O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Ses 08/05/2020

Senhor dos Aneis
eu amo esse livro, eu amo o filme, eu amo os personagens, a historia é divertida, tensa, bonita, ela se desenvolve e o final, mesmo ja sabendo qual era, é lindo

Liiiups 28/06/2021

Simplesmente GENIAL!
Acho impressionante como pode existir uma mente tão rica a ponto de criar um universo que possui uma existência tão forte!

Durante a leitura, eu realmente acreditava que o universo de Senhor dos Anéis existia, e isso fez com que eu me sentisse realmente dentro daquele mundo, observando e aprendendo toda a história daquele lugar maravilhoso.

Cada detalhe existente nessa obra deixa tudo ainda mais genial, não só o nível de perfeição que cada local tem, como também nos personagens, que mesmo sendo tão diversos e existindo espécies cada vez mais diferentes umas das outras, se mostram humanos e, ao mesmo tempo, imensamente cativantes com o decorrer da jornada.

Toda a aventura é repleta de acontecimentos marcantes que me emocionaram a cada página. Cada vez mais eu sentia a necessidade de ler e torcer pelos personagens que são incrivelmente bem desenvolvidos, e continuar a jornada até o fim com cada um. A jornada que cada personagem tem nesse livro é simplesmente impecável e foi cada uma dessas jornadas que deixaram eles mais amadurecidos e também colocou o livro num nível bastante frenético, principalmente a partir do Duas Torres.

A maturidade que a Terra Média possui é algo que deixa a fantasia ainda mais impressionante, pois é por meio das guerras, mentiras, traições, mortes, etc, etc, que vemos que esse universo é, ao mesmo tempo, diferente e igual ao nosso.

Eu com certeza devo ver mais histórias do Tolkien sobre a Terra Média e irei ver, mas de uma coisa eu tenho certeza: Senhor dos anéis sempre terá um lugar na minha vida, pois, para mim, foi um dos melhores livros que eu já li em toda a minha humilde carreira de leitor!

Marina 30/03/2009

Cansativo
O livro é bom. Dou todos os méritos ao escritor. Sim, ele é criativo, escreve bem, criou todo um mundo de fantasia nos mínimos detalhes e merece os créditos por isso. O problema é que os mínimos detalhes ultrapassam o limite da paciência. Por diversos momentos fiquei entediada e pensei em desistir.
Eu não me arrependo de ter lido, apesar de ter sido o primeiro e último livro que li do autor. Mas como falei acima, não deixa de ter suas qualidades, portanto, é uma opinião pessoal de quem não gosta de coisas excessivamente descritivas.

Roberto Laaf 28/04/2009minha estante
Olá Mahana!

Eu estava lendo suas resenhas e achei interessante sua avaliação final sobre essa obra do Tolkien. Da mesma forma que você, achei a obra cansativa e até enfadonha, mas apenas em alguns trechos. Talvez por ter lido a partir de 3 volumes separados, não tenha sentido tanto quanto você.

Mas, o que me deixou curioso mesmo, a ponto de comentar sua resenha, foi o fato de ter colocado um ponto final sobre Tolkien dizendo que não lerá mais nenhum livro dele. Achei curioso porque justamente os livros “O Silmarillion” e “Contos Inacabados”, em minha opinião, são bem melhores do que a trilogia “O Senhor dos Anéis”.

Às vezes tem disso, quando ficamos frustrados com determinada obra de um autor, ainda mais se for a primeira que pegamos para ler, acabamos desconfiados em ler outra obra dele.

Saudações literárias!

Sacripanta 24/12/2009minha estante
Eu acho que você pegou leve, Mahana. Eu diria que o Tolkien é criativo sim, tem boas ideias sim, mas não é um bom escritor. Como escritor, Tolkien é passável, mediano, e só. Tanto que o livro que ele não escreve, o Silmarillion, é excelente. Se você gostou do universo que ele criou, leia esse.

Tata 14/07/2009

Você sabe que um cara continua sendo seu autor preferido quando lê pela milésima vez um trabalho dele e sonha com a história de noite. Tolkien is evil.

Leitora Viciada 18/07/2009

FANTÁSTICO!
Como o autor conseguiu criar com tanta veracidade e criatividade um mundo próprio e diferente de tudo o que já havia sido criado? Espécies, lugares, linguas, história.... é completo, é mágico, é fabuloso, chocante ter um mente assim.

