O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Senhor dos Anéis" é uma obra-prima da literatura fantástica escrita pelo renomado autor britânico J.R.R. Tolkien. Publicado originalmente em três volumes, este exemplar combina a trilogia completa em um único livro, proporcionando aos leitores uma experiência imersiva e inesquecível no mundo de Tolkien.

A história se passa na Terra-média, um mundo fictício povoado por uma rica diversidade de raças, como hobbits, elfos, anões, magos e humanos. O livro narra a jornada épica de um grupo de personagens, liderado pelo jovem hobbit Frodo Bolseiro, em sua missão de destruir um poderoso anel que tem o potencial de corromper e escravizar toda a Terra-média.

Tolkien cria um universo vasto e detalhado, repleto de mitologia, lendas e idiomas próprios. Sua escrita é rica em detalhes descritivos, o que torna o mundo imaginário do autor incrivelmente real e palpável. A narrativa é envolvente e cheia de reviravoltas, mantendo o leitor constantemente interessado e ávido por mais.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e cativantes. Desde o corajoso Frodo, até o sábio mago Gandalf, passando pelos valentes guerreiros Aragorn e Legolas, todos têm suas próprias motivações, medos e ambições, o que torna suas jornadas pessoais e seus relacionamentos intrigantes e emocionantes.

Além disso, "O Senhor dos Anéis" aborda temas profundos e atemporais, como amizade, coragem, sacrifício, poder e redenção. Tolkien explora a luta entre o bem e o mal de forma magistral, apresentando personagens complexos e confrontando-os com escolhas difíceis que definirão o destino da Terra-média.

A construção do mundo de Tolkien é notável. Ele criou idiomas completos, sistemas políticos e sociais, além de uma vasta geografia que faz com que os leitores se sintam imersos nesse universo. A descrição das paisagens e dos cenários é tão detalhada que é possível visualizar cada local que os personagens exploram.

"O Senhor dos Anéis" é uma obra que transcende gêneros literários e conquista leitores de todas as idades. Sua influência na literatura fantástica é inegável, tendo inspirado gerações de escritores e estabelecido os padrões para o gênero. A obra de Tolkien é um testemunho do poder da imaginação e da capacidade de criar mundos inteiros através das palavras.

Em resumo, "O Senhor dos Anéis" é um livro obrigatório para qualquer amante da fantasia. Com sua riqueza de detalhes, personagens memoráveis ​​e narrativa envolvente, ele transporta os leitores para um mundo mágico cheio de perigos e aventuras. A trilogia de Tolkien é um clássico atemporal que continuará encantando e inspirando leitores por gerações.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Dario.Albuquerque 14/07/2023minha estante
Estou lendo senhor dos anéis agora. Já conhecia os filmes, porém pense em um livro gostoso de se ler

Juninho 23/01/2022

Fantasia do mais alto nível!
Antes do grande mestre Tolkien começar á publicar seus livros, o gênero de fantasia ou ficção fantástica era considerado de baixa qualidade, apenas atingindo a um pequeno nicho de leitores, é graças á ele, e seu sucesso, que hoje temos para todo lado pipocando livros, séries e adaptações de cinema desse gênero.
Inegavelmente vários autores bebem muito de sua fonte, incluindo grandes sucessos mundiais como Martin, Rowling e vários outros. Apesar disso dificilmente se pode comparar à habilidade do mestre em contar uma história, descrever um mundo muito rico, totalmente verosímil, com personagens cativantes e memoráveis.
Porém a grande jornada de Frodo e seus amigos, se torna um grande desafio ao leitor, que têm de se dispor á uma grande paciência e vontade, pois são mais de mil páginas de uma escrita extremamente descritiva em seus mínimos detalhes.
Particularmente adoro esse tipo de escrita mais lenta, e recomendo á todos que dêem uma chance a esse clássico essencial da literatura, não vão se arrepender e deixo um aviso, " é perigoso ler Tolkien e suas obras, pois se começar, não se pode parar, você vai querer desbravar todos cantos da Terra-Média, estudar e aprender todas suas línguas e raças, descobrir todas suas histórias e segredos."

