Harry Potter e as Relíquias da Morte

Harry Potter e as Relíquias da Morte J.K. Rowling

Resenhas - Harry Potter e as Relíquias da Morte

Myh 29/09/2021

Relíquias da Morte
O que dizer desse livro senão SENSACIONAL?!

Aproveitando que foi o último pra já dizer que fiquei muito feliz por ter começado essa saga maravilhosa e também ter lido tudo

O livro tem muita ação desde o início, mas confesso que senti um pouco mais morno até a metade da narrativa, porém na reta final dá uma guinada tão forte que a cada capítulo só consigo descrever com expressões UOOW, WTF, NÃÃO,QUE? (haha) e aqui ressalto que mesmo dizendo da parte "morna" não posso esquecer da nossa coruja preferida...Edwiges, foi a grande perda da primeira parte e só de lembrar bate uma tristeza. Esse animalzinho que foi companhia, amizade e ajuda para Harry desde o momento em que ele descobriu ser bruxo, acho difícil ela ser substituída.

Mas voltando a história, gostei bastante de toda amarração com o restante dos livros e como tudo foi lembrado, encaixado como num quebra-cabeças, as Horcruxes, Relíquias e tantos outros segredos deixados sutilmente ao longo dos anos, só que PRA MIM a grande revelação é a história de Snape ou Principe Mestiço, foi incrivelmente reveladora, triste e corajosa, mais uma vez mostra que a grande fraqueza de Lorde Voldemort era não reconhecer o amor que as pessoas podem sentir e isso é algo que Dumbledore diz desde o começo, né?! Falo isso pois foi esse o motivo para fazer com quem Snape se ligasse tão fielmente ao diretor de Hogwarts e garantisse a certeza que ele tinha da lealdade, lembro muito daquela cena em que Dumbledore suplica ao professor chamando-o pelo nome antes de morrer, parecia que ele pedia sua salvação, porém não...ele implorava que o matasse como deveria ser. Ao ver todas essas lembranças e pensar em como Severo morreu, dá mais tristeza ainda, de pensar que se ele e Lilian tivesse dado certo seria um outro futuro

Temos tantos personagens importantes nessa história que é difícil elencar um principal, nem o Harry eu diria que foi, pois Dumbledore com seus palpites extraordinários preveu toda a história conseguindo manipular as pessoas ao seu redor, Snape teve uma revirada na história se mostrando fiel ao amor que sentiu (quando ele mostra seu patrono é de cortar o coração), Harry, Rony e Hermione com suas valentias ao enfrentar tantos assassinos, pensando de forma calma para sair de cada situação, a família Weasley que sempre apoiou esses 3 amigos e tiveram grandes feitos (Arthur, Molly, Gui, Carlinhos, Percy, Fred, Jorge e Gina), Lupin e Tonsky com sua lealdade admirável que optaram por lutar até a morte para garantir um futuro ao Teddy, NEVILLE (eu vou falar mais sobre ele), Luna, Lino Jordan, Dino, os duendes, elfos (MONSTRO, DOBBY) e tantos outros que marcaram profundamente, cada um com sua contribuição na luta

Deixo minhas condolências à personagens que se foram com realmente muita tristeza, Edwiges já comentada, Fred, aquele gêmeo esperto, engraçado e inteligente que nunca fugiu à luta, que morreu mas nunca será esquecido. Ao Lupin e Tonsky que lutaram bravamente e só sabemos que morreram em algum momento. Ao Dobby, esse serzinho tão especial que ajudou Harry em todos os livros, um elfo livre porém leal aos seus valores, ele lutou e defendeu quem amava. Tantos outros que morreram lutando para garantir que a sociedade não fosse massacrada pelo regime de Voldemort

Fiquei impressionada que tantos alunos de Hogwarts quiseram ficar para lutar ou apareceram em algum momento para ajudar, é admirável ver uma verdadeira armada do Dumbledore. E falando em admirar, queria dizer que o personagem que mais cresceu nessa narrativa foi Neville, sim, aquele menino medroso que mal conseguia lançar um feitiço foi um dos responsáveis pelo ganho da batalha contra o Lorde das trevas, ele passou muito tempo com medo, sofrendo bullying e penando para conseguir passar pelas matérias, ele encontrou um amor por Herbologia e também amor pela resistência, começou no grupo de defesa com as artes das trevas, aprendendo grandes feitiços. Com a ascensão de Voldemort, ele evoluiu de forma grandiosa, em relação à magia e à sua personalidade, incorporou a força de seus pais, lutando na escola, resistindo, juntando as pessoas e liderando um movimento, para concluir sua participação na saga, ele concretizou o pedido de Harry de matar Nagini em caso de acontecer algo aos outros 3, não só realizou o pedido como foi reconhecido pela espada da Grifinória como verdadeiro aluno da casa ao mostrar coragem e força

Tudo o que se desenrolou no final, foi bem incrível, o que Dumbledore escondeu de Harry, sua atuação no duelo com Voldemort, sua certeza de que naquele momento iria dar certo, toda a ajuda dos professores, alunos, elfos, centauros, floresta e população, que cena espetacular quando todos atacam ao mesmo tempo vendo o "corpo" de Harry abatido, QUE CENA.

