O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Ana 27/06/2020

"E todo o exército riu e chorou, e no meio desta alegria e destas lágrimas a voz límpida do menestrel se ergueu como prata e ouro, e todos os homens silenciaram. E ele cantou, alternando a língua dos elfos e a do oeste, até que seus corações, feridos por doces palavras, transbordaram, numa alegria que se assemelhava a espadas, e eles passaram em pensamentos para regiões onde dor e prazer fluem juntos, e as lágrimas são o próprio vinho da felicidade."

Samantha 10/12/2009

Falta ritmo.
A estória é boa, principalmente quando termina! O que demooooora a acontecer. Não porque sejam 3 livros, ou, nesse caso, por estarem os 3 no mesmo volume, o que o torna pesado, grosso e desajeitado. O problema é que o autor não tem ritmo! Em muitos momentos ele é CHATO!

Os fãs dele vão me arrasar, mas esta é a verdade: Chato!

Ao contrário das boas sagas, com mais de dois livros, que normalmente passam a fazer parte de você, de modo que quando acabam, deixam aquele vazio, aquela melancolia, nesse pode-se dizer que chegar ao fim é um prazer inenarrável, simplesmente porque ACABOU... FIM!

Semega 14/12/2009minha estante
O autor não tem ritmo!?!?!? livro chato??!?

vai ler Harry Potter, vai!

Robertha 08/01/2010minha estante
Gostei de seu coment// principalmente pq vc CONSEGUIU!!! aquilo q eu não consegui... deixar de abandonar. Pergunta: Vc pensou em aband? Pq quando eu pensei...não pude resistir de deixá-lo.

Tiago 14/01/2010minha estante
Não sei pq vcs tão incomodado com a opinião dela. Deixa gente, como diria Nelson Rodrigues: "A unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar". uns gosta outros não. Ainda bem que é assim né? :D Valeu Samantha, gostei de sua resenha, tá expressando sua opinião ;)

rafaelverolla 08/04/2011minha estante
até entendo não gostar do livro, não conseguir terminar de ler... Mas falar que a estória é boa quando termina? Falar que o livro é grosso é desajeitado, porra...Assim, de boa, respeito sua opinião, mas falar se SdA é ruim e Crepusculo é ótimo, levar em conta o tamanho do livro...Aiaiaiai viu. Comprasse em 3 volumes.
Outra coisa, todo livro que tem um setting original é denso.Duna por exemplo, muito mais denso do que este, porque o setting é mto mais complicado. Mas enfim, espero que tenha gostado dos filmes pelo menos!

Gustavorf 09/12/2011minha estante
Senhor dos Anéis apenas é chato para aquele que começa a lê-lo importando-se com o tamanho ou com opiniões alheias. Um livro deve ser lido com imparcialidade. Cada autor tem seu estilo de escrita e, falando sério, Tolkien foi genial. Sou apaixonado por Harry Potter, onde Rowling criou um novo mundo dentro do nosso. Tolkien, porém, criou um universo inteiro, totalmente diferente do nosso. Além da saga d'O Senhor dos Anéis, ele tem mais de dez outros livros que falam do mesmo tema: o universo criado por ele! Ele criou uma língua que é a terceira língua inventada mais falada no mundo, o sindarín. Tolkien foi, é, e sempre será um gênio, e O Senhor dos Anéis é a obra prima dele.

J. G. Lima 04/01/2013minha estante
Eu amo a série, não é minha favorita por causa disso, a hsitória de Tolkien é perfeita e a narrativa também, mas se torna cansativo às veses.. eu sei, mas n nos cruxifiquem por falar uma verdade. Poucos são tão fanáticos a ponto de ler toda a história sem parar, mas ainda sim é um épico livro com uma épica história, e muito importante para o ramo da fantasia. Recomendo, pelo menos a Sociedade.

Sayonara 09/01/2013minha estante
Concordo com você Samantha! Não é o tamanho do livro, mas a narrativa cansativa do autor. Ele descreve tantas coisas ao mesmo tempo que você leva um bom tempo para imaginar tudo aquilo.

E bem, é inegável que ele tem uma imaginação enorme, mas tenho a impressão que ele não soube passar pro papel de uma forma que o leitor sentisse prazer em ler.

Firmino 12/07/2013minha estante
Eu concordoo!! O mundo de tolkien é realmente sensacional e incomparavel.... porem eu acho cansativo não pelo tamanho mas por detalhes em excesso e outras coisas que não faria falta se não tivesse. Também conta o fato de que é muito difícil uma fantasia me prender. Prefiro o essencial. Durante a leitura dessee livro, li outros simultaneamente para evitar a fadiga.