Lethycia Dias 19/05/2020

História surpreendente; edição frágil
Comecei a ler "O Senhor dos Anéis" no início de março, logo depois de terminar "O Hobbit", acompanhando um projeto de leitura coletiva de Tolkien. Eu, que não sabia nada sobre esse universo da ficção, desejava entender sua grandiosidade e por que tantas pessoas o adoram. E sim, eu entendi.
Não vou fazer um esforço de resumir a história como normalmente faço nas minhas resenhas, porque, afinal, estamos falando de 3 livros e de algo já conhecido por muitas pessoas. Mas eu gosto bastante da passagem de tempo entre a viagem de Bilbo e a jornada de Frodo antes que as coisas comecei a acontecer. Demorei para pegar o ritmo no início, mas quando me acostumei com a forma que a história é contada, ficou bem mais fácil.
Fiz uma leitura lenta, que demorou dois meses e meio. Passei por altos e baixos, com a narrativa fluindo ora de forma mais lenta, ora mais acelerada e com mais de ação e tensão. Mesmo nos momentos lentos, eu me mantive interessada, especialmente quando os personagens contavam histórias de tempos passados da Terra Média.
Minha maior dificuldade foi de acompanhar a viagem por meio dos mapas incluídos no livro, admito que as indicações de direção dadas ao longo da história me confundiram bastante. Estranhei bastante as passagens acompanhando apenas uma parte dos personagens por muito tempo enquanto não sabíamos o que se passava com os outros em outro lugar, após a dissolução da Sociedade do Anel. Mas entendi o propósito e percebi que isso mantinha a minha curiosidade.
Com o tempo, a história me empolgou, me deixou tensa, me fez rir e até me entristeceu quando cheguei perto do fim. Eu me surpreendi em alguns pontos, mas em outros, sabia exatamente o que esperar, considerando a apresentação de alguns dos personagens e o caráter de clássico da fantasia que essa história carrega. Posso dizer que gostei bastante e consegui satisfazer a minha curiosidade. Não sei se pretendo reler de novo algum dia, mas a leitura atingiu o seu objetivo.
Essa edição em volume único reúne a trilogia e contém apêndices com muitas informações complementares, além dos mapas da Terra Média. As páginas são amareladas, porém bastante finas. A lombada quebrou com facilidade.

site: https://amzn.to/2TmzIuj

Fabio.Nunes 11/03/2022

Um monumento da literatura mundial
Eu já havia lido toda a obra de Tolkien pelo menos 4 vezes antes, mas dessa vez revisitar O Senhor dos Anéis foi diferente. Pela primeira vez na vida eu a li vagarosamente, sem desespero de passar para o capítulo seguinte (já sabendo o que me esperava). E foi uma experiência completamente diferente.
Antes de abordar o livro, vou falar da tradução.
Ronald Kyrmse é um mestre em Tolkien, e uma pessoa que eu admiro pelos conhecimentos, mas confesso que a tradução anterior da Martins Fontes é melhor. Explico: Ronald quis traduzir a obra exatamente do jeito que foi traduzida, e isso a afastou do público comum. O português é um pouco mais arcaico e há preciosismos que podem confundir um leitor despreparado. E, vejam, essa é uma obra - em minha humilde opinião - que deve ser lida por todos os alfabetizados do mundo. Por isso a tradução deixou a desejar.
Quanto ao livro:
Não há possibilidade de abarcar todos os sentimentos que essa obra me apresentou, então serei muito conciso.
Você acompanhará uma jornada em que amizade, heroísmo, humildade e piedade se misturam de uma forma poética, bela e estupenda, que pode te trazer lágrimas aos olhos.
Ela começa leve, no belo condado dos Hobbits, longe de todos os perigos; e então começa a ficar mais sombria - cheia de perigos e desespero além da esperança.
Longe de ser puramente maniqueísta (como eu mesmo já julguei antes), a obra mostra uma luta entre o bem e sua ausência (o mal) e, acima de tudo, como o mal não é algo em si mesmo e, no fim, é ele quem se destrói, humanizando os heróis.
Leia com calma, aprecie a evolução dos acontecimentos, veja a profundidade e complexidade de cada personagem e viaje nessa aventura para seu puro regozijo final.

Faça e volte aqui para me dizer o que achou.
Namárië!
Carolina 11/03/2022minha estante
Eu tenho a tradução da Martins Fontes e a da Harper Collins, ainda não li nenhuma. Já haviam me dito que a da Martins Fontes era melhor, só que eu não sabia porque. Pelo o que entendi, a linguagem da Harper Collins é mais rebuscada e alguns leitores podem ter dificuldade na interpretação.

Fabio.Nunes 11/03/2022minha estante
Isso Carolina. Recomendo a da Martins Fontes.

Luiz.Carlos 24/08/2020

Totalmente foda!!!!
O senhor dos anéis é simplesmente a melhor leitura de aventura e fantasia que conheço. O livro é completo, sem brechas na narrativa e super bem descritivo, afinal Tolkien estava criando todo um universo mágico. É uma leitura pesada, lenta as vezes, mas Constante. É impossível encostar o livro antes da última página.

