O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

nicosnek 14/03/2024

Um guerreiro na vida cotidiana.
Este livro é uma jornada fascinante para quem busca dominar não apenas a arte da espada, mas também os meandros da espiritualidade em meio à batalha. É uma obra que nos conduz através das técnicas de combate e nos imerge em uma profunda reflexão sobre o significado mais amplo da existência. No entanto, para aqueles que anseiam por uma visão ainda mais filosófica e transcendental, os 21 preceitos do "Dokkodo" são um tesouro de sabedoria que oferece uma orientação essencial para a vida e a conduta moral. Cada palavra desses preceitos resplandece com a luz da verdade, revelando uma compreensão profunda da vida, da morte e do caminho para a verdadeira felicidade. É uma obra que ecoa através dos séculos, inspirando-nos a viver com integridade, coragem e sabedoria, em todas as nossas batalhas pessoais e espirituais.

Gunther5 05/03/2024

Se vc é um samurai é bom para vc porque só fala de como lutar,técnicas entre outros.Eu pensei que fosse uma boa história mas ñ é só técnica ?

Fruk 22/02/2024

Um ótimo meio para você entender a cultura e os pensamentos do samurai da época e as estratégias militares do japoneses na época, além de apresentar muito sobre o bushido, o caminho do samurai, além de não ter a escrita mais complexa de todas

Estrangeiro 15/02/2024

Um livro que ensina a ter disciplina e auto contro, escrito no século XV no Japão feudal por Miyamoto Musashi, onde ele ensina técnicas da arte de luta samurai. Artes baseadas nos elementos da natureza.

Aires.Nogueira 02/02/2024

O livro dos 5 anéis
Para entender o que significa a menção do termo ?Cinco Anéis?. O uso da palavra ?Anel? equivale a livro e a categorização como tomos sequenciais dentro de uma mesma história. No caso são 5 ?livros? da filosofia do Caminho, divididos em Terra, Água, Ar, Fogo e o Nada

A estratégias descritas tem como objetivo de ensinar como dominar e educar os instintos do homem em situações e posicionamento de autocontrole e imposicionamento pessoal.
Apresenta o filosofismo de Miyamoto Musashi, lendário espadachim japonês, que se baseou nas filosofias de Buda, Kwamon, escola Ishi do Kendô, Confúcio, que seguiu um caminho próprio depois de tantos anos guerreando nos campos das lutas feudais e sendo desafiado por tantos guerreiros e clãs
Houve um período em que ele constatou que, na sua formação e moldagem como um guerreiro, foi alcançada não por graças a uma estratégia, mas sim por conta de sua própria capacidade pessoal, além da influência do ensinamentos de outras escolas de guerra. Essa contatação se deu somente aos 50 anos, onde compreendeu o sentido do Caminho da Estratégia.
Apesar da contextualização desse livro que pode ser utilizado pelo guerreiro moderno, que seria qualquer profissional que esteja no mercado de trabalho e nos campos da competitividade profissional. Porém, não possui uma aplicabilidade prática fácil, com tópicos diretos ou mesmo detalhados.
A aplicabilidade dos ensinamentos de Musashi é entender o conceito de seu filosofismo e ver como e é aplicável de fato na disputa profissional de carreira.
Não tome esse livro somente como uma leitura de estratégia profissional e corporativa, como o subtítulo sugere.
Apesar do filosofismo interessante se não fosse pelos exemplos dentro de cada tomo, o conceito é vago para manter uma estratégia delineada e clara.
Não que você tenha que ser oriental para compreender a filosofia do Caminho. É um conceito filosofal diferente ao que se aprende no ocidente. Mesmo que se divulga que o filosofia oriental seja o supra sumo conceitual de sucesso profissional, mudar centenas de anos de moldagem educacional e bagagem cultural do que fomos submetidos, é só com muita vontade em aplicar a filosofia de edificação moral, de caráter e trabalho que não foi à toa que fez o Japão a nação que alcançou o patamar de potência econômica, além da admiração por sua cultura.
As descrições de posturas de guerreiro tem que se usar a imaginação para se aplicar na forma de estratagema. O uso da espada funciona como simbolismo de ações de estratégia. Se fosse mesmo um manual de posicionamentos posturais de ações físicas como golpes, o ideal seria ter figuras ilustrativas para melhor exemplificar, principalmente para indicar a posição de mãos, braços e atitude que o praticante deve ter, como todo manual de posicionamento e golpes de artes marciais.

