O Xará

O Xará Jhumpa Lahiri

Resenhas - O Xará

Flavia.Borges 13/06/2021

Livro conta a história de Gogol, seu nome, suas angústias, a expectativa dos pais, indianos, para ele e a irmã.

Tuyl 08/06/2021

Livraço!!! Minha segunda leitura da Jhumpa e, com certeza, já quero ler os outros... recomendo demais!!!

Aline Teodosio @leituras.da.aline 13/05/2021

Gógol Ganguli é filho de indianos, mas nasceu nos Estados Unidos. Por ter um contato direto com duas culturas completamente diferentes, Gógol enfrentou ao longo da vida muitos conflitos internos.

Neste romance de formação, temos um personagem principal que busca desesperadamente se encontrar, se encaixar. É a busca por um eu, por uma identidade, já que ele não se sente nem completamente americano e nem completamente indiano. Fico pensando no quanto deve ser mesmo difícil essa sensação de ser um estranho no ninho, tendo que se adequar à pátria em que nasceu, mas sem abandonar os costumes e valores de suas raízes.

Aqui, acompanhamos por meio de uma escrita sensível, boa parte da trajetória de Gógol, desde o seu nascimento, a escolha do nome, sua infância, adolescência, juventude e parte da vida adulta.

Por falar em nome, sim, Gógol faz alusão ao famoso escritor russo Nikolai Gógol. E a escolha desse nome foi por um motivo bem forte (vai ter que ler pra saber). Ponto alto que eu amo na literatura: esse é também um livro que fala de livros. Várias obras foram citadas: Orgulho e preconceito, O Hobbit, O Guia do mochileiro das galáxias, Crime e castigo, O vermelho e o negro, O grande Gatsby e, claro, obras de Gógol como Almas mortas, o Nariz e O Capote. (Aliás, agora preciso ler O Capote pra conseguir dormir em paz outra vez rsrsrs).

edoppler 28/02/2021

Reflexivo
Quando a leitura inicia você acha o personagem principal bobo, leviano. Conforme vai avançando, começa a refletir sobre su trajetória de vida junto com o amadurecimento do próprio personagem. Foi muito bom caminhar com ele, e ver que podemos rever nossos conceitos e nossa criação. Adorei.

Mahara 06/02/2021

Lindeza!
Que livro gostoso de ler! Além de mostrar o cenário dos imigrantes indianos nos EUA, Jhumpa descreveu com maestria os conflitos de uma nova geração indiana fora de seu país. Senti reflexões filosóficas, sociais (fortemente) e psicológicas. Mostra dois mundos que pouco se comunicam. Apesar de não ser o tipo de livro que me sinta ?atraída de primeira?, me surpreendeu! Prolonguei esse término por dias. Me apeguei aos personagens de uma forma tão carinhosa....

Adorei!

fev 13/01/2021

#LeiaMulheres #MulheresParaLer

Fui surpreendido por essa leitura de O Xará da Jhumpa Lahiri.

Apesar da escrita da autora ser direta sem firulas eu acabei gostando e emocionando em várias partes. O Xará é um romance de formação em que autora vai falar sobre imigração, família, lugar de não pertencimento e desenvolvimento do ser humano. E acredito que foi exatamente isso que me fisgou. Fora, é claro, as inúmeras passagens sobre ritos e cultura indiana. É uma leitura em que conseguimos aprender bastante sobre o outro.

Viver em família, não ser como os pais querem ou querer fazer do mundo deles é uma coisa que pode fazer parte da vida de várias pessoas e acho que isso acaba conversando com vários leitores. O livro pra mim é sobre isso. Sobre famílias e o choque de novas culturas.

Enquanto lia alguns trechos do livro me vinham à cabeça imagens da série Master Of None do Aziz Ansari. Principalmente os episódios dele com os pais. A série e o livro conversam bastante. Fica a dica para quem conhece um ou outro.

Andre Gonçalves 27/12/2020

Sensações
Um livro que nos faz imergir no universo indiano com seus costumes peculiares e caracteristicos que definem milenarmente uma cultura riquissima com seus cheiros e cores vibrantes em contraponto à modernidade do "american way of life" a leitura deste livro me trouxe uma percepção sensorial que poucos livros já causaram, é fascinante a maneira como Jhumpa Lahiri nos envolve com os detalhes em como os personagens são apresentados e inseridos durante a leitura, a profundidade dos sentimentos sentidos transbordam e arrebatam o leitor, a reflexão do "quem sou" e o que eu "quero ser" são dúvidas existenciais que acompanham a humanidade desde sempre e ao final nos remete ao auto questionamento.

