O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Victor 30/03/2010

Poucos autores de livros de fantasia sabem escrever histórias simultaneamente interessantes e convincentes como Tolkien (até agora só conheço ele). Quase sempre são obcecados pela parte "interessante" e acabam criando universos toscos e excessivamente idealizados, como C. S. Lewis e sua Nárnia colorida e cristã e Stephenie Meyer e seus vampiros bonzinhos que brilham no sol. Devo dizer, contudo, que a complexidade do universo de Tolkien é tão grande que beira a chatice... Por beirar a complexidade do mundo real, especialmente nos aspectos históricos e geográficos, e isso tem consequências boas e ruins... As ruins são relativas ao possível tédio causado por tamanho detalhamento, e as boas, mais numerosas, são relativas ao realismo e a uma sensação de que o autor de fato se empenhou ao construir essa realidade, o que instiga o leitor a mergulhar de cabeça junto com ele. Não é a toa que Tolkien é considerado por muitos o maior (e mais imitado) autor de livros de fantasia de todos os tempos... Ele criou um mundo, ele é um deus, e este volume do Senhor dos Anéis é sua Bíblia. Confesso que achei "O Hobbit" mais cativante e divertido, mas este livro é que é realmente revolucionário na forma de contar uma história fantástica, e mostrou o gênio que Tolkien é.
Evelyn 29/01/2016minha estante
Disse tudo! A descrição profunda demais e a chuva de informações me deixou fascinada! Sim, é uma leitura lenta e cansativa, mas não menos incrível.

Eduardo 08/12/2017minha estante
Cara, achei tua resenha muito boa, porém tenho que apontar algo. O próprio Tolkien tinha intrigas com Lewis por motivos religiosos, tanto que, na biografia do Tolkien são citadas essas intrigas que abalaram a amizade dos dois, em grande parte, por Tolkien ser um cristão conservador(Religião que se tornou adepto, pois sua mãe sofreu bloqueio financeiro da família e teve todas suas relações "cortadas", por todos os familiares serem protestantes). Enfim, Lewis não se "achava" no âmbito espiritual, se sentia perdido e se declarava ateu, algo que Tolkien abominava. As críticas sobre "As Crônicas de Nárnia" serem uma história alegórica e tudo mais são completamente válidas, porém, inúmeras coisas contribuem para que não seja, o que faz essa conclusão ser quase que completamente definida pela opinião e perspectiva, e, até mesmo LoTR foi classificada como uma história com um fundo cristão por diversos críticos literários na época em que foi publicada. Apesar de não ser algo "Explícito", o cristianismo influencia um pouco a obra de Tolkien, principalmente por ele ser extremamente religioso e devoto.

Fabiano 01/04/2018minha estante
Como disse o amigo Eduardo, Tolkien também foi influenciado pela sua fé cristã, só que isso é expresso em OSdA de forma muito mais subliminar do que em Cron. de Nárnia, Tolkien não usou as alegorias descaras de Lewis, até porque ele dizia detestar alegorias, mas toda história da Terra Média e a tipologia por trás dos personagens é profundamente cristã - e isso não é uma percepção minha, o próprio Tolkien fala disso abertamente em suas cartas, que foram reunidas e deram origem ao livro As Cartas de JRR Tolkien (tem pra baixar por aí). Ele chega inclusive a referir-se à Galadriel como Maria e em uma carta (a n° 182 do livro), em que explica a fundamentação cristã de sua obra:

"O Senhor
dos Anéis obviamente é uma obra fundamentalmente religiosa e católica; inconscientemente no início, mas conscientemente na revisão. E por isso que não introduzi, ou suprimi, praticamente todas as referências a qualquer coisa como ?religião?, a cultos ou práticas, no mundo imaginário. Pois o elemento religioso é absorvido na história e no simbolismo. Contudo, está expresso de modo muito desajeitado e soa mais presunçoso do que percebo. Pois, na realidade, planejei muito pouco conscientemente; e devo mormente ser grato por ter sido criado (desde que eu tinha oito anos) em uma Fé que me nutriu e ensinou todo o pouco que sei; e isso devo à minha mãe, que se apegou à sua religião e morreu jovem, em grande parte devido às dificuldades da pobreza resultante de tal ato."