Obs.: Encontrei mais de uma versão deste mesmo livro, com variações no título, edição textual e gráfica. Por se tratar de um livro em domínio público, dependendo de onde foi extraído, se foi direto do japonês ou mesmo do inglês, cabe ao editor fazer as adaptações para que o livro se torne entendível para o leitor. Mas quando não há essa preocupação, fica um livro com leitura deficiente e de foco temático impreciso.

Felipe.Gazire 01/02/2024

Você precisa praticar isso incansavelmente!
Miyamoto Musashi, o lendário samurai. É uma daquelas figuras cuja biografia, por si só, daria um filme.

No início de seu manuscrito, Musashi narra, de forma divertidamebte marqureteira, que venceu 60 duelos antes dos 30. Ao refletir, ele concluiu que suas vitórias talvez não tenham sido necessariamente fruto de seu domínio do Caminho da estratégia e das artes marciais, como também de talento natural ou sorte. A partir daí Musashi embarcou em uma jornada para adquirir a verdadeira neste caminho, bem como exerceu as outras profissões e também ofícios artísticos para aprendê-los e se aperfeiçoar.

Já na fase final da sua vida, aos 60, Musashi se isolou e foi viver como um eremita em uma caverna, onde nos brindou com esta obra prima que perdura e permanece atual até os dias de hoje.

Naturalmente que o intuito original da obra era, basicamente, ensinar ao leitor técnicas de espada e estratégia voltadas para samurais. Entretanto, assim como em A Arte da Guerra, o cidadão minimamente culto consegue extrapolar os conceitos, os princípios e a lógica ali contidos para diversas situações da vida moderna. E, nesse sentido, os ensinamentos de Musashi valem ouro.

Musashi nos ensina, entre outras coisas, que é o treino, o estudo e a reflexão que nos leva à mestria. Que mesmo com as melhores teorias, é necessário estudo e reflexão para internalizar os conceitos. Ele despreza os floreios e movimentos inúteis, e foca naquilo que é eficaz. Nos mostra que sempre devemos encarar as coisas de mente aberta e não com preconceitos. E, claro. A pegar uma espada e dar uma surra no inimigo. Mas, mesmo estas partes nas quais ele discorre sobre as variadas técnicas de luta, é perfeitamente possível entender a lógica que ele quer passar ali, que terá alguma aplicação prática.

São, ao todo, cinco livros ou capítulos. A Terra, onde Musashi traz uma visão geral da estratégia e das artes marciais. A Água, em que ele ensina os princípios de sua própria escola de artes marciais. O Fogo, onde ele discorre sobre as batalhas. O ivro do Vento, onde ele expõe os pontos de outras escolas que considera insatisfatorios. E, por fim, o livro do Vazio, um capítulo extremamente curto em que ele descreve o estado mental do Mestre, que já aprendeu o caminho e age de acordo com a natureza.

Algumas passagens que me marcaram:

"O mestre é a agulha, o discípulo é a linha. É preciso praticar constantemente"

"Se você estudar um Caminho diariamente, e se seu espírito divergir, pode ser que você acredite estar seguindo um bom caminho quando na verdade seu espírito diverge dele. Se você estiver seguindo um bom Caminho e divergir um pouco, é possível que mais tarde surja uma grande divergência"

"Você não deve copiar os outros, é sim utilizar as armas que consegue manejar com propriedade"

"Em geral, desaprovo a rigidez tanto da espada longa quanto das mãos. A rigidez significa que as mãos ficam 'mortas', a flexibilidade dá vida às mãos"

"Estude a estratégia ano após ano e adquira o espírito do guerreiro. Hoje você vencerá quem você foi ontem. Amanhã, você vencerá homens mais habilidosos (...)"

"O mais importante na estratégia é bloquear as ações úteis do inimigo e permitir que ele execute a vontade as ações inúteis"

"Na minha doutrina, rejeito o espírito estreito e preconceituoso."