Léo. 23/09/2013minha estante
Comprei o volume único e recentemente ganhei os três volumes separados. Arrisquei ler 'A Sociedade do Anel'. Chatíssimo, entediante, enfadonho. Levei três semanas e li outros livros enquanto me arrastava por páginas e mais páginas de andança e muitas, MUITAS paisagens.

Tolkien criou um mundo fantástico. Mas a história é muito cansativa.

Mih Reis 07/10/2013minha estante
Simples: compre os volumes separados! Não tem nada de chato na historia, voce que nao sabe apreciar uma boa leitura...desculpe a sinceridade, mas ja que todos estão dando opiniões vou dar a minha tambem...

Fabio Di Pietro 16/11/2013minha estante
Esse livro não é para iniciantes. É uma leitura carregada e por isso ela é tão impressionante! Uma obra-prima é sempre profunda, extensa e detalhista, por isso ela é uma obra-prima.

Lucas 20/03/2015minha estante
Falta de ritmo?? what the fuck you say ???

Yuri.Ribeiro 26/12/2016minha estante
Senhor dos Anéis é menos denso q Simarillion q é do mesmo autor, é um livro só e é bem mais fino.. Francamente hein... Só concordo q volume único é tenso mesmo pra ler e estar com ele. Eu mesmo nunca mais faço isso!

Viviane @litenatura 23/10/2020

Uauu
Tolkien é o cara. A construção dos personagens é perfeita. Eu já quero é ler esse livro outra vez. Chorei e sorri ao longo da história. P.S. Não sei fazer resenhas. Kkkkkkk.

Stephanie 29/12/2020

Levei um tempo "criando coragem" para embarcar nessa trilogia, pois muito se fala sobre O Senhor dos Anéis ser uma trama bastante densa e até cansativa, o que me fez adiar sua leitura esperando pelo "momento certo". O que posso dizer agora é: Tolkien foi um grande gênio!!!
Nunca li nada igual! De fato, a narrativa é muito rica em detalhes, podendo sim ser considerada de densa leitura, mas na minha opinião isso é um ganho, e justamente nesse ponto também reside a genialidade do autor, já que densidade nem de longe é sinônimo de tédio em seus livros.
Tolkien foi capaz de criar um novo mundo quase que tangível! Digo isso, pois sua imaginação foi tão poderosa, tão perfeita, que esse mundo está completo, tendo geografia própria (com o desenvolvimento de mapas!), língua própria (com o desenvolvimento de alfabetos!) e povos e etnias próprios!
Claro que não é um livro para se ler "rapidinho", pode levar tempo. Podem ter dias em que você também não esteja afim de ler algo tão rico em detalhes, e tudo bem! Nesses dias, deixe o livro "descansando" um pouco e vá ler algo mais simples! Só não deixe de ler O Senhor dos Anéis, pois vale muito a pena! O que Tolkien fez é fascinante!
Tiago 04/02/2021minha estante
Ótima resenha. A leitura é muito densa mesmo e as vezes pode ser tornar cansativa se for lida em dias errados. Os capítulos gigantes de 70 páginas com parágrafos enormes super descritivos pode parecer um horror, mas Tolkien tem uma escrita fantástica! Conseguimos sentir o perigo chegando, ouvimos a tropa dos Orcs marchando, sentimos a escuridão a nossa volta, tudo isso sentado em nossa casa.

Walk 30/06/2020

Já li muitos livros de aventura/fantasia e nunca nem uma foi tão denso quanto essa obra. Um livro perfeito.

rglacerdaBR 27/03/2021

Mais fã que antes
Já era fã do mundo de Tolkien, com a leitura do livro sacramentou ainda mais minha visão.
As bases do meu carinho e amor pela Terra Média se solidificaram como as rochas e pilastras de Moria, quanto a comentários que as descrições do autor são cansativas e causam enfado, não me afetaram, vibrei com a ambientação, me sentia no lugar junto aos personagens, quem assistiu apenas aos filmes recomendo veementemente que leia o livro, será uma experiência fantástica!

