O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Samantha 10/12/2009

Falta ritmo.
A estória é boa, principalmente quando termina! O que demooooora a acontecer. Não porque sejam 3 livros, ou, nesse caso, por estarem os 3 no mesmo volume, o que o torna pesado, grosso e desajeitado. O problema é que o autor não tem ritmo! Em muitos momentos ele é CHATO!

Os fãs dele vão me arrasar, mas esta é a verdade: Chato!

Ao contrário das boas sagas, com mais de dois livros, que normalmente passam a fazer parte de você, de modo que quando acabam, deixam aquele vazio, aquela melancolia, nesse pode-se dizer que chegar ao fim é um prazer inenarrável, simplesmente porque ACABOU... FIM!

Semega 14/12/2009minha estante
O autor não tem ritmo!?!?!? livro chato??!?

vai ler Harry Potter, vai!

Robertha 08/01/2010minha estante
Gostei de seu coment// principalmente pq vc CONSEGUIU!!! aquilo q eu não consegui... deixar de abandonar. Pergunta: Vc pensou em aband? Pq quando eu pensei...não pude resistir de deixá-lo.

Tiago 14/01/2010minha estante
Não sei pq vcs tão incomodado com a opinião dela. Deixa gente, como diria Nelson Rodrigues: "A unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar". uns gosta outros não. Ainda bem que é assim né? :D Valeu Samantha, gostei de sua resenha, tá expressando sua opinião ;)

rafaelverolla 08/04/2011minha estante
até entendo não gostar do livro, não conseguir terminar de ler... Mas falar que a estória é boa quando termina? Falar que o livro é grosso é desajeitado, porra...Assim, de boa, respeito sua opinião, mas falar se SdA é ruim e Crepusculo é ótimo, levar em conta o tamanho do livro...Aiaiaiai viu. Comprasse em 3 volumes.
Outra coisa, todo livro que tem um setting original é denso.Duna por exemplo, muito mais denso do que este, porque o setting é mto mais complicado. Mas enfim, espero que tenha gostado dos filmes pelo menos!

Gustavorf 09/12/2011minha estante
Senhor dos Anéis apenas é chato para aquele que começa a lê-lo importando-se com o tamanho ou com opiniões alheias. Um livro deve ser lido com imparcialidade. Cada autor tem seu estilo de escrita e, falando sério, Tolkien foi genial. Sou apaixonado por Harry Potter, onde Rowling criou um novo mundo dentro do nosso. Tolkien, porém, criou um universo inteiro, totalmente diferente do nosso. Além da saga d'O Senhor dos Anéis, ele tem mais de dez outros livros que falam do mesmo tema: o universo criado por ele! Ele criou uma língua que é a terceira língua inventada mais falada no mundo, o sindarín. Tolkien foi, é, e sempre será um gênio, e O Senhor dos Anéis é a obra prima dele.

J. G. Lima 04/01/2013minha estante
Eu amo a série, não é minha favorita por causa disso, a hsitória de Tolkien é perfeita e a narrativa também, mas se torna cansativo às veses.. eu sei, mas n nos cruxifiquem por falar uma verdade. Poucos são tão fanáticos a ponto de ler toda a história sem parar, mas ainda sim é um épico livro com uma épica história, e muito importante para o ramo da fantasia. Recomendo, pelo menos a Sociedade.

Sayonara 09/01/2013minha estante
Concordo com você Samantha! Não é o tamanho do livro, mas a narrativa cansativa do autor. Ele descreve tantas coisas ao mesmo tempo que você leva um bom tempo para imaginar tudo aquilo.

E bem, é inegável que ele tem uma imaginação enorme, mas tenho a impressão que ele não soube passar pro papel de uma forma que o leitor sentisse prazer em ler.

Firmino 12/07/2013minha estante
Eu concordoo!! O mundo de tolkien é realmente sensacional e incomparavel.... porem eu acho cansativo não pelo tamanho mas por detalhes em excesso e outras coisas que não faria falta se não tivesse. Também conta o fato de que é muito difícil uma fantasia me prender. Prefiro o essencial. Durante a leitura dessee livro, li outros simultaneamente para evitar a fadiga.

Léo. 23/09/2013minha estante
Comprei o volume único e recentemente ganhei os três volumes separados. Arrisquei ler 'A Sociedade do Anel'. Chatíssimo, entediante, enfadonho. Levei três semanas e li outros livros enquanto me arrastava por páginas e mais páginas de andança e muitas, MUITAS paisagens.

Tolkien criou um mundo fantástico. Mas a história é muito cansativa.

Mih Reis 07/10/2013minha estante
Simples: compre os volumes separados! Não tem nada de chato na historia, voce que nao sabe apreciar uma boa leitura...desculpe a sinceridade, mas ja que todos estão dando opiniões vou dar a minha tambem...

Fabio Di Pietro 16/11/2013minha estante
Esse livro não é para iniciantes. É uma leitura carregada e por isso ela é tão impressionante! Uma obra-prima é sempre profunda, extensa e detalhista, por isso ela é uma obra-prima.

Lucas 20/03/2015minha estante
Falta de ritmo?? what the fuck you say ???

Yuri.Ribeiro 26/12/2016minha estante
Senhor dos Anéis é menos denso q Simarillion q é do mesmo autor, é um livro só e é bem mais fino.. Francamente hein... Só concordo q volume único é tenso mesmo pra ler e estar com ele. Eu mesmo nunca mais faço isso!

