Sob o Calor do Sertão Nana Pauvolih

Resenhas - Sob o Calor do Sertão

Bruna.Bookstagram 08/06/2020

Surpreendente
Lisa é uma escritora de romance famosa, ela é rica, bonita, boa família e um noivo bonito, mas essa mesmice de sua vida acaba por incomoda-la, ela decide que precisa ver mais coisas do mundo e contra a opinião dos seus entes próximos, ela se aventura até o Sertão da Bahia e conhece Marcus, que cuida dela depois que ela sofre um acidente com seu trailer na cidade.

Lisa é milionária e sempre teve tudo do bom e do melhor, mas eu não vi em nenhum momento ela sendo nariz empinado ou se vangloriar disso. Mostra desde o início o quanto é uma pessoa boa e com boa intenção, e usando seu dinheiro para ajudar as pessoas. Ela se surpreende como a vida das pessoas pode ser difícil, que nem tudo são flores, que muitas vezes a refeição que parece simples pra nós, é um banquete para os menos favorecidos.

É impressionante a forma que a Nana aborda a pobreza e a miséria que as pessoas vivem, não é nada superficial, é daquele tipo que quebra o seu coração por inteiro. Quando comecei a ler o livro achei que ia ser uma água com açúcar mas me surpreendi com a maneira que me tocou o coração e me fez chorar inúmeras vezes.

Marcus é muito turrão e ignorante, mas convenhamos que ele é do sertão, não leva muito jeito, gosta de fazer tudo sozinho e não quer dever favor a ninguém. Já teve uma experiência ruim e não queria passar por aquilo de novo, por mais que Lisa mostrasse a todo o tempo que todas as suas intenções eram de coração. A forma com que os dois se reencontram no final, eu li e imaginei a cena com lágrimas rolando no meu rosto. O livro é perfeito, não tem sexo o tempo inteiro, é bem dosado, mostra o crescimento de sentimentos dos personagens, relata dificuldades no país como a fome, miséria e corrupção . Nada disso está longe de nós , vemos tudo isso todos os dias, a abordagem é forte, muito forte mesmo. Nana, você é maravilhosa, eu não canso de repetir isso, é a única autora que consegue me fazer chorar desse jeito.

hyocha 28/12/2023

Eu amooooooo esses livros pequenos pra passar um tempo, li numa tarde e me deixou ativa bastante, amey

Tudinha's 31/12/2016

OMG!!
Sou suspeita pra falar dos livros da Nana porque sou fã de verdade. A escrita da Nana é perfeita, envolvente. É com "Sob o Calor do Sertão" não foi diferente. A riqueza de detalhes me levou até o sertão e me fez presenciar a pobreza e a miséria que Marcus tanto luta pra combater.
Mas já estou DESESPERADA pela continuação!!!
Nana pelo amor da Nossa senhora do chicotinho de couro, quando sairá a continuação????.... ?
Wendy 31/12/2016minha estante
undefined

Jessica1248 03/01/2017minha estante
Também estou desesperada pela continuação =(, depois daquele final... Creio que devemos fazer uma campanha hehehe.

Moreira 01/01/2017

Amei muito .
Quero mais desse Conto.
?????

Na Estante Amarela 02/01/2017

Adoro a escrita de Nana. Fora alguns desencontros de distância entre as cidades citadas, tempo de viagem, entre outros detalhes (como alguns erros de digitação), achei o livro interessante, espero pelo final da história. Deixou o gostinho de quero mais, mas não arrepiou... Ainda!

crislane.cavalcante 06/01/2017

Sob o Calor do Sertão
Iniciei a leitura sem criar muitas expectativas, pois, como é um conto achei que seria uma leitura tranquila, mas fui completamente fisgada e fiquei me perguntando a onde é que entrava esse título na estória. Achei interessante a Nana escrever sobre uma cidade do interior da Bahia, confesso que adorei essa premissa do livro se passar em alguma cidade do NE, pois, geralmente quando lemos algum livro que passa no Brasil geralmente se restringem nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro (nada contra) só que é bem legal ter como pano de fundo outras cidades/Estados do Brasil. Quando aconteceu uma cena tensa com a nossa protagonista Lise fiquei tipo: Como assim? E é aí que conhecemos o médico/rústico/gostos/mal-humorado/bem intencionado Dr.Marcus! Quando as coisas começaram a esquentar fiquei: Esse conto merece mais páginas, não dá pra terminar de qualquer jeito! E logo no final nossa protagonista e a leitora aqui é surpreendida por uns segredos de Marcus e quando eu vejo a estória terminou ali :( Sei, isso é trágico, mas eu gostei que terá uma continuação, enquanto eu lia percebia que ali dava pra escrever um livro bem construído, e mais uma vez (é a terceira obra que leio da Nana) gostei da sua escrita, me prendeu do inicio ao fim. Ansiosa pela continuação.