Felipe 13/12/2009minha estante
Excelente resenha! Eu tenho os 3 livros do Senhor dos Anéis, meu irmão comprou junto com Harry Potter =D Mas ainda não lí o Senhor dos Anéis, só O Hobbit. Mas, por ler o Hobbit, e achar fantástico, tenho quase que certeza que o livro será excelente, tanto como o filme, ou, bem provável, melhor! Adoro esse mundo criado por ele, e com certeza irei ler o livro para ter todos os detalhes dessa magia fantástica desse escritor gênio ^^

Matos 23/06/2011minha estante
PO CARA flaoooo tudu
é uma leitura bem cheia mesmo
mas concerteza é a melhor q já fiz
ótima resenha

Karen margui 10/12/2014minha estante
Ótimo! Já tinha vontade de ler...agora vou com certeza!!!

Samantha 10/12/2009

Falta ritmo.
A estória é boa, principalmente quando termina! O que demooooora a acontecer. Não porque sejam 3 livros, ou, nesse caso, por estarem os 3 no mesmo volume, o que o torna pesado, grosso e desajeitado. O problema é que o autor não tem ritmo! Em muitos momentos ele é CHATO!

Os fãs dele vão me arrasar, mas esta é a verdade: Chato!

Ao contrário das boas sagas, com mais de dois livros, que normalmente passam a fazer parte de você, de modo que quando acabam, deixam aquele vazio, aquela melancolia, nesse pode-se dizer que chegar ao fim é um prazer inenarrável, simplesmente porque ACABOU... FIM!

Semega 14/12/2009minha estante
O autor não tem ritmo!?!?!? livro chato??!?

vai ler Harry Potter, vai!

Robertha 08/01/2010minha estante
Gostei de seu coment// principalmente pq vc CONSEGUIU!!! aquilo q eu não consegui... deixar de abandonar. Pergunta: Vc pensou em aband? Pq quando eu pensei...não pude resistir de deixá-lo.

Tiago Ribeiro 14/01/2010minha estante
Não sei pq vcs tão incomodado com a opinião dela. Deixa gente, como diria Nelson Rodrigues: "A unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar". uns gosta outros não. Ainda bem que é assim né? :D Valeu Samantha, gostei de sua resenha, tá expressando sua opinião ;)

rafaelverolla 08/04/2011minha estante
até entendo não gostar do livro, não conseguir terminar de ler... Mas falar que a estória é boa quando termina? Falar que o livro é grosso é desajeitado, porra...Assim, de boa, respeito sua opinião, mas falar se SdA é ruim e Crepusculo é ótimo, levar em conta o tamanho do livro...Aiaiaiai viu. Comprasse em 3 volumes.
Outra coisa, todo livro que tem um setting original é denso.Duna por exemplo, muito mais denso do que este, porque o setting é mto mais complicado. Mas enfim, espero que tenha gostado dos filmes pelo menos!

Gustavorf 09/12/2011minha estante
Senhor dos Anéis apenas é chato para aquele que começa a lê-lo importando-se com o tamanho ou com opiniões alheias. Um livro deve ser lido com imparcialidade. Cada autor tem seu estilo de escrita e, falando sério, Tolkien foi genial. Sou apaixonado por Harry Potter, onde Rowling criou um novo mundo dentro do nosso. Tolkien, porém, criou um universo inteiro, totalmente diferente do nosso. Além da saga d'O Senhor dos Anéis, ele tem mais de dez outros livros que falam do mesmo tema: o universo criado por ele! Ele criou uma língua que é a terceira língua inventada mais falada no mundo, o sindarín. Tolkien foi, é, e sempre será um gênio, e O Senhor dos Anéis é a obra prima dele.

J. G. Lima 04/01/2013minha estante
Eu amo a série, não é minha favorita por causa disso, a hsitória de Tolkien é perfeita e a narrativa também, mas se torna cansativo às veses.. eu sei, mas n nos cruxifiquem por falar uma verdade. Poucos são tão fanáticos a ponto de ler toda a história sem parar, mas ainda sim é um épico livro com uma épica história, e muito importante para o ramo da fantasia. Recomendo, pelo menos a Sociedade.

Sayonara 09/01/2013minha estante
Concordo com você Samantha! Não é o tamanho do livro, mas a narrativa cansativa do autor. Ele descreve tantas coisas ao mesmo tempo que você leva um bom tempo para imaginar tudo aquilo.

E bem, é inegável que ele tem uma imaginação enorme, mas tenho a impressão que ele não soube passar pro papel de uma forma que o leitor sentisse prazer em ler.

Firmino 12/07/2013minha estante
Eu concordoo!! O mundo de tolkien é realmente sensacional e incomparavel.... porem eu acho cansativo não pelo tamanho mas por detalhes em excesso e outras coisas que não faria falta se não tivesse. Também conta o fato de que é muito difícil uma fantasia me prender. Prefiro o essencial. Durante a leitura dessee livro, li outros simultaneamente para evitar a fadiga.