Fabio.Nunes 15/12/2023

Não é resenha, é confissão
O Senhor dos Anéis ? J. R. R. Tolkien
Editora: Harper Collins

?Elen síla lúmenn? omentielvo? (uma estrela brilha sobre a hora de nosso encontro).
ATENÇÃO! ISTO NÃO É UMA RESENHA; É UMA CONFISSÃO.
Minha relação com esse livro é tão profunda que o que será escrito será a história de um caso de amor e, quem sabe, algo sobre a obra.
O ano era 2001 quando vi o filme A Sociedade do Anel. O que senti na época foi uma emoção tão forte que gerou em mim uma identificação imediata com esse universo que se abria.
Na mesma época recebi meu primeiro salário da vida, como monitor na universidade. Com uma ansiedade tremenda, corri direto à livraria para comprar O Senhor dos Anéis (volume único), na época disponibilizado pela editora Martins Fontes. Eu tinha que ler esse livro, conhecer mais dessa história que tanto havia me impactado. Havia pressa e havia fome.
Fruto do meu primeiro salário, minha primeira compra, mas, acima de tudo, este livro foi minha porta de entrada para o mundo da literatura, do qual nunca mais saí.
Na verdade seria reducionista dizer que esse livro foi só isso. Há outro forte elemento pessoal.
Tendo sido sempre uma pessoa introspectiva, melancólica e ansiosa, esse livro caiu como um bálsamo.
Com ele eu conheci a desaceleração, a fantasia, a esperança, o escape, e, principalmente, pude refletir sobre as virtudes do ser humano.
Na atual sociedade ocidental vivemos bombardeados de estímulos, forçados a correr não se sabe para onde, pressão por todo o lado, sempre uma necessidade de ?ticar? algum item de uma lista infinita de tarefas; e nessa velocidade do viver nunca conseguimos parar para respirar, algumas vezes nem durante o lazer. Perdemos a capacidade de levantar a cabeça, de reconhecer beleza em coisas simples que nos cercam o tempo todo, de ficarmos atentos.
Quer uma dica? Leia este livro. Calma e atentamente, sem pressa.
Se o fizer, Tolkien te apresentará o grande personagem de toda sua obra: a Terra-Média. Ela é o único personagem tridimensional e o mais complexo. É nela que todas as aventuras contadas se desenrolam. Nem de longe é só um lugar fantástico onde as personagens agem. Confia.
Quanto à narrativa, iniciamos no bucólico Condado, onde vivem pacificamente os hobbits, o povo dos pequenos. Essa é uma parte lenta, trazendo ao leitor de forma magistral como o tempo nesse lugar passa de forma calma e harmoniosa com os ciclos da natureza. Não há pressa, não há necessidade de grandes tecnologias, e os hobbits vivem satisfeitos com a simplicidade dos pequenos prazeres da vida. Até que eles são forçados a entrar numa aventura épica para resistir ao mal e salvar o destino de todos os seres vivos.
Saindo do Condado a narrativa ainda é lenta mas começa a ganhar nuances obscuras, que vão se desenvolvendo ao longo da obra. Só a partir do livro II (As Duas Torres) é que dá pra dizer que a narrativa flui bem; mas até aí o leitor já está ambientado e pode acompanhar os acontecimentos de forma acelerada, deleitando-se em cada página.
Quanto à história contada, muitos a conhecem, quanto à obra, nem tanto.
Esta é uma obra que fala do heroísmo cotidiano, dos pequenos e dos grandes atos de boa vontade que, em conjunto, mudam o mundo.
Fala dos heróis humanos, daqueles que falham, que temem, que caem, mas que são salvos por seu próprio coração. E por resistirem ao mal podem fazer um caminho de retorno, agora já transformados como indivíduos.
Um livro que fala de amizade, de coragem, de serviço e de retidão sem esperança.
Que fala de piedade diante da crueldade; de perdão diante da vingança; de renovação diante do decaimento; da beleza intocada pela escuridão; da pequeneza alçada à grandeza.
Esse livro fala sobre você, sobre nós, sobre a possibilidade de mudarmos o curso do mundo, ainda que sejamos pequeninos e simplórios.
Uma das grandes obras literárias da minha vida, a qual eu recomendo a quem quer se permitir.
Este livro até hoje me tira lágrimas dos olhos, tantos anos e leituras depois. Espero que também emocione a você que tentar.
?Namárië!?
Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
?Gostaria que não tivesse que acontecer no meu tempo?, afirmou Frodo. ?Eu também,? assentiu Gandalf, ?e gostariam todos os que vivem para ver tais tempos. Mas isso não cabe a eles decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado.