Janaina 15/01/2017

Gostinho de quero mais
Começando mais um ano na companhia da obra da Nana. Assim como com Leticia, mais uma maldade... quero livro...livrão! Trilogia!!! Rsrs

Meu Vício em Livros 16/01/2017

Cadê o desfecho??????
Seria ótimo se tivesse desfecho, mesmo um conto a gente espera isto e terminei frustrada, não menciona se haverá continuação e pela nota da autora no início não deu a entender isto, fiquei com a sensação que perdi meu tempo lendo. Talvez minha avaliação se houver continuação mude e se houver uma eu pretendo ler com certeza, fiquei muito curiosa.

Aline Natália 30/01/2017

Sob o Calor do Sertão - Nana Pauvolih
"Está sendo muito difícil admitir isso, quando me acha um grosseirão?"

Com uma narrativa leve e fluida essa história que foi nomeada pela própria autora como CONTO (sério Nana conto com mais de 100 páginas?) ganhou meu coração.

Os personagens são cativantes o cenário foi bem descrito, o tema abordado merece atenção, a história é muito realista o que torna a leitura mais agradável.

O romance entre os protagonistas é avassalador e apimentado como estamos acostumados na narrativa da Nana. Tudo estava caminhando perfeitamente até chegar no desfecho ou na falta dele, que me deixou sedenta por mais.

O livro/conto ganhou cinco estrelinhas e me deixou louca para saber mais sobre esse casal tão improvável.
_____________________________________________________________
Confira a Resenha completa no meu Blog:

Relíquias

site: http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2017/01/literatura-brasileira-autora-nana.html

Luana Moraes 25/01/2018

Gostei muito. Um dos melhores da Nana
Nana Pauvolih escreveu um romance singular, sob o calor do sertão, expõe a triste realidade de milhares de brasileiros no nordeste do Brasil, a autora colocou em detalhes as aflições vivenciadas por um povo sofrido, a falta de saneamento básico, saúde, educação todas as mazelas que acometem aquele povo. Foi uma experiencia única e diferente, me senti parte das descobertas da personagem e extremamente triste em saber a realidade que algumas pessoas vivem.
A autora poderia ter abordado ainda mais o vies critico da obra, parabéns a autora que prova que literatura pode ser mais do que divertimento, serve também para criticas e abrir os olhos do povo.
Estou ansiosa para ler o restante da história que possui personagens cativantes, uma ótima narrativa e boa condução de enredo.

Cah. 12/07/2018

Nana sempre maravilhosa
A história de Elisabeth e Dr Marcos, e o sertão nordestino, a abordando as dificuldades, a pobreza, a fome, falta de estrutura na saúde, no ensino. Me apaixonei pelo arraial, pelas pessoas humildes mas com um coração bondoso e felizes acima de tudo. O encontro da moça rica, e um médico que largou tudo pra viver no sertão, ajudando com seus serviços médicos se doando 24 hrs pra tornar a vida daquelas pessoas menos difíceis, uma história linda.

Vanessinha 07/10/2018

Trailer pelo mundo
Adorei a ideia da protagonista sair com seu trailer do Rio de Janeiro para o nordeste brasileiro. Os cenários e descrições do povo sofrido foram ótimos. Quase enfartei quando acabou de forma abrupta e depois descobri que tem continuação. Sugiro a autora montar um box da duologia para os leitores,

thsmr 30/04/2020

Depois já ter lido alguns livros da Nana, sempre espero por alguma surpresa, ou história de superação. Esse livro não tem grandes reviravoltas, mas é um romance agradável de acompanhar.