A Pirâmide Invertida

A Pirâmide Invertida Jonathan Wilson

Resenhas - A Pirâmide Invertida

Wladimir 28/06/2017

O melhor livro de futebol que você vai ler
Inicialmente, vale fazer um alerta: se você não se interessar profundamente pelo assunto "futebol", provavelmente, vai odiar a leitura. Dito isso, cumpre-se dizer que "A Pirâmide Invertida" é uma espécie de bíblia do esporte bretão. O autor Jonathan Wilson vai às profundezas da história do futebol; revela, por meio das evoluções táticas de cada tempo, todos os períodos e ciclos que o marcam. Recorre a tempos imemoriáveis, em que as regras do esporte não eram bem determinadas, percorre sua fixação e posteriores modificações. Demonstra como diferentes povos, culturas e pessoas, com pensamentos díspares permitiram que o futebol evoluísse. É uma leitura densa e nada fácil. Wilson é demasiado detalhista, mas seu livro é didático. Quase tudo o que explica, é demonstrado graficamente. É evidente que essa é uma resenha tendenciosa, de alguém que questiona como seria sua própria vida na ausência do futebol, mas, para aqueles que são verdadeiramente apaixonados por esse esporte, "A Pirâmide Invertida" é um prato cheio, trata-se do melhor livro de futebol a ser lido.

site: http://www.ofutebologo.com.br/
Cristina.Moitinho 22/09/2017minha estante
É isso mesmo, você descreveu bem o livro, eu devia ter lido sua resenha antes de ter começado a ler. O livro é ótimo, mas não é o que eu queria agora, trata muito detalhadamente do passado.

GregoGregoGrego 15/01/2018minha estante
Está entre os top 3 de livros de futebol que eu li. JUNTO COM FEBRE DE BOLA E O LIVRO DO GALEANO.

Martony.Demes 15/07/2022

Uma radiografia do futebol sob diversos contextos
Um livro essencial para conhecer a história do futebol. Demorei a le-lo. Interrompi um tempo. Achei algumas partes um pouco enfadonha! Mas no geral é um excelente livro!

Fala da história do futebol fazendo uma ponte com diversos contextos: fatos históricos, pequenas biografias de jogadores e técnicos, sociologia entre outros.

É um livro para ler devagar, dá uma pausa e depois continuar.

Enzo 03/02/2022

Absurdo.
Uma verdadeira aula futebolística. Quando chamam de bíblia do futebol, não é mentira, muito pelo contrário é apenas a justiça a uma obra extremamente completa. Uma grande e bellissima recapitulação de TODA a história do futebol, revisando a evolução de toda a tática do futebol desde de seus primórdios até mais ou menos 2011. ( ano do primeiro lançamento ) Embora incrível, atenho que ele deve ser lido por alguém que já tem um considerável conhecimento tático, dado que o autor trata de alguns conceitos e nomes complicados para a maioria. De resto, nada a dizer, pois o livro vale demais.

Rafa 29/06/2018

LIVRO PARA QUEM AMA FUTEBOL E SUA EVOLUÇÃO TÁTICA
Simplesmente o livro que todo o amante de futebol deseja ler.
Um livro que deve ser a base para todos àqueles que buscam estudar e compreender mais esse esporte apaixonante.
Leitura obrigatória para qualquer Analista de Futebol.

O autor nos apresenta todas as evoluções e marcos históricos ao longo da história do futebol, desde sua fundação, passando por grandes equipes, grandes treinadores e grandes jogadores, até chegar nos dias atuais.

ClAcio 17/06/2022

A bíblia da tática
O melhor livro de futebol já escrito.
Ideal para quem deseja aprender mais sobre táticas futebolísticas, desde os primórdios no século XIX até o incrível Barcelona de Pep Guardiola que encantou o mundo do futebol de 2008 a 2012.
Jonathan Wilson guia o leitor numa viagem no tempo, começando pela gênese no século XIX, onde as regras do jogo eram confusas e o caos ainda reinava, seus relatos avançam pela era dos 5 atacantes, pelas grandiosas transformações na segunda metade do século XX, chegam, finalmente, aos tempos modernos, em que a "pirâmide" se inverteu completamente para consagrar os esquemas com apenas um homem no comando do ataque, e traz o leitor de volta aos dias atuais com uma bagagem futebolística muito maior.
Vemos também que o estilo de jogo do Barcelona de Guardiola tricampeão espanhol e bicampeonato da Champions foi uma evolução do Futebol Total Holandês, que por sua vez foi desenvolvido a partir do jogo escocês de passes inventado pelo Queen's Park e aderido pelo Tottenham Hotspur nos anos 1930.
Junto a isso, Wilson faz análises histórico-sociais ao abordar os maiores acontecimentos do mundo da bola. Leitura imperdível para qualquer apaixonado pelo melhor esporte que este planeta já viu.