Maris 30/03/2010

Poucos autores de livros de fantasia sabem escrever histórias simultaneamente interessantes e convincentes como Tolkien (até agora só conheço ele). Quase sempre são obcecados pela parte "interessante" e acabam criando universos toscos e excessivamente idealizados, como C. S. Lewis e sua Nárnia colorida e cristã e Stephenie Meyer e seus vampiros bonzinhos que brilham no sol. Devo dizer, contudo, que a complexidade do universo de Tolkien é tão grande que beira a chatice... Por beirar a complexidade do mundo real, especialmente nos aspectos históricos e geográficos, e isso tem consequências boas e ruins... As ruins são relativas ao possível tédio causado por tamanho detalhamento, e as boas, mais numerosas, são relativas ao realismo e a uma sensação de que o autor de fato se empenhou ao construir essa realidade, o que instiga o leitor a mergulhar de cabeça junto com ele. Não é a toa que Tolkien é considerado por muitos o maior (e mais imitado) autor de livros de fantasia de todos os tempos... Ele criou um mundo, ele é um deus, e este volume do Senhor dos Anéis é sua Bíblia. Confesso que achei "O Hobbit" mais cativante e divertido, mas este livro é que é realmente revolucionário na forma de contar uma história fantástica, e mostrou o gênio que Tolkien é.
Evelyn 29/01/2016minha estante
Disse tudo! A descrição profunda demais e a chuva de informações me deixou fascinada! Sim, é uma leitura lenta e cansativa, mas não menos incrível.

Eduardo 08/12/2017minha estante
Cara, achei tua resenha muito boa, porém tenho que apontar algo. O próprio Tolkien tinha intrigas com Lewis por motivos religiosos, tanto que, na biografia do Tolkien são citadas essas intrigas que abalaram a amizade dos dois, em grande parte, por Tolkien ser um cristão conservador(Religião que se tornou adepto, pois sua mãe sofreu bloqueio financeiro da família e teve todas suas relações "cortadas", por todos os familiares serem protestantes). Enfim, Lewis não se "achava" no âmbito espiritual, se sentia perdido e se declarava ateu, algo que Tolkien abominava. As críticas sobre "As Crônicas de Nárnia" serem uma história alegórica e tudo mais são completamente válidas, porém, inúmeras coisas contribuem para que não seja, o que faz essa conclusão ser quase que completamente definida pela opinião e perspectiva, e, até mesmo LoTR foi classificada como uma história com um fundo cristão por diversos críticos literários na época em que foi publicada. Apesar de não ser algo "Explícito", o cristianismo influencia um pouco a obra de Tolkien, principalmente por ele ser extremamente religioso e devoto.

Fabiano 01/04/2018minha estante
Como disse o amigo Eduardo, Tolkien também foi influenciado pela sua fé cristã, só que isso é expresso em OSdA de forma muito mais subliminar do que em Cron. de Nárnia, Tolkien não usou as alegorias descaras de Lewis, até porque ele dizia detestar alegorias, mas toda história da Terra Média e a tipologia por trás dos personagens é profundamente cristã - e isso não é uma percepção minha, o próprio Tolkien fala disso abertamente em suas cartas, que foram reunidas e deram origem ao livro As Cartas de JRR Tolkien (tem pra baixar por aí). Ele chega inclusive a referir-se à Galadriel como Maria e em uma carta (a n° 182 do livro), em que explica a fundamentação cristã de sua obra:

"O Senhor
dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão. E por isso que não introduzi, ou suprimi, praticamente todas as referências a qualquer coisa como ?religião?, a cultos ou práticas, no mundo imaginário. Pois o elemento religioso é absorvido na história e no simbolismo. Contudo, está expresso de modo muito desajeitado e soa mais presunçoso do que percebo. Pois, na realidade, planejei muito pouco conscientemente; e devo mormente ser grato por ter sido criado (desde que eu tinha oito anos) em uma Fé que me nutriu e ensinou todo o pouco que sei; e isso devo à minha mãe, que se apegou à sua religião e morreu jovem, em grande parte devido às dificuldades da pobreza resultante de tal ato."

Lenicio 01/03/2020minha estante
O livro é maravilhoso. Rico em detalhes e pródigo em fantasia. Dentre tantas reflexões despertadas, a história mostra que não devemos subestimar os aparentemente frágeis. Todos, com boa dose de esforço, têm o poder de transformar a realidade, superando as expectativas, e contribuir para um mundo melhor.

Alex Matheus 17/03/2020minha estante
Top

Ana 15/05/2020minha estante
Não concordo. Apesar de o próprio autor dizer que não gosta de alegorias óbvias, comparar Nárnia com crepúsculo é no mínimo injusto

Josiastds 05/06/2021minha estante
KING e GRRM vendo a resenha: ?
A comparação de Crepúsculo e Nárnia é infeliz, simplesmente uma obra brilhante contra outra que teve muito hype com o público adolescente. Hobbit é o melhor livro dele!!!

CloudStrife 03/03/2022minha estante
Porque não pode ler essa obra prima agora?

Lari 28/07/2023minha estante
A resenha tava ótima até comparar com outros livros. Por que ficar comparando histórias e autores?