Rafael 09/12/2020

Tu, quem és tu?
"Tu, quem és tu?", perguntou a lagarta para Alice que estava no país das maravilhas. A pergunta é pertinente para essa obra sensível e fantástica que aborda temas como pertencimento, choque de culturas e, sobretudo, identidade. A indagação da lagarta também é cabível porque, pouco depois de fazê-la, aquela se transforma em uma linda borboleta. E, Gógol Ganguli, personagem principal, é uma lagarta em constante transformação que, ao fim do livro, vira uma belíssima borboleta. Mas se engana quem acredita que apenas a estória dele é importante. Na verdade, escrevendo de uma forma, repita-se, muito sensível e sutil, Jhumpa aborda vários universos e sentimentos das outras personagens que compõem a obra e são, incrível e demasiadamente, humanas. É uma obra para se encantar e refletir sobre nossa condição humana, sobre nossas limitações em entender o outro, sobre nossa própria identidade, afinal, como o próprio Gógol propõe, as crianças, ao nascerem, não deveriam receber nomes, mas sim escolhê-los quando estivessem maduras, ocasião em que saberiam qual nome se adequaria à sua própria personalidade. E você, já pensou se pudesse mudar seu nome? Ou se tivesse que escolhê-lo após chegar à fase madura da vida? Será que ele se amoldaria à sua personalidade ou sua personalidade é que foi moldada pelo nome que escolheram para você? Vale a pena cada página desse livro.

Igor.Camilo 16/10/2020

Um livro diferente das coisas que costumo ler.
Após terminar a leitura do livro, vou compartilhar um pouco de minhas impressões e experiências
com a leitura.

"O Xará" nada mais é do que uma biografia do personagem fictício chamado "Gogol", que possui esse nome em homenagem
ao famoso escritor russo "Nikolai Gogol". O livro se utiliza diferentes pontos de vista para narrar as desventuras
na vida de nosso protagonista, que se inicia com a mudança de realidade de seus pais indianos, que optaram por
se mudar para os estados unidos à procura de uma diferente perspectiva de vida.
Jhumpa Lahiri trabalha de forma expetacular a apresentação dos contrastes culturais entre aquela família e o que
é considerado comum na américa, abordando com muita delicadeza todas as dificuldades encontradas por imigrantes em solo estado unidense.
Ao mesmo tempo em que a obra aborda esses contrates, retrata diferentes etapas da vida do protagonista, que vão desde
de seu nascimento e seu crescimento como indivíduo, até suas crises existenciais, dilemas de cunho universal encontrados na
adolescência, dentro de relacionamentos, diferentes tipos de perdas, frustrações e por aí vai.
Houve alguns momentos em que eu acabei achando a história não muito interessante, porém, o fato dela retratar
acontecimentos comuns na vida de pessoas reais, me mantive minimamente interessado em saber os rumos que a história tomaria.
Por fim, posso dizer que minha experiência com "O Xará" possuiu vários "altos e baixos". Momentos de tédio por
conta de alguns dramas adolescentes no decorrer da história (adolescentes podem ser MUITO chatos),
até momentos profundos de reflexão sobre vida, morte e relacionamentos, etc.

Recomendo a leitura para aqueles que desejam conhecer um pouco mais de uma cultura completamente diferente da nossa,
sentir parte dos dilemas que essas pessoas passam dentro de uma outra realidade, através de um fio condutor que trabalha
temas de cunho universal, que qualquer pessoa é capaz de relacionar.

Ve Domingues 07/10/2020

Não conseguimos escapar de nós mesmos. Foi essa a reflexão que eu fiz após terminar a leitura de "O xará". Na obra, acompanhamos a busca do protagonista pela própria identidade. Quanto sua família e o meio em que ele está inserido impactam nas suas escolhas? É muito interessante observar a evolução do personagem ao longo dos anos, percebendo seu amadurecimento. E tudo de um jeito bem leve e instigante. Adorei!

Selennie 03/09/2020

Poético
Um romance de formação sobre a importância de um nome e raízes nesse processo?
Já devo ter lido coisa demais e entender um pouco o que é ser estrangeiro porque não vi tudo de extraordinário que dizem do livro. Mas a escrita de Lahiri é fluída e poética sem pretensões e gostei de ver um ponto de vista assim ser apresentado de forma tão clara e profunda.
Renata Firmino Wanderley 08/10/2020minha estante
Oiii! Se você tiver interesse em vender o livro me fala, por favor! Quero muito essa edição da TAG e tá esgotada na loja ?

Ana Rabelo 19/08/2020

Tão lindo!
Primeira leitura do clube do livro do meu Instagram @bookbyana

@eleeoslivros 29/07/2020

a questão é: porque deixei esse livro tanto tempo engavetado?
m a r a v i l h o s o

Nath 24/07/2020

Foi impressionante como eu me identifiquei com cada personagem do livro. Foi uma leitura maravilhosa e pretendo buscar outros dessa autora.

Entrou fácil para minha lista de favoritos.

Kelly.Cris 18/06/2020

História bem engendrada, leitura fluida com riqueza de detalhes e emoções sem ser maçante, mas, infelizmente, não me empolgou.