[Frodo] ?Seja como for, agora ele é tão mau quanto um Orque e apenas um inimigo. Ele merece a morte.? [Gandalf] ?Merece! Imagino que merece. Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem a vida. Você pode dá-la a eles? Então não seja ávido demais por conferir a morte em julgamento. Pois nem mesmo os muito sábios conseguem ver todos os fins.?

?O amplo mundo está em todo vosso redor: podeis vos encerrar em uma cerca, mas com cerca jamais podereis repeli-lo.?

?Então toda esta terra estranha lhe pertence?? ?Não de fato!?, respondeu ela, e seu sorriso se apagou. ?Isso seria um fardo deveras?, acrescentou em voz baixa, como que para si mesma. ?As árvores e os capins e todas as coisas que crescem ou vivem na terra pertencem cada um a si mesmo.?

?Bem, que a loucura seja nossa capa, um véu diante dos olhos do Inimigo! Pois ele é muito sábio e pesa todas as coisas com grande precisão na balança de sua malícia. Mas a única medida que conhece é o desejo, o desejo de poder; e assim julga todos os corações. Não penetra em seu coração o pensamento de que alguém o recuse, de que possuindo o Anel nós busquemos destruí-lo.?

?Porém assim costuma ser o curso dos feitos que movem as rodas do mundo: as mãos pequenas os fazem porque precisam, enquanto os olhos dos grandes estão alhures.?

?Aqui, no inverno, nenhum coração poderia lamentar-se pelo verão ou pela primavera. Nenhum defeito, nem doença, nem deformidade era visível em qualquer coisa que crescesse na terra. Na terra de Lórien não havia nódoa.?
(?)
?Frodo sentiu que estava em uma terra fora do tempo, que não se apagava, nem mudava, nem caía no esquecimento. Quando tivesse partido e passado outra vez ao mundo exterior, o errante Frodo do Condado ainda iria caminhar ali, na grama entre elanor e niphredil, na bela Lothlórien.?

?Quando Frodo se preparava para segui-lo, pôs a mão na árvore ao lado da escada: nunca antes estivera cônscio, tão súbita e nitidamente, da sensação e da textura de uma casca de árvore e da vida que ela continha. Sentiu o deleite da madeira e de seu toque nem como silvicultor nem como marceneiro; era o deleite da própria árvore vivente.?

?Conta-me, Legolas, por que vim nesta Demanda? Mal sabia eu onde estava o principal perigo! Bem falou Elrond, dizendo que não poderíamos prever o perigo que encontraríamos em nossa estrada. O tormento na treva era o perigo que eu temia, e isso não me reteve. Mas eu não teria vindo se conhecesse o perigo da luz e da alegria. Agora recebi minha pior ferida nesta despedida, mesmo que hoje à noite eu rumasse direto para o Senhor Sombrio. Ai de Gimli, filho de Glóin!?

?Caminhamos em lendas ou na terra verde à luz do dia?? ?Um homem pode fazer ambas as coisas?, respondeu Aragorn. ?Pois não nós, e sim os que vierem depois farão as lendas de nosso tempo. A terra verde, tu dizes? Esse é um poderoso tema de lendas, apesar de tu a pisares sob a luz do dia!?

?A guerra precisa existir enquanto defendemos nossas vidas contra um destruidor que devoraria a todos; mas não amo a espada brilhante por seu gume, nem a flecha por sua rapidez, nem o guerreiro por sua glória. Amo somente aquilo que eles defendem(...)?

?Ali vão três que amo, e o menor deles não menos?, disse ele. ?Ele não sabe a que fim cavalga; mas se soubesse, avançaria mesmo assim.?

?Para dentro cavalgou o Senhor dos Nazgûl, por baixo do arco que nenhum inimigo jamais atravessara, e todos fugiram na presença de seu semblante. Todos menos um. Ali, esperando, silencioso e imóvel no espaço diante do Portão, assentava-se Gandalf em Scadufax: Scadufax, único dentre os cavalos livres da terra capaz de suportar o terror, sem se mover, firme como uma imagem esculpida em Rath Dínen.?

?À carga, à carga, Cavaleiros de Théoden! Feros feitos despertam: fogo e matança! brandindo a lança, batendo o broquel, dia de combate, dia em brasa, antes do rubor da aurora! A galope, a galope! Galopem para Gondor!?
(?)
?E de pronto todas as trompas da hoste se ergueram em música, e o toque das trompas de Rohan naquela hora foi como uma procela na planície e um trovão nas montanhas.?