Fabio.Nunes 15/12/2023

Não é resenha, é confissão
O Senhor dos Anéis ? J. R. R. Tolkien
Editora: Harper Collins

?Elen síla lúmenn? omentielvo? (uma estrela brilha sobre a hora de nosso encontro).
ATENÇÃO! ISTO NÃO É UMA RESENHA; É UMA CONFISSÃO.
Minha relação com esse livro é tão profunda que o que será escrito será a história de um caso de amor e, quem sabe, algo sobre a obra.
O ano era 2001 quando vi o filme A Sociedade do Anel. O que senti na época foi uma emoção tão forte que gerou em mim uma identificação imediata com esse universo que se abria.
Na mesma época recebi meu primeiro salário da vida, como monitor na universidade. Com uma ansiedade tremenda, corri direto à livraria para comprar O Senhor dos Anéis (volume único), na época disponibilizado pela editora Martins Fontes. Eu tinha que ler esse livro, conhecer mais dessa história que tanto havia me impactado. Havia pressa e havia fome.
Fruto do meu primeiro salário, minha primeira compra, mas, acima de tudo, este livro foi minha porta de entrada para o mundo da literatura, do qual nunca mais saí.
Na verdade seria reducionista dizer que esse livro foi só isso. Há outro forte elemento pessoal.
Tendo sido sempre uma pessoa introspectiva, melancólica e ansiosa, esse livro caiu como um bálsamo.
Com ele eu conheci a desaceleração, a fantasia, a esperança, o escape, e, principalmente, pude refletir sobre as virtudes do ser humano.
Na atual sociedade ocidental vivemos bombardeados de estímulos, forçados a correr não se sabe para onde, pressão por todo o lado, sempre uma necessidade de ?ticar? algum item de uma lista infinita de tarefas; e nessa velocidade do viver nunca conseguimos parar para respirar, algumas vezes nem durante o lazer. Perdemos a capacidade de levantar a cabeça, de reconhecer beleza em coisas simples que nos cercam o tempo todo, de ficarmos atentos.
Quer uma dica? Leia este livro. Calma e atentamente, sem pressa.
Se o fizer, Tolkien te apresentará o grande personagem de toda sua obra: a Terra-Média. Ela é o único personagem tridimensional e o mais complexo. É nela que todas as aventuras contadas se desenrolam. Nem de longe é só um lugar fantástico onde as personagens agem. Confia.
Quanto à narrativa, iniciamos no bucólico Condado, onde vivem pacificamente os hobbits, o povo dos pequenos. Essa é uma parte lenta, trazendo ao leitor de forma magistral como o tempo nesse lugar passa de forma calma e harmoniosa com os ciclos da natureza. Não há pressa, não há necessidade de grandes tecnologias, e os hobbits vivem satisfeitos com a simplicidade dos pequenos prazeres da vida. Até que eles são forçados a entrar numa aventura épica para resistir ao mal e salvar o destino de todos os seres vivos.
Saindo do Condado a narrativa ainda é lenta mas começa a ganhar nuances obscuras, que vão se desenvolvendo ao longo da obra. Só a partir do livro II (As Duas Torres) é que dá pra dizer que a narrativa flui bem; mas até aí o leitor já está ambientado e pode acompanhar os acontecimentos de forma acelerada, deleitando-se em cada página.
Quanto à história contada, muitos a conhecem, quanto à obra, nem tanto.
Esta é uma obra que fala do heroísmo cotidiano, dos pequenos e dos grandes atos de boa vontade que, em conjunto, mudam o mundo.
Fala dos heróis humanos, daqueles que falham, que temem, que caem, mas que são salvos por seu próprio coração. E por resistirem ao mal podem fazer um caminho de retorno, agora já transformados como indivíduos.
Um livro que fala de amizade, de coragem, de serviço e de retidão sem esperança.
Que fala de piedade diante da crueldade; de perdão diante da vingança; de renovação diante do decaimento; da beleza intocada pela escuridão; da pequeneza alçada à grandeza.
Esse livro fala sobre você, sobre nós, sobre a possibilidade de mudarmos o curso do mundo, ainda que sejamos pequeninos e simplórios.
Uma das grandes obras literárias da minha vida, a qual eu recomendo a quem quer se permitir.
Este livro até hoje me tira lágrimas dos olhos, tantos anos e leituras depois. Espero que também emocione a você que tentar.
?Namárië!?
Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
?Gostaria que não tivesse que acontecer no meu tempo?, afirmou Frodo. ?Eu também,? assentiu Gandalf, ?e gostariam todos os que vivem para ver tais tempos. Mas isso não cabe a eles decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.

[Frodo] ?Seja como for, agora ele é tão mau quanto um Orque e apenas um inimigo. Ele merece a morte.? [Gandalf] ?Merece! Imagino que merece. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? Então não seja ávido demais por conferir a morte em julgamento. Pois nem mesmo os muito sábios conseguem ver todos os fins.?

?O amplo mundo está em todo vosso redor: podeis vos encerrar em uma cerca, mas com cerca jamais podereis repeli-lo.?

?Então toda esta terra estranha lhe pertence?? ?Não de fato!?, respondeu ela, e seu sorriso se apagou. ?Isso seria um fardo deveras?, acrescentou em voz baixa, como que para si mesma. ?As árvores e os capins e todas as coisas que crescem ou vivem na terra pertencem cada um a si mesmo.?

?Bem, que a loucura seja nossa capa, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio e pesa todas as coisas com grande precisão na balança de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, o desejo de poder; e assim julga todos os corações. Não penetra em seu coração o pensamento de que alguém o recuse, de que possuindo o Anel nós busquemos destruí-lo.?

?Porém assim costuma ser o curso dos feitos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os fazem porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão alhures.?