Léo. 23/09/2013minha estante
Comprei o volume único e recentemente ganhei os três volumes separados. Arrisquei ler 'A Sociedade do Anel'. Chatíssimo, entediante, enfadonho. Levei três semanas e li outros livros enquanto me arrastava por páginas e mais páginas de andança e muitas, MUITAS paisagens.

Tolkien criou um mundo fantástico. Mas a história é muito cansativa.

Mih Reis 07/10/2013minha estante
Simples: compre os volumes separados! Não tem nada de chato na historia, voce que nao sabe apreciar uma boa leitura...desculpe a sinceridade, mas ja que todos estão dando opiniões vou dar a minha tambem...

Fabio Di Pietro 16/11/2013minha estante
Esse livro não é para iniciantes. É uma leitura carregada e por isso ela é tão impressionante! Uma obra-prima é sempre profunda, extensa e detalhista, por isso ela é uma obra-prima.

Lucas 20/03/2015minha estante
Falta de ritmo?? what the fuck you say ???

Yuri.Ribeiro 26/12/2016minha estante
Senhor dos Anéis é menos denso q Simarillion q é do mesmo autor, é um livro só e é bem mais fino.. Francamente hein... Só concordo q volume único é tenso mesmo pra ler e estar com ele. Eu mesmo nunca mais faço isso!

Nathália 19/11/2009

Durante 16 anos, Tolkien trabalhou em O Senhor dos Anéis, que se tornou um dos livros mais consagrados da história.
Ele criou todo um universo, a Terra Média, que foi desenvolvida em várias obras, mas que foi mais amplamente explorada em O Senhor dos Anéis. Tolkien criou culturas, idiomas e mitologias para esse universo tão vasto ao longo de sua vida, e é quase possível acreditar que houve um período esquecido da história em que o continente Europeu foi a Terra Média.
De fato é uma leitura complexa, com uma trama extensa e repleta de detalhes.
Uma obra prima, de um escritor brilhante.

Renato 30/05/2010

Eu lembro quando ainda era moleque, devia ter uns 10 ou 11 anos, juntei dinheiro de umas 3 mesadas e pedi dinheiro pr meu pai só pra comprar esse livro. Até hoje eu lembro do preço: 72 reais. Hoje o livro já tá meio amarelado (não que eu não tenha cuidado bem dele) e posso dizer que foi um dos maiores investimentos da minha infância. Bem melhor que aqueles jogos de videogame de que eu já me livrei há muitos anos. Sinto que o Senhor dos Anéis participou bastante do meu amadurecimento e até hoje, quando vejo ele ali na estante, não tenho como evitar dar um sorriso. Parece que junto com o livro vieram amigos, família e todo um mundo junto. Muito mais que um simples livro.
Alan Ventura 15/07/2010minha estante
Incrível a magia que os livros possuem,eu tenho a mesma sensação sempre que olho minha estante de livros: "Parece que junto com o livro vieram amigos, família e todo um mundo junto" =)

uyara 06/01/2012minha estante
Alguns livros são realmente grandes, inesquecíveis. Eles não nos trazem apenas histórias, mas memórias, sentimentos, aromas e sorrisos de toda uma vida. Bela resenha...

Diogo Andrade 13/07/2009

Tolkien simplesmente fez o que qualquer, não apenas escritor, mas qualquer ser humano sonha em fazer um dia: Estabelecer um paradigma. Seu mundo e personagens são referência e inspiram a muitos. Pensar em como ele conseguia vislumbrar tantos detalhes minuciosos em sua mente é fantástico. Genial. Senhor dos Anéis dispensa qualquer tipo de comentário ou elogio de minha parte - está acima de tudo isso.

Espalhemos para que os que não sabem passem a saber e os que nunca leram, leiam.

Mel 29/12/2009

Não me animei muito com O Senhor dos Anéis..
A história é legal e tudo, mas considerei a leitura demorada e maçante, não indicaria.

Tata 14/07/2009

Você sabe que um cara continua sendo seu autor preferido quando lê pela milésima vez um trabalho dele e sonha com a história de noite. Tolkien is evil.

doc leão 25/05/2010

5 características do livro O Senhor dos Anéis
1)Longo
2)Monótono
3)Descrições precisas
4)Por demais fantasioso
5)Dei nota 4,0

OBS:é o único caso em que achei o filme melhor que o livro.
Jossi 18/03/2016minha estante
10 características de 'O senhor dos anéis':

1) Longo, mas que prende o leitor apreciador da boa literatura clássica

2) Original

3) Mitologia totalmente criada pelo autor (por isso, original)

4) Descrições ricas

6) Personagens de características psicológicas e físicas profundas

7) Narrativa soberbamente colorida, vívida e forte

8) Enredo profundo, denso e envolvente

9) Explora um mundo novo - totalmente criado por Tolkien - mas nem por isso menos humano, no sentido em que as características psicológicas dos personagens são baseadas nas nossas

10) Épico por sua genial criatividade

Obs.: Os filmes, embora bem feitos, não podem conter em algumas horas de cenas toda a profundidade de uma obra que levou 16 anos para ser escrita, com o labor e a genialidade de um mestre na literatura fantástica.