"Com o espírito tranquilo, acumule experiência dia a dia, hora a hora. Dê polimento à mente e ao coração, e aprofunde o olhar de percepção e visão. Quando seu espírito estiver isento de toda a turbação, quando as nuvens da desordem se dissiparem, você conhecerá o verdadeiro Vazio".

"Quando se atinge o Caminho da Estratégia, não haverá mais nada que não se possa compreender".

É um livro curto, de uma leitura fluida e gostosa. Assim como em A Arte da Guerra, quem ler de maneira literal, não vai conseguir, de fato, aproveitar muita coisa na época atual a não ser que esteja tentando se tornar um samurai. Mas ao cidadão minimamente educado, não precisa de muita cultura para compreender a imensa sabedoria que nós é passada pelo mestre Musashi. Fica impossível não vê-lo com simpatia e não ter um sentimento de gratidão a ele.

É preciso refletir profundamente sobre isso.

Krebo 29/01/2024

NADA DEMAIS
Não justifica a aclamação que o livro tem.
É legal saber da história de um samurai que se baseou em suas teorias de lutas e treinamentos para desenvolver teoria militar (que pro si só já é bem bosta), mas a leitura em si, não vale o tempo investido!

Thiaguinho 13/12/2023

Chato
O livro seria ótimo para um samurai, mas não o sou. Assim, o livro é cansativo, possuindo poucas partes que dá pra fazer analogias com o dia dia

Salim 01/12/2023

Não era o que eu esperava
Muita técnica de espada e pouco ensinamento filosofico. Preferia que fosse o contrário. Recomendo apenas aos aficcionados pelas histórias de samurais.

Richard O. Silva 29/11/2023

"Prestar atenção às mínimas coisas, na proficiência de cada um e até nos aspectos mais fugazes do trabalho, saber como empregar, conhecer o grau de vontade de fazer, estimular, reconhecer os limites de capacidade de cada homem- tudo isso deve ter em mente o mestre-carpinteiro...hoje você terá a vitória sobre o que foi ontem, amanhã, triunfará sobre os menos preparados, depois, sobre os mais competentes."
AndrAa58 29/11/2023minha estante
Acabei de comprar na Black Friday ?

Theuusx 24/11/2023

Miyamoto musashi
O Livro dos Cinco Anéis (??? Go Rin No Sho) é um texto sobre Kenjutsu e artes marciais de um modo geral, escrito por Miyamoto Musashi em 1645. É considerado o tratado clássico sobre estratégia militar do Japão, numa linha semelhante à Arte da Guerra, escrito pelo estrategista chinês Sun Tzu.

crilycandy 19/11/2023

A arte das espadas e da vida
Com os ensinamentos de Miyamoto Musashi, você pode não apenas aprender a arte de um samurai, a arte da guerra e da estratégia, mas também aprender e extrair conhecimentos que serão úteis para a nossa sociedade nos dias de hoje se você tiver um olhar mais para o figurativo ao ler.

Rafaela.vAlmeida 18/11/2023

Ruim.
Não gostei, achei muito fraco e repetitivo. Toda hora fala a mesma coisa, uma história que não deveria estar nesse box

Trevisan 06/11/2023

O guerreiro de pincel na mão
Após uma história de vida que parece ter sido escrita de um mangá, Miyamoto Musashi no final do seu tempo, já doente, se isola em uma caverna (eu falei que parece um mangá) e escreve um livro revelando seus "segredos" e expondo as vantagens de sua escola militar de duas espadas.

Li o livro achando que seria como a arte da guerra, mas é um pouco mais literal, o objetivo do livro é expor técnicas de combate reais para guerreiros reais. Apesar disso, muitos destes conselhos são aplicáveis a atitudes cotidianas, dificilmente você precisa saber qual a melhor tática para enfrentar 10 inimigos ou como lutar dentro de um quarto, mas alguns ensinamentos sobre como controlar seu espírito, ou até mesmo como agir sob pressão fazem que a leitura valha a pena.

Acredito que muito do livro eu não consegui absorver e precisaria de uma releitura, mas em alguns momentos é nítido que o autor tinha dificuldade em expressar exatamente o que queria dizer, o que talvez torne a obra mais interpretativa do que precisa. Apesar de tudo, é um ótimo livro curto que você pode ler em uma semana tranquilamente.