?Aqui, no inverno, nenhum coração poderia lamentar-se pelo verão ou pela primavera. Nenhum defeito, nem doença, nem deformidade era visível em qualquer coisa que crescesse na terra. Na terra de Lórien não havia nódoa.?
(?)
?Frodo sentiu que estava em uma terra fora do tempo, que não se apagava, nem mudava, nem caía no esquecimento. Quando tivesse partido e passado outra vez ao mundo exterior, o errante Frodo do Condado ainda iria caminhar ali, na grama entre elanor e niphredil, na bela Lothlórien.?

?Quando Frodo se preparava para segui-lo, pôs a mão na árvore ao lado da escada: nunca antes estivera cônscio, tão súbita e nitidamente, da sensação e da textura de uma casca de árvore e da vida que ela continha. Sentiu o deleite da madeira e de seu toque nem como silvicultor nem como marceneiro; era o deleite da própria árvore vivente.?

?Conta-me, Legolas, por que vim nesta Demanda? Mal sabia eu onde estava o principal perigo! Bem falou Elrond, dizendo que não poderíamos prever o perigo que encontraríamos em nossa estrada. O tormento na treva era o perigo que eu temia, e isso não me reteve. Mas eu não teria vindo se conhecesse o perigo da luz e da alegria. Agora recebi minha pior ferida nesta despedida, mesmo que hoje à noite eu rumasse direto para o Senhor Sombrio. Ai de Gimli, filho de Glóin!?

?Caminhamos em lendas ou na terra verde à luz do dia?? ?Um homem pode fazer ambas as coisas?, respondeu Aragorn. ?Pois não nós, e sim os que vierem depois farão as lendas de nosso tempo. A terra verde, tu dizes? Esse é um poderoso tema de lendas, apesar de tu a pisares sob a luz do dia!?

?A guerra precisa existir enquanto defendemos nossas vidas contra um destruidor que devoraria a todos; mas não amo a espada brilhante por seu gume, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Amo somente aquilo que eles defendem(...)?

?Ali vão três que amo, e o menor deles não menos?, disse ele. ?Ele não sabe a que fim cavalga; mas se soubesse, avançaria mesmo assim.?

?Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgûl, por baixo do arco que nenhum inimigo jamais atravessara, e todos fugiram na presença de seu semblante. Todos menos um. Ali, esperando, silencioso e imóvel no espaço diante do Portão, assentava-se Gandalf em Scadufax: Scadufax, único dentre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror, sem se mover, firme como uma imagem esculpida em Rath Dínen.?

?À carga, à carga, Cavaleiros de Théoden! Feros feitos despertam: fogo e matança! brandindo a lança, batendo o broquel, dia de combate, dia em brasa, antes do rubor da aurora! A galope, a galope! Galopem para Gondor!?
(?)
?E de pronto todas as trompas da hoste se ergueram em música, e o toque das trompas de Rohan naquela hora foi como uma procela na planície e um trovão nas montanhas.?

?Meu amigo,? comentou Gandalf, ?tu tinhas cavalos, feitos d?armas e os campos livres, mas ela [Éowyn], nascida em corpo de donzela, tinha espírito e coragem pelo menos iguais aos teus. Porém estava fadada a cuidar de um ancião, a quem amava como a um pai, e a vê-lo cair em senilidade medíocre e desonrosa; e seu papel lhe parecia mais ignóbil que o do cajado onde ele se apoiava.?

?Valha-me! Nós, Tûks e Brandebuques, não podemos viver muito tempo nas alturas.? ?Não?, disse Merry. ?Eu não posso. Ainda não, seja como for. Mas pelo menos, Pippin, agora podemos vê-las e honrá-las. É melhor apreciar primeiro o que somos feitos para apreciar, acho: precisamos começar em algum lugar e ter raízes, e o solo do Condado é fundo. Ainda assim, há coisas mais fundas e mais altas; e nem um feitor poderia cuidar do jardim no que ele chama de paz se não fosse por elas, quer ele saiba a respeito ou não. Estou contente de saber delas, um pouco.?

?Ali, espiando por entre os farrapos de nuvens acima de um pico escuro no alto das montanhas, Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?

?Mas no fundo do coração havia algo que o refreava: não podia golpear aquele ser que jazia no pó, desamparado, arruinado, completamente desgraçado. Ele próprio, mesmo que só por pouco tempo, portara o Anel, e agora ele percebia obscuramente a agonia da mente e corpo atrofiados de Gollum, escravizado por aquele Anel, incapaz de reencontrar paz e alívio outra vez em sua vida. Mas Sam não tinha palavras para expressar o que sentia.?

?Também pensei assim, certa vez. Mas fui ferido fundo demais, Sam. Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes tem de ser assim, Sam, quando as coisas estão em perigo: alguém precisa desistir delas, perdê-las, para que outros possam mantê-las.?

?Então Elrond e Galadriel seguiram em frente; pois a Terceira Era terminara, os Dias dos Anéis haviam passado e chegara o fim das histórias e canções daqueles tempos.?

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Nossa, Fábio!! Que resenha mais tocante! Acho que o mais belo em uma resenha de livros que são muito mais do que entretenimento para nós, são essas verdadeiras declarações do que um livro é capaz de proporcionar a uma vida. E acredito de todo o coração, que esse era o maior desejo de um mestre tão sábio quando foi o Tolkien. Sua resenha me deixou plenamente comovida, e se não tivesse acabado de fazer essa jornada (uma das melhores leituras de 2023, que me marcou profundamente!), eu começaria a ler agora mesmo.
Agradeço de coração pela preciosidade da sua resenha. Que ela nos sirva de inspiração para que possamos declarar o que esses livros que são verdadeiras jóias, fizeram ou fazem na vida da gente.
Parabéns!!

