O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Lôh 07/03/2024

Nada supera um livro...
Geralmente eu sempre leio os livros antes de assistir as adaptações do cinema. Mas no caso do Tolkien, foi ao contrario. Acho que foi até bom, assim conseguia ver a carinha dos lindos atores quando imaginava os personagens durante a narração e isso foi me ajudando a dar mais vida a imaginação.

Mas os detalhes da obra e a riqueza da narrativa do autor, supera qualquer produção cinematografica. Eu amo como as historias se entrelação, como as emoções são descritas e conseguimos senti-las. Tá que as partes de Frodo e Sam vão ser pra mim enfadonhas tanto no cinema como no livro, sinto muito não gosto deles.

De forma geral, eu amei a obra e sempre vou indicar Tolkien para todos.

Lazaro60 04/03/2024

Senhor dos Anéis: Uma clássica epopéia de fantasia
Esse livro é um dos mais importantes para o gênero de fantasia, se você gosta de fantasia, você deve lê-lo, assim como Phantastes e Narnia. Eu mesmo considero o Tolkien um dos pais da fantasia, ou avô, já que muitos dos conceitos clássicos do gênero vêm de Warhammer e Dungeons & Dragons.

George Macdonald, J. R. R. Tolkien, e C. S. Lewis deram os passos necessários para que o gênero pudesse correr, portanto, se você é um fã de fantasia como eu, deve ler essa incrível e clássica epopéia de fantasia.

Uli 25/02/2024

Maravilhoso
Eu li essa obra pela primeira vez com 12 anos e demorei quase 1 ano pra terminar, porque apesar de super interessante eu achava ela dificil de ler e arrastada por causa das descrições que o autor fazia das paisagens e dos caminhos. Pouco tempo depois eu vi os filmes e me apaixonei mais ainda, tanto que não sou uma pessoa que gosta de ver filmes repetidos mas nunca me canso de maratonar os filmes do senhor dos anéis. Confesso que ha muito tempo quis reler os livros porque queria relembrar alguns detalhes mas tinha essa impressão de ser muito denso, até que recentemente tomei coragem e peguei pra ler e tive uma grata surpresa: a leitura além de fácil, me resultou super divertida. No momento estou no livro 1 e me divirto relembrando dos fatos, comparando com o filme e aprofundando meus conhecimentos sobre meus personagens favoritos. A única coisa que eu realmente acho meio chata é quando aparece alguma canção porque, apesar de contar historias, de alguma forma a tradução ficou muito ruim no geral. Quem sabe um dia eu releio em ingles e tenha mais uma boa experiencia.

Gabzimmer 20/02/2024

Melhor Fantasia já criada
Esse livro é uma obra prima. Todos os personagens são bem explorados, os diálogos são cativantes e as batalhas são épicas... Chorei litros no final

Mjeremias14 18/02/2024

Senhor Dos Anéis ( resenha de um adolescente ignorante )
O Senhor dos Anéis, juntamente com O Hobbit, é considerado revolucionário na literatura, dando início ao gênero de fantasia que conhecemos hoje. J.R.R. Tolkien, um verdadeiro gênio, concebeu um mundo totalmente original, introduzindo seres como hobbits e elfos (sendo o criador dos elfos presentes em diversas obras) além de criar novos idiomas, músicas, mapas e etc. Sua forma de desescrever e a narrativa envolvente de Tolkien transporta o leitor para esse cenário louco, sombrio e único com maestria.
Para corroborar com o que disse, trago outras opiniões de especialistas que coincidem com a minha:

"O mestre incontestável da fantasia moderna. Tolkien foi verdadeiramente um pioneiro." - Stephen King

"Uma das maiores narrativas da nossa era." - C.S. Lewis

"O mundo se divide entre aqueles que mergulharam nas páginas de 'O Hobbit' e 'O Senhor dos Anéis' e aqueles que ainda não tiveram o privilégio." - The Sunday Times

SilnAria 14/02/2024

O senhor dos anéis
Depois de quase 8 meses, finalmente consegui concluir a leitura. Por ser volume único acaba sendo pesado andar com ele diária. Mas enfim, ele é um livro rico em detalhes, as vezes é até difícil de se imaginar o cenário perfeito.

shay 12/02/2024

O senhor dos Anéis.
A história em si é sensacional. Porém achei os livros muito cansativos. São descritivos demais. É isso torna a leitura muito cansativa.

Jorge Luiz da Silva 07/02/2024

Uma ótima criação
Muitas palmas para o escritor britânico J. R. R. Tolkien pela ideia e criação do livro O Senhor dos Anéis. Demorei de ler, mas valeu demais.