iwillianreis 30/07/2022

O Ouro da Fantasia.
Uma jornada incrível! Como foi legal acompanhar ao longo desses últimos anos (sim, eu comecei essa leitura em 2018, e só terminei agora ?) essa trajetória. Acima de tudo, era um sonho ler esse livro, pois eu sou alucinado pelos filmes do Peter Jackson, e finalmente consegui apreciar também a obra original.
Não é uma leitura simples, ainda mais para um postulante a leitor como eu (rs), mas não é a mais difícil do mundo também. O que incomoda um pouco são as divagações e excessivas descrições da natureza geográfica do mundo imaginário, além do vocabulário arcaico, mas isso é até compreensível, e você se acostuma. A história em si dispensa comentários, é o maior clássico da fantasia do século XX, influenciou todo mundo que veio depois. Tem várias nuances e interpretações; fala sobre amizade, lealdade, amor fraternal, fé, força, destreza, perceverança. Isso me marcou muito.
A história da Guerra do Anel é, na verdade, só um pano de fundo para a verdadeira paixão do autor, que é a criação de sua própria mitologia; e tudo muito rico e difundido. Isso inclui diversidade de povos, línguas, regiões, criaturas, heróis, objetos mágicos, e etc. Os personagens são maravilhosos, os membros da Sociedade formada na primeira parte, cada um tem sua importância fundamental. Mesmo os antagonistas a tem, como o Gollum (que personagem!). A terceira parte é de longe a melhor, onde de fato a guerra se afunila, onde acontecem as melhores cenas e momentos. Um sentimento que eu tive enquanto lia essa trilogia - principalmente em sua reta final - foi de gratidão ao diretor Peter Jackson e sua equipe, por adaptarem o "inadaptável" tão maravilhosamente bem. Eu só consegui gostar ainda mais dos filmes e de todo o trabalho que foi feito para que esse obra fosse também para as telonas, lá no começo dos anos 2000. Ambas as versões são dignas e espetaculares; as considero obras de arte. Tolkien foi um gênio ao criar isso tudo diretamente de sua cachola; e Jackson incrivelmente competente para fazer uma adaptação tão boa do que era possível fazer. Pois Senhor dos Anéis não é uma obra fácil para levar para televisão/cinema. E eu só conheci Tolkien através dos filmes, então sou muito grato. Me sinto realizado, e certamente farei uma segunda leitura dessa obra clássica da Fantasia. Já me sinto pronto para iniciar mais uma aventura. ???

Leandro.Augusto 26/02/2022

Você pode encontrar as coisas que perdeu, mas nunca as que abandonou.

Acompanhar os hobbits por paisagens descritas com tanta poesia por Tolkien é como ter a oportunidade de revisitar uma tarde no parque com os amigos ou com a família na infância, você sente a textura da grama, o calor do Sol e confunde mesmo as vozes da sua infância com as vozes de Frodo, Pippin, Merry, Sam (!), claro que isso até uma criatura tumular aparecer ou orques ou qualquer outra criatura saltada da imaginação do autor.

O livro tem gosto de aventura e é fascinante depois de tanto tempo desde que eu assisti aos filmes e de tantas vezes os ter revisto, finalmente decidi ler os livros e... é outra coisa. Eu adorei. Mesmo o tal do Tom Bombadil, eu gostei, sério, não sei porque o detestam tanto, são poucas páginas com ele e é uma figura interessante.

E é incrível que em meio a tantas sagas com 10 volumes com cada livro tendo 1000 páginas, esse com um pouco mais de 1.500 revele um universo tão rico. Uma pena que Tolkien tenha se concentrado tanto em fechar lacunas e detalhar a história de muitos personagens, eu sei que isso enriquece o mundo criado por ele e gerou base quase infinita de estudo para os seus adoradores, mas como eu gostaria que o Tolkien tivesse continuado aquela ideia dele de escrever uma nova trilogia e que ele acabou abandonando logo nas primeiras páginas.

É um clássico e você se sente em uma clássica aventura, mas não pelo tempo que possui de publicação, mas porque moldou o que viria ser reproduzido em tantas outras obras de fantasia.

Lazaro60 04/03/2024

Senhor dos Anéis: Uma clássica epopéia de fantasia
Esse livro é um dos mais importantes para o gênero de fantasia, se você gosta de fantasia, você deve lê-lo, assim como Phantastes e Narnia. Eu mesmo considero o Tolkien um dos pais da fantasia, ou avô, já que muitos dos conceitos clássicos do gênero vêm de Warhammer e Dungeons & Dragons.

George Macdonald, J. R. R. Tolkien, e C. S. Lewis deram os passos necessários para que o gênero pudesse correr, portanto, se você é um fã de fantasia como eu, deve ler essa incrível e clássica epopéia de fantasia.