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Nossa, Fábio!! Que resenha mais tocante! Acho que o mais belo em uma resenha de livros como este, que são muito mais do que entretenimento para nós, são essas verdadeiras declarações do que um livro é capaz de proporcionar a uma vida. E acredito de todo o coração, que esse era o maior desejo de um mestre tão sábio quanto foi o Tolkien. Sua resenha me deixou plenamente comovida, e se não tivesse acabado de fazer essa jornada (uma das melhores leituras de 2023, que me marcou profundamente!), eu começaria a ler agora mesmo.
Agradeço de coração pela preciosidade da sua resenha. Que ela nos sirva de inspiração para que possamos declarar sem medos e receios o que esses livros que são verdadeiras jóias, fizeram ou fazem na vida da gente.
Parabéns!!

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
Nossa Flávia. Que lindas palavras. Nem sei como agradecer. É aquilo: há livros que nos tocam tanto que deixamos de ser leitores para sermos amantes da obra.

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Eu que agradeço, Fábio. Até porque faço coro com você para que mais e mais pessoas leiam esse livro. Mas de verdade, foi uma bela resenha. De muita coragem para colocar a sua vida, mas saiba que frutos serão colhidos pelas sementes que você plantou.

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
É isso que importa! Plantar sementes.

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Fábio, acabei de ler a sua resenha com lágrimas nos olhos. Não poderia fazer uma resenha tão linda e verdadeira, um espelho da minha própria experiência com esse tesouro que o Tolkien nos deu. Li nos anos 90 mas vou pegar ele hoje, ainda tenho essa edição, que carrego comigo como a história que ela contém.
Esse mês li duas resenhas maravilhosas, a sua e a da Flávia, acredito que a terra média está me chamando para retornar e ter uma nova experiência ainda mais enriquecedora. Obrigada ??

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
Ôh Andréia que alegria saber disso! Fico lisonjeado com suas palavras. Aceite então o chamado! Rsrs. Forte abraço!

Leituras e Reflexões 20/04/2018

De longe, o livro mais extenso (ou espesso) que já li. Possui pouco mais de 1200 páginas.
Pergunta mais comum:
Pra que ler o livro se tem os filmes? Resposta: Os livros são sempre mais ricos em detalhes que os filmes. E eu gosto desta riqueza. Agora sim, me autorizo a assistir os filmes, rsrs.
Escrito por Tolkien, um dos melhores amigos de C. S. Lewis (criador de As Crônicas de Nárnia).
Tolkien foi uma das pessoas mais usadas por Deus para derrubar as resistências de Lewis e convencê-lo a converter-se ao Cristianismo.
Voltando ao livro. Uma história incrível, mundos espetacularmente criados, seres fantásticos... E como em todo "conto de fadas", o Bem triunfa. Melhor parte.
Sinceramente, acho que leitores "iniciantes" não apreciarão muito. Mas os mais "experientes" sim. Demais.
Paulo 20/04/2018minha estante
Boa resenha, também espero um dia enfrentar este calhamaço de páginas e me aventurar neste universo fantástico. Até então do autor só li o Hobbit e agora a biografia do Tolkien. Estou amando a leitura.

Resenhas Cristãs 21/04/2018minha estante
Show! :)

Elenice 02/08/2022minha estante
Também quero ler os livros antes de assistir aos filmes.

Elenice 02/08/2022minha estante
Até agora só li o Hobbit...

Leituras e Reflexões 03/08/2022minha estante
Olha, Elenice. Eu amei muito ler.
Nunca tinha lido uma literatura clássica e fantástica tão rápido! Muito bom. Obra de gênio. Vale muito a pena!
Se já leu Hobbit, já tem uma noção da genialidade de Tolkien ? Amoooo

Elenice 03/08/2022minha estante
Lá em casa meus filhos e eu também amamos Tolkien e Lewis.??

Leituras e Reflexões 03/08/2022minha estante
??? Somos do mesmo clã

Flavia512 20/10/2016

Um anel para a todos governar
Recentemente escrevi uma resenha do primeiro livro, quando havia acabado de terminar. Agora porém, a poucos dias eu terminei a leitura dos 3 livros e me vi obrigada a vir aqui, já que agora também possuo a minha edição em vol. único, e não preciso mais dos da biblioteca hahaha.
Acho que não posso falar muito de Senhor dos Anéis porque eu vou ficar aqui por 5 dias rasgando seda se deixar haha. Eu sou simplesmente APAIXONADA por esse livro e por tudo que cerca a Terra Média e titio Tolkien. Fabuloso, fantástico e apaixonante, O Senhor dos Anéis é o mestre de tudo que hoje se denomina fantasia, ou como me disseram, o pai de todos. A escrita é rebuscada sim, como algumas pessoas sempre reclamam, mas não deixa de ser uma delicia - pelo menos para mim, pois eu adoro esse tipo de escrita. Mas quando você se vê envolvido por todos os acontecimentos, é simplesmente impossível não devorar o livro do início ao fim em poucos dias e se ver na Terra Média. Como eu disse na outra resenha, o livro te transporta. Você se vê vivendo as aventuras com os personagens, parece estar na companhia de amigos, de Gandalf, Frodo, Sam, Aragorn, Gimli, Legolas, Pippin e Merry, além de todos os outros.
Os filmes sempre foram meus favoritos. Agora os livros também são meus favoritos de todos os tempos. Wonderfull!
Rafa Ferrante 20/10/2016minha estante
Quero tanto ler, o problema é que sei os filmes de cor.