Aqui faço uma menção especial ao Monstro, um elfo que já me passou muita raiva mas me cativou ao longo dos livros, como bem descreveu Hermione, ele era um escravo de sua casa que aprendeu o que seus donos falavam/pensavam, ele encontrou afeto em poucas pessoas, por isso era leal a eles, passou tanto tempo sozinho em casa que com a chegada de Sirius esperava mais amor, porém teve rebeldia, por isso ele acaba o traindo. Com a virada de tratamento de Harry, Monstro consegue se abrir e finalmente se tornar livre das amarras dos conceitos das trevas, é muito lindo ver no final ele amando seu "dono". Saber de sua triste história com Régulo é profundo e doloroso, o relato acabou sendo uma porta para confiança entre Harry e o elfo, com lealdade e respeito.

Rony me decepcionou em diversos momentos, mas como bem preveu Dumbledore, ele sempre voltaria, porque acima de tudo ele ama seus amigos, foi um personagem que cresceu tanto durante a história, com força e luta, coragem e respeito, no final quando ele mostra empatia pelos elfos da escola, é quando aciona o gatilho, quando Hermione finalmente não aguenta e o beija

Hermione é uma amiga excepcional, sempre do lado de Harry, independente do que ele fazia ou pensava, inteligente, esperta, previa o que poderia acontecer, foi de grande utilidade com feitiços, história e conhecimento, por causa dela a amizade dos 3 se solidificou, com ela eles foram longe, desvendaram mistérios e conseguiram seguir longe. Seus feitos são tantos que ficaria horas relatando, só posso dizer que foi uma personagem bem construída. Ela sempre foi a razão do grupo e por isso Dumbledore também previu que poderia ajudar Harry na caminhada

Harry, aquele menino inocente mas que durante todos os anos manteve o que tinha de melhor em seu coração, amor. Mesmo sendo impulsivo, ele agiu pensando nos outros, libertando elfos, protegendo e sendo protegido, perdeu pessoas importantes mas aceitou seu destino no final, sua coragem é a grande protagonista da cena em que caminha em direção à morte

Fiquei muito feliz por ler esses 7 livros, ter acompanhado a jornada dos 3 amigos e todas as pessoas em sua volta, conhecer tanta gente inteligente, corajosa, especial, agora fica a sensação de perda, aquela velha tristeza por ter acabado uma grande saga e não ter mais um de continuação, acostumei em sempre pensar "vamos pro próximo", agora não tem mais próximo, só um obrigada.

PS.: estou assistindo aos filmes e impressionada com a péssima qualidade
Iasmine5 29/09/2021minha estante
Ah que linda sua resenha! Me transportou de volta para as páginas mágicas que J.K. criou ??

Myh 29/09/2021minha estante
Obrigada!! Tentei descrever na resenha tudo que senti ao ler

bia soares 07/04/2024

Perfeito
Falem o que fale da JK, mas a mulher escreve bem, o que eu mais gosto desta saga são os últimos livros, como as coisas se encaixam maravilhosamente! Perfeito, perfeito!

imlauraregina 12/02/2023

O começo é MUITO, MUITO chato, eu tentava ler, mas não conseguia de tédio. Da metade pro final começa a ficar mt bom

Lu 15/04/2021minha estante
Nossa tbm amo livros desse gênero leio de tudo, me segue aí pra ver sempre faço resenhas!

Ellen256 15/04/2021minha estante
Sim, perfeito! Eu li quando tinha 18 anos, amei e continuo amando.

Dearibeiro 03/03/2024

Chorei e não foi pouco
Eu não vou negar que 60% do livro é bem arrastado, todo o tempo que eles passam se escondendo na barraca é monótono e sem muita emoção. Mas não consigo dar menos que 5 estrelas pra nenhum livro de Harry Potter.

Essa saga me marcou demais, fez parte da minha infância, da minha adolescência e a memória afetiva que eu tenho é gigante.

Acho que esse foi o livro de toda a série que eu mais chorei. Aqui perdemos personagens tão cativantes e importantes, que é impossível segurar o choro.

As amizades de Harry e a forma como sempre são leais a ele me emociona demais.
Harry representa resistência em meio a todo o caos, e na reta final ver todo mundo querendo ajudá-lo mesmo sabendo de todos os riscos, mexe demais com meu coração.