Caroline Rosa 16/07/2016minha estante
Melhor comentário foi da jossi, lacrando. E 5 características tirada da sua cabeça besta né

Hery.Dantas 28/01/2018minha estante
Falou tudo Jossi

Leitora Viciada 18/07/2009

FANTÁSTICO!
Como o autor conseguiu criar com tanta veracidade e criatividade um mundo próprio e diferente de tudo o que já havia sido criado? Espécies, lugares, linguas, história.... é completo, é mágico, é fabuloso, chocante ter um mente assim.

A luta do bem e do mal surge com muita fantasia e aventura. E o melhor: para qualquer idade sem perder a qualidade. O filme é pouco comparando-se a obra em si.

Só senti MUITA falta das personagens femininas se bem que Éowin é demais!

raulsouzalima 06/01/2009

O melhor!
Simplesmente é o melhor livro sobre fantasia de todos os tempos. A melhor obra do mestre Tolkien!

Marina 30/03/2009

Cansativo
O livro é bom. Dou todos os méritos ao escritor. Sim, ele é criativo, escreve bem, criou todo um mundo de fantasia nos mínimos detalhes e merece os créditos por isso. O problema é que os mínimos detalhes ultrapassam o limite da paciência. Por diversos momentos fiquei entediada e pensei em desistir.
Eu não me arrependo de ter lido, apesar de ter sido o primeiro e último livro que li do autor. Mas como falei acima, não deixa de ter suas qualidades, portanto, é uma opinião pessoal de quem não gosta de coisas excessivamente descritivas.

Roberto Laaf 28/04/2009minha estante
Olá Mahana!

Eu estava lendo suas resenhas e achei interessante sua avaliação final sobre essa obra do Tolkien. Da mesma forma que você, achei a obra cansativa e até enfadonha, mas apenas em alguns trechos. Talvez por ter lido a partir de 3 volumes separados, não tenha sentido tanto quanto você.

Mas, o que me deixou curioso mesmo, a ponto de comentar sua resenha, foi o fato de ter colocado um ponto final sobre Tolkien dizendo que não lerá mais nenhum livro dele. Achei curioso porque justamente os livros “O Silmarillion” e “Contos Inacabados”, em minha opinião, são bem melhores do que a trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Às vezes tem disso, quando ficamos frustrados com determinada obra de um autor, ainda mais se for a primeira que pegamos para ler, acabamos desconfiados em ler outra obra dele.

Saudações literárias!

Sacripanta 24/12/2009minha estante
Eu acho que você pegou leve, Mahana. Eu diria que o Tolkien é criativo sim, tem boas ideias sim, mas não é um bom escritor. Como escritor, Tolkien é passável, mediano, e só. Tanto que o livro que ele não escreve, o Silmarillion, é excelente. Se você gostou do universo que ele criou, leia esse.

Loki 04/12/2009

É perfeito, só peca ao dar pouca profundidade psicológica para os personagens. Fora isso, uma obra prima.

belassuncao 14/05/2013

Senhor dos Anéis
Me abstenho de fazer qualquer comentário pessoal sobre este livro em face que prezo muito pela minha vida. Não desejo ter o ódio mortal dos adoradores de SdA.
Brincadeira! O livro é bom, apesar de muito cansativo. Poucas vezes me deixou realmente envolvida com a história. O principal problema do livro, na minha humilde opinião, é a obsessão por detalhar tudo. Desde insignificante pedra até o ainda mais insignificante tom de verde do lodo que cobre a pedra. Mas quero deixar bem claro que tenho profunda admiração pelo autor. É inteligente e incrível. A riqueza de detalhas também tem uma vantagem, como por exemplo, os mapas presentes no livro, que ajudam a nos situar durante a leitura. Além de ter criado línguas próprias, como a élfica para enriquecer a obra.

lopesah 28/12/2011

Sem palavras
Não tem o que dizer desse que é um dos melhores livros já escritos. O nível de detalhes do Tolkien supera qualquer outro autor.