Bruna.Ceccato 29/01/2024

Edição única
Bom, o que falar sobre essa obra que já não foi comentado ou estudado repetidas vezes, não é mesmo?
Começando por essa edição única, o que posso escrever é que este livro é muito bem produzido. O fato dele ser enorme me fez imaginar que estava lendo um livro daqueles antigos, que vemos em filmes. E de certa forma é sim um livro épico. Suas ilustrações são belíssimas, gostaria que tivessem mais. A tradução é muito bem feita, acredito que seja a melhor lançada até hoje. O papel é de qualidade. O único contraponto é o peso, mas sinceramente quem realmente se importa? Basta ler com algum apoio.
Agora sobre a história em si, o que posso fazer é escrever para quem nunca leu as obras de Tolkien e quer começar pela trilogia.
O mundo que Tolkien criou é gigantesco. Existem várias eras, e a trilogia se passa em apenas um pedacinho dessa linha do tempo. Então para que você tenha uma melhor experiência que eu, sugiro pesquisar um pouquinho sobre as eras passadas, não precisa nem ler os livros anteriores, mas pesquise para não ficar tão perdido em algumas citações.
A sociedade do anel é um livro muito arrastado. Desculpem, mas é verdade. A linguagem é mais robusta e tem momentos que você vai querer largar tudo e se entreter somente com os filmes. Porém se você for resiliente e chegar ao Duas Torres, sinto te contar que até a batalha no abismo de Helm será penoso igualmente.
Mas após isso a história começa a desenvolver e tomar um rumo diferente. E quando você chega ao Retorno do Rei, bem, esse livro merece que se fale muito sobre.
Que livro senhores! O Retorno do Rei é um dos melhores livros que já li. Ele possui um ritmo crescente, mas ao mesmo tempo é tão controlado que nunca acelera de mais, e nunca fica estagnado. A linguagem rebuscada não atrapalha mais a história, pois Tolkien achou um meio termo onde ela se encaixa perfeitamente. Tudo vai se encaixando e se resolvendo naturalmente, e nada é forçado. Você é surpreendido a cada plot. Os personagens possuem o auge de seus arcos, e você vê que Tolkien tinha noções muito a frente de seu tempo sobre temas como saúde mental.
O mais diferente dessa obra que nunca havia visto até hoje é que o autor conseguiu mostrar o quanto a jornada afetou seus personagens, mesmo após tudo se resolver. O clichê que temos em filmes ou livros onde tudo fica bem no final não acontece aqui. Os acontecimentos vividos por eles trouxe marcas. Alguns conseguem conviver com isso, outros não, e não estou falando que o mal ainda exerce poder na história, mas que Tolkien demonstra as marcas psicológicas que a guerra traz, a quem vive nela. Não é fantástico pensar que o autor escreveu sobre isso de forma tão realista quando a medicina dava seus primeiros passos acerca do assunto?
Agora sobre o final (Pequenos spoilers à frente); Não que eu não soubesse o final de Frodo nos portos cinzentos, pois já havia assistido os filmes alguns anos antes de ler o livro. Mas mesmo assim não foi o suficiente para me preparar para a leitura. Frodo sofre de TEPT, algo que ambos compartilhamos. Então talvez sejam os gatilhos, mas esse capítulo me fez ir às lágrimas incontáveis vezes. Passei alguns dias digerindo o que aconteceu para enfim poder escrever algo sobre, por para fora alguns sentimentos que o final de Frodo me trouxe. Não sei o motivo mas ainda acredito que no final ele não suportou suas feridas e morreu, mesmo tendo lido que ele foi a uma terra abençoada. Seu final é um fiel retrato do que acontece com quem já sofreu algum trauma. Você volta para casa e da de cara com duas amargas verdades. A primeira é que o mundo não vai parar para te esperar. A vida continua para todos, e mesmo que alguns poucos tenham empatia, somente quem viveu algo semelhante entende seus esforços para retornar a "normalidade" (nesse caso somente Sam entendia, e isso porque teve de usar o um anel). Lar é algo que construímos. Apesar de sempre associarmos o "LAR" a um lugar específico, ele não passa de uma construção da nossa mente. E quando temos a nossa mente 'quebrada', por mais que retornamos a um lugar seguro, é muito difícil construir um lar novamente, pois nossa capacidade está completamente alterada pelo que vivenciamos durante a experiência traumática.
"-Temo que esse possa ser o meu caso — disse Frodo. — Não existe um retorno de verdade. Embora eu possa voltar, o Condado não será o mesmo, pois eu não serei o mesmo. Fui ferido por faca, ferrão e dente, sem falar no fardo que carreguei por tanto tempo. Quando poderei descansar?"