Rafa Ferrante 20/10/2016minha estante
Gostaria de ler, mas já assisti tanto os filmes

Flavia512 20/10/2016minha estante
Ué e o que isso tem a ver? kkkkkkk eu vi os filmes umas 5 mil vezes antes de ler os livros.

Rafa Ferrante 20/10/2016minha estante
kkkk, é que gosto daquele gostinho de surpresa rs

Flavia512 20/10/2016minha estante
Terá do mesmo jeito. O filme não é fiel aos livros nem a pau.

Rafa Ferrante 21/10/2016minha estante
EBAAAAAAA

Flavia512 21/10/2016minha estante
Pode ler de boa kkkk

Alex 29/07/2022

A suprema obra de fantasia
O Senhor dos Anéis é, sem dúvidas, o maior romance de alta fantasia já escrito. Com seu estilo detalhista mas convincente te leva a uma aventura que dura quase dois anos, mas que remonta uma mitologia de outros 9 mil anos.

Em cada recanto, em cada túmulo, em cada nome, Tolkien cria uma referência ao restante de sua obra, gerando um universo profundo. Com origens, deuses, guerras, amizades, lutas e glórias.

Ao contrário de outros livros de fantasia, a riqueza está mais na sua complexidade do que em suas pirotecnias. É uma fantasia que te faz viajar, mas não te tira do mundo real. Todos os conflitos são conflito humanos, todas as dúvidas, são dúvidas que qualquer um de nós poderia ter.

Se eu recomendo? Muito mais que isso, não há como gostar de fantasia moderna e não ter bebido um pouco de Tolkien. Então sente, prepare o cachimbo, e aproveite a aventura.
Núbia Cortinhas 06/08/2022minha estante
Uauuuu! Que resenha! ?? ?? ?? ?? ??

D'Ant 07/03/2023minha estante
A melhor obra ficcional de cunho cristão que eu já vi em toda minha vida também. Tolkien, como grande influente católico criou esse universo incrível afim de ensinar valores profundos de amor, família, amizade e sacrifício por uma missão de salvar toda a humanidade, trabalhando fortemente o imaginário de um mundo pós segunda guerra mundial, e tomado de uma contra-cultura onde os escritos mais aclamados eram dos fabianos H.G Wells e Bernard Shaw. Em sua história há muitos paralelos com ensinos bíblicos, em especial as jornadas de Aragorn II (Passo-Largo), Frodo, e Gandalf, representando as três vocações de Cristo como Rei, Sacerdote e Profeta. É uma leitura completa e fascinante!

Alex 07/03/2023minha estante
É inegável a influência religiosa na obra de Tolkien, porém ele odiava essas associações. Por mais biografias e cartas que leio dele, ainda não entendo essa negação tão veemente.

Núbia Cortinhas 08/03/2023minha estante
D'Ant, que maravilha! Assim que eu tiver oportunidade vou investir nessas obras, fui conquistada após ler o teu comentário. ? ??

D'Ant 08/03/2023minha estante
Eu pude acompanhar algumas de suas biografias também. E são muito boas. Mas que ele pareceu odiar não foi as associações de suas obras com assuntos religiosos, mas utilizar de sua fé para explicar coisas sobre sua obra, como a morte e a ressurreição de Gandalf, por exemplo, isso sim considerava detestável. Por que ele deu uma explicação que ñ se baseava na religião. Diferente de C.S. Lewis, que transforma Aslan em uma figura de Cristo. E para Tolkien, isso era se valer de algo muito acima de seus escritos. E não se considerava digno. Sendo um católico muito devoto ele coloca elementos bem sutis de sua crença, mas como se seguindo um trilha de pequenas pegadas até encontrar o sobrenatural.

Thai Mafra 31/12/2010

Crítica de John Tolkien à sua obra
"O Senhor dos Anéis foi lido por muitas pessoas desde que finalmente foi lançado na forma impressa, e eu gostaria de dizer algumas coisas aqui, com referência às muitas suposições ou opiniões, que obtive ou li, a respeito dos motivos e do significado da história. O motivo principal foi o desejo de um contador de histórias de tentar fazer uma história realmente longa, que prendesse a atenção dos leitores, que os divertisse, que os deliciasse e às vezes, quem sabe, os excitasse ou emocionasse profundamente. Como parâmetro eu tinha apenas meus próprios sentimentos a respeito do que seria atraente ou comovente, e para muitos o parâmetro foi inevitavelmente uma falha constante. Algumas pessoas que leram o livro, ou que de qualquer forma fizeram uma crítica dele, acharam-no efadonho, absurdo ou desprezível; e eu não tenho razões para reclamar, uma vez que tenho opiniões similares a respeito do trabalho dessas pessoas, ou dos tipos de obras que elas evidentemente preferem. Mas, mesmo do ponto de vista de muitos que gostaram de minha história, há muita coisa que deixa a desejar. Talvez não seja possível numa história longa agradar a todos em todos os pontos, nem desagradar a todos nos mesmos pontos; pois, pelas cartas que recebi, percebo que as passagens ou capítulos que para alguns são uma lástima são especialmente aprovados por outros. O leitor mais crítico de todos, eu mesmo, agora encontra muitos defeitos, menores e maiores, mas, felizmente, não tendo a obrigação de criticar o livro ou escrevê-lo novamente, passará sobre eles em silêncio, com a excessão de um defeito que foi notado por alguns: o livro é curto demais."