Disotelo 24/09/2022

Um Panorama Bastante Completo
Um panorama bastante completo sobre a história das táticas de futebol, desde a rivalidade entre o jogo físico inglês e o jogo de toques escocês no século XIX até a ascensão de Pep Guardiola, passando, por exemplo, pelo bastante esquecido Flavio Costa.

Juan 10/10/2022

Demorei bastante para terminar esse livro, mas não por ser comprido (é um pouco), e sim por precisar mastigar bem toda informação durante toda uma história sobre táticas no futebol desde a sua criação. Cada passo da evolução se mostrou muito interessante. E por isso eu li com muita calma de pouquinho em pouquinho.

Michel.Costa 10/03/2019

A bíblia da tática não é chata
Uma autêntica viagem pela história do futebol. Em 472 páginas, Jonathan Wilson guia o leitor dos primórdios do futebol - quando trocar passes parecia uma excentricidade - até os mais refinados sistemas táticos. Tudo isso permeado por análises histórico-sociais combinadas com os causos mais saborosos do mundo da bola. Leitura obrigatória para qualquer fã do velho esporte bretão.

site: https://www.facebook.com/MCMagnusEscritor/

Dougvdr77 09/04/2019

Para os amantes de futebol
Este livro é uma verdadeira Bíblia tática do esporte bretão, vai desde sua criação no século XIX até o Barcelona de Guardiola, focando sempre na evolução tática do esporte. Inclusive quebra muitos mitos sobre antigamente não se utilizar da tática para ganhar um jogo. Todo mundo que gosta de futebol deveria dar uma chance de experimentar deste livro.
Fernando Gounella 23/12/2020minha estante
Livraço

felipe_mori 02/06/2020

Futebol e História.
Para os fãs de futebol, uma leitura obrigatória: a maneira que o autor explica a criação e evolução das táticas, ambas inseridas nos contextos históricos e sociais de cada lugar, torna a leitura fascinante. Leitura essa simples, e envolvente. Gostei bastante do livro.

Tharlley 04/11/2021

Foi bem divertido ir passando por todas as inovações táticas que ocorreram durante a história do futebol.

Victor Oliveira 28/06/2022

A Pirâmide Invertida
Um livro sobre a história do desenvolvimento tático no futebol. Dos primórdios, quando as táticas eram inspiradas no hugby ao Barcelona de Pep Guardiola.

Contexto histórico, político, social e claro o esportivo, que impactaram nesse desenvolvimento.

Se gosta de história de futebol e tática, vai amar. Em ano de Copa do Mundo, acho uma grande opção de leitura.

Côrtes 03/04/2022

Melhor livro de futebol
O livro possui muitos detalhes que todo fã de futebol precisa saber,sendo fácil e simples de compreender oq ele deseja transmitir

André Lima 07/07/2022

A Bíblia
É a Bíblia do futebol, tanto nos bons como maus aspectos, as vezes ele fica um pouco massante com várias informações sendo bombardeadas, vários nomes etc. Porém você consegue compreender MUITO sobre o jogo, toda a evolução da tática do futebol é muito bem mostrada, esclarecida e fundamentada. Excelente livro!!

Lucas1429 07/02/2024

A Bíblia do Futebol
Quando me recomendaram ler esse livro, foi como chamaram ele, a bíblia do futebol. Quase 500 páginas depois posso afirmar, estavam certos. O livro percorre o futebol desde seus primórdios em 1860 até o "ápice" do futebol com Guardiola. Para o leitor certo, serve para aprender boas lições de como não existe certo e errado no esporte, e tudo é contexto. Uma das grandes dialéticas do livro e que hoje em dia estão em maior pauta ainda é: o romantismo contra o pragmatismo.

Resumindo pra quem não quer ler tudo isso em cima: se você for apaixonado por futebol leia! Não é para casuais.