Um Livro de Cinco Anéis

Um Livro de Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

vkov 27/04/2023

Não tanto atemporal, porém instigante.
"O guerreiro não deve morrer sem antes ter usado suas armas."
"Controle a sua fúria. Se você guardar rancor contra os outros, eles têm controle sobre você."

Pode-se aprender via lições metafóricas, algumas relevantes até mesmo nos dias atuais. Entretanto, em minha interpretação parte do conteúdo não apresenta certa relevância atemporal.

Fernando1054 16/04/2023

Um dos melhores sobre estratégia oriental
A estratégia não exige nenhuma postura espiritual diferente da normalidade.

Tanto na luta quanto na vida cotidiana você deve mostrar determinação aliada a calma. Enfrente a situação relaxado mas sem precipitações, com o espírito calmo mas não preconcebido.

E lembre, também, que o relaxamento da mente não implica o relaxamento do corpo; e nem a mente pode se relaxar tanto a ponto de se tornar entorpecida.

Não permita que seu espírito seja influenciado por seu corpo, e nem que seu corpo seja influenciado por seu espírito. Não deixe que seu espírito se eleve demais; não deixe que ele se abata demais.

Um espírito elevado é um espírito fraco; um espírito abatido é um espírito fraco. Não permita que o inimigo perceba seu espírito.

As pessoas pequenas têm que se familiarizar completamente com o espírito das pessoas grandes, e as pessoas grandes com o espírito das pessoas pequenas. Seja qual for o seu tamanho, não se permita iludir com as reações do seu próprio corpo.

Com o espírito aberto e livre, encare as coisas de um ponto de vista alto. É imprescindível cultivar a sabedoria e o espírito. Refine sua sabedoria: adquira mais conhecimentos sobre a justiça pública, aprenda a distinguir entre o bem e o mal, estude os Caminhos das diferentes artes, uma a uma.

Quando não mais puder ser iludido pelos homens, você terá atingido a sabedoria da estratégia.

bella.rtt 11/04/2023

O livro dos cinco anéis
Sinceramente, eu não gostei. O livro fala sobre técnicas de lutas, então ele é recheado de linguagem imperativa, o que faz a leitura ser entediante.

Stuart 08/04/2023

Apesar de tudo, um bom livro.
Um bom livro. Dá para tirar bons ensinamentos dele. Porém, a imensa maioria das lições sobre a arte de espada (literalmente). Portanto, é até interessante de ler, mas não é como se fosse possível tirar inúmeras lições de vida daí. A maior parte das lições gerais que serão aprendidas serão através de metáforas do próprio leitor.

Lucas.Yoshi 15/03/2023

Não recomendaria esse livro pra ninguém pois apenas fala de práticas e técnicas de combates dos Samurais e coisas assim, ou seja se vc não quiser aprender sobre não compre.

Tatiana449 28/02/2023

Fui ler achando que ia ler mais sobre a história e vida do Musashi, mas ganhei um manual das técnicas do estilo de luta que ele criou ?

Kristele.Vieira 16/02/2023

Apesar de ser um livro extremamente prático, achei sua leitura chata. A falta de um simbolismo que possa ser aplicado para várias questões da vida em si me fez dar essa nota.

Kardec 09/02/2023

Interessante
As lições aqui contidas são muito boas, porém, são melhor direcionadas aos artistas marciais (motivo que me fez procurar o livro). Vejo muitas pessoas o lendo como um guia para negócios, carreiras e similares, talvez um erro, pois, exceto por uma frase ou outra, as lições são físicas, tratando-se de temas como posição de guarda, treinamento, movimentação dos pés, ritmo, terreno e diversas outras variáveis presentes em combates reais... e ficar tentando metaforizar tudo isso para se encaixar a um emprego numa empresa para mim é forçar a barra de mais... mas enfim, cada um faz o uso que quer. Um livro muito bom que merece repetidas leituras para um melhor aprimoramento do caminho.

Ella.Ribeiro 08/02/2023

Filosofia Samurai
O livro é interessante, partindo do ponto de vista filosófico e histórico (e não para uma filosofia de vida nos dias atuais). Primeiramente, é interessante pensar como era a vida naquel época do Japão feudal e a forma como essas pessoas levavam os ensinamentos e a honra de sua escola militar num nível de respeito tão grande que não sou capaz de colocar em palavras. O livro é bom e bem legal para conhecimento da espada, mas nada a se levar no dia a dia se quiser vencer uma batalha com o mínimo de respeito pelo próximo (e de vida também, pois "desferir o golpe da espada longa com força" não serve de muito no quesito conversa ahahHhaha).

Amanda 03/02/2023

Achei bem filosófico principalmente o capítulo do vácuo.
Depois que li o livro descobri que vagabond é inspirado nele, então acho que já estou preparada para ler vagabond

Natanael.Torres 31/01/2023

O livro da estratégia
A mentalidade e Estratégia de um dos maiores samurais da história do Japão. Um livro rico em
conhecimento para quem quer seguir o caminho da espada.

Giovanna609 20/01/2023

?Um único homem pode vencer dez, da mesma maneira que cem podem triunfar sobre mil e mil derrotar dez mil?

Matheus 08/01/2023

Um livro diferente
Gostei muito desse livro porque ele fala de um tema diferenciado: a arte de lutar com a espada. Além disso, o autor do livro é uma lenda né, então me deixou ainda mais interessado pelo o que ele escreveu kkkkkk. Ademais,não fala só sobre lutas de espadas,mas sobre disciplina e foco,muito massa. Ah sim,e o livro é pequeno, então é fácil de ler e de carregar com você.

w.Ever.t.On 31/12/2022

O livro dos cinco anéis
Um livro escrito em 1645 por um mestre da arte da batalha. Ele resume neste livro várias técnicas de ataque em uma batalha, sempre tendo em vista subjulgar o adversário, no menor tempo, boa sendo ensinamentos de movimentos bonitos e sim, práticos pra serem usados em batalhas reais, onde sua vida está em jogo. A certa medida é um livro nas linhas de "A arte da guerra".

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr

Bruno 26/10/2022

O samurai invencível
O domínio de si permite a vitória em qualquer situação.

A vida verdadeira deste samurai imbatível nos ensina sobre a estratégia e prudência nas mais variadas situações da vida humana.

Para vencer nos negócios e na vida aprenda com os maiores estrategistas que já existiram.

E Miyamoto Musashi é um exemplo a ser seguido, seja na tempestade ou na calmaria.

Obrigado pela profunda sabedoria, Musashi.