?Meu amigo,? comentou Gandalf, ?tu tinhas cavalos, feitos d?armas e os campos livres, mas ela [Éowyn], nascida em corpo de donzela, tinha espírito e coragem pelo menos iguais aos teus. Porém estava fadada a cuidar de um ancião, a quem amava como a um pai, e a vê-lo cair em senilidade medíocre e desonrosa; e seu papel lhe parecia mais ignóbil que o do cajado onde ele se apoiava.?

?Valha-me! Nós, Tûks e Brandebuques, não podemos viver muito tempo nas alturas.? ?Não?, disse Merry. ?Eu não posso. Ainda não, seja como for. Mas pelo menos, Pippin, agora podemos vê-las e honrá-las. É melhor apreciar primeiro o que somos feitos para apreciar, acho: precisamos começar em algum lugar e ter raízes, e o solo do Condado é fundo. Ainda assim, há coisas mais fundas e mais altas; e nem um feitor poderia cuidar do jardim no que ele chama de paz se não fosse por elas, quer ele saiba a respeito ou não. Estou contente de saber delas, um pouco.?

?Ali, espiando por entre os farrapos de nuvens acima de um pico escuro no alto das montanhas, Sam viu uma estrela branca piscando por alguns instantes. Sua beleza lhe atingiu o coração, olhando para cima desde a terra abandonada, e a esperança retornou a ele. Pois como um raio, nítido e frio, perpassou-lhe o pensamento de que no fim a Sombra era somente uma coisa pequena e passageira: havia luz e elevada beleza para sempre além do seu alcance.?

?Mas no fundo do coração havia algo que o refreava: não podia golpear aquele ser que jazia no pó, desamparado, arruinado, completamente desgraçado. Ele próprio, mesmo que só por pouco tempo, portara o Anel, e agora ele percebia obscuramente a agonia da mente e corpo atrofiados de Gollum, escravizado por aquele Anel, incapaz de reencontrar paz e alívio outra vez em sua vida. Mas Sam não tinha palavras para expressar o que sentia.?

?Também pensei assim, certa vez. Mas fui ferido fundo demais, Sam. Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes tem de ser assim, Sam, quando as coisas estão em perigo: alguém precisa desistir delas, perdê-las, para que outros possam mantê-las.?

?Então Elrond e Galadriel seguiram em frente; pois a Terceira Era terminara, os Dias dos Anéis haviam passado e chegara o fim das histórias e canções daqueles tempos.?

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Nossa, Fábio!! Que resenha mais tocante! Acho que o mais belo em uma resenha de livros que são muito mais do que entretenimento para nós, são essas verdadeiras declarações do que um livro é capaz de proporcionar a uma vida. E acredito de todo o coração, que esse era o maior desejo de um mestre tão sábio quando foi o Tolkien. Sua resenha me deixou plenamente comovida, e se não tivesse acabado de fazer essa jornada (uma das melhores leituras de 2023, que me marcou profundamente!), eu começaria a ler agora mesmo.
Agradeço de coração pela preciosidade da sua resenha. Que ela nos sirva de inspiração para que possamos declarar o que esses livros que são verdadeiras jóias, fizeram ou fazem na vida da gente.
Parabéns!!

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Nossa, Fábio!! Que resenha mais tocante! Acho que o mais belo em uma resenha de livros como este, que são muito mais do que entretenimento para nós, são essas verdadeiras declarações do que um livro é capaz de proporcionar a uma vida. E acredito de todo o coração, que esse era o maior desejo de um mestre tão sábio quanto foi o Tolkien. Sua resenha me deixou plenamente comovida, e se não tivesse acabado de fazer essa jornada (uma das melhores leituras de 2023, que me marcou profundamente!), eu começaria a ler agora mesmo.
Agradeço de coração pela preciosidade da sua resenha. Que ela nos sirva de inspiração para que possamos declarar sem medos e receios o que esses livros que são verdadeiras jóias, fizeram ou fazem na vida da gente.
Parabéns!!

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
Nossa Flávia. Que lindas palavras. Nem sei como agradecer. É aquilo: há livros que nos tocam tanto que deixamos de ser leitores para sermos amantes da obra.

Flávia Menezes 15/12/2023minha estante
Eu que agradeço, Fábio. Até porque faço coro com você para que mais e mais pessoas leiam esse livro. Mas de verdade, foi uma bela resenha. De muita coragem para colocar a sua vida, mas saiba que frutos serão colhidos pelas sementes que você plantou.

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
É isso que importa! Plantar sementes.

AndrAa58 15/12/2023minha estante
Fábio, acabei de ler a sua resenha com lágrimas nos olhos. Não poderia fazer uma resenha tão linda e verdadeira, um espelho da minha própria experiência com esse tesouro que o Tolkien nos deu. Li nos anos 90 mas vou pegar ele hoje, ainda tenho essa edição, que carrego comigo como a história que ela contém.
Esse mês li duas resenhas maravilhosas, a sua e a da Flávia, acredito que a terra média está me chamando para retornar e ter uma nova experiência ainda mais enriquecedora. Obrigada ??

Fabio.Nunes 15/12/2023minha estante
Ôh Andréia que alegria saber disso! Fico lisonjeado com suas palavras. Aceite então o chamado! Rsrs. Forte abraço!

Gabi 09/02/2022

Depois de quase 6 meses me dedicando à leitura desse livro, ele chegou ao final! Foi uma longa, mas interessantíssima aventura! Eu já adorava Senhor dos Anéis pelos filmes, mas sempre tive a curiosidade de ler o livro em si, apesar desse volume único com 1234 páginas intimidar. Mas decidi ler com calma, sem pressa e realmente entrar na história, conhecer os personagens e descobrir tudo o que ele tem para me mostrar.

A história é extensa e detalhada, Tolkien não se priva de nos apresentar esse novo mundo, a Terra Média, desenvolvida e imaginada por ele. Apesar de tão conhecido por suas cansativas descrições de cenas e cenários, achei a escrita muito fluida e ótima para que possamos realmente imaginar todo aquele mundo cheio de histórias e aventuras, para que possamos realmente entrar na mente do autor e ver com ele esse mundo de fantasia e fantástico. Com isso, o mundo consegue ser bem construído e os diversos povos e personagens conseguem ter sua própria história e profundidade.

É claro que grande parte da história se desenvolve no percurso, primeiro dos hobbits, depois da Sociedade do Anel e, mais tarde, dos exércitos e guerreiros. Vamos acompanhando as dificuldades, as batalhas, os inimigos, a dificuldade de locomoção (estamos falando de um mundo em que a montaria à cavalo é o principal modo de ir de um lugar a outro) e a própria dificuldade com relação à alimentação e descanso num momento em que todos estão correndo contra o tempo para destruir o anel e para vencer o inimigo. A lentidão dos personagens chegarem até algum destino nos dá a noção da dificuldade de sua missão e da demora que também para eles estava ocorrendo, assim como incerteza de se aquilo tudo daria certo ou não.

Eu não sei nem como falar desse livro, que é tão grande e tão rico em diversos sentidos, em poucas palavras. Apenas que foi uma experiência excelente e que se tornou um livro favorito, assim como os filmes já eram há tanto tempo. Achei impressionante a capacidade do Tolkien de criação, de desenvolvimento e de nos envolver na história que ele está contando. Fiquei afeiçoada por diversos personagens (mas o Sam é meu favorito, não tem jeito!) e me senti a dor e o desespero que eles sentiram durante toda a missão e as lutas. As cenas e cenários foram tão bem descritos e desenvolvidos, que não conseguir deixar de imaginar aquilo como se estivesse acontecendo na minha frente. Realmente uma experiência incrível!

Ana 25/07/2022

Eu amo a trilogia dos filmes, e por isso a muito tempo estava na lista pra ler os livros.
Graças a Deus tive a sorte de ganhar este livro, então finalmente criei "coragem" e caí de cabeça. Nestes 3 meses de leitura, ficava boba como que os filmes foram fiéis. E agora finalizada a leitura, realmente um ou outro detalhe que foi diferente, como por exemplo o "namoro" do Aragorn com a Arwen.
Trilogia muito rica, e de todas as formas. Vale a fama que tem, e se tornou um dos favoritos. Deus é muito bom por nos ter dado um escritor tão singelo como Tolkien.

doc leão 25/05/2010

5 características do livro O Senhor dos Anéis
1)Longo
2)Monótono
3)Descrições precisas
4)Por demais fantasioso
5)Dei nota 4,0

OBS:é o único caso em que achei o filme melhor que o livro.
Jossi 18/03/2016minha estante
10 características de 'O senhor dos anéis':

1) Longo, mas que prende o leitor apreciador da boa literatura clássica

2) Original

3) Mitologia totalmente criada pelo autor (por isso, original)

4) Descrições ricas

6) Personagens de características psicológicas e físicas profundas

7) Narrativa soberbamente colorida, vívida e forte

8) Enredo profundo, denso e envolvente

9) Explora um mundo novo - totalmente criado por Tolkien - mas nem por isso menos humano, no sentido em que as características psicológicas dos personagens são baseadas nas nossas

10) Épico por sua genial criatividade

Obs.: Os filmes, embora bem feitos, não podem conter em algumas horas de cenas toda a profundidade de uma obra que levou 16 anos para ser escrita, com o labor e a genialidade de um mestre na literatura fantástica.

