Um Livro de Cinco Anéis

Um Livro de Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Hiago 14/04/2021

É necessário extrair as lições!
Bom, essa leitura me lembrou a obra A Arte da Guerra. Acho que este é melhor do que aquele. Não estou dizendo que O Livro dos Cinco Anéis sejam ruim, mas acho que há uma certa romantização acerca das análises favoráveis ao livro (e isso também acontece no livro A Arte da Guerra).

As lições, voltadas ao indivíduo que deseja ser um samurai militar, são boas e você consegue extrair lições importantes.

Antes de finalizar, acho extremamente necessário separar a criatura do criador:
Miyamoto Musashi: história de vida impecável, sinônimo de disciplina, força, coragem, astúcia. Esse é o criador.

O Livro dos Cinco Anéis: com certeza foi um livro importante à época, mas não achei nada demais. É bom, apenas isso. Essa é a criatura.

Caroline 13/04/2021

Fico pensando a razão que alguns pensadores orientais acabam sendo associado ao meio corporativo e de superação. O livro do 5 anéis é sempre um dos citados como uma dessas leituras, porém, a temática chega a ser até anacrônica se pensarmos assim. Musashi em seus últimos anos de vida resolve escrever esse livro para poder repassar ensinamentos para seus alunos, além de refletir sobre sua própria trajetória. Portanto, não espere mais do que descrições de kenjutsu misturados com ensinamentos zen.

Acabei lendo o livro dos 5 anéis mais pelo misticismo por trás do grande nome de Musashi. É uma leitura rápida, mas como ele mesmo coloca deve ser revisada e refletida pelo leitor que esteja praticando seus ensinamentos marciais.

Luis.Felipe 05/04/2021

?A resposta está nos elementos ?
O livro se trata basicamente de golpes marciais e muitas técnicas dos tempos das grandes batalhas de samurais.

É uma viagem na mente de Musashi, o escritor.

Ele era um excelente Ronin e mestre das artes marciais em seu tempo.

Muitos dos conhecimentos que adquiri deste livro apareceram somente ao final de cada capítulo e nas partes em que o autor deixa a compreensão do próprio leitor.

Recomendo.

Tai 26/03/2021

Estratégico
Um livro de cabeceira para quem ambiciona vencer, nos negócios e na vida! O autor desenha os princípios do pensamento estratégico e sua aplicação em qualquer combate, além de refletir sobre o caminho do guerreiro na busca pela sabedoria.

Antero Silveira 03/03/2021

Livro interessante para quem gosta de guerra, estratégia militar e quer saber um pouco mais sobre os princípios dos Samurais.

Reccanello 17/02/2021

Estratégia e disciplina
Um "homem santo", um guerreiro fenomenal, um espadachim fantástico, mas um escritor não tão bom assim; cheio de repetições e partes bastante enfadonhas, os ensinamentos do livro (voltados quase que exclusivamente à arte da espada longa, mas, segundo o autor, utilizáveis na guerra campal e na vida cotidiana) podem ser resumidos como segue: quanto mais se pratica algo, melhor se fica nesse algo; para ser bom é preciso dominar técnicas e leis; o aperfeiçoamento deve ser constante; ferramentas são inúteis se você não as souber utilizar; mantenha a calma em qualquer circunstância; mantenha-se pronto para enfrentar qualquer situação crítica, seja na luta ou na vida diária. É necessário refletir muito sobre o assunto.
...
A edição bilíngue da Conrad é linda, com imagens de Hokusai espalhadas por toda a obra, e a carta introdutória de Shihan Gosho Motoharu (atual guardião das técnicas criadas por Musashi) é um show a parte.
...
Vale como registro histórico de uma época em que os samurais dominavam.

Laize 15/02/2021

Musashi e sua obra
Musashi é sem duvidas um dos personagens mais famosos do Japão, encarnou o verdadeiro samurai que ele pregava, também se destacava nas virtudes militares, e nas artes civis, como cerimônia do chá, poesia, pintura, nanquim e aquarela, e escultura. Foi um prodigio também na arte do duelo.
Com Musashi aprendemos a ter foco em nossas batalhas e principalmente focar no objetivo de conseguir vencer em todos os ambitos.

beto.cardoso 07/02/2021

Esperava algo tão bom quanto Sun Tzu, porém o livro é um pouco repetitivo e acaba que os ensinamentos da esgrima ou da arte milenar tornam a leitura um tanto quanto entediante.

Todavia, por se tratar de um clássico da literatura de guerra, consegue-se transferir alguns ensinamentos para as batalhas cotidianas.

Finger 13/01/2021

Razoável
Pouco aplicável para o público em geral, mas alguns insights que podem ser replicados a diversas situações da vida.

Paula.Cacilhas 12/01/2021

Ele ensina os mandamentos da arte militar. Existem alguns ensinamentos que dão para relacionar, mas a maior parte é direcionado para quem pratica a luta com espadas.

Bia 24/12/2020

Bom livro
Bom livro de estratégias.

Sammi 12/12/2020

Surpreendeu em vários aspectos
Já havia lido Gorin no sho há muitos anos atrás, mas esta versão surpreendeu, primeiramente pelo cuidado na tradução de Mika sensei, pelos comentários de Kishikawa sensei, parece outro livro, meu nível de compreensão alterou consideravelmente em algumas passagens.

Se você já leu Gorin no sho, vale muito a leitura desta versão, feita por aqueles que trilham esse caminho.

Bruno Oliveira 20/11/2020

UM LIVRO PARA SE RELER SEMPRE
O Livro dos Cinco Anéis é um livro guia para os verdadeiramente interessados em trilhar o Caminho correto da espada/estratégia militar. Dito isso, é um livro com preceitos, dicas, críticas e filosofias de seu autor, que viveu e trilhou esse Caminho. Para os ocidentais e leitores atuais, pode ser um livro complicado e até mesmo difícil de entender a princípio, porém, quem realmente se interessar, se dedicar e insistir no que seu autor sincera e honestamente está transmitindo, perceberá que seus ensinamentos transcendem ao mero estilo de espada que ele prega — são lições de uma vida disciplinada, guerreira e iluminada que ele pôs ali. Então, para você que acredita/pensa que a vida é muito mais do que isso que comum e rotineiramente vemos, esse livro é para você. Treinar, refletir e instintivamente intuir sobre essas coisas, sobre a vida em si, são lições eternas. Um livro para se reler sempre.

Pedro.Miguel 14/11/2020

Le japonê, sê sabiô..
Exorta a necessidade de adotarmos um espírito sereno, mas com atitude firme e decidida.
Texto escrito por Miyamoto Musashi, um Samurai do Século XVI, ensinando os mandamentos militares de sua escola, acabando por tornar a leitura cansativa.

Daniel.Paulo 08/11/2020

"O espirito precisa ser forjado"
Depois de ler todo o box eu considero esse o livro mais fraco dos três, mas não quer dizer que ele é ruim, muito pelo contrario, assim como, o principe e a arte da guerra, o livro dos 5 aneis( ou o livro dos 5 elementos) aborda taticas super interessantes sobre como deve ser um verdadeiro samurai, e todas essas normas de condulta também podem ser usadas para a vida em geral, assim como todos os livros do box, fora que as notas de rodapé ajudaram badtante, super recomendo.