Kennedy 29/01/2011minha estante
Pode até parecer piada, mas o livro é curto mesmo, apesar de muitas vezes ser massante...

Thai Mafra 29/01/2011minha estante
Acho que não massante, mas detalhista. O livro é detalhista demais. Exige muita atenção e a leitura realmente cansa um pouco. Mas, pelo menos para mim, esses detalhes forma essenciais. Consegui montar na minha cabeça um mapa completo das Terras Médias, com seus mínimos detalhes, graças às descrições do livro.

04/02/2011minha estante
Concordo qiue não é todo mundo que consegue ler O Senhor dos Anéis. Eu amo esse livro, já li não sei quantas vezes, mas também acho muito detalhista. Apesar disso, dá pra ler rápido.

Thai Mafra 04/02/2011minha estante
Depois que você lê uma primeira vez, a leitura se torna mais fácil, porque você já conhece boa parte dos detalhes. Percebi isso quando reli o livro.

Katy 02/05/2020

Foram mais de mil páginas contemplando a grandeza e beleza do mundo criado pelo grande mestre Tolkien, senhor de todas as coisas, pai da fantasia. Foi épico, maravilhoso e emocionante acompanhar a jornada do pequeno Frodo e seus companheiros, além de poder contemplar o caminho do meu amado Aragorn. Finalizo aqui essa obra prima digna de todos os elogios que ela carrega e desperta por onde passa. Foi incrível!
amaedosdragoes 02/05/2020minha estante
Foi uma leitura dificil? Arrastada?

Katy 02/05/2020minha estante
Em algumas parte foi confesso, mas valeu a pena passar por elas.

amaedosdragoes 02/05/2020minha estante
Demorou quanto tempo?

Katy 02/05/2020minha estante
Na verdade, a primeira vez que comecei a ler foi a quase um ano. Tive alguns imprevistos e pelo tamanho do livro acabei deixando a leitura de lado por um tempo. Retomei da metade de A Sociedade do Anel para frente e terminei em um mês.

Renato 30/05/2010

Eu lembro quando ainda era moleque, devia ter uns 10 ou 11 anos, juntei dinheiro de umas 3 mesadas e pedi dinheiro pr meu pai só pra comprar esse livro. Até hoje eu lembro do preço: 72 reais. Hoje o livro já tá meio amarelado (não que eu não tenha cuidado bem dele) e posso dizer que foi um dos maiores investimentos da minha infância. Bem melhor que aqueles jogos de videogame de que eu já me livrei há muitos anos. Sinto que o Senhor dos Anéis participou bastante do meu amadurecimento e até hoje, quando vejo ele ali na estante, não tenho como evitar dar um sorriso. Parece que junto com o livro vieram amigos, família e todo um mundo junto. Muito mais que um simples livro.
Alan Ventura 15/07/2010minha estante
Incrível a magia que os livros possuem,eu tenho a mesma sensação sempre que olho minha estante de livros: "Parece que junto com o livro vieram amigos, família e todo um mundo junto" =)

uyara 06/01/2012minha estante
Alguns livros são realmente grandes, inesquecíveis. Eles não nos trazem apenas histórias, mas memórias, sentimentos, aromas e sorrisos de toda uma vida. Bela resenha...

driollo 10/05/2020minha estante
Que comentário fofo! Senhor dos Anéis é muito nostálgico.

doc leão 25/05/2010

5 características do livro O Senhor dos Anéis
1)Longo
2)Monótono
3)Descrições precisas
4)Por demais fantasioso
5)Dei nota 4,0

OBS:é o único caso em que achei o filme melhor que o livro.
Jossi 18/03/2016minha estante
10 características de 'O senhor dos anéis':

1) Longo, mas que prende o leitor apreciador da boa literatura clássica

2) Original

3) Mitologia totalmente criada pelo autor (por isso, original)

4) Descrições ricas

6) Personagens de características psicológicas e físicas profundas

7) Narrativa soberbamente colorida, vívida e forte

8) Enredo profundo, denso e envolvente

9) Explora um mundo novo - totalmente criado por Tolkien - mas nem por isso menos humano, no sentido em que as características psicológicas dos personagens são baseadas nas nossas

10) Épico por sua genial criatividade

Obs.: Os filmes, embora bem feitos, não podem conter em algumas horas de cenas toda a profundidade de uma obra que levou 16 anos para ser escrita, com o labor e a genialidade de um mestre na literatura fantástica.

Caroline Rosa 16/07/2016minha estante
Melhor comentário foi da jossi, lacrando. E 5 características tirada da sua cabeça besta né

Hery.Dantas 28/01/2018minha estante
Falou tudo Jossi

Clair 25/09/2020

Clássico da Alta Fantasia
Bem, como começar a falar sobre o pai da fantasia e sua obra magnífica? Apesar de ser uma leitura pesada e cansativa, é rica em detalhes, contando a principal história da Terceira Era do grande e complexo universo de Tolkien. É divida em 3 livros, Sociedade do Anel, Duas Torres e Retorno do Rei, sendo todos divididos em 2 livros/partes, ou seja, 3 livros com 2 partes cada.

