eu chegava perto do fim eu queria ler mais rápido e ao mesmo tempo não queria que acabasse!

Hiarlly 21/01/2022

O fim
Uma final sem dúvidas, perfeito para essa saga. Me fez rir, me fez chorar e fez amar personagens, que não gostava. Enfim... é perfeito. Consegue amarrar tudo e fazer encerramento dos arcos individuais de modo coeso.

Aline 14/04/2021

Só leiam, por favor!
Sempre fui muito fã de Harry Potter, assisti todos os filmes incontáveis vezes, fui assistir no cinema a o Câmara Secreta e mergulhei nesse universo fantástico.
Nunca tinha tido oportunidade de ler os livros da saga, após conseguir comprar um tablet e assinar o kindle unlimeted vi que tinha todos os livros para ler gratuito. Fiquei tão feliz que devorei todos em 3 meses.
Hoje com toda certeza eu digo para vocês que gostam de Harry Potter, POR FAVOR, leiam os livros!!!
Eles são ainda mais fantásticos que os filmes, vale demais a pena cada segundo dedicado à esse universo maravilhoso.
E só uma dica, o capítulo 36 da batalha final, do último livro é muito melhor do no filme, muito mais emocionante, me arrepiei inteira Eeee chorei o capítulo todo.
Não tenho palavras para definir o quanto eu amo ainda mais esse universo mágico.

vithoso 24/05/2021

sem palavras
esse livro me destruiu e me ressuscitou depois.

e depois me destruiu de novo.

agora nem sei se to vivo mais

Reading.kah 06/12/2021

Perfeito demais
O fim de uma era, por mais que tenha demorado a ler essa saga, o final foi simplesmente incrível, e VALEU MUITO A PENA. A escrita desse livro me prendeu do início ao fim, tem muita ação, e tudo É explicado muito bem.

O-menino-que-sobreviveu, eu amei muito acompanhar esses livros e ver o Harry crescendo, e nesse último a pegada do livro é completamente diferente.

Harry perdeu muitas pessoas e vemos como essas perdas o fizeram crescer e amadurecer. Me fez chorar em alguns momentos. A amizade entre Rony, Harry e Hermione é o tipo de amizade que devemos levar pra vida, os dois acompanharam o Harry apesar dos riscos, os dois são a família dele.

Todo enredo de relíquias da morte é bem concluído e as cenas de ação são eletrizantes, não tenho palavras para descrever, sem dúvida nenhuma deixei uma parte de mim no fim dessa saga e nesse universo.

Vinicius 28/03/2022

Um final perfeito
Drama, muita ação, relações complexas e um enredo de final excelente pontuam o último livro da série. Superrecomendado. Ao contrário de outras séries, nas quais o autor peca com a finalização da obra, essa traz um final definidor e amplamente satisfatório no tom de deixar um gostinho de quero mais, sem ser enjoativa. Faz jus ao sucesso da franquia.
Bianca Brighenti 28/03/2022minha estante
Eu amo tanto ?

Simeão 02/09/2020

Queria que existissem mais 30 livros
Sem palavras para esta saga. Apesar de saber dos principais spoilers, ainda me surpreendi com muitas coisas, fiquei preso até o fim.