É um livro genial, é uma saga maravilhosa e esse final foi lindo e épico do jeito que deveria ser.
Eu sou completamente apaixonada por esse universo.

Allana 31/12/2020

Nossa
Quando terminei o último livro me perguntei como não tinha lido toda essa
história antes. Harry Potter é uma leitura, intrigante, mágica, cheia de criatividade, mostra o lado bom e ruim de cada personagem e uma analogia com o mundo real
Arthur 02/06/2021minha estante
simmm, tô lendo o quarto já comprei o quinto e tô amando demais, muito bom.

Naiara 13/02/2024

Ufaaaa, terminei!
Muito bom, mas já estava um pouco cansada, precisando de uma história diferente...

usaidx 09/01/2022

nesse último livro achei que as coisas se resolveram puramente na sorte de protagonista, mas no geral eu gostei de acompanhar e meus favoritos foram o prisioneiro de azkaban e o enigma do principe, acho que por ter gostado tanto do anterior me decepcionei um pouco com as relíquias da morte.
não gostei do último capítulo, na minha opinião os casais foram bem forçados só pra mostrar os filhos deles no final e eu achei bem desnecessário, pra mim se tivesse acabado no penúltimo capítulo seria um final melhor.

@euthaiscoelho 22/09/2022

Um fim épico de uma jornada épica???
Eu não acredito que cheguei ao final dessa jornada épica. No começo de "A Pedra Filosofal", o fim parecia algo tão, tão distante, e agora eu percebo que foi mais rápido do que eu pensei que seria.
Eu me emocionei muito com esse livro, assim como me emocionei com o filme. A luta final contra Voldemort e seus Comensais foi gloriosa! A forma como verdades do passado de Dumbledore vieram à tona, ou como mistérios foram desvendados, foi incrível!
Eu amei essa jornada que o trio fez para descobrir as horcruxes, amei ver que a amizade deles resistiu à tantos infortúnios, e não somente eles, mas como os outros amigos se mantiveram fiéis ao Harry até o fim.
Nesse livro eu me apaixonei por muitos personagens, me apaixonei por atitudes, por palavras, e até mesmo por sacrifícios que alguns deles fizeram em nome da amizade e amor.
Foi um livro de muitas derrotas, muitas percas de pessoas queridas, mas que teve um final com uma vitória libertadora.
A saga Harry Potter pode não ser perfeita (embora eu ache que seja), afinal, teve muitos pontos altos e baixos durante os livros, mas é uma história e uma aventura que vai te trazer um conforto imenso; você vai rir, vai chorar, vai amar, vai torcer, vai vibrar, vai sofrer, vai ficar com raiva... E é isso o que faz Harry Potter ser tão genial e grandioso: você sempre vai sentir tudo!
Esse foi um final épico de uma jornada épica e com certeza essa história nunca sairá do meu coração!????

lu_nasc05 21/02/2024

Caramba
Esse universo tão complexo e impressionante me cativou por cada um dos 7 livros e essa finalização pra uma saga tão maravilhosa foi fantástica.

Joy 14/08/2021

Nada a dizer, só sentir...
Certamente, ler os sete livros de Harry Potter foi uma das melhores decisões literárias (isso existe?) que tomei neste ano!
Eu já era fã da saga, por conta dos filmes, mas eu não sei explicar como meu amor por esse universo, pelos personagens, pela história aumentou.
Cada livro trouxe tantos sentimentos pra mim, cada rumo que a história tomava era carregado de emoção, mesmo para mim, que já conhecia a história no geral.
Termino a saga com o coração cheio de amor e um certo pesar, pois eu certamente sentirei falta de encontrar com Harry, Rony e Hermione todos os dias em suas aventuras.
Obrigada, J. K. Rowling.

Thefy 10/01/2024

Atemporal
O fim da aventura que marcou e vem marcando gerações! Harry Potter e as Relíquias da Morte termina de maneira magnífica a série que conquistou nossos corações e nos deixa com mais vontade de saber mais sobre os personagens agora que são adultos. Toda as vezes que releio os livros, revejo os filmes tenho a impressão de que a despedida é sempre forçada, infelizmente, há muitas polêmicas e tretas envoltos nos livros e direitos autorais da saga, além, é claro, da polêmica em torno da J.K.
Sinto que um spinofe sobre Harry, Roney e Hermione adultos iriam quebrar recordes, porém sei que não vem aí.
Enfim, 5? e favoritado (toda vez).

Suyanebrucieri 02/02/2024

Incrível
O melhor dos melhores... que final, quantas coisas descobertas. O Snape (tô surpresa), o passado de alguns personagens, creio que vou ficar perdida agora que acabou. Simplesmente apaixonada ????
Sinceramente queria que alguns personagens tivessem outro fim, pois, me apeguei à eles, mas ainda assim amei o final.