A Literatura Greco-Latina por Carpeaux

A Literatura Greco-Latina por Carpeaux Otto Maria Carpeaux

Resenhas -

natalianvn 10/01/2022

bem superficial, não chega a aprofundar cada autor (mas ok, acho que cumpre oq propõe nesse primeiro volume da história da literatura ocidental). senti falta de algumas explicações (mesmo q fossem nas notas de rodapé).

Rafael.Assumpcao 31/01/2022

Alta densidade de cultura
Ao finalizar o primeiro de dez volumes da História da Literatura Ocidental (edição da editora Leya), eu já posso afirmar com certeza que esta é a obra com maior densidade cultural que eu já tive contato na vida.
É mais que uma enciclopédia, mas que uma obra de referência ou consulta. É praticamente uma graduação!

Carpeaux é excelente escritor. Ele consegue expressar ideias claramente com o mínimo de palavras. Cada parágrafo dele é carregado de informação.
Suas análises são bastante objetivas e precisas.

Fico triste de ver que essa pra monumental, produzida na nossa língua, é tão pouco lida pelo nosso povo, tão pouco abordada nas escolas.

Minha nota 4,5 não é para a obra em sim, que merece 5 estrelas sem dúvida, mas para a edição da Leya. Carpeaux faz muitas citações em latim e francês que poderiam ter suas traduções indicadas em notas de rodapé, mas o editor não se deu ao trabalho.

Anthoni.Brunetto 16/03/2022

Sou humano e nada do que é humano me é estranho
Esse primeiro volume trata da literatura grega, do mundo romano e sobre o cristianismo e o mundo, passando por inúmeros escritores em ordem cronológica.

Achei a escrita de Carpeaux excelente e confesso que fiquei surpreso ao descobrir que ele se naturalizou brasileiro, e isso nos diz um pouco sobre como o Brasil trata seus escritores, pois nunca havia ouvido falar sobre ele.
Enquanto existem milhares de ruas com nomes de generais, poucas possuem o nome de nossos escritores.

Voltando ao livro, recomendo que todos que gostam de literatura, que leiam, pois a cada página abre-se um caminho.
É uma viagem maravilhosa!

Helena Fraga 24/03/2022

Coleção Carpeaux
Primeiro volume da coleção, vai refazendo a trajetória da literatura greco-latina sem perder de vista o paralelo histórico, o que amei.

O autor é tão virtuose que acho que vou precisar ler o livro daqui a alguns anos, qdo tiver mais conhecimento sobre o tema, para entendê-lo melhor.

Uma questão que me incomodou muito na edição é o fato das várias citações no original não serem acompanhadas do texto traduzido.

Catharina 31/03/2021

Ótimo livro
Aprendi mais nesse livro do que na aula de introdução à literatura!
A escrita é ótima e o autor relaciona literatura e o período histórico, dando uma visão mais ampla do período.
Minha única reclamação é que as partes em latim não tem tradução.

Camila0831 11/01/2022

Ajuda a enxergar a linha temporal greco-romana
Excelente obra de entrada para conhecer os principais autores clássicos. Ao mesmo tempo, o autor deixa clara sua posição com relação à importância dada por ele para cada obra. Mesmo não concordando em todos os aspectos listados, como era de se esperar, os pontos levantados são relevantes e ajudam a enxergar a linha temporal em que se situam nomes de peso de nossa literatura greco-latina.