Sociedade do Anel introduz os personagens e a complicada tarefa de levar o anel para Mordor, mostrando os diferentes lugares e contrastes dos vários povos da Terra-Média. Tolkien realmente revolucionou ao criar raças com seus costumes, jeitos e princípios, como os Orcs. Confesso que o início foi meio parado, principalmente pelas longas descrições de florestas e as várias refeições dos hobbits, porém, na medida que a segunda parte ia progredindo, se tornou uma aventura intrigante, não tardando para colocar conflitos tensos e angustiantes.

Duas Torres já tem uma diferença notável nos capítulos, algo que deixou a história mais interessante e dava mais vontade de saber o que aconteceu e o que vai acontecer. Vai mostrando cada vez mais os vários lados dos personagens, e a medida que o perigo fica mais perto, é perceptível a evolução deles. A narrativa é excepcional, aqui é uma prova de o quão bem foi escrito os finais das partes. O que não falta nesse livro é batalhas, servindo de uma certa forma de um preparatório para o final, com trechos surpreendentes e desesperadores.

Retorno do Rei é o final dessa longa e impressionante aventura, o conflito final entre o bem e o mal, e onde infelizmente, teremos que chegar ao fim. Os ares ficam cada vez mais tensos e sombrios, e com todos os personagens devidamente apresentados e familiarizados, nos pegamos apreensivos com o que pode acontecer com eles. A batalha final é colocada de uma maneira incrível e escrita com maestria, é o momento que tanto esperávamos e não poderia ter sido entregue de maneira melhor. Apesar dessa emocionante parte, o final de jeito nenhum deixou a desejar, e sim mostrou que as mais de 1000 páginas valeram a pena.

É uma saga sobre lealdade, perdas, conflitos, aventuras e principalmente a amizade, algo que se provou muito importante várias vezes durante a narrativa. Após a leitura entendi a frase "O mundo está dividido entre aquele que já leram O Hobbit e O Senhor dos Anéis e aqueles que ainda não leram".
Lais 25/09/2020minha estante
Para sempre o melhor livro

Matheus 25/09/2020minha estante
Acabei de ler o primeiro volume e já estou indo para o segundo, é tudo que a fama diz e muito mais!

Ste 25/09/2020minha estante
Gostei muito da resenha! :)
Estou lendo As Duas Torres.

Flavia Sena 07/08/2022

Mais de um ano depois, enfim terminei :')
Não me arrependo, mas não leria novamente hahaha Agora vou ver os filmes pra conectar melhor tudo (coisa que deveria ter optado desde o início), porque depois desse tempo todo, quase não me lembro do que li no início. Pontos altos: relação de Frodo e Sam (os melhores momentos!), toda a sabedoria de Gandalf e o enaltecimento da natureza (eu pelo menos notei isso, não sei se faz sentido). Pontos baixos: pouca presença feminina nos diversos momentos da história e descrições excessivamente longas (aqui é meu gosto pessoal, obviamente).
Henrie 07/09/2022minha estante
Não é um livro pra qualquer um ler, pois a leitura não é fácil. É como um Machado de Assis da alta fantasia. Talvez um dia com a mente mais amadurecida você mude de idéia e releia.

Flavia Sena 07/09/2022minha estante
Ou só não é minha preferência mesmo :)

Henrie 07/09/2022minha estante
Uhum. Abraços.

Vany 13/01/2019

Só metade do livro é boa
Então... Assim... Sei que é um clássico e tudo, leitura obrigatória, mas a verdade é que se a gente pudesse ler só as partes que não tem o Frodo, seria um livro fantástico. Adoro de coração o rei de Rohan e o Aragorn. Mas, sinceramente, esse Frodo mais o Sam ninguém aguenta! Demorei um ano para ler esse livro, por causa das partes chatérrimas do Frodo. Juro que eu queria muito que ele tivesse morrido naquela parte da aranha, ou no fim, ou em qualquer parte do livro. Sorry Frodo!
Loulou Almeida 13/01/2019minha estante
Nunca consegui sair do Condado!!

Lucas Poliseli 16/01/2019minha estante
Ainda não terminei o livro mas concordo que as partes do Frodo eu demoro muitooooo pra ler!

Tiago 19/12/2019minha estante
Eu tbm tinha dificuldade com ele. Mas acabei percebendo que, na verdade, eu odiava era o Frodo do filme. Não gostava daquela vara de sofrido dele. Quando fui ler eu sempre via aquele ator na cabeça. Ajudou um pouco quando desvencilhei essa imagem. Mas teve passagens ótimas como os Ents e na escadaria com Laracna.

Felipe 13/12/2009minha estante
Excelente resenha! Eu tenho os 3 livros do Senhor dos Anéis, meu irmão comprou junto com Harry Potter =D Mas ainda não lí o Senhor dos Anéis, só O Hobbit. Mas, por ler o Hobbit, e achar fantástico, tenho quase que certeza que o livro será excelente, tanto como o filme, ou, bem provável, melhor! Adoro esse mundo criado por ele, e com certeza irei ler o livro para ter todos os detalhes dessa magia fantástica desse escritor gênio ^^

Matos 23/06/2011minha estante
PO CARA flaoooo tudu
é uma leitura bem cheia mesmo
mas concerteza é a melhor q já fiz
ótima resenha

Karen margui 10/12/2014minha estante
Ótimo! Já tinha vontade de ler...agora vou com certeza!!!