"— Mas — disse Sam, com as lágrimas brotando em seus olhos achei que o senhor também ia desfrutar o Condado, por muitos e muitos anos, depois de tudo o que fez.

— Eu também já pensei desse modo. Mas meu ferimento foi muito profundo, Sam. Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes precisa ser assim, Sam, quando as coisas correm perigo: alguém tem de desistir delas, perdê-las, para que outros possam tê-las."
Sam é o personagem mais foda dos livros. Ele foi fiel ao seu amigo, ele viveu o trauma junto de Frodo e foi capaz de ajudá-lo, compreende-lo e não abandoná-lo. Fiquei tão feliz ao ler que no final ele conseguiu construir o seu lar e viver uma vida plena após tudo.

Por fim, concluo minha resenha sobre a trilogia destacando o quanto o final dela foi triste para mim. Quem sabe daqui a alguns anos eu consiga reler os livros, mesmo assim, apesar de ser uma nova apaixonada pela terra média, não sei quanto tempo levará para retomar a coragem de refazer essa jornada.
Que obra magnifica.

m.cIara 25/01/2024

Auge absoluto da alta fantasia.
O Senhor dos Anéis é uma das maiores fantasias de todos os tempos. Demorar para escrever este livro foi revolucionário. Aqueles que argumentam que o livro é chato e excessivamente descritivo precisam lê-lo novamente, sabendo que este livro não deveria ser um thriller incrível e cheio de ação, onde alguém morre a cada poucos segundos. Este livro foi escrito como um livro de história, explica a jornada e explica a Terra Média com tantos detalhes que você fica imerso na história. Este livro, no entanto, é um tanto superado porque a estrutura e a gramática do livro não estão de acordo com os padrões modernos, mas ainda assim a imersão do livro compensa o pequeno problema. Esta é a fantasia clássica que continuará a ser popular nos próximos anos.

Mariano 22/01/2024

Obra Prima
Após a leitura de Hobbit já estava habituado a terra média e a sua dinâmica fantasiosa, mas mesmo assim Tolking apresentou ao publico uma das melhores e marcantes historias da ficção, não me surpreendo por ter tantas obras e produtos baseados em O Senhor dos Anéis. Acompanhar a Sociedade do Anel em uma corrida contra o tempo para destruir o anel do poder antes que Sauron o recupere, lutando e enfrentando todos os percalços e desafios possíveis, apresentando personagens marcantes e até lendários, ícones da cultura pop, demostrando amizades que se mantem fortes apesar das adversidades e como se isso não bastasse ainda tem cenas de luta de tirar o folego. Super recomendo a leitura

Bart 13/01/2024

O Senhor dos Anéis - Volume Único
*J.R.R. Tolkien*
Editora Martins Fontes
Ano 2003 - 1230 págs.

?????????? (muito mais)

Se existem livros que cumprem o que prometem esse é um deles!
P/mim, a melhor aventura de alta fantasia já escrita...simples assim!

Se não fosse por May, eu não teria achado essa edição (depois falo dos Sebos de Campinas...não temos da mesma forma aqui em Recife).

Eu acho que essa é a 3ª vez que leio (maravilhoso), 1ª vez em 2001, a 2ª deve ter quase 10 anos e essa. Cada leitura com uma maturidade, um olhar, e o livro fica cada vez melhor... coisas que não prestei atenção.
Como os fatos são conectados, e a maturidade da escrita ??, parece que a gnt lê vários conselhos p/vida!
Quem leu pode falar a respeito!

É a obra-prima épica de Tolkien, que cativa os leitores com uma mitologia absurda e narrativa ??.

A trama acompanha Frodo Bolseiro, um hobbit destinado a destruir um anel trevoso (kkkkkkk) que ameaça a Terra Média. Tolkien criou um mundo detalhado, cheio de raças, línguas e culturas únicas. A jornada fala da batalha entre o bem e o mal, como também  fala de amizade, coragem e sacrifício. Todo personagem tem importância na trama, são cativantes, enriquecendo a história com suas jornadas pessoais. A profundidade emocional, aliada à construção, cria experiência literária inesquecível, hoje eu consigo entender melhor isso, é alta fantasia da melhor qualidade.

Vou deixar bem claro mais uma vez: o verdadeiro herói de O Senhor dos Anéis, é >>Sam
Ellen 13/01/2024minha estante
Sam ?

Bart 14/01/2024minha estante
?????

JosA225 31/12/2023

Trilogia O Senhor dos Anéis
Da série livros deliciosos. Como esquecer desta estória. Uma eterna luta entre o bem e o mal. O mundo real estava passando por uma luta como essa. A arte imita a vida. Brilhou também nos cinemas de todo o mundo. Inesquecível.