David Premaor 24/07/2023

Bom demais: detalhes demais
Não há mais muito o que dizer, além do que já foi dito sobre esta magnífica obra de Tolkien. Só digo que gostei e recomendo a leitura para quem tiver tempo e coragem. Para o meu gosto há uma descrição exagerada de quase tudo, mas para outros é o que torna esse universo fascinante. Somente dedicando uma vida inteira para escrever algo assim...para mim Tolkien não era humano...

Daniel.Victor 13/03/2022

Outra experiência
A grande obra-prima de Tolkien em uma edição ilustrada de colecionador. Apesar de ter sido publicado em três volumes ? "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei" ? desde os anos 1950, o Senhor dos Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien. Em volume único, essa edição suntuosa da obra-prima de Tolkien, ilustrada em aquarela pelo aclamado e premiado artista Alan Lee e abrigada em uma caixa transparente, é uma das mais completas edições já publicadas.

Bart 13/01/2024

O Senhor dos Anéis - Volume Único
*J.R.R. Tolkien*
Editora Martins Fontes
Ano 2003 - 1230 págs.

?????????? (muito mais)

Se existem livros que cumprem o que prometem esse é um deles!
P/mim, a melhor aventura de alta fantasia já escrita...simples assim!

Se não fosse por May, eu não teria achado essa edição (depois falo dos Sebos de Campinas...não temos da mesma forma aqui em Recife).

Eu acho que essa é a 3ª vez que leio (maravilhoso), 1ª vez em 2001, a 2ª deve ter quase 10 anos e essa. Cada leitura com uma maturidade, um olhar, e o livro fica cada vez melhor... coisas que não prestei atenção.
Como os fatos são conectados, e a maturidade da escrita ??, parece que a gnt lê vários conselhos p/vida!
Quem leu pode falar a respeito!

É a obra-prima épica de Tolkien, que cativa os leitores com uma mitologia absurda e narrativa ??.

A trama acompanha Frodo Bolseiro, um hobbit destinado a destruir um anel trevoso (kkkkkkk) que ameaça a Terra Média. Tolkien criou um mundo detalhado, cheio de raças, línguas e culturas únicas. A jornada fala da batalha entre o bem e o mal, como também  fala de amizade, coragem e sacrifício. Todo personagem tem importância na trama, são cativantes, enriquecendo a história com suas jornadas pessoais. A profundidade emocional, aliada à construção, cria experiência literária inesquecível, hoje eu consigo entender melhor isso, é alta fantasia da melhor qualidade.

Vou deixar bem claro mais uma vez: o verdadeiro herói de O Senhor dos Anéis, é >>Sam
Ellen 13/01/2024minha estante
Sam ?

Bart 14/01/2024minha estante
?????

@bibliotecagrimoria 26/01/2022

Edição perfeita.
Li pela segunda vez este clássico. Logo, já tive o que falar e o livro dispensa apresentações.
No que diz respeito a esta edição específica, as ilustrações de Alan Lee estão pra obra de Tolkien como as de Gustave Doré estão pra Divina Comédia de Dante Alighieri.???

Brunna90 23/09/2023

O Senhor dos Anéis
Bom... O primeiro livro, "A Sociedade do Anel" eu achei bem enfadonho de ler, muito descritivo, muitos nomes e terras pra compreender, nada de fato aconteceu até o final do livro, não me chamou muita atenção, mas me propus continuar lendo. O segundo livro, "As Duas Torres" foi um pouco menos enfadonho, pois começou a ter mais ação e as coisas começaram a fazer mais sentido. O terceiro livro, "O Retorno do Rei", foi o melhor de todos, com muita ação, as histórias finalmente sendo amarradas, mas tenho ressalvas. Primeiro senti muita falta de personagens femininas no livro como um todo. A gente só entende que Aragorn é apaixonado na Arwen no final do terceiro livro. Não gostei que a Éowyn deixou de ser uma aventureira que luta em batalhas pra se casar com o Faramir. Acho o Frodo superestimado, o verdadeiro protagonista aqui é o Sam Gamgi e não gosto da forma como o pai dele vive diminuindo ele. A lealdade do Sam beira o absurdo apesar de ser muito bonita de se ver!
Vejo que muitos autores de fantasia beberam um pouco de Tolkien, visto que foi um dos pioneiros, mas graças a Deus eles se saíram melhores em prender a atenção do leitor, pq em algumas partes d'O Senhor do Anéis, vc só quer largar o livro e socar o Frodo, pra ele largar de ser sonso!
Thiago 23/09/2023minha estante
Sam sempre foi e sempre será o herói dessa história.