A luta do bem e do mal surge com muita fantasia e aventura. E o melhor: para qualquer idade sem perder a qualidade. O filme é pouco comparando-se a obra em si.

Só senti MUITA falta das personagens femininas se bem que Éowin é demais!

ThaisaScarpa 17/03/2022

Que edição perfeita para um livro perfeito, as ilustrações te colocam dentro da história. Amei cada detalhe dessa edição comemorativa!

raulsouzalima 06/01/2009

O melhor!
Simplesmente é o melhor livro sobre fantasia de todos os tempos. A melhor obra do mestre Tolkien!

Marquim 16/08/2023

O Senhor dos Anéis
Sinceramente, Tolkien me ganhou mais uma vez. Demorei bastante para concluir a leitura e, por muitas vezes, achei quase impossível concluir a leitura deste calhamaço, mas enfim: a aventura valeu a pena!

Recomendo demais da conta!

Vamos ler, galera!

almeidalewis 02/05/2020

O mundo ainda está dividido
Brincávamos muito dizendo aos colegas olha tu ainda tá do outro lado,pois não lesse o Hobbit e nem o senhor dos anéis e isso fazia com que cada um quiser passar para o outro lado.kkkkkk

Raianny 14/04/2022

?Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes a vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém a morte. Pois mesmo os muitos sábios não conseguem ver os dois lados."

Patrícia 13/05/2020

Levei 10 anos para ler esse grande livro e confesso que amei...sempre esperava o momento certo....e ele chegou...amei demais.

Clara 13/11/2020

Já estou com saudades...
A sociedade do anel: ????1/2

Gostei muito desse livro, não foi cansativo como todos diziam que iria ser.

As duas torres: ????

Também gostei bastante e teve mais ação, porém a leitura não fluiu tanto como no primeiro. As partes mais descritivas estavam mais lentas nesse, mas as partes da ação foram incríveis.

O retorno do rei: ?????

Com certeza o melhor livro da trilogia. Eu não conseguia parar de ler! Finalmente tivemos a resolução da jornada do Anel, confesso que me emocionei ao longo de vários momentos depois de certas partes do livro. Sentirei muitas saudades dessa história.

Gabriel Oliveira 27/08/2020

A fantasia que mudou minha vida.
Caso você se aventure a pegar essa edição (que é baita um calhamaço, diga-se de passagem) ou mesmo a edição em 3 volumes, pode ter certeza que irá se enveredar por uma aventura tão grande pela qual os protagonistas dela se arriscam.
Por inúmeros desencontros e vais-e-vens da vida, acabei demorando quase 5 anos para finalizar a leitura da obra, entretanto, consegui obter esse feito agora em plena pandemia.
O que posso dizer sobre essa história, de forma extremamente sintética e concisa? Vale MUITO a pena. De início a narração um pouco (ou muito, depende do ponto de vista) carregada de descrições pode cansar um leitor inexperiente, que é o meu caso.
Só que isso se torna um mero detalhe a partir do momento em que você mergulha fundo na aventura. O autor consegue alternar entre momentos singelos e batalhas épicas, atmosferas doces e diabólicas. Tudo recheado por personagens emblemáticos, monstros diabólicos, cavaleiros bravos e etc.
O livro do meio, As duas torres, foi um problema pra mim, pois foi nele que eu acabei abandonando o livro por alguns meses (talvez mais de um ano)
Mas tudo mudou quando cheguei no terceiro livro, que é O retorno do Rei. Quando cheguei nesse livro eu estava tão fisgado pela história, tão empolgado pra ver os desfechos daqueles personagens que eu devorei tudo em questão de semanas. E talvez tenha sido uma das experiências literárias mais intensas da minha vida. Alguns momentos me derramaram lágrimas, pra ser franco.
Confesso que eu sempre tive um pé atrás antes de ler O Senhor dos Anéis, achando que era uma história bobinha feita pra boi dormir.
Como eu estava enganado.
Não confie em quem não gosta de Senhor dos Anéis.

Lobinha Sincera 22/05/2020

Perfeita
Sem duvida uma perfeita obra prima
Sou apaixonada pelos filmes e agora apaixonada ainda mais pelos livros
????

abóbra 06/11/2023

Sou uma grande fã desse universo, e ler a história foi muito massa, apesar de ter uma descrição extensa e detalhista demais, mas acho que foi necessária