Caroline Rosa 16/07/2016minha estante
Melhor comentário foi da jossi, lacrando. E 5 características tirada da sua cabeça besta né

Hery.Dantas 28/01/2018minha estante
Falou tudo Jossi

Bruna.Ceccato 29/01/2024

Edição única
Bom, o que falar sobre essa obra que já não foi comentado ou estudado repetidas vezes, não é mesmo?
Começando por essa edição única, o que posso escrever é que este livro é muito bem produzido. O fato dele ser enorme me fez imaginar que estava lendo um livro daqueles antigos, que vemos em filmes. E de certa forma é sim um livro épico. Suas ilustrações são belíssimas, gostaria que tivessem mais. A tradução é muito bem feita, acredito que seja a melhor lançada até hoje. O papel é de qualidade. O único contraponto é o peso, mas sinceramente quem realmente se importa? Basta ler com algum apoio.
Agora sobre a história em si, o que posso fazer é escrever para quem nunca leu as obras de Tolkien e quer começar pela trilogia.
O mundo que Tolkien criou é gigantesco. Existem várias eras, e a trilogia se passa em apenas um pedacinho dessa linha do tempo. Então para que você tenha uma melhor experiência que eu, sugiro pesquisar um pouquinho sobre as eras passadas, não precisa nem ler os livros anteriores, mas pesquise para não ficar tão perdido em algumas citações.
A sociedade do anel é um livro muito arrastado. Desculpem, mas é verdade. A linguagem é mais robusta e tem momentos que você vai querer largar tudo e se entreter somente com os filmes. Porém se você for resiliente e chegar ao Duas Torres, sinto te contar que até a batalha no abismo de Helm será penoso igualmente.
Mas após isso a história começa a desenvolver e tomar um rumo diferente. E quando você chega ao Retorno do Rei, bem, esse livro merece que se fale muito sobre.
Que livro senhores! O Retorno do Rei é um dos melhores livros que já li. Ele possui um ritmo crescente, mas ao mesmo tempo é tão controlado que nunca acelera de mais, e nunca fica estagnado. A linguagem rebuscada não atrapalha mais a história, pois Tolkien achou um meio termo onde ela se encaixa perfeitamente. Tudo vai se encaixando e se resolvendo naturalmente, e nada é forçado. Você é surpreendido a cada plot. Os personagens possuem o auge de seus arcos, e você vê que Tolkien tinha noções muito a frente de seu tempo sobre temas como saúde mental.
O mais diferente dessa obra que nunca havia visto até hoje é que o autor conseguiu mostrar o quanto a jornada afetou seus personagens, mesmo após tudo se resolver. O clichê que temos em filmes ou livros onde tudo fica bem no final não acontece aqui. Os acontecimentos vividos por eles trouxe marcas. Alguns conseguem conviver com isso, outros não, e não estou falando que o mal ainda exerce poder na história, mas que Tolkien demonstra as marcas psicológicas que a guerra traz, a quem vive nela. Não é fantástico pensar que o autor escreveu sobre isso de forma tão realista quando a medicina dava seus primeiros passos acerca do assunto?
Agora sobre o final (Pequenos spoilers à frente); Não que eu não soubesse o final de Frodo nos portos cinzentos, pois já havia assistido os filmes alguns anos antes de ler o livro. Mas mesmo assim não foi o suficiente para me preparar para a leitura. Frodo sofre de TEPT, algo que ambos compartilhamos. Então talvez sejam os gatilhos, mas esse capítulo me fez ir às lágrimas incontáveis vezes. Passei alguns dias digerindo o que aconteceu para enfim poder escrever algo sobre, por para fora alguns sentimentos que o final de Frodo me trouxe. Não sei o motivo mas ainda acredito que no final ele não suportou suas feridas e morreu, mesmo tendo lido que ele foi a uma terra abençoada. Seu final é um fiel retrato do que acontece com quem já sofreu algum trauma. Você volta para casa e da de cara com duas amargas verdades. A primeira é que o mundo não vai parar para te esperar. A vida continua para todos, e mesmo que alguns poucos tenham empatia, somente quem viveu algo semelhante entende seus esforços para retornar a "normalidade" (nesse caso somente Sam entendia, e isso porque teve de usar o um anel). Lar é algo que construímos. Apesar de sempre associarmos o "LAR" a um lugar específico, ele não passa de uma construção da nossa mente. E quando temos a nossa mente 'quebrada', por mais que retornamos a um lugar seguro, é muito difícil construir um lar novamente, pois nossa capacidade está completamente alterada pelo que vivenciamos durante a experiência traumática.
"-Temo que esse possa ser o meu caso — disse Frodo. — Não existe um retorno de verdade. Embora eu possa voltar, o Condado não será o mesmo, pois eu não serei o mesmo. Fui ferido por faca, ferrão e dente, sem falar no fardo que carreguei por tanto tempo. Quando poderei descansar?"

"— Mas — disse Sam, com as lágrimas brotando em seus olhos achei que o senhor também ia desfrutar o Condado, por muitos e muitos anos, depois de tudo o que fez.

— Eu também já pensei desse modo. Mas meu ferimento foi muito profundo, Sam. Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes precisa ser assim, Sam, quando as coisas correm perigo: alguém tem de desistir delas, perdê-las, para que outros possam tê-las."
Sam é o personagem mais foda dos livros. Ele foi fiel ao seu amigo, ele viveu o trauma junto de Frodo e foi capaz de ajudá-lo, compreende-lo e não abandoná-lo. Fiquei tão feliz ao ler que no final ele conseguiu construir o seu lar e viver uma vida plena após tudo.

Por fim, concluo minha resenha sobre a trilogia destacando o quanto o final dela foi triste para mim. Quem sabe daqui a alguns anos eu consiga reler os livros, mesmo assim, apesar de ser uma nova apaixonada pela terra média, não sei quanto tempo levará para retomar a coragem de refazer essa jornada.
Que obra magnifica.

Sandra Rosa 24/04/2020

Tolkien era um gênio!
O que dizer dessa obra que já não foi dito?
Foi uma leitura muito desejada, que não decepcionou em nenhum momento. Fui arrebatada pra outra dimensão, não conseguia pensar em mais nada além da leitura.
A história é fantástica, surpreendente.
Queria mais!
Diego 24/04/2020minha estante
Almarë Sandra! Eu fico muito feliz quando mais pessoas exaltam o mestre Tolkien. Uma dica, agora que terminou a Saga do Anel, leia O Silmarillion. Não irá se arrepender, vai ser uma experiência de quase imersão na Terra-Média, super recomendo.
Tenn' enomentielva!

Sandra Rosa 25/04/2020minha estante
Oi Diego, eu já li, kkkk
Mas pretendo reler quando puder ter uma edição mais atual.

Diego 25/04/2020minha estante
Ah que demais, então sabe que disse a verdade, hehe. Boa releitura!

Cintia 19/08/2020

Grande clássico
O livro realmente é épico, porém a quantidade de palavras (nomes de personagens principalmente) novas e diferentes me deram preguiça em ler, entendo que o autor era um linguista, mas é muito maçante ter que ficar lendo aqueles nomes excêntricos toda página, me fizeram desistir da leitura várias vezes. A falta de personagem femininos também é um problema (entendo que a época em que o livro foi escrito a realidade era outra), não me senti representada por nenhum por personagem e isso fez com que fosse mais difícil concluir a leitura.

Mel 29/12/2009

Não me animei muito com O Senhor dos Anéis..
A história é legal e tudo, mas considerei a leitura demorada e maçante, não indicaria.

leuu_lima 11/06/2020

Épico!
Maior representante da literatura fantástica, O Senhor dos Anéis é mitológico, político e encantador. Além de um verdadeiro banquete para os amantes dos detalhes.

Raquel 09/06/2020

Épico e Inspirador
"Algumas coisas é melhor começar do que recusar, mesmo que o fim possa ser escuro."

Ah a jornada do anel! O que posso dizer? Agora que cheguei ao fim mais uma vez, me faltam palavras para descrever uma obra tão épica.

Sim, épica! Não acredito ser possível encontrar outra palavra para dizer o que é ler O Senhor dos Anéis. Tolkien criou um mundo fantástico como nenhum outro. Durante a leitura, encontramos o real sentido de amizade, choramos junto com os personagens, brigamos com eles, nos colocamos em seu lugar e sorrimos. Sorrimos muito, pois ainda que toda a jornada de Frodo e a Sociedade do Anel seja repleta de perigos e escuridão, também nos enche de esperança para o futuro.

Este livro me deixa em caquinhos e me reconstrói a cada vez que o leio. É uma